Descrição do endro, crescendo e cuidando da planta

O endro ou videira é uma planta perene, atingindo 150 cm de altura, com folhas prateadas e finamente dissecadas.


Cientificamente, na botânica, é chamada de Artemisia abrotanum - absinto medicinal ou abrotan.Não é frequentemente encontrado em canteiros de jardins, mas se for plantado corretamente e cuidado em tempo hábil, os arbustos ficarão bem mesmo no inverno.

História da aparência

A planta tornou-se muito famosa em muitos países. Alguns cientistas sugerem que se originou nos países da Ásia Menor ou do Mediterrâneo. É cultivado na Europa desde o final do século XVI. Um século depois, o abrotano foi trazido para a América do Norte. Chegou à Rússia durante o reinado de Pedro I. Hoje, na costa do Mar Negro e no sudoeste da Sibéria, é encontrada como espécie selvagem.

perene

Árvore de Deus: descrição da planta

Em território europeu esta variedade é a mais popular. A árvore de Deus, como todas as variedades de absinto, tem um odor forte. A folhagem é de cor verde claro com tonalidade prateada. A planta é especialmente valiosa por suas propriedades medicinais.

história de aparência

Que tipos de abrotano são conhecidos?

Nas montanhas dos países do sul da Europa cresce o absinto caucasiano, cuja altura atinge no máximo 30 cm.

Estragão também é uma espécie de abrotan. Possui aroma característico e pode atingir 1 metro. Outro nome é Estragão.

O absinto frio cresce no sudeste da Rússia, cujo tamanho varia de 7 a 15 cm.

árvore de deus

Na China você pode encontrar a variedade leitosa Abrotan. Recebeu esse nome por causa de suas flores de cores claras.

A variedade Wormwood Louis foi trazida da América do Norte para muitos países. Distingue-se por caules mais ramificados com folhas prateadas. A altura do arbusto chega a 80 cm.

Wormwood Schmidt é muito popular como planta ornamental. Este arbusto cresce até no máximo 30 cm, tem formato esférico e folhas rendadas filiformes. Ao lado de outras flores parece muito atraente.

variedade leitosa

Características de cultivo

Antes de plantar absinto, é preciso escolher um local do local que não seja sombreado por árvores. Depois é preciso fertilizar o solo com matéria orgânica e fazer a neutralização, a farinha de dolomita é boa para isso. Há 10 anos, a cultura cresce bem em um só lugar sem replantar.

sombreado por árvores

Iluminação e proteção contra o vento

Abrotan é uma planta do sul que adora o calor, por isso cresce bem em áreas ensolaradas. Na hora de escolher o local para o plantio é importante evitar sombra, pois a cultura não se desenvolve bem à sombra. Além disso, o endro não gosta dos ventos frios do norte. Para evitar que sofra com eles, os especialistas recomendam plantar a planta perto de árvores e gramíneas altas que possam protegê-la dos ventos, mas não do sol.

proteção contra o vento

Solo para plantio

Antes de plantar o absinto é necessário fertilizar o solo com elementos orgânicos e minerais. O solo ácido deve ser corrigido, o solo pobre deve ser preenchido com matéria orgânica, o solo denso deve ser preenchido com turfa e areia.

solo para plantio

Tecnologia de plantio de mudas

Para propagar o abrotan, é ideal usar a divisão do arbusto. Apenas estacas maduras precisam ser selecionadas. Antes de plantar, você precisa colocar água morna no buraco e abaixar a planta lá. O ideal é plantar a partir do dia 15 de abril, pois o solo ainda está úmido e a muda tem mais chances de enraizar.

Atenção! Para formar raízes jovens em uma muda, recomenda-se colocá-la na água uma semana antes. Isso permitirá um crescimento mais rápido do absinto no solo.

No primeiro inverno, é melhor cobrir os arbustos jovens, pois podem congelar. Nos anos seguintes, o endro pode suportar facilmente temperaturas frias de 25 graus.

plantio de mudas

Cuidado

O absinto não requer nenhum cuidado especial. Um bom crescimento pode ser alcançado se:

  • siga as recomendações de rega;
  • soltar o solo;
  • remova ervas daninhas;
  • aplique fertilizante.

fertilizar

Com que frequência regar o absinto

Abrotane é uma planta resistente à seca. Se você regar com frequência, poderá danificá-lo gravemente. Apenas as mudas requerem rega regular. Em climas quentes, recomenda-se regar os arbustos com 3–4 litros de água uma vez a cada 2 semanas.

planta resistente à seca

Cuidados com o solo e nutrição das plantas

As ervas daninhas prejudicam muito o desenvolvimento do endro, por isso devem ser eliminadas. Este procedimento permite que as raízes das plantas recebam mais nutrientes.

Os arbustos também precisam de fertilização na forma de fertilizantes. Os botânicos aconselham despejar periodicamente cinzas ou húmus sob o absinto.

Regras para poda de endro

fertilização

Para conseguir um crescimento mais rápido dos arbustos, você precisa:

  1. O procedimento deve ser realizado logo no início da primavera, quando o frio não preocupa mais.
  2. Corte os brotos a uma altura de 3 a 5 cm.
  3. Corte os botões apicais e os brotos nas pontas dos galhos, crescimentos do ano passado.

ganhos do ano passado

Métodos de reprodução

Na Rússia central, a cultura não pode se propagar com suas sementes, porque elas não serão capazes de amadurecer nessas condições climáticas. Por conta disso, os arbustos são divididos e mudas enraizadas são plantadas.

condições climáticas

Dividindo o mato

Este método de criação é realizado em abril. Você precisa fazer o seguinte:

  • escolha um abrotan grande com um bom sistema radicular;
  • desenterrar um arbusto e remover a terra dele;
  • divida em partes;
  • cavar vários buracos, umedecer e adicionar húmus;
  • plantar absinto;
  • Regue as plantas regularmente nas primeiras 2 semanas até que as raízes se fortaleçam.

sistema radicular

Reprodução por camadas

Este método envolve seguir as seguintes etapas:

  1. Em meados de maio, selecione brotos de 20 a 30 cm.
  2. Remova toda a folhagem deles.
  3. Faça cortes circulares e aplique estimulantes de crescimento para que as raízes se formem mais rapidamente.
  4. Cubra o topo com musgo esfagno e pressione com as mãos.
  5. Pegue o filme preto, polvilhe com turfa, enrole os brotos nos pontos cortados.
  6. Para evitar que escorregue, prenda a parte superior e inferior com fita isolante.
  7. Quando as raízes começarem a romper a turfa, corte parte do broto (abaixo do filme) e plante em um vaso.

polvilhe com turfa

Estacas

A maneira mais rápida de propagar o absinto é plantar mudas. O procedimento é bem simples, primeiro é preciso umedecer e adubar o solo, depois colocar a muda. Assim que aparecem os brotos, significa que as raízes do endro ficaram mais fortes no solo.

propagação de absinto

Crescendo por meio de mudas

No sul, a cultura pode ser cultivada a partir de sementes, que primeiro são semeadas como mudas, depois mergulhadas e plantadas no solo. Todo o processo leva de 25 a 30 dias. Depois de um ano, forma um arbusto forte.

através de mudas

Doenças e pragas

Normalmente, o endro não está interessado em pragas. Mesmo assim, pulgões aparecem de vez em quando em sua folhagem. Nessa situação, pulverizar a solução 3 vezes com intervalo de 5 a 7 dias ajuda. Para prepará-lo, é preciso pegar sabão em pó (cerca de 250–300 gramas) e diluir em 10 litros de água morna.

Aplicações de endro

As verduras dos arbustos de abrotan são consideradas uma excelente fonte de óleos essenciais, minerais e vitaminas. Cozinheiros e médicos usam as pontas dos brotos e das folhas novas da planta para seus próprios fins.

interessado em pragas

Na culinária

Partes selecionadas da árvore de endro são usadas como:

  • especiarias para conservas de legumes;
  • ingrediente adicional em saladas;
  • temperos para sopas;
  • aditivo aromático ao chá.

conservas de legumes

As folhas frescas são consumidas em pequenas quantidades, pois o seu sabor amargo pode estragar os pratos. Mas se você os secar, eles não terão um sabor amargo.

Atenção! A planta não deve ser usada excessivamente como alimento.Todas as variedades de absinto contêm alcalóides que podem causar problemas de saúde.

Em paisagismo

Em canteiros de jardins, arbustos de endro são plantados em canteiros de flores, entre outras culturas ornamentais. Seu aroma ácido repele os insetos e suas folhas prateadas harmonizam-se perfeitamente com as flores. As plantas também são usadas como cerca viva ou borda. São utilizados para paisagismo de terraços, varandas e sacadas.

planta para comida

Na medicina popular

Se você tiver dor de dente, pode enxaguar a boca com uma infusão aquosa de folhas de abrotan. E a decocção pode melhorar a digestão.

O endro é usado como remédio para anemia, contra parasitas e vários tipos de dores. As verduras são boas para entorses, contusões e inflamações.

folhagem abrotana

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim