A criação de patos é considerada uma tendência popular na avicultura. Essas aves andam principalmente no chão. No entanto, eles também são caracterizados pela capacidade de voar. Para evitar perder seus animais de estimação, é importante cortar suas asas periodicamente. É importante fazer isso obedecendo a uma série de recomendações para não prejudicar as aves. Então, como aparar corretamente as asas dos patos?
As asas dos patos devem ser cortadas?
Os patos são naturalmente dotados de boas habilidades de vôo. Indivíduos selvagens que vivem na natureza muitas vezes enfrentam a necessidade de percorrer longas distâncias em busca de comida e água.A capacidade de voar muitas vezes os protege de animais predadores.
Os patos domésticos enfrentam menos perigos nas suas vidas. No entanto, eles ainda possuem habilidades de vôo. Isto cria o perigo de as aves simplesmente voarem para longe da granja. Na maioria das vezes isso acontece com patos indianos e indivíduos pertencentes à raça Pequim.
Às vezes, os avicultores não cortam as asas, mas alimentam pesadamente seus animais de estimação. Os patos com excesso de peso têm grande dificuldade em voar. No entanto, este não é um caminho muito bom. Com a alimentação excessiva sistemática, existe o risco de as aves desenvolverem todo tipo de patologias. Além disso, os indivíduos precisam ser percorridos em áreas abertas. Manter o gado em um celeiro o tempo todo é difícil e não lucrativo. Portanto, é recomendável monitorar periodicamente o comprimento de suas asas. Se você apará-los, não precisará se preocupar com a possibilidade de os patos voarem para longe.
Com que idade o procedimento deve ser realizado?
É aconselhável aparar as asas dos patos domésticos na primeira metade do outono. Avicultores experientes aconselham fazê-lo em setembro. Mas, ao mesmo tempo, vale a pena focar no período de muda sazonal. A poda geralmente é feita após esse período, quando aparecem novas penas.
Pela primeira vez, a manipulação é melhor realizada aos 4 meses - nessa época as aves atingem a puberdade. Via de regra, o corte das asas é realizado uma vez por ano. Quando o procedimento é realizado corretamente, as aves não sentem desconforto. Ao mesmo tempo, eles podem enfrentar estresse.
Equipamento necessário
Para realizar o procedimento, você deve preparar o seguinte:
- luvas – devem ser grossas o suficiente para proteger as mãos de todo tipo de dano;
- tesouras afiadas – é permitido o uso de dispositivos especiais que podem ser usados para cortar metal;
- serapilheira - necessária se os patos resistirem fortemente.
Regras de poda
É melhor cortar as asas dos patos perus juntas. Nesse caso, uma pessoa deve segurar a ave com força e a segunda deve esticar a asa e realizar as ações apropriadas. Muitos agricultores tomam cuidado para não prejudicar o pato e cortar o excesso.
Para aparar corretamente as asas, antes de realizar a manipulação você deve se familiarizar com os principais tipos de penas.
Eles são divididos em 2 categorias - abrigos e penas de voo. Os segundos estão localizados na parte de trás da asa e ajudam o pássaro a decolar. Estas são as maiores penas. Portanto, é impossível confundi-los com outros. Hoje existem vários métodos de poda:
- O primeiro método é usado principalmente por caçadores. É usado como isca para patos, que ajudam a atrair caça. Para este propósito, as aves domésticas precisam ter a máxima semelhança com as selvagens. Neste caso, recomenda-se aparar apenas a parte larga das penas que fica ao longo da base. Este método permite que os pássaros voem, mas eles só podem se mover em curtas distâncias.
- O segundo método é utilizado por caçadores e agricultores. Ajuda a manter a aparência estética dos patos. Para isso, as penas são aparadas em padrão xadrez. Na realização do procedimento, deve-se retirar a parte larga do primeiro volante e o segundo encurtar apenas 50%. Ao alternar, é possível aparar toda a asa.
- O terceiro método é considerado o mais simples. Neste caso, o agricultor encurta todas as penas de voo, com exceção de 2 a 3 penas.Esses elementos são utilizados para manter as características estéticas.
Todas essas opções são usadas exclusivamente para uma asa: se você aparar as duas, o pato ainda poderá voar. Recomenda-se que tais manipulações sejam realizadas após o término da muda e após atingir 15 semanas de idade. É proibido cortar as asas dos pintinhos. Além disso, você não deve realizar o procedimento com fêmeas que estão chocando ovos.
Em outras situações, as penas podem ser aparadas. Ao mesmo tempo, vale a pena realizar o procedimento várias vezes. Em um ano, isso precisará ser repetido. Ao mesmo tempo, você não deve ter medo de aparar penas. A manipulação é considerada totalmente segura e não causa dor.
Tratamento de feridas em caso de erros
Às vezes, ao realizar uma manipulação, um agricultor danifica acidentalmente uma embarcação. Em tal situação, recomenda-se tomar medidas imediatas. Em primeiro lugar, é importante estancar o sangramento.
Para tanto, é permitido o uso das seguintes substâncias:
- "Betadine" é uma solução de iodo de base aquosa.
- "Miramistin" - possui propriedades desinfetantes pronunciadas e ajuda a curar áreas danificadas.
- Peróxido de hidrogênio.
Se um vaso sanguíneo for danificado durante o corte das asas, o iodo comum não pode ser usado para tratamento. Antes do procedimento, é importante preparar todos os medicamentos necessários.
Se a poda resultar em um ferimento profundo e o sangramento não puder ser estancado, entre em contato imediatamente com um veterinário.
Aparar as asas dos patos domésticos é considerado um procedimento simples. É importante ter as habilidades necessárias e agir com a maior confiança possível. Antes de realizar a manipulação, deve-se preparar todo o equipamento necessário. Isso ajudará a tornar o processo muito mais fácil para as aves e para o agricultor.