O fertilizante “ideal” é uma composição organomineral combinada. Tem consistência líquida e tonalidade marrom escura. A composição é usada para fertilizar jardins e plantas de jardim. O medicamento é feito a partir de resíduos de vermes e minerais são adicionados à composição. As características da substância são consideradas excelente absorção pelas culturas e melhoria da estrutura do solo.
Composição e efeito do fertilizante “Ideal”
Este fertilizante universal contém muitos componentes úteis. Graças a isso, começa a funcionar imediatamente após a aplicação.1 litro de produto contém os seguintes componentes:
- 10 gramas de fósforo;
- 10 gramas de potássio;
- 5 gramas de nitrogênio;
- 2 gramas de ácidos húmicos;
- solução salina
Os ingredientes do produto são de fácil digestão. Antes de utilizar a substância, é importante verificar os parâmetros de acidez do solo. “Ideal” tem composição alcalina. O pH da droga é 9. Portanto, a composição funciona melhor em solos ácidos ou levemente ácidos.
O uso de fertilizantes ajuda a alcançar os seguintes resultados:
- aumentar os parâmetros de rendimento;
- aumentar a germinação das sementes;
- facilitar a adaptação de bulbos e tubérculos no plantio em campo aberto;
- aumentar a taxa de sobrevivência das mudas;
- melhorar o aspecto das plantas ornamentais e aumentar a duração da floração;
- acelerar o processo de amadurecimento das frutas e melhorar seu sabor.
O uso sistemático do produto ajuda a melhorar a estrutura do solo, o que é especialmente importante para solos argilosos pesados. O uso da substância melhora significativamente a composição de solos pobres.
Vantagens e desvantagens
O fertilizante “Ideal” tem muitas vantagens:
- melhoria dos parâmetros de germinação de sementes e sobrevivência de plântulas;
- crescimento de massa vegetativa com folhas grandes quando utilizada a substância de forma foliar;
- melhorar o desenvolvimento das raízes das culturas;
- menor suscetibilidade a fatores de estresse, resistência a doenças;
- aumentando a produtividade, melhorando o sabor das frutas;
- aumentando o período de floração - as pétalas ficam mais brilhantes;
- melhoria da estrutura do solo - isto é de particular importância para tipos de solo argiloso pesado;
- baixo nível de toxicidade.
No entanto, a composição também apresenta algumas desvantagens. As principais desvantagens da substância incluem o seguinte:
- impossibilidade de utilização em chernozems e outros tipos de solos ricos e bem estruturados - a composição provoca sua lixiviação;
- impossibilidade de uso em solos soltos ou densos que retêm bem a umidade;
- a necessidade de aplicação adicional de nitrogênio;
- a necessidade de adição de potássio no cultivo do tomate - o elemento deve ser aplicado na hora de despejar a fruta;
- a possibilidade de uso apenas para tubérculos cultivados em solos levemente ácidos ou ácidos;
- incapacidade de usar para acelerar a compostagem;
- inadequação para recuperação sistemática de terras desestruturadas esgotadas.
Para quais plantas eles são usados?
O fertilizante pode ser usado para diferentes tipos de plantas - vegetais, ervas, árvores frutíferas, arbustos de frutos silvestres. A composição também pode alimentar culturas ornamentais.
Instruções para usar fertilizante
Ao usar fertilizante, é importante respeitar a dosagem. Depende das culturas cultivadas:
- Legumes e flores. Depois de plantar as mudas no solo, pode-se regá-las com a solução “Ideal”. Depois disso, as camas precisam ser bem umedecidas novamente. A fertilização deve ser feita em intervalos de 2 meses. Recomenda-se fertilizar beterraba, verduras, cenouras e rabanetes na fase de formação da segunda folhagem verdadeira. Essas culturas são alimentadas por alimentação foliar em intervalos de 15 dias.
- Arbustos de frutas silvestres, plantas ornamentais, morangos. Pela primeira vez, as plantações devem ser fertilizadas imediatamente ao acordar, após o inverno. Para isso, é necessário aplicar uma solução “Ideal” com concentração de 10% na raiz. Se necessário, os canteiros precisam ser regados. Para 1 planta adulta, deve-se usar 500 mililitros da substância. Durante a estação quente, a composição deve ser aplicada 1 a 2 vezes por mês.
- Árvores frutiferas. Eles precisam ser fertilizados no final de março ou abril. Para fazer uma solução, misture 40 mililitros de fertilizante com 4 litros de água. Para 1 planta vale a pena usar 2 a 4 litros da substância. Na fase de brotação, você pode alimentar as plantas com alimentação foliar. Durante a temporada é permitido aplicar a composição 3-4 vezes.
Medidas de segurança
“Ideal” é considerado um produto bastante seguro. Porém, antes de utilizá-lo, é recomendável ler atentamente as instruções e seguir as normas de segurança. Na realização da alimentação foliar, recomenda-se o uso de respirador.
O medicamento não deve ser diluído em recipientes para alimentos. Ao preparar o fluido de trabalho, luvas e óculos de segurança devem ser usados.
Após o uso da substância, é recomendado lavar as mãos e o rosto com sabonete. Antes de utilizar o fertilizante, o recipiente com o produto deve ser agitado. O fluido de trabalho deve ser usado imediatamente após a produção. Não está sujeito a armazenamento a longo prazo.
Compatibilidade do produto
Como o medicamento é considerado alcalino, não é recomendado combiná-lo com a maioria dos agroquímicos. O fato é que suas soluções de trabalho são estáveis apenas em ambiente levemente ácido ou neutro.
Análogos
Um análogo eficaz da droga é o fertilizante Timemap, que contém muitos ingredientes valiosos."Ideal" é uma preparação eficaz que pode ser usada para alimentar uma grande variedade de plantas. Para que o produto funcione, recomenda-se seguir rigorosamente a dosagem.