A violação das normas sanitárias para a criação de aves, no que diz respeito à substituição oportuna da cama, à manutenção da limpeza dos comedouros e bebedouros, leva à infecção do gado por parasitas protozoários. Agentes antiprotozoários e antibacterianos são utilizados para fins preventivos e terapêuticos. Para aves aquáticas, inclusive patinhos, utilizar Metronidazol diluído em água conforme dosagem indicada.
Composição e forma de liberação do Metronidazol
O medicamento para medicina veterinária é utilizado em forma de comprimido.Um comprimido contém 0,25-0,125 miligramas de metronidazol. O medicamento é um análogo sintético da substância natural azomicina, produzida por estreptomicetos (bactérias do gênero Streptomyces).
Propriedades farmacológicas
O mecanismo de ação do Metronidazol é inibir a função do DNA de microrganismos patogênicos, levando à interrupção de seus processos metabólicos e à morte. Após a administração, o medicamento é absorvido pelo sistema digestivo das aves e distribuído pelos tecidos e fluidos biológicos, atingindo:
- na medula óssea;
- sangue;
- bile.
Até 60% do Metronidazol concentra-se no fígado, onde se forma um metabólito que retém propriedades antiparasitárias e antibacterianas. É excretado do corpo da ave em 48 horas pelas fezes. Bactérias aeróbicas e infecções fúngicas são insensíveis à droga.
Indicações de uso
O metronidazol é utilizado como agente terapêutico e profilático. Coccidiose. É impossível excluir a infecção por coccídios, pois no ambiente externo os protozoários estão presentes na forma de oocistos, cápsulas microscópicas resistentes a condições desfavoráveis e desinfetantes por vários meses.
As aves caipiras são infectadas com mais frequência do que as aves alimentadas em gaiolas devido à introdução de oocistos nas instalações. A idade mais suscetível para aves jovens é de 2 a 6 semanas. Sintomas de coccidiose em aves:
- falta de apetite combinada com sede forte e constante;
- perda de peso;
- diarreia com secreção sanguinolenta;
- plumagem opaca e enrugada;
- estado apático.
Se não for tratada, ocorre paralisia dos músculos motores. Histomoníase ou cabeça preta. O agente causador são as histomonas (uma classe de protozoários flagelados).O desenvolvimento passa por 2 fases: flagelar e amebóide. Os parasitas infectam o ceco e o fígado das aves. Os portadores do patógeno são minhocas e moscas. Os ovos dos nematóides permanecem viáveis por muito tempo na cama contaminada pelo solo.
Sinais externos:
- estado deprimido;
- perda de peso;
- plumagem opaca;
- pele azul na cabeça.
Em galinhas, patinhos, gansos e perus, a doença progride de forma perigosa, transformando-se em epidemia. Todo o rebanho de animais jovens pode ser infectado em 2 dias. Sintomas de histomoníase:
- escurecimento da pele da cabeça;
- diarreia espumosa verde-amarelada com odor pungente;
- falta de atividade;
- fotofobia;
- plumagem suja e emaranhada.
Os perus são mais suscetíveis à doença (a taxa de mortalidade é de 70 a 90%). Os órgãos internos das aves doentes devem ser queimados após o abate.
Tricomonose. Os agentes causadores são Trichomonas, parasitas protozoários que variam em tamanho de 15 a 40 micromilímetros.
Localização de patógenos em aves:
- cavidade oral e nasal;
- parte superior do esôfago;
- intestinos;
- fígado;
- ovidutos.
Como resultado da lesão, é difícil engolir alimentos e respirar. Sinais primários de infecção:
- opressão;
- distúrbio de coordenação de movimento;
- diarréia.
Os mais vulneráveis são os pintos de todas as espécies com menos de 30 dias de idade, entre os quais a mortalidade pode começar 2-3 dias após o início da epidemia. A fonte da infecção são camundongos e ratos, portadores de Trichomonas.
Instruções e dosagens para patos
O metronidazol é utilizado como agente terapêutico e profilático para pintinhos e aves adultas.Para pintinhos e patinhos, os comprimidos são triturados, dissolvidos em água morna e administrados por meio de uma pipeta ou seringa na proporção de 0,1 miligrama por peso de pintinho a cada 8 horas. A duração do tratamento é de 7 a 10 dias, dependendo do grau de dano.
Para gansinhos, a solução medicinal é preparada na proporção de 25 miligramas por peso vivo. Se os animais jovens estão enfraquecidos e não conseguem beber, são administrados à força pelo bico com uma pipeta 3 vezes ao dia.
Para pintinhos adultos e aves adultas, o Metronidazol é misturado à ração triturada na proporção de 1,5 gramas por 1 quilograma de ração para patos e galinhas. Para gansos e perus, a dose aumenta para 4,5 gramas por 1 quilograma de ração.
Para fins preventivos, o medicamento é utilizado para histomoníase por 10 dias. A dosagem exata e a duração do curso, dependendo da gravidade e extensão da doença, devem ser determinadas por um veterinário
Consequências da overdose
Se a dosagem e a duração do tratamento não forem observadas, as aves desenvolverão sintomas de sobredosagem. Uma reação alérgica se manifesta por indigestão e coordenação motora. Nesses casos, é necessária a consulta com um veterinário.
Possíveis efeitos colaterais e contra-indicações
Uma contra-indicação é a intolerância ao metronidazol, na qual a ave desenvolve convulsões. Um efeito colateral do uso do medicamento é a recusa em alimentar-se e a diarreia.
Data de validade e regras de armazenamento
O medicamento é utilizado no prazo de 2 anos a partir da data de fabricação indicada pelo fabricante. A droga é desativada à luz e em temperaturas acima de 25 graus.
Análogos da droga
Medicamentos contendo o princípio ativo metronidazol em forma de comprimido:
- "Trichopolus";
- "Klion";
- "Metrogil";
- "Flagyl".
As diferenças entre os medicamentos residem no país de origem (Índia, França, Espanha, Rússia).