Há meio século, Zamioculcas ainda era um exótico sem precedentes, um convidado raro em nossas casas e escritórios. A flor africana conquistou rapidamente os corações de todos os amantes da jardinagem interna. Vegetação poderosa, brilho brilhante das folhas, despretensão na manutenção são as principais vantagens da planta. Vejamos as características do cultivo de zamioculcas (árvore do dólar) - como plantar e cuidar, o que precisa ser feito para que a planta floresça e se sinta confortável.
- Zamioculcas: que tipo de planta é essa?
- Origem do nome "árvore do dólar" para Zamioculcas
- Espécie de Zamioculcas conhecida como árvore do dólar
- Os benefícios e malefícios das zamioculcas para os humanos e o meio ambiente
- Segredos para cultivar uma árvore do dólar com sucesso
- Características distintivas de Zamioculcas
- Requisitos para manter uma árvore do dólar em casa
- Iluminação da árvore do dólar
- Selecionando solo para uma árvore do dólar
- Características de cuidar e transplantar uma árvore do dólar
- Regras para cuidar de uma árvore do dólar
- Plantando e podando uma árvore do dólar
- Regras para regar uma árvore do dólar
- Alimentando a árvore do dólar: como e quando fazer
- Métodos de propagação de Zamioculcas
- Doenças e pragas perigosas para zamioculcas
- Como replantar corretamente Zamioculcas (árvore do dólar)
Zamioculcas: que tipo de planta é essa?
Representante da família Araceae (Aráceas) refere-se a culturas monotípicas. Zamioculcas – o único espécime-tipo do gênero. O nome botânico é Zamioculcas zamiaefolia devido à semelhança das folhas com Zamia (Zâmia).
A planta foi descoberta na África tropical pelo famoso colecionador Loddiges em 1828. A planta tornou-se uma planta de interior popular no final do século XX. O aspecto impressionante e o brilho da folhagem atraíram quem quer decorar o seu ambiente e não despender muito esforço no cuidado do seu animal de estimação.
Zamioculcas é apreciada por suas folhas brilhantes, como se cobertas por um verniz brilhante; a planta raramente floresce; a flor, que lembra uma espiga de milho, não brilha de beleza. Mas a folhagem fica boa em qualquer época do ano. Quando há neve ou lama úmida do lado de fora da janela, a flor agrada com sua vegetação rica e brilhante.
Origem do nome "árvore do dólar" para Zamioculcas
A planta recebe o nome de “árvore do dólar”; é creditada a ela a capacidade de atrair não apenas dinheiro, mas também moeda verde dos EUA. Zamioculcas são cultivadas em escritórios para aumentar os lucros e atrair clientes; nas residências são mantidas para aumentar o bem-estar da família.
É difícil descobrir de onde veio o nome, vamos considerar possíveis versões:
- O hóspede estrangeiro, trazido da Holanda, não era barato e a princípio morava apenas em casas ricas. E onde há riqueza, há dólares.
- Outra explicação refere-se às propriedades das suculentas em acumular umidade e nutrientes para uso futuro. Se uma planta for capaz de armazenar riqueza em seus tecidos, ela ajudará as pessoas a aumentar suas economias em dólares.
Zamioculcas é famosa por sua capacidade de purificar o ar de substâncias nocivas, tornando os ambientes mais confortáveis para a vida. Os colaboradores de shopping centers e escritórios estão confiantes de que as plantas tornam o microclima mais agradável para as pessoas e aumentam o número de clientes.
Espécie de Zamioculcas conhecida como árvore do dólar
Com base em espécies naturais, foram cultivadas diversas variedades de zamioculcas, diferindo no tamanho, formato e cor das lâminas foliares. Vejamos os tipos conhecidos:
- Zamioculcas zamiifolia é uma planta com folhas verdes de formato redondo (pontiagudas na extremidade). O arbusto cresce até 75-95 centímetros, os pecíolos são densos. As variedades populares são Zenzi, Zhuk.
- Zamioculcas Lanceolata (lanceolada). Arbusto baixo (60 centímetros) com folhas verdes alongadas.
- Zamioculcas variegate é uma variedade variegada da planta. A cor da folhagem varia do verde brilhante ao amarelo dependendo da variedade. Plantas engraçadas com folhas variadas raramente estão à venda e são inferiores em beleza às tradicionais zamiifolia.As variedades populares são Long Liv e Short Liv.
Variedades com folhagem escura - roxa, violeta (Black Raven) são de grande interesse para os fãs. Essas espécies são mais exigentes e crescem lentamente.
Os benefícios e malefícios das zamioculcas para os humanos e o meio ambiente
A suculenta purifica o ar removendo o dióxido de carbono dos espaços internos.A planta é frequentemente colocada em enfermarias de hospitais para melhorar o microclima. Nos apartamentos, você pode guardar as zamioculcas em qualquer cômodo, colocá-las na cozinha para retirar a fumaça do ar e cultivá-las perto dos dormitórios.
Os tecidos da planta contêm substâncias tóxicas, mas só se tornam perigosas quando a integridade é danificada e em contato direto com a pele. Recomenda-se o uso de luvas no trabalho com Zamioculcas e cuidado especial no transplante e divisão dos tubérculos.
O contato com folhas e flores não representa perigo, mas é melhor alertar as crianças que não devem colher a planta e comer as folhas. Também é necessário evitar que os animais de estimação roam suculentas e afiem as garras nos caules.
Segredos para cultivar uma árvore do dólar com sucesso
Zamioculcas é uma planta despretensiosa, basta conhecer algumas regras para que a suculenta agrade aos olhos por muitos anos. Um animal de estimação tolera bem ficar em ambientes secos, não tem medo de aparelhos de aquecimento que funcionam seis meses sem interrupção.
Se você não lavar as folhas regularmente, só a aparência sofre: a flor não murcha nem retarda seu crescimento. Após a lavagem, as folhas voltam a brilhar e brilhar ao sol. Os principais inimigos das zamioculcas são o excesso de umidade e o vaso apertado. Mas os proprietários das plantas devem lembrar que as suculentas crescem lentamente e novos brotos aparecem com pouca frequência.
Características distintivas de Zamioculcas
Uma planta adulta atinge a altura de 1 metro. Folhas verdes de cores vivas, brilhantes e duras, dispostas aos pares em caules densos e carnudos. Zamioculcas floresce aos 4-5 anos de idade e somente em condições favoráveis. Uma flor baixa e discreta, um espádice de inflorescência. A floração dura 2-3 dias.
O rizoma em forma de tubérculo acumula umidade e salva a suculenta da falta de rega, fazendo com que a planta não precise de excesso de água.
Requisitos para manter uma árvore do dólar em casa
Cuidar de Zamioculcas não é difícil, basta lembrar algumas regras simples. A planta tolera facilmente o ar seco dos apartamentos de inverno e não requer pulverização regular ou rega abundante.
Iluminação da árvore do dólar
A planta adora luz, prefere luz solar intensa, mas não direta, cresce rapidamente em ambientes orientados para leste e sudeste. Quando mantida em ambientes voltados para norte ou oeste, a flor é iluminada com lâmpadas. O arbusto é protegido da luz solar direta com tecidos de malha e tule.
Ajuda: no verão o arbusto é levado para a varanda ou para o jardim, escolhendo locais sem sol forte. A exposição ao ar aumenta o brilho da folhagem, aumentando a fotossíntese.
Selecionando solo para uma árvore do dólar
Zamioculcas cresce em solos leves e férteis de qualquer composição, proporcionando boa drenagem. Adicione uma camada de argila expandida ou outro material de drenagem no fundo do vaso, escolha solos prontos para suculentas ou faça você mesmo uma mistura de solos. Apenas solos argilosos e pesados não são adequados para cultivo.
Características de cuidar e transplantar uma árvore do dólar
Zamioculcas adora espaço e livre circulação de ar. Você não deve colocar a planta perto de outras flores de interior ou em cantos apertados. A suculenta não precisa de atenção excessiva nem de transplantes regulares. O principal no cuidado é observar a moderação, proteger da hipotermia e das correntes de ar, as zamioculcas toleram facilmente o calor.
Regras para cuidar de uma árvore do dólar
Cuidar das zamioculcas inclui o conjunto usual de medidas - regar, fertilizar, retirar brotos e folhas mortas, proteger contra danos. Não sufoque a suculenta com atenção excessiva que a flor não necessita.
Plantando e podando uma árvore do dólar
O tubérculo é plantado em solo preparado, deixando a parte superior na superfície ou levemente polvilhado com terra não superior a meio centímetro. Vasos de cerâmica ou plástico são utilizados para o plantio. Os recipientes de plástico são preferíveis, pois são mais fáceis de retirar a planta durante o transplante.
A suculenta não precisa de poda, o arbusto se forma sozinho, os brotos densos não caem e crescem verticalmente. O próprio arbusto mantém a sua forma e não se ramifica após a poda. Corte as folhas e rebentos danificados apenas após a secagem completa. Os cotos são removidos durante o transplante.
Regras para regar uma árvore do dólar
Zamioculcas precisa de rega moderada; não deixe acumular água na panela ou umidade excessiva do solo. A água quente e sedimentada é regada quando não apenas a camada superior, mas também a camada intermediária do solo seca.
A regra principal da rega é que é melhor debaixo d’água do que em excesso. O poderoso tubérculo contém umidade suficiente para proteger a suculenta da falta de água. O excesso leva ao apodrecimento das raízes. Portanto, em diferentes épocas do ano, dependendo da umidade do ambiente, o horário de rega muda.
Ajuda: a planta não precisa de pulverização, retire o pó das folhas e caules apenas com um pano úmido uma vez por mês.
Alimentando a árvore do dólar: como e quando fazer
O tubérculo e a rega fornecem nutrição para Zamioculcas. A planta é alimentada apenas durante o período vegetativo com fertilizantes para suculentas em concentração mínima.Arbustos poderosos e de crescimento rápido não precisam de fertilização, é melhor transplantá-los para um vaso maior, adicionando solo fresco e nutritivo.
Métodos de propagação de Zamioculcas
Em casa, as zamioculcas são propagadas vegetativamente. Neste caso, é possível usar todos os métodos conhecidos:
- Ao dividir o tubérculo. Uma planta adulta e poderosa é removida do vaso e a terra do tubérculo é limpa. Usando uma faca estéril, corte o tubérculo em 2-3 partes com brotos e enraíze cada uma em um vaso separado.
- Por estacas. Selecione um galho saudável com folhas e corte-o alguns centímetros antes da base. Plante em solo preparado e umedeça moderadamente.
- Folhas. Este método leva mais tempo e requer paciência. A folha é cortada e plantada em substrato de solo úmido com areia. Cubra com um vidro transparente. Mantenha-se aquecido e regue regularmente. O enraizamento leva de 5 a 6 meses. Quando aparecerem sinais de vegetação, transplante para um vaso.
Zamioculcas podem ser propagadas por sementes, mas somente os criadores utilizam esse método. Em casa, os melhores resultados são obtidos dividindo o tubérculo e cultivando a partir de estacas.
Doenças e pragas perigosas para zamioculcas
Zamioculcas raramente fica doente e sofre de pragas. Na maioria das vezes, a planta é atacada por pulgões, cochonilhas e ácaros, que são transferidos de outras flores domésticas. A suculenta precisa ser isolada e tratada com remédios populares ou de loja contra a praga (depois de determinado seu tipo).
O alagamento é perigoso não apenas para a estação de crescimento das zamioculcas. O excesso de umidade provoca o desenvolvimento de doenças fúngicas - antracnose, podridão, oídio. As partes danificadas da planta são removidas, inclusive as do tubérculo, tratadas com fungicidas, e o solo e o vaso são trocados.Observe que mesmo que uma parte significativa do arbusto seja perdida, as zamioculcas podem se recuperar se o tubérculo sobreviver.
Como replantar corretamente Zamioculcas (árvore do dólar)
A suculenta não necessita de replantio anual. A capacidade aumenta dependendo da taxa de crescimento após 2 a 4 anos. Eles seguem a seguinte regra - o replantio é necessário quando a largura do arbusto excede o diâmetro do recipiente e os caules são muito altos e pesados e podem derrubar o vaso.
O transplante é realizado de acordo com as seguintes regras:
- A melhor época para o transplante é a estação de crescimento, a primavera.
- Pegue um pote com 3 centímetros de diâmetro maior que o anterior. Lembramos que recipientes muito grandes são contra-indicados para zamioculcas, pois o período de cultivo fica mais lento.
- Os recipientes são desinfetados, a drenagem é feita e o solo é preparado.
- Zamioculcas são guardadas até que a bola de terra seque completamente.
- É melhor fazer o replantio em conjunto - enquanto um trabalha com a raiz, o outro apoia a parte verde para não quebrar os caules.
- A planta é retirada do vaso junto com um pedaço de terra. Retire a parte externa da terra velha sem abrir o tubérculo.
- Transfira a suculenta para uma panela nova e adicione terra preparada.
Após o replantio, o arbusto é colocado em local aquecido, sem luz solar direta e sem regar por uma semana.
Zamioculcas é uma planta maravilhosa para residências e escritórios. A suculenta não necessita de cuidados especiais e raramente adoece. A vegetação brilhante e brilhante serve como uma verdadeira decoração e agrada aos olhos, especialmente quando está escuro lá fora e as árvores adormecem até a primavera. Zamioculcas tem muitos adeptos que apreciam os méritos da planta e querem tornar a sua vida festiva e pitoresca.