Vamos falar sobre uma flor decorativa africana - zamioculcas, popularmente chamada de árvore do dólar. Vamos considerar a quais doenças e pragas esta planta é suscetível. Vamos discutir as doenças e pragas mais perigosas que podem destruir esta planta despretensiosa. Notemos desde já que com os devidos cuidados esta cultura desenvolve-se bem graças à sua invejável imunidade natural.
- Características de manter Zamioculcas (árvore do dólar)
- Possíveis causas da morte da planta Zamioculcas
- Doenças perigosas para zamioculcas (árvore do dólar)
- Doenças do tronco de Zamioculcas
- Doenças dos tubérculos de Zamioculcas
- Doenças foliares de Zamioculcas
- Pragas perigosas para zamioculcas (árvore do dólar)
- Tratamento de doenças e pragas de zamioculcas
- Dicas de cuidados com Zamioculcas (Árvore do Dólar) para prevenir doenças e pragas.
Características de manter Zamioculcas (árvore do dólar)
Zamioculcas são fáceis de criar em casa. Requer pouca manutenção, pois é tolerante a climas secos e pode prosperar tanto em pleno sol como em sombra parcial. A temperatura recomendada para Zamioculcas é de 10 a 30 graus Celsius.
A flor não requer rega constante e pode sobreviver em solo seco. O lugar ideal para ele no apartamento seria uma janela sul. A falta de luz não leva à morte da planta, mas pode afetar a qualidade das folhas e a decoratividade. Na estação quente, é recomendável levar frequentemente a árvore do dólar para a varanda.
A escolha do substrato para as zamioculcas deve ser leve e não argilosa. A água estagnada pode prejudicar a flor, por isso os jardineiros a plantam em solo solto com base arenosa. Para garantir a drenagem, coloque uma camada de argila expandida ou pedrinhas no vaso. As plantas ornamentais podem viver mesmo em solos pobres, mas se você alimentá-las, os resultados serão visíveis num futuro próximo.
As zamioculcas são replantadas quando é necessário aumentar o volume do vaso. Ao transplantar, as raízes não ficam profundamente enterradas, mas ficam ligeiramente abertas. O cuidado adequado com Zamioculcas inclui luz solar intensa, um ambiente quente e irrigação limitada.
Possíveis causas da morte da planta Zamioculcas
Para o desenvolvimento bem-sucedido das Zamioculcas e a manutenção de sua aparência atraente, é necessário um pouco de esforço, mas deve-se dar a devida atenção. Se forem observados sinais da doença, medidas imediatas devem ser tomadas. A planta pode morrer devido ao congelamento ou alagamento.
Se uma árvore do dólar congelar, suas raízes deverão ser salvas.A parte morta da flor deve ser cortada. Nesta situação, a Zircon pode prestar assistência. Em caso de rega excessiva, não se deve esperar que a umidade evapore. As raízes das zamioculcas são destruídas pelo alagamento e, por isso, recomenda-se o transplante imediato da planta para um novo recipiente.
Doenças perigosas para zamioculcas (árvore do dólar)
Às vezes há casos em que uma planta ornamental cultivada em casa começa a secar, amarelar, parar de crescer ou morrer. Freqüentemente, a causa desses problemas é a doença de Zamioculcas.
Doenças do tronco de Zamioculcas
Uma das doenças comuns das zamioculcas é o apodrecimento do caule. A raiz do problema é a rega excessiva, o solo frio e selecionado incorretamente. Se houver solo excessivamente denso e argiloso e não houver sistema de drenagem, a água estagna e a planta começa a apodrecer.
Neste caso, as condições ambientais devem ser normalizadas, incluindo temperatura e rega. É necessário retirar a planta do recipiente e realizar procedimentos sanitários com fungicida. Em seguida, os jardineiros transplantam a flor para uma nova ou desinfetam o vaso antigo. Se a flor estiver seriamente danificada, pode ser necessário descartá-la.
Doenças dos tubérculos de Zamioculcas
Doenças dos tubérculos zamioculcas podem ocorrer devido a erros na rega. Se as raízes estiverem secas, isso indica falta de umidade. Quando a planta decorativa apodrece, isso indica rega excessiva. Nessa situação, a planta é replantada, retirando todos os fragmentos afetados. Para o replantio, recomenda-se a utilização de substrato especial, como solo desértico para cactos. Se os tubérculos não apodreceram, mas ficaram pretos, isso indica que as raízes estão velhas. Ao mesmo tempo, as raízes brancas indicam o desenvolvimento de um novo sistema radicular.
Às vezes, as raízes de uma flor podem não apodrecer, mas ficar manchadas. Muitas vezes, isso se deve à frequência incorreta de irrigação. Também vale a pena considerar que o uso de água fria para irrigação causa doenças. Portanto, deve-se dar preferência à água morna e utilizá-la com metade da frequência.
Doenças foliares de Zamioculcas
Com doenças foliares, os jardineiros observam uma camada branca nas folhas, que começa a secar e depois enrolar completamente. Esses problemas podem ser causados por falta de umidade ou, inversamente, irrigação excessiva com água fria ou condições incorretas de temperatura.
Quando apenas cinco por cento do arbusto foliar ficou amarelo, provavelmente este é um processo normal devido à idade da flor. No entanto, se todo o galho ficar amarelo, isso é sinal de erros de cuidado ou danos causados por pragas. As manchas podem ser de natureza diferente:
- Manchas escuras são frequentemente causadas por irrigação excessiva. As folhas doentes devem ser removidas e o sistema radicular também deve ser verificado quanto à presença de podridão.
- Manchas na forma de manchas marrons aparecem no outono e no inverno, quando a flor é exposta ao congelamento ou à corrente de ar.
- Manchas pegajosas geralmente ocorrem quando há pragas presentes. Isso faz com que o fungo da fuligem apareça na planta.
Pragas perigosas para zamioculcas (árvore do dólar)
Parasitas que podem representar uma ameaça para uma flor podem entrar nela através de solo contaminado ou de outras plantas. É por isso que você deve colocar Zamioculcas em quarentena por duas semanas, colocando-o em uma sala separada. Quando um parasita aparece em uma flor, ele deve ser removido das outras plantas e tratado separadamente.
As pragas mais comuns da árvore do dólar são:
- Escudo. A praga não é difícil de detectar em Zamioculcas devido à sua casca e cor marrom. O inseto suga o suco da flor, o que leva ao aparecimento de manchas pretas e ao ressecamento da planta. Antes de iniciar o tratamento, o parasita é primeiro removido mecanicamente.
- Ácaro. Esta pequena praga é facilmente visível nas partes verdes da árvore do dólar. Envolve as folhas em teias de aranha. A eliminação dos ácaros requer ação mecânica: limpar as folhas com cotonetes embebidos em álcool. As teias de aranha podem ser removidas com um cotonete.
- Cochonilha. Ao parasitar a folhagem, o inseto provoca sua deformação. O inseto suga o suco da flor. Você pode remover o inseto lavando a flor com sabão em pó e tratando-a com um produto químico.
- Tripes. A saburra branca e a curvatura dos brotos indicam que Zamioculcas é afetada por esse inseto. Recomenda-se isolar a flor exótica de outras plantas de interior e tratá-la com produtos químicos especiais.
Tratamento de doenças e pragas de zamioculcas
Se uma planta for afetada por uma doença, o jardineiro precisa tentar preservar as partes sobreviventes. Uma nova flor é criada a partir dos fragmentos restantes. As partes saudáveis da raiz precisam ser plantadas em solo novo. As folhas intactas podem ser colocadas na água para desenvolver o sistema radicular.
A folhagem enrolada pode ser um sinal de ataque de pragas. As zamioculcas devem ser examinadas cuidadosamente e medidas tomadas para combater o parasita. A folhagem congelada deve ser aparada. Após este procedimento, novas folhas saudáveis podem aparecer.
Vários fungicidas podem ser usados para tratar zamioculcas conforme as instruções, incluindo:
- “Maxim” - eficaz contra podridão e queimaduras vermelhas;
- "Fitosporina" - combate bem as infecções fúngicas;
- "Fundazol" - resiste eficazmente aos esporos de fungos;
- “Hom” - para combater manchas marrons e bacteriose;
- "Khinozol" é um agente antibacteriano eficaz.
Porém, os problemas da planta podem ser resolvidos com a ajuda de remédios populares. Por exemplo, para eliminar o apodrecimento, deve-se retirar e aparar a planta e, a seguir, tratar as áreas cortadas com cinza de madeira ou canela.
Para se livrar das moscas brancas, você pode lavar a planta com um sabonete especial comprado na farmácia. Para se livrar dos parasitas, você também pode limpar a folhagem com uma solução de álcool e lavar a planta com sabão em pó.
Dicas de cuidados com Zamioculcas (Árvore do Dólar) para prevenir doenças e pragas.
Para garantir a saúde e a beleza da planta, os jardineiros seguem diversas dicas de cuidados e prevenção de doenças e pragas. Após tratar a planta com inseticidas, é necessário proteger o solo cobrindo-o com filme plástico. Um dia depois, quando os produtos químicos são lavados com água, a flor fica isolada da penetração de substâncias nocivas no sistema radicular. Para fazer isso, você pode revestir novamente o substrato.