Estimulantes de crescimento e formação de raízes, preparações que fortalecem a imunidade das plantas, fertilizantes minerais e orgânicos permitem que os residentes de verão e os agricultores tenham colheitas ricas, apesar dos caprichos do clima. O fertilizante "Megafol" é um produto caro, mas pode proteger eficazmente uma ampla gama de plantas cultivadas contra influências externas adversas e aumentar sua imunidade. Antes de usar o medicamento, você deve estudar as instruções.
- Composição e forma de liberação do fertilizante
- Prós e contras do Megafol
- Tipos de produtos
- Área de aplicação do medicamento
- Alimentação foliar
- Fertilizante de raiz
- Instruções de uso para diferentes culturas
- Para plantas de frutas e bagas
- Para cereais, feijão e milho
- Para hortaliças
- Para oleaginosas e variedades técnicas
- Para flores decorativas
- Precauções de segurança para uso
- Melhor antes da data
- Análogos
Composição e forma de liberação do fertilizante
Megafol é produzido por uma empresa italiana, a partir de aminoácidos vegetais com adição de polissacarídeos, betaína, potássio e compostos pró-hormonais.
A composição química do fertilizante é a seguinte:
- 28% de aminoácidos;
- 8% de potássio solúvel;
- 3% de nitrogênio;
- 9% de carbono orgânico vegetal.
O medicamento chega às prateleiras do varejo na forma de um concentrado líquido marrom, que deve ser diluído na concentração especificada antes do uso. Existem pacotes à venda tanto para pequenas propriedades privadas como para empresas industriais. São frascos de 25 e 30 ml, frascos de 1 litro e latas plásticas contendo 5 ou 25 litros de adubo. Essa embalagem é muito mais conveniente do que os medicamentos em comprimidos, que demoram para se dissolver.
O medicamento italiano tem como objetivo aumentar o rendimento das plantas cultivadas, estimular sua imunidade a doenças e reduzir a sensibilidade às condições climáticas adversas, incluindo o retorno das geadas. Além disso, as mudas tratadas com Megafol adaptam-se rapidamente ao novo local após o transplante.
Prós e contras do Megafol
O bioestimulador do crescimento e desenvolvimento das culturas não está no mercado nacional há muito tempo, mas já se tornou um dos preferidos dos proprietários e agricultores devido às suas qualidades de trabalho.
Eles listaram os seguintes benefícios do fertilizante:
- Possibilidade de aplicação para diversas plantas culturais e ornamentais;
- aumentar a produtividade das fruteiras;
- aumento da resistência a ondas de frio, mudanças de temperatura e geadas recorrentes;
- estimulação do desenvolvimento das culturas, aumentando o número de flores e ovários e, consequentemente, de frutos;
- a possibilidade de uso combinado com outros produtos químicos após o teste;
- resistência à precipitação (permanece muito tempo nas folhas das lavouras, mesmo em tempo chuvoso);
- falta de fitotoxicidade se forem observadas as taxas de consumo especificadas nas instruções.
A principal desvantagem do bioestimulante é o seu alto custo, devido à produção estrangeira. Além disso, em casa, o fertilizante deve ser usado com extrema cautela, pois o produto químico pode levar ao envenenamento dos animais de estimação pelos vapores.
Tipos de produtos
O medicamento de fabricação italiana chega às prateleiras das lojas na forma de concentrado líquido, acondicionado em embalagens de diversos tamanhos. Para experimentar o fertilizante, você pode adquirir um sachê de 25 ml, que é suficiente para tratar um pequeno número de plantios, e depois decidir se é aconselhável usar um estimulador de crescimento.
Área de aplicação do medicamento
O "Megafol" é utilizado na jardinagem e na lavoura para as mais diversas culturas, porém, para que o produto químico seja benéfico é necessário respeitar os períodos de aplicação e taxas de consumo de fertilizantes recomendados nas instruções.
Alimentação foliar
A anotação do medicamento afirma que o método de uso mais favorável é a alimentação foliar. É realizada em épocas diferentes, dependendo da colheita, a partir de meados da primavera. Primeiro, prepare uma solução de trabalho e despeje-a em um borrifador e, em seguida, pulverize generosamente as plantações plantadas, mas certifique-se de que o líquido não pingue no solo.
É aconselhável realizar os trabalhos de manhã cedo ou depois de o calor do dia diminuir, ao final da tarde. Graças a este método, os componentes do bioestimulador penetram rapidamente nos tecidos das plantas cultivadas e são distribuídos por todas as partes, iniciando seu trabalho.
Fertilizante de raiz
Megafol não é utilizado como fertilizante radicular, pois a eficácia desse método é muito menor do que na pulverização de massa verde. E como o bioestimulador é caro, os jardineiros tentam aproveitar ao máximo a solução de trabalho.
Instruções de uso para diferentes culturas
Ao começar a cultivar um jardim ou campo, vale a pena consultar as instruções e esclarecer qual a dose de fertilizante necessária para uma determinada planta.
Para plantas de frutas e bagas
As colheitas de frutas e bagas são pulverizadas com fertilizante três vezes durante a estação de crescimento. O primeiro tratamento é realizado na primavera, até a formação dos botões, os tratamentos subsequentes são realizados em intervalos de 2 a 3 semanas. Para preparar a solução de trabalho, pegue 10 litros de água e coloque 25 a 35 ml de fertilizante em um balde, misture bem. São utilizados de 200 a 300 ml de fluido de trabalho por metro linear de jardim. Se o jardineiro perceber que as plantas estão enfraquecidas, o bioestimulador pode ser usado mais de 3 vezes.
Para cereais, feijão e milho
A necessidade de fertilizantes das plantas aumenta durante o período de crescimento do caule, no entanto, se as culturas estiverem em estado de estresse após mudanças de temperatura ou condições climáticas desfavoráveis, elas podem ser alimentadas adicionalmente. Aproximadamente 30 ml do medicamento são adicionados a 10 litros de água limpa e misturados até ficar homogêneo. São utilizados de 50 a 200 ml de solução de trabalho por metro quadrado de campo, dependendo do estado das plantas.
Para hortaliças
As plantas vegetais são pulverizadas com um bioestimulante, independentemente de onde sejam cultivadas - em estufa ou em campo aberto. Porém, no primeiro caso, adicionam-se 15 ml de fertilizante a um balde de 10 litros de água e, no segundo, a dosagem é dobrada. Durante a temporada são permitidas 3-4 pulverizações, o número de procedimentos depende da saúde das hortaliças. A alimentação será especialmente útil durante períodos de diminuição das temperaturas noturnas ou tempo seco. São necessários cerca de 250 ml de fluido de trabalho por leito quadrado.
Para oleaginosas e variedades técnicas
Essas plantas precisam usar a droga em períodos de estresse. A taxa padrão de fertilizante (de 25 a 35 ml) é dissolvida em 10 litros de água e as lavouras são pulverizadas com esse líquido. Para tratar um metro quadrado serão necessários de 50 a 300 ml de solução de trabalho.
Para flores decorativas
As plantas ornamentais podem ser pulverizadas com bioestimulante ao longo da temporada, o principal é fazer um intervalo de 2 semanas entre os tratamentos. Para preparar a solução, despeje 25 ml do medicamento concentrado em 10 litros de água limpa.
Precauções de segurança para uso
Ao trabalhar com um bioestimulador, siga os requisitos básicos de segurança - use roupas de proteção e máscara.
Melhor antes da data
O prazo de validade do fertilizante Megafol é de 5 anos a partir da data de produção, sujeito às regras de armazenamento.
Análogos
Você pode substituir o bioestimulador por medicamentos como “Aminofol Plus"ou "Tekamin Max", têm uma composição diferente, mas um efeito semelhante nas culturas.