A diarreia em patinhos pode ser um sinal de muitas doenças e, por si só, é um sintoma ameaçador. Aves desidratadas morrem rapidamente – às vezes em poucas horas. É por isso tratamento de diarréia em patinhos em casa as condições raramente podem ser consideradas a escolha certa - é melhor entrar em contato imediatamente com um veterinário e salvar pelo menos parte do gado. Diagnosticar a doença sem exames laboratoriais é difícil.
Causas de diarreia em patinhos
A diarreia em patinhos recém-nascidos é uma ocorrência comum. A principal causa da doença é a alimentação inadequada, nomeadamente a deficiência de vitamina B. Juntamente com a diarreia, são frequentemente encontrados os seguintes sintomas da doença:
- Aparência pouco saudável, penas eriçadas, olhos lacrimejantes.
- Paralisia ou tique nervoso das asas.
- Jogando a cabeça para trás.
- Ganho de peso lento, falta de apetite.
Todos os sinais indicam falta de vitamina B na dieta. Para evitar esta condição, é necessário monitorar cuidadosamente a nutrição dos patos jovens e, se necessário, equilibrar a dieta com grama verde, frutas e vegetais.
A diarreia em patos jovens também pode ser causada por doenças infecciosas, por exemplo, enterite viral. As fezes do pássaro são verdes ou amarelas. Ao mesmo tempo, são observados sintomas - fraqueza, perda de peso, diminuição da produção de ovos. A diarreia branca bacilar é comum. Os patos que contraíram a doença permanecerão para sempre portadores e infectarão os patinhos nascidos. Portanto, a maioria dos agricultores prefere retirar essas aves da reprodução e engordá-las para o abate.
Muito raramente, os patinhos podem desenvolver coccidiose, uma doença bacteriana grave que causa diarreia espumosa ou com sangue. A coccidiose aparece em aviários onde as condições de criação dos animais são violadas - em edifícios escuros, mal ventilados e úmidos.
Métodos de diagnóstico
Pasteurelose, colibacilose e equinosestomatidíase também apresentam os mesmos sintomas da coccidiose. É impossível fazer um diagnóstico preciso sem exames laboratoriais. Para isso, o médico coleta amostras de fezes da ave e envia para análise. Depois de semear o material em meio nutriente, eles observam a natureza das colônias cultivadas - para cada microrganismo elas são individuais e não semelhantes entre si.
O que dar aos patos para diarreia?
A enterite viral só pode ser curada após um diagnóstico preliminar preciso. Para terapia, uma solução fraca de permanganato de potássio é colocada na garganta da ave. O tratamento da coccidiose deve começar com a triagem do gado - as aves doentes devem ser transferidas para um aviário separado e o ambiente deve ser desinfetado.
O antibiótico Norsulfazol, dissolvido na água potável, é mais eficaz contra o agente causador da coccidiose. Após o curso do tratamento, você pode adicionar um segundo medicamento - Osarsol. Caso as aves não bebam a água com o medicamento, experimente adicionar Furazolidona à ração. A dose é selecionada em função da idade e do peso vivo dos patos. O curso padrão de tratamento dura até 2-3 semanas.
Se for feito um diagnóstico de colibacilose, a terapia não ajudará. Os animais doentes terão de ser mortos e as carcaças terão de ser eliminadas - não podem ser entregues a animais carnívoros. Pasteurelose, coccidiose e equinostomatidíase são muito difíceis de tratar. Você terá que prescrever vários antibióticos potentes de grupos diferentes. É mais fácil vacinar patinhos contra essas doenças em uma certa idade.
Prevenção
Se a diarreia for causada por uma dieta inadequada, você precisará equilibrar sua dieta imediatamente. A maior parte da vitamina B é encontrada no repolho, na batata e no marmelo. Portanto, é útil que os patos alimentem restos e sobras da mesa da cozinha. Alguns agricultores até dão aos patos fígado de frango ou de porco, que contém uma grande quantidade da vitamina citada, além de hemoglobina e ferro. Se o grão fizer parte da dieta alimentar, deve ser fresco, do mesmo ano, sem mofo ou sinais de oídio.
Para prevenir a coccidiose, seguem as regras de higiene das aves - ventilar as instalações, realizar limpezas regulares e também isolar os novos animais que chegam do rebanho antigo durante 2 semanas. O aviário é desinfetado regularmente. As aves jovens são mantidas separadas das aves adultas.
Cada quarto possui seus próprios produtos de limpeza, comedouros e bebedouros individuais. Os patinhos recebem uma dose de Norsulfazol uma vez a cada 2 semanas para prevenir a coccidiose até os 2-3 meses de idade.