Os jardineiros costumam selecionar arbustos originais para decorar seus terrenos. Uma questão importante continua sendo a seleção correta das plantas, levando em consideração as condições climáticas. Existem certos requisitos para plantar spirea na Sibéria e cuidar dela. Embora o arbusto seja resistente à geada, é necessário prepará-lo adequadamente para o inverno.
- Características do cultivo de spirea na Sibéria
- Variedades adequadas
- Cinza
- Wangutta
- Salgueiro
- japonês
- folha de Carvalho
- Bilhar
- Como cultivar um arbusto?
- Seleção de material de plantio
- Preparação do solo e do local
- Como e quando plantar?
- Cuidados com flores
- Alimentação para crescimento e floração
- Como podar a spirea?
- Abrigo para o inverno
- Proteção contra doenças e pragas
- Reprodução de spirea na Sibéria
Características do cultivo de spirea na Sibéria
Spiraea é uma planta despretensiosa, mas o cultivo na Sibéria requer a única condição importante - a seleção de uma variedade adaptada a uma determinada zona climática. Existem muitas dessas variedades. Se seguir as regras de cuidado e nutrição, a planta produz floração abundante.
Variedades adequadas
Spiraea possui um grande número de variedades e muitos desses arbustos podem ser cultivados na Sibéria. A planta pode ser dividida aproximadamente, dependendo da época de floração, em primavera e verão. Os mais comuns deles são apresentados a seguir.
Cinza
Uma das variedades mais populares é a híbrida. Obtido pelo cruzamento de erva de São João e spirea branco-acinzentada. O arbusto apresenta flores brancas com tonalidade acinzentada, formando buquês distribuídos por toda a extensão do broto. Floresce durante todo o mês, começando em meados de maio.
A planta está se espalhando, atingindo altura de até 2 metros. A coroa é formada por brotos espalhados. As lâminas das folhas são oblongas e apresentam uma rica cor esmeralda. A parte inferior da lâmina foliar é de cor acinzentada.
O representante brilhante deste híbrido é reconhecido Spiraea Grefsheim. Tem um aspecto original e exuberante e caracteriza-se por uma maior robustez invernal. Floresce no segundo ano após o plantio. O período dura de 35 a 45 dias. As flores são duplas, pequenas, com 10 mm de diâmetro, reunidas em buquês.
Wangutta
Outro representante do híbrido. Caracterizado por maior resistência ao gelo. Representante de arbustos grandes, a altura e a extensão podem chegar a 2 metros.
A formação do arbusto ocorre devido aos ramos espalhados, abundantemente recobertos por folhagem recortada. Cor da folha: verde na parte superior, azulada na parte inferior.Flores pequenas, de até 60 mm, formam buquês distribuídos por todos os ramos. Floresce em meados de junho. Algumas variedades de arbustos repetem a floração em agosto.
Salgueiro
O arbusto é ereto e cresce até 2 metros. Os ramos têm tonalidade avermelhada, são recobertos por folhagem pontiaguda, atingindo 0,1 m de comprimento.Uma característica é que as lâminas das folhas são esbranquiçadas não por baixo, mas por cima.
Buquês piramidais compostos por flores rosadas e esbranquiçadas estão distribuídos por todo o arbusto. É resistente ao frio e tem maior resistência. Prefere crescer perto de corpos d'água.
japonês
É a spirea japonesa mais recomendada para cultivo na Sibéria. Caracterizado por maior resistência a mudanças de temperatura e geadas. Um pequeno arbusto de 1 a 1,6 metros de altura é caracterizado por um formato hemisférico. As folhas, de tonalidade rosada e azuladas na parte inferior, conferem à planta um charme especial e um aspecto decorativo. Floresce com pequenas flores rosa-avermelhadas. No outono, o arbusto aparece como uma bola vermelho-rosa. A duração da floração é de até 2 meses. Este híbrido possui as seguintes variedades:
- Pequena princesa. Arbusto baixo, de até 0,65 me diâmetro de até 1,4 m, com pequena folhagem verde escura. Floresce em meados do verão e caracteriza-se pela boa resistência ao frio.
- Princesa Dourada. Difere do arbusto descrito acima no tamanho, podendo atingir um metro de altura. Totalmente coberto por folhagem amarela.
- Shirobana. Arbusto de até 0,8 m de altura, copa com até 1,3 metros de diâmetro. Caracterizado por folhas verdes estreitas. As flores são brancas, às vezes rosadas, florescendo na segunda década do verão.
- Chama Dourada. Um representante de arbustos baixos, de até 0,7 m, cobertos por uma folhagem brilhante e de uma beleza deslumbrante.Eles têm uma cor amarela brilhante com um tom laranja, depois adquirem um amarelo rico, depois uma cor esverdeada e, finalmente, tornam-se laranja-cobre. A cor das flores é rosa com tonalidade vermelha.
folha de Carvalho
É caracterizada pela despretensão e cresce mesmo em solos rochosos. É um pequeno arbusto com pequenas folhas verdes que ficam douradas no outono. As flores são creme, reunidas em buquês. A duração da floração é de 20 a 25 dias.
Bilhar
Um híbrido que representa um arbusto alto que atinge 2 metros de tamanho. Os ramos do arbusto são densamente recobertos por folhagem felpuda de até 0,1 m de comprimento e as flores estão unidas em inflorescências piramidais. A planta não produz sementes, por isso é propagada por estacas. Caracterizado por maior resistência ao gelo e capricho em condições de sombra.
Como cultivar um arbusto?
Cultivar arbustos não é difícil. O sucesso do desenvolvimento das plantas depende do trabalho preparatório corretamente realizado e da implementação do procedimento de plantio. O pouso correto é a chave para o sucesso. Portanto, é importante comprar mudas de boa qualidade e escolher um local.
Seleção de material de plantio
Um ponto importante continua sendo a aquisição de material de plantio saudável e que atenda a todos os requisitos de qualidade, bem como a escolha exatamente das espécies adequadas para uma determinada região. Spiraea é reconhecida como um arbusto resistente e resistente à geada, por isso quase todas as variedades são capazes de se adaptar à Sibéria.
Requisitos primários:
- Recomenda-se adquirir em pontos de venda especializados;
- Uma inspeção visual do arbusto é importante: durante o plantio na primavera não deve haver botões inchados ou folhas emergentes, e durante o plantio no outono o arbusto deve perder as folhas;
- inspecionar as raízes (se estiverem abertas): as raízes devem estar elásticas, sem sinais de mofo, pequenos danos aumentam a chance de infecção;
- Ao comprar arbustos em recipientes, plante spirea a qualquer momento.
Preparação do solo e do local
A seleção do local mais favorável e o preparo do solo que atenda às exigências é a chave para o pleno desenvolvimento do arbusto.
Apesar de a planta ser considerada despretensiosa, é necessário criar condições para uma rápida adaptação e floração abundante. Por isso, recomenda-se escolher uma área ensolarada, pois o plantio em área sombreada reduz as qualidades decorativas do arbusto. É indesejável plantar em terras baixas, principalmente onde se acumulam umidade e frio..
A cultura possui sistema radicular bastante desenvolvido, portanto, é indesejável plantá-la próximo a arbustos e árvores frutíferas. Spiraea requer solo leve e enriquecido que permite a passagem fácil de oxigênio. No plantio na primavera, é importante preparar o solo no outono e adicionar os fertilizantes necessários.
Como e quando plantar?
Os arbustos são plantados na primavera ou no outono, dependendo da variedade selecionada e do período de floração. Ao florescer na primavera, recomenda-se plantar no outono. Período ideal: agosto - início de setembro. As variedades tardias devem ser plantadas no início da primavera.
Sequenciamento:
- Primeiro, o poço de pouso está preparado. Isso é feito alguns dias antes do pouso. Profundidade até 0,7 m, largura depende do tipo de arbusto e do grau de desenvolvimento do sistema radicular.
- Ao plantar mais mudas, é recomendado manter distância. Se o plantio for para sebe, a distância é de 0,3 a 0,5 m Para mudas isoladas: baixo crescimento - 0,8 m, alto - não menos que um metro.
- Colocar uma camada de drenagem no fundo, recomenda-se usar brita, tijolo triturado e argila expandida.
- Se a muda tiver a raiz nua, deve-se colocá-la em líquido e regar o arbusto do recipiente.
- A seguir, recomenda-se aparar os brotos e encurtar as raízes em 2 a 3 cm.
- Misture o solo com fertilizantes, varra uma colina e coloque um arbusto sobre ela.
- Polvilhe o arbusto com terra, compacte bem e regue.
- Certifique-se de aplicar cobertura morta, usar turfa, húmus e agulhas de pinheiro.
Cuidados com flores
Requisitos mínimos de cuidados com a colheita:
- É necessária rega constante, embora a planta seja reconhecida como resistente à seca. Spirea deve receber de 12 a 16 litros de líquido por mês. Em climas quentes, a rega é feita uma vez a cada 14-16 dias, devendo ser abundante, principalmente para as recém-plantadas.
- Após a rega, o solo deve ser solto para evitar a formação de crostas. O afrouxamento é feito com cuidado e superficialidade para não ferir as raízes.
- Periodicamente é necessário adicionar uma camada de cobertura morta para reter a umidade e criar um microclima.
Alimentação para crescimento e floração
Para uma frutificação abundante, é importante aplicar fertilizantes em tempo hábil. Na primavera, são introduzidas preparações contendo nitrogênio ou matéria orgânica. No início do verão, o arbusto precisa ser alimentado com um complexo de preparações minerais. No final do verão, enriqueça o solo com preparações de fósforo e potássio.
Como podar a spirea?
A poda sanitária dos arbustos é realizada na primavera, todos os brotos enfraquecidos e danificados são removidos. Para culturas com flores de primavera, apenas os topos devem ser aparados. Nos posteriores, todos os ramos são encurtados em 1/3. Para arbustos de sete anos, recomenda-se realizar podas anti-envelhecimento: retirar todos os ramos, deixando 6 a 7 ramos jovens.
Abrigo para o inverno
A planta é considerada resistente à geada, mas ainda precisa de abrigo. Os galhos devem ser amarrados e dobrados ao solo, polvilhados com folhas e agulhas de pinheiro.
Proteção contra doenças e pragas
A planta não é suscetível a doenças. Mas a spirea é apreciada por pragas, especialmente os ácaros. Sinais de danos: teias de aranha, amarelecimento e queda de folhas, aspecto doentio da planta. O tratamento com Fosfamida e Karbofos será eficaz.
Pulgões que dominam uma planta sugam seus sucos. Recomenda-se o uso de Pirimor ou outros medicamentos.
Reprodução de spirea na Sibéria
Essa cultura se reproduz de diversas maneiras. Cada um deles tem seus prós e contras, enquanto algumas variedades são adequadas apenas para um método. Por exemplo, Billarda é cultivada apenas por meio de estacas.
Métodos de reprodução:
- Seminal. Apenas arbustos específicos de espécies se reproduzem; variedades híbridas não dão frutos. As sementes são coletadas de cápsulas maduras. A taxa de germinação é alta. As sementes são semeadas em recipientes preparados, regadas e cobertas com filme. Depois que as filmagens aparecerem, retire o filme. Quando aparecerem 2-3 folhas, mergulhe.
- Em camadas. Uma maneira simples e eficaz. Na primavera, dobre os galhos inferiores do arbusto até o chão, prenda e polvilhe, deixando o topo. No outono, plante as mudas em uma área permanente.
- Estacas. O coeficiente de enraizamento é 70. Depende do período de floração: os primeiros arbustos são cortados nos primeiros dias de junho, os tardios - em julho. Se as estacas forem lignificadas, é realizada no outono. Prepare estacas com 5 a 6 folhas, o comprimento recomendado é de 0,1 m, retire a folhagem inferior. Mergulhe em um estimulador de crescimento por meio dia. Plante em recipientes preparados com mistura de solo em ângulo. Cubra com potes ou filme. Irrigue periodicamente e faça regas regulares.Durante o inverno, desenterre e cubra as mudas e na primavera plante-as em uma área de crescimento constante.
O cumprimento de requisitos simples de plantio e cuidados contribui para o desenvolvimento ativo e a floração abundante do arbusto; o tratamento preventivo oportuno preservará a flor de pragas.