O uso do fosfato monopotássico no cultivo de plantas ajuda a aumentar sua produtividade e a tornar os frutos de maior qualidade. A composição pode ser aplicada com água para irrigação e utilizada como alimentação foliar. Com sua ajuda, vegetais e frutas acumulam bem açúcar e vitaminas. Além disso, o fertilizante aumenta a vida útil das frutas. Para que o medicamento tenha o efeito desejado, é importante seguir as instruções de uso.
O que é, propriedades e composição
O monofosfato de potássio é um fertilizante combinado que contém potássio e fósforo.Pode ser utilizado para alimentação radicular ou foliar, bem como irrigação por gotejamento de diversos tipos de culturas. O fertilizante mistura-se facilmente com água e não contém componentes perigosos. O monossulfato de potássio melhora os processos metabólicos na estrutura das plantas.
O medicamento é produzido na forma de pó branco de alta concentração. Mistura-se facilmente com água e é facilmente absorvido pelo solo. Existe também uma forma de liberação na forma de grânulos. Eles também podem ser misturados com água.
A substância contém 33% de potássio e 50-55% de fósforo. A droga também inclui ácido fosfórico a 20%. Pertence à categoria de suplementos minerais.
A composição combinada aumenta significativamente os parâmetros de rendimento e aumenta a quantidade de vitaminas nas frutas. A substância também prolonga a vida útil das culturas e torna as plantas mais resistentes a doenças.
Em que casos é usado?
O monopotássio é considerado um fertilizante eficaz. As principais vantagens do produto incluem o seguinte:
- ausência de componentes nocivos e metais pesados na composição;
- melhorando o sabor das frutas;
- proteção de plantas contra microorganismos fúngicos e oídio;
- proteção de mudas contra oscilações de temperatura;
- manutenção de parâmetros ideais de umidade na estufa;
- aumentando o período de floração das flores domésticas;
- nenhum risco de acidificação do solo.
A substância torna as mudas mais resistentes às intempéries e oferece proteção contra patologias e parasitas. O medicamento está disponível na forma de pó ou grânulos. Graças a isso, é rapidamente absorvido pelo solo e pelas raízes das plantas.
A droga combina bem com pesticidas. Graças a isso, permite o processamento complexo de culturas em campo aberto.Os especialistas recomendam combinar pesticidas com fertilizantes em um recipiente.
O fertilizante também tem um bom efeito sobre os microrganismos do solo. Ao criar condições confortáveis, é possível estruturar o solo de forma mais ativa. Isto é especialmente importante para o solo de estufa, que muitas vezes seca. O uso da substância ajuda a reduzir a necessidade de irrigação.
Instruções para usar monofosfato de potássio no jardim
A fertilização deve ser feita com uma solução de trabalho de monofosfato de potássio. A composição é usada para regar o solo ou irrigar as partes aéreas das plantas. O procedimento deve ser realizado à noite para retardar a evaporação do líquido. A composição também pode ser utilizada em instalações de irrigação por gotejamento.
Após chuvas prolongadas, há necessidade de alimentação emergencial. Graças a isso, é possível repor o suprimento de potássio que foi retirado dos fragmentos de culturas acima do solo. Também pode haver necessidade de suplementação de cálcio.
Para obter os resultados desejados, deve-se respeitar a dosagem de aplicação do produto:
- Para mudas de hortaliças e flores, recomenda-se usar 7 a 10 gramas por 1 balde de água. Neste caso, são necessárias 2 mamadas. Pela primeira vez, a composição é aplicada na fase de aparecimento de 2-3 folhas. Para 1 metro quadrado de plantio, use 3-5 litros de solução. Na segunda vez é necessário aplicar a composição 10-15 dias após o mergulho ou transplante das mudas para campo aberto. Após o aparecimento de 5 a 6 folhas, é permitido aumentar a dosagem para 5 a 10 litros por 1 metro quadrado.
- Os vegetais requerem 2 refeições. A primeira vez a manipulação é feita no início da frutificação, a segunda vez – após 15-20 dias. Neste caso, devem ser utilizados 5 a 10 litros de fluido de trabalho por 1 metro quadrado de leitos.
- Para alimentar arbustos ornamentais e culturas de frutas e bagas, é necessário fazer uma solução de 10-15 gramas e 10 litros de água. Um total de 3 mamadas são recomendadas. Aplicar a composição pela primeira vez após a floração, a segunda vez após 15-20 dias e a terceira vez em meados de setembro. Nesse caso, devem ser utilizados 10-20 litros da substância por 1 metro quadrado.
Existem também certas características de aplicação de fertilizantes para plantas específicas:
- Recomenda-se alimentar o tomate com uma solução de concentração de 15%. Para prepará-lo, é necessário ingerir 15 gramas de fertilizante para cada 10 litros de água. As mudas devem ser tratadas duas vezes durante a temporada. Isso é feito em intervalos de 2 semanas.
- Os pepinos precisam ser alimentados da mesma forma que os tomates. Mas existem algumas diferenças. A dosagem do produto depende do formato da fruta. Se estiverem deformados, é necessário fertilizar.
- As batatas exigem que as partes superiores sejam irrigadas. Para fazer isso, você deve usar 10-15 gramas de grânulos por 1 balde de água. Aplicar o produto de manhã ou à noite. Na primeira vez, isso é feito após o amontoamento, na segunda vez, quando os botões aparecem. Graças ao uso de fertilizantes, os tubérculos de batata tornam-se mais densos e maiores. Além disso, a composição fortalece significativamente os topos. Graças à adição de fosfato monopotássico, os brotos não ficam no solo.
Precauções de segurança
É necessário utilizar fosfato monopotássico obedecendo às normas de segurança. Você só precisa trabalhar com o medicamento usando luvas. É importante evitar o contato do fertilizante monopotássico com a pele e mucosas. Na irrigação das lavouras, é recomendado o uso de respirador. Após concluir o procedimento, lave o rosto e as mãos com sabonete antibacteriano.
O que é compatível com
O monofosfato de potássio não se combina com produtos que contenham cálcio e magnésio. Neste caso, a substância pode ser combinada com substâncias nitrogenadas. No entanto, é melhor aplicar nitrogênio 2 a 5 dias após o monofosfato de potássio. O fertilizante combina bem com outras substâncias.
Como armazená-lo corretamente
O fertilizante deve ser armazenado em saco lacrado, em local bem ventilado ou ao ar livre. Neste caso, o medicamento deve ser mantido longe da luz e da água. A substância absorve facilmente a umidade. Portanto, seu uso pode vir acompanhado de dificuldades. A vida útil do produto é ilimitada.
O que pode ser substituído
A cinza de madeira pode ser usada como uma alternativa eficaz. Pode ser obtido pela queima de serragem, palha ou galhos. No entanto, é importante observar que o teor de potássio pode variar. Assim, no processo de queima da palha é possível obter 30% do elemento. Após a queima dos galhos da bétula, são produzidos 13% de potássio, e as árvores coníferas não fornecem mais do que 5% desse elemento.