O uso de fertilizantes húmicos na nutrição das plantas tem efeito positivo no sabor das frutas e vegetais e fortalece os espaços verdes. Nem todos os jardineiros conhecem esta droga útil. É importante saber como funciona o produto, o que contém e para que culturas é adequado. Antes de usar, você deve estudar as instruções de uso e aprender sobre os cuidados ao trabalhar com a substância.
- O que são substâncias húmicas e como afetam as plantas?
- Composição e eficácia
- Tipos de fertilizantes húmicos
- Líquido
- Turfa-húmica
- Instruções de uso
- Tratamento de sementes
- Alimentação de raiz
- Processamento por folha
- Precauções de segurança
- Contra-indicações para o uso de fertilizantes húmicos
- Termos e condições de armazenamento
O que são substâncias húmicas e como afetam as plantas?
O húmus é uma substância obtida a partir do processamento pelos microrganismos do solo dos resíduos da atividade vital da flora e da fauna. O produto afeta diretamente a fertilidade do solo.
Chernozems que contêm até 12% de aditivos orgânicos são considerados os mais nutritivos. As terras localizadas na zona central do país não contêm mais que 5% dessas substâncias. Os fertilizantes que se acumulam no solo ajudam a fortalecer as plantas e aumentar o rendimento das colheitas.
Para a obtenção do húmus, são adicionados resíduos vegetais ao solo e introduzidas minhocas para processar o composto. Em seguida, o produto é regado com uma solução alcalina fraca, após a qual se formam compostos concentrados - ácidos húmicos. Essas substâncias são utilizadas para estimular os processos de fotossíntese nos tecidos vegetais, melhorar a estrutura e a respirabilidade do solo.
Composição e eficácia
Os fertilizantes húmicos são feitos de materiais vegetais. Estrume e lenhite são usados como base. Silte e sapropel são frequentemente usados, e compostos são processados.
O produto é produzido principalmente na forma de líquido concentrado. Este formulário é conveniente de usar. A composição das preparações orgânicas inclui um conjunto de ácidos:
- húmico;
- aminocarbônico:
- de fulvatos.
Os fertilizantes também são enriquecidos com microorganismos fúngicos benéficos e suplementos minerais, incluindo nitrogênio, potássio, fósforo e outros elementos.
Tipos de fertilizantes húmicos
Os fabricantes desenvolveram vários tipos de fertilizantes húmicos. As mais populares são as formulações líquidas às quais outros nutrientes podem ser adicionados.
Líquido
Composições fluidas e suaves são usadas como estimulantes de crescimento e para nutrição complexa de plantas. Exemplos:
Nomes de fertilizantes | Aplicativo |
"Poder Vivo", "Ekorost", "Edogum SM" | Para embeber sementes, adicionando ao solo no final da estação de cultivo |
"GUMI-OMI" | Para regar flores, processar material de plantio |
Fertilizantes húmicos enriquecidos com potássio (humato de potássio, “Gumi-20” e outros) | Como estimulador do desenvolvimento radicular, para fortalecer a imunidade das plantas e para enriquecer o solo |
Esta alimentação é adequada para jardineiros cujos métodos agrícolas se baseiam nos princípios da agricultura natural.
Turfa-húmica
Para produzir este tipo de fertilizante, a turfa é utilizada como matéria-prima:
Nome das drogas | Áreas de uso |
"Flora-S" | Processar sementes, alimentar vegetais e árvores frutíferas, arbustos de uva e outras plantas |
"Gumimax" | Adequado para cuidar de plantas de interior, aumenta a intensidade da floração |
"Fitop-Flora-S" | Suprime micróbios patogênicos. Usado para proteger as colheitas contra infecções |
Até mesmo celeiros e adegas domésticas são tratados com fertilizantes húmicos de turfa seca.
Instruções de uso
O concentrado de ácido húmico é diluído de acordo com as instruções da embalagem. Exceder as dosagens ameaça o desenvolvimento das culturas vegetais. A composição finalizada não é armazenada, mas utilizada para o fim a que se destina.
Os agrônomos identificam 3 áreas de uso de fertilizantes:
- Fortalecer a semente antes de colocá-la no solo.
- Aplicar a solução no solo para o desenvolvimento das raízes.
- Pulverização de folhas.
Um diagrama de aplicação foi desenvolvido para cada método.
Tratamento de sementes
Bulbos, sementes e tubérculos são embebidos em solução de ácido húmico. O conteúdo recomendado do medicamento é de 0,1%. O material de plantio é colocado na mistura por um período de 18 horas. O tratamento visa aumentar a germinação dos brotos.
Alimentação de raiz
É necessário aplicar fertilizantes húmicos na raiz da planta várias vezes durante a temporada. A primeira fertilização é realizada após o plantio. As mudas são regadas 2 semanas após serem colocadas no jardim. A próxima sessão de enriquecimento do solo é realizada quando as flores começam a desabrochar e depois durante o período de frutificação. Os procedimentos são concluídos antes da colheita.
Processamento por folha
A superfície das folhas é tratada com fertilizantes húmicos duas vezes por temporada. Um concentrado de 20% é diluído em mil vezes o volume de líquido. É necessária uma colher de sopa do medicamento por balde de água. A pulverização é realizada em dias nublados ou ao pôr do sol. O sol forte pode causar queimaduras nas folhas. De acordo com as recomendações agrotécnicas, a solução é pulverizada quando a copa está em formação e após o término da floração.
Precauções de segurança
A produção de fertilizantes húmicos baseia-se na utilização de matérias-primas orgânicas. Portanto, os medicamentos são classificados na classe de perigo 4. Esta categoria é considerada inofensiva para os seres humanos. Mas você precisa tomar alguns cuidados:
- Ao trabalhar com concentrados líquidos ou substâncias secas, são utilizadas luvas.
- Se a solução entrar em contato com áreas desprotegidas do corpo, lave a pele com água.
O maior perigo é a ingestão acidental de fertilizantes. Em tal situação, deve-se induzir o vômito e tomar adsorventes.
Contra-indicações para o uso de fertilizantes húmicos
O escopo de aplicação do fertilizante orgânico é amplo, mas existem limitações:
- Os fertilizantes não são adequados para plantações de coníferas.As plantas obtêm nitrogênio da atmosfera. Complexos minerais adicionais criam um excesso do elemento.
- Os ácidos húmicos não afetam o aumento da produtividade das leguminosas, assim como do girassol e do milho.
Nas estufas, a droga funciona de forma mais eficaz do que no jardim.
Termos e condições de armazenamento
O ácido húmico diluído não pode ser armazenado por mais de uma semana. O medicamento na embalagem original lacrada não se deteriorará por 3 anos. Coloque fertilizantes húmicos em áreas fechadas e com boa ventilação.
Se observadas as dosagens e horários de aplicação recomendados, os fertilizantes húmicos promovem o desenvolvimento das plantas e o aumento da produtividade. O medicamento é eficaz no processamento de material de plantio, pulverização e alimentação de raízes.