Yucca nobilis é considerada uma planta cara que os jardineiros não têm vergonha de dar de presente. É ideal para decorar o interior de uma casa, é despretensioso e tem um aspecto exótico. A mandioca costuma ser chamada de palmeira, o que é uma afirmação errônea: é membro da família Liliaceae e não tem nada em comum com as palmeiras, exceto por uma ligeira semelhança externa.
- Descrição e características da cultura
- Descrição externa
- Sistema radicular
- Tudo sobre floração
- Primeira floração
- Com que frequência a mandioca floresce?
- Variedades adequadas para cultivo doméstico
- Condições de cultivo
- Local ideal: iluminação e localização
- Temperatura
- Umidade
- Requisitos de substrato
- Volume e dimensões do pote
- Esquema e tecnologia de plantio
- Cuidando de uma planta em casa
- Sistema de irrigação
- Alimentação e fertilizante
- Poda formativa
- Transferir
- Como cuidar das folhas, limpar o pó
- Doenças e seu tratamento
- Cachos de folhagem
- Mancha foliar
- Manchas secas nas folhas
- Podridão
- Controle de pragas
- Ácaro aranha
- Escudo falso
- Propagação da cultura
- Estacas de plantas
- Semeando sementes
- Tops
- Propagação por brotos laterais
Descrição e características da cultura
A descrição da mandioca de interior permite-nos realçar os seus traços característicos e não confundi-la com outras plantas semelhantes. Uma descrição bem elaborada permite reconhecer uma flor nobre e atribuir-lhe um lugar de honra na sua casa.
Descrição externa
A altura da mandioca de interior chega a 2 metros. A planta tem caule lignificado, semelhante à perna de um elefante, coberto na parte superior por folhas verdes ou azuladas. A folhagem da mandioca se projeta em diferentes direções e cai um pouco. Sua forma é xifóide. Cada folha pode crescer até 0,5 metros de comprimento. Existem variedades em que o tronco está totalmente ausente e a copa é constituída por 1 ou mais rosetas.
Sistema radicular
O ponto fraco da mandioca de interior é o seu sistema radicular. Embora a flor em si seja grande, suas raízes são pequenas. Se o solo for muito denso, eles sufocam, e se houver muita umidade, apodrecem e a planta morre.
Tudo sobre floração
Nem todos os proprietários da planta podem admirar o florescimento da mandioca doméstica. Algumas variedades em cativeiro recusam-se categoricamente a jogar fora o pedúnculo, mesmo com os devidos cuidados e manutenção.
Primeira floração
A mandioca floresce pela primeira vez apenas entre 7 e 10 anos de vida.Em condições ambientes, esse processo pode ser atrasado ou a planta pode não formar nenhum botão floral.
Com que frequência a mandioca floresce?
A frequência de floração da mandioca depende diretamente da variedade cultivada. Na maioria dos casos, forma um botão uma vez por ano.
Variedades adequadas para cultivo doméstico
Nem todas as variedades encontradas na natureza são adequadas para cultivo interno. Isso é algo para se ter em mente ao escolher um animal de estimação verde para o seu espaço. Na maioria das vezes, nos peitoris das janelas existem tais Variedades de mandioca:
- Elefante (gigante);
- Folha de babosa;
- Glorioso;
- Filamentoso;
- Cinza.
Condições de cultivo
Para cultivar mandioca dentro de casa e esperar que floresça, é preciso criar condições adequadas para isso e seguir as recomendações de especialistas experientes.
Local ideal: iluminação e localização
A mandioca é uma cultura que adora luz, por isso é preferível colocá-la em um suporte próximo às janelas leste ou oeste. A sala deve ter um nível de iluminação suficiente e uniforme ao longo do dia. Este fator tem um impacto significativo não só no crescimento e desenvolvimento, mas também nas qualidades decorativas da flor.
Não é recomendável colocar a mandioca no chão, pois neste caso ela não receberá luz adicional. O suporte deve ficar nivelado com o parapeito da janela. Se a planta for colocada perto de uma janela sul, ao meio-dia será necessário criar proteção adicional contra os raios escaldantes do sol (persianas ou cortinas) para evitar queimaduras solares..
Uma pequena flor jovem pode ser guardada diretamente no parapeito da janela. No verão deverão ser protegidos das queimaduras solares e, no inverno, evitar que toquem na janela fria.No inverno, a mandioca sente falta de iluminação em qualquer lugar, por isso é imprescindível organizar a iluminação com fitolampo ou lâmpada fluorescente. O horário de verão da planta deve durar até 12 horas.
Temperatura
A mandioca pode ser cultivada com sucesso em temperaturas ambientes padrão. A temperatura ideal é de 22-26 °C. No inverno, é preferível reduzir a temperatura para 16-20 °C. A planta não gosta de mudanças bruscas e também precisa de proteção contra fluxos de ar quente da bateria de aquecimento.
Umidade
Yucca não precisa de muita umidade. O indicador padrão para um apartamento na cidade (40-50%) é suficiente para isso. Se a umidade cair abaixo desse limite, as folhas da planta são pulverizadas e umidificadores artificiais são instalados.
Requisitos de substrato
Para Plantio de mandioca Você pode comprar solo pronto na loja. Um substrato adequado é destinado ao cultivo de palmeiras, dracaena e mandioca. Você também pode prepará-lo sozinho, sempre incluindo os seguintes componentes:
- terreno gramado;
- agulhas podres;
- areia grossa de rio;
- húmus.
É possível substituir o húmus por vermicomposto adquirido e adicionar turfa na parte foliar. Uma mandioca adulta precisa de solo mais denso, por isso contém metade do solo gramado. Deve-se colocar uma camada de drenagem no fundo do vaso e só então adicionar solo nutritivo para a planta.
Volume e dimensões do pote
Para plantar mandioca, você precisa de um vaso fundo e largo. O sistema radicular deve ser colocado livremente no recipiente, deixando uma distância de 1,5 cm das paredes.
Esquema e tecnologia de plantio
Plantar mandioca sozinho não é tão difícil, é importante obter material de plantio de alta qualidade. Existem vários métodos conhecidos de propagação de uma flor decorativa, nos quais cada etapa é descrita passo a passo. Vale ressaltar que até o enraizamento completo o solo deve ser mantido moderadamente úmido. Se ficar muito seco, a muda vai secar, e se ficar muito molhada, há grande risco de apodrecimento.
Os potes com mandioca desenraizada são colocados em uma sala quente. Seria aconselhável organizar o aquecimento da parte inferior do recipiente. Coloque um saco plástico ou um pedaço de garrafa plástica sobre a planta para obter efeito estufa. Um mês após o plantio, o sistema radicular começa a se formar e, após alguns meses, surgem novos brotos, sinalizando a necessidade de replantar a flor.
Cuidando de uma planta em casa
A mandioca é uma flor despretensiosa, mas requer um pouco de atenção e cuidado. Em agradecimento, a planta irá deliciá-lo com as suas qualidades decorativas e talvez até com a floração.
Sistema de irrigação
É permitido regar a mandioca apenas com água sedimentada em temperatura ambiente para evitar a acidificação do solo. A frequência da irrigação depende diretamente do tamanho e da idade da planta. Quanto maior for, menos frequentemente você precisará regá-lo. O volume da panela também desempenha um papel importante. Em um recipiente com volume de 5 litros, o solo seca mais rápido do que em um recipiente de 20 litros.
No verão, a mandioca cresce ativamente, por isso precisa de mais líquido do que no inverno. A necessidade de rega é determinada pelo estado da camada superior do solo. O torrão de terra não deve secar muito, mas o excesso de umidade também afeta negativamente a saúde da flor..
Alimentação e fertilizante
Você pode alimentar a mandioca com um dos preparos oferecidos na loja.O sortimento moderno permite selecionar fertilizantes minerais e orgânicos complexos adequados especificamente para um determinado tipo de planta. As recomendações e dosagens especificadas pelo fabricante devem ser rigorosamente seguidas. Caso contrário, em vez do resultado positivo esperado, você pode causar danos significativos à flor. Leva-se em consideração também que no outono a quantidade de fertilização é reduzida, já que a mandioca se prepara para o período de dormência e consome menos nutrientes do solo.
Poda formativa
Você precisa aparar a mandioca para que fique com um formato bonito. Caso contrário, a planta terá um tronco alongado com um ramo de folhas na ponta. Além disso, usando este procedimento, você pode rejuvenescer uma árvore obsoleta. A primeira poda é feita quando a altura do tronco atinge 65 cm e o diâmetro chega a 5 cm, sendo preferível realizar o trabalho na primavera, após regar a flor.
Na poda, retire a parte superior da mandioca e deixe um tronco de 45 cm de altura.Quando a área cortada secar um pouco, é tratada com verniz de jardim ou polvilhada com carvão ativado. Depois disso, vários botões axilares são ativados. Apenas aqueles que formarão os ramos necessários são retidos, o restante é utilizado para propagação.
Transferir
Imediatamente após a compra, a mandioca precisará ser replantada. Este procedimento também é realizado quando:
- suspeita de doença do sistema radicular;
- a cada 2-3 anos, aumentando o volume do vaso.
O transplante é feito na primavera, previamente preparado recipiente maior, mistura de solo e drenagem. Poucos dias antes do trabalho planejado, eles param de regar a mandioca. Se a terra do vaso ainda estiver boa, apenas a camada superior será removida.
Antes do transplante direto, é realizado um exame minucioso do estado do sistema radicular. Se houver áreas moles e escurecidas, elas são imediatamente cortadas e as feridas tratadas com pó de carvão ativado.
Como cuidar das folhas, limpar o pó
As folhas são o principal elemento decorativo da mandioca, por isso o seu estado é muito importante. Com o tempo, acumula-se poeira sobre elas, o que não só prejudica a aparência, mas também afeta negativamente a saúde da flor. Algumas pessoas preferem mandar seu bichinho verde para o chuveiro, lavando tudo o que for desnecessário, mas o correto é limpar regularmente as folhas com um pano úmido. Após o banho, deve-se deixar a planta secar em local protegido da luz, ou melhor ainda, realizar o procedimento à noite.
Doenças e seu tratamento
Como qualquer flor de interior, a mandioca é suscetível a pragas e diversas doenças, que prejudicam significativamente suas propriedades decorativas e podem até levar à morte da flor.
Cachos de folhagem
As folhas enroladas geralmente sinalizam baixas temperaturas e falta de iluminação durante o período de dormência. É preciso ter o cuidado de normalizar esses indicadores instalando fitolampos.
Mancha foliar
Este sinal indica a presença de doenças fúngicas causadas pelo excesso de umidade. É necessário reduzir o número de regas, diminuir o nível de umidade do ambiente e retirar e destruir as partes afetadas da mandioca.
Manchas secas nas folhas
Um alarme indica muita luz e umidade insuficiente. Recomenda-se levar o vaso para sombra parcial e aumentar o nível de umidade.
Podridão
O apodrecimento do sistema radicular é mais frequentemente causado pelo excesso de umidade e pela estagnação da água na panela. É urgente replantar a planta, retirando todas as partes afetadas e tratando-a com carvão ativado e uma solução fraca de permanganato de potássio.
Controle de pragas
As pragas de plantas de interior não representam menos perigo do que os patógenos. Eles devem ser tratados de forma decisiva e oportuna.
Ácaro aranha
A praga atua na parte inferior da lâmina foliar, tornando-a opaca e eventualmente morrendo completamente. Uma prevenção eficaz é borrifar a massa verde com água e sabão e inseticidas.
Escudo falso
A falsa cochonilha atua não só nas folhas, mas também nos caules da mandioca. Se a praga não for destruída em tempo hábil, a flor pode morrer. Para combatê-lo, use uma solução do medicamento “Actellik”, que serve para limpar as placas foliares.
Propagação da cultura
Existem várias maneiras simples e eficazes de propagar a mandioca de interior que os jardineiros usam.
Estacas de plantas
A propagação da falsa palmeira por estacas é feita principalmente na primavera, mas esse método é praticado até agosto. Para obter material de plantio, recomenda-se dividir o tronco da planta em partes de 10 cm de comprimento cada. A muda de cima é plantada em uma mistura nutritiva de solo e uma estufa é formada em cima dela. As demais estacas são colocadas horizontalmente no solo e levemente enterradas. Depois de algum tempo, os botões dormentes despertarão e formarão novos brotos. Quando crescerem um pouco, você pode plantar as mandiocas jovens em vasos separados.
Semeando sementes
As sementes são semeadas em solo nutritivo, uma folha de vidro é colocada em cima ou coberta com uma película transparente para criar uma miniestufa. A umidade é mantida em 75%, a ventilação diária é organizada e, se necessário, o solo é pulverizado com borrifador. Um mês depois, aparecem os primeiros brotos de mandioca.Assim que crescem, cada muda é plantada em recipiente separado.
Tops
A mandioca pode ser propagada usando qualquer galho quebrado ou cortado no topo com uma roseta de folhas. Se for longo, o tronco é encurtado um pouco e deixado secar algumas horas, e então as folhas inferiores são removidas. A muda resultante é plantada em solo nutriente e coberta com celofane ou jarra de vidro. O solo deve ser mantido ligeiramente úmido.
As estacas do caule podem ser colocadas em água para enraizar. Para evitar o apodrecimento, são adicionados carvão ativado e cinzas. Assim que as raízes estiverem formadas, a mandioca é plantada em um vaso separado e preparado. O método de propagação por segmentos permite salvar uma flor que, por diversos motivos, perdeu o sistema radicular.
Propagação por brotos laterais
Este método é muito semelhante à propagação da mandioca por meio de estacas. Um número suficiente de ramos laterais é formado a partir do tronco principal de uma árvore adulta. Se você separá-los cuidadosamente e colocá-los em água ou areia úmida para posterior enraizamento, depois de um tempo você poderá obter uma planta jovem e independente. O facto de a flor ter criado raízes e começado a desenvolver-se é indicado pelo aparecimento de novos rebentos.