Tradicionalmente, as tulipas são plantadas no outono. Essa abordagem garante melhor sobrevivência das flores. Mas devido ao fato de muitas plantas serem semeadas após o frio, surge a questão de saber se é possível plantar uma tulipa na primavera. Os jardineiros dizem que não há contra-indicações diretas para isso. O principal é preparar bem o solo para o plantio e cuidar regularmente da flor.
- É possível plantar tulipas na primavera?
- Datas de plantio de acordo com o calendário lunar e em diferentes regiões
- Tecnologia para plantar tulipas na primavera
- Selecionando um local
- Desinfecção
- Preparação do enredo
- Furos para lâmpadas
- Plantando tulipas no chão
- Como cuidar das tulipas plantadas?
- Como cuidar das tulipas após a floração?
- Doenças e pragas de tulipas
É possível plantar tulipas na primavera?
A Ásia Central é considerada o berço desta planta. As flores desabrocham nesta área após o início da primavera. Mas com o início do verão a situação muda: devido às altas temperaturas e à falta de chuvas, muitas plantas secam.
Na estação quente, as folhas da tulipa caem e toda a força se concentra no bulbo. É no verão que a planta forma novas raízes.
Durante o inverno, a flor coleta os nutrientes necessários ao crescimento e, com o início do calor, floresce. Os bulbos plantados na primavera, com os devidos cuidados, também criam raízes. Porém, a cebola deve ser preparada primeiro.
Datas de plantio de acordo com o calendário lunar e em diferentes regiões
O período em que as tulipas podem ser plantadas depende da região em que a planta é semeada:
- regiões do sul - fevereiro ou março;
- Faixa Média - abril;
- territórios do norte - maio.
De acordo com o calendário lunar, o plantio é recomendado nos dias 23 ou 24 de fevereiro, de 21 a 26 de março, de 17 a 24 de abril ou de 19 a 21 de maio. Para que os bulbos criem raízes, o procedimento deve ser concluído antes de julho. Nesse caso, uma condição importante para uma germinação bem-sucedida é uma temperatura adequada do solo a uma profundidade de 10 centímetros, que deve ultrapassar 9 graus.
Tecnologia para plantar tulipas na primavera
É permitido o plantio de tulipas na primavera, desde que seguidas as regras de preparo dos bulbos. Para que a planta crie raízes é necessário:
- embrulhe os bulbos em papel com pequenos furos e coloque-os na geladeira, mantendo a planta a uma temperatura de +4, +6 graus por dois a três meses (é possível mais);
- Coloque a cebola preparada em uma solução fraca de permanganato de potássio por meia hora;
- Inspecione as lâmpadas quanto a podridão ou outros defeitos.
Se as regras de preparo forem seguidas, após o início da primavera você poderá começar a plantar no solo.
Selecionando um local
Para germinar tulipas na primavera, é recomendável escolher um local com luz solar constante e suficiente. Caso contrário, a planta começará a buscar a fonte de luz. Você também deve plantar outras flores ao lado das tulipas, pois as primeiras caem rapidamente, deixando espaço vazio no canteiro.
Desinfecção
Desde que você siga as regras de preparação de tulipas para plantio na primavera, não será necessária desinfecção adicional da planta ou do solo.
Preparação do enredo
Após o derretimento da neve e o degelo do solo, recomenda-se cavar o canteiro onde se pretende plantar flores até a profundidade de uma pá de baioneta e soltá-lo. Isso garantirá um suprimento suficiente de oxigênio para a planta e uma boa sobrevivência das tulipas. Durante a escavação, é necessário adicionar uma pequena quantidade de areia, que servirá de drenagem.
Ao mesmo tempo, quaisquer fertilizantes orgânicos que não sejam esterco devem ser adicionados ao solo. A fertilização mineral (nitrogênio) também garante uma boa germinação.
Furos para lâmpadas
Recomenda-se fazer furos para lâmpadas a uma distância de 10 centímetros entre si. Antes de plantar, você deve regar os buracos preparados.
Plantando tulipas no chão
As flores na primavera são plantadas a uma profundidade de 10-13 (bulbos grandes) ou 5-8 (pequenos). Recomenda-se regar os furos de maneira uniforme, evitando o encharcamento da área. Depois disso, a planta é coberta com terra e o canteiro é nivelado. Ao final do procedimento, recomenda-se regar os bulbos duas vezes com intervalo de 20 minutos. Isso encerra o plantio de tulipas na primavera. Sujeito às regras descritas, os primeiros tiros aparecerão após duas semanas.
Como cuidar das tulipas plantadas?
As tulipas plantadas na primavera começam a florescer mais tarde. No período anterior à formação dos botões, recomenda-se a retirada regular do canteiro das ervas daninhas que interferem no crescimento normal da planta. Neste momento é necessário garantir rega suficiente, evitando o encharcamento do solo. A água não deve atingir os caules e folhas.
Após cada rega (chuva), deve-se soltar o solo próximo à flor durante a primavera. Isso garante um fluxo constante e suficiente de oxigênio para as raízes, acelerando assim o crescimento das plantas.
Após o aparecimento dos primeiros brotos, são introduzidos no solo fertilizantes minerais líquidos: nitrogênio, fósforo e potássio, misturados na proporção de 2:2:1.
Como cuidar das tulipas após a floração?
Após o desbotamento das tulipas, é recomendável remover as folhas caídas do canteiro, continuando a regar o canteiro por 14 dias. Após uma semana, as cabeças das plantas precisam ser aparadas. Graças a isso, as tulipas voltarão a florescer no próximo ano.
Os caules devem ser cortados quando a planta ficar completamente amarela. Ao realizar essas manipulações, é importante não tocar na lâmpada. Depois, no verão ou no outono, em um dia ensolarado, é necessário desenterrar e secar o material de plantio.
Doenças e pragas de tulipas
O não cumprimento das regras de plantio e cuidado das flores plantadas na primavera provoca:
- decomposição precoce (com excesso de umidade);
- ressecamento (por falta de umidade);
- desbaste dos caules (por falta de sol);
- mudança na cor das folhas, crescimento mais lento (devido ao solo ácido).
Mesmo que sejam seguidas as recomendações descritas, é impossível prevenir o desenvolvimento de doenças ou pragas. O seguinte pode causar a morte de flores:
- Variegação. A doença é caracterizada pelo murchamento dos botões e formação de estrias nos caules e folhas.Se aparecer variegação, é necessário destruir a flor e não plantar plantas neste local pelos próximos cinco anos.
- Podridão branca. É caracterizada pela formação de manchas cinza-azuladas na flor. A podridão branca se desenvolve em plantas que crescem em solos encharcados ou acidificados. Para prevenir a infecção, recomenda-se adicionar periodicamente pequenas quantidades de magnésio e cálcio ao solo. Se a doença for causada por excesso de nitrogênio, o solo deve ser fertilizado com cal. As flores afetadas devem ser completamente removidas junto com as raízes.
- Podridão úmida (fusarium). Distingue-se pelo aparecimento de manchas castanhas nas flores, ao longo do perímetro das quais existe uma faixa castanho-avermelhada. A podridão úmida se desenvolve em solos alagados durante o período em que os primeiros brotos são formados. A temperatura do ar deve exceder 20 graus. A flor afetada é removida. Dentro de 5 anos após a detecção do fusarium, não é recomendado plantar plantas no mesmo local.
Se houver deficiência de fertilizante, as tulipas não florescem. O plantio profundo de bulbos também pode levar a isso.