Spiraea (em várias fontes referida como Meadowsweet) é uma planta ornamental que se distingue por pequenas flores que formam grandes buquês. Os arbustos são classificados em dois grandes grupos, dependendo da época de floração (primavera e outono). Apesar de pertencer a culturas ornamentais, a propagação da spirea, o plantio e o cuidado da planta não causam dificuldades.
- Descrição geral da spirea
- Variedades e tipos de plantas
- Sutilezas do cultivo
- Seleção de material de plantio
- Preparação do solo e do local
- Como e quando plantar?
- Cuidados adicionais com a planta
- Esquema de energia
- Modo de irrigação
- Capina e afrouxamento
- Cobertura morta
- Poda de arbusto
- Abrigo para o inverno
- Doenças e pragas de plantas
- Métodos de reprodução
- As nuances do cultivo na Sibéria, nos Urais e na região de Moscou
- Aplicação em paisagismo
Descrição geral da spirea
Spirea possui os seguintes recursos:
- altura do arbusto - até 2,5 metros (variedades de plantas altas) ou 15 centímetros (anão);
- o sistema radicular é fibroso, superficial;
- a cor dos ramos varia do escuro ao cinza;
- a cor das flores varia do carmesim ao branco;
- não gosta do inverno (com exceção das espécies anãs);
- uma inflorescência forma várias flores pequenas;
- o arranjo das inflorescências depende da variedade do arbusto.
A variedade de spirea determina em grande parte a aparência da planta. Em particular, existem variedades em que os ramos ficam em pé ou rastejam pelo solo. Esta cultura é plantada para formar sebes, decorar jardins e jardins de pedras. Portanto, antes de adquirir um arbusto, é recomendável decidir com antecedência a finalidade do plantio de spirea.
Variedades e tipos de plantas
As Spiraea são classificadas em dois grupos, dependendo do período de floração: primavera e outono. Na Rússia central e na Sibéria, os jardineiros preferem cultivar as seguintes variedades de arbustos:
- Média. Distingue-se pelo seu grande tamanho (até dois metros) e maior resistência à seca e às geadas. As flores brancas abrem em maio e duram três semanas.
- Folha de bétula. Arbusto de 1 a 2 metros, capaz de crescer na Sibéria. As flores com folhas de bétula, que aparecem em maio, são coletadas em botões brancos de até 10 centímetros de diâmetro.
- Gorodchataya. Uma pequena variedade (até um metro) de spirea com grandes inflorescências de tonalidade dourada. A cultura se diferencia pela resistência à seca e às geadas, além de um bom sistema radicular que fortalece a drenagem do solo.
- Cinza.Os arbustos de Spiraea desta variedade produzem muitas flores grandes, fazendo com que os ramos se dobrem em direção ao solo.
- folha de Carvalho. Os botões produzidos pelas flores brancas lembram guarda-chuvas e ficam retidos na planta por 25 dias, de maio a junho. A variedade Oak Leaf Spiraea permite formar arbustos crespos.
Existem outros tipos de culturas hortícolas. Os criadores desenvolveram variedades que começam a florescer no meio do verão. E várias variedades anãs se distinguem por uma copa larga.
Sutilezas do cultivo
Spiraea é uma planta pouco exigente. Algumas variedades podem resistir a secas prolongadas e baixas temperaturas. O arbusto cresce bem em ambientes urbanos com ar poluído. As primeiras flores (com exceção das variedades anuais) aparecem nos ramos no terceiro ano após o plantio em campo aberto.
Seleção de material de plantio
Na hora de escolher o que plantar em um terreno particular, é recomendável levar em consideração a finalidade do cultivo da planta. Na formação de uma sebe, deve-se dar preferência a variedades altas de arbustos. Se você planeja criar uma tênia, então você precisa comprar uma spirea com um longo período de floração que tolere bem o corte. E os tipos de culturas anãs são adequados para colinas alpinas.
Preparação do solo e do local
Recomenda-se plantar spirea em locais bem iluminados. Neste caso, o arbusto florescerá anualmente. A cultura cresce em vários solos. No entanto, relva leve ou solo frondoso com uma reação ligeiramente ácida ou neutra é considerado ideal para o cultivo.
Se você planeja plantar em solos argilosos, durante o preparo será necessário adicionar uma mistura de areia e turfa. A qualidade dos solos arenosos é melhorada com uma pequena quantidade de argila.Além disso, antes do plantio, os jardineiros recomendam alimentar os arbustos Fertilizante AVA (uma colher de sopa é suficiente para cada arbusto).
Como e quando plantar?
A época ideal para o plantio de spirea é o outono. As variedades que florescem no verão podem ser transferidas para campo aberto no início da primavera, desde que o solo tenha tido tempo de aquecer e os botões não tenham inchado. Recomenda-se que os primeiros arbustos, cujos botões aparecem nos galhos em maio, sejam plantados no outono. Durante esse período, a planta tem tempo de criar raízes suficientes para sobreviver à geada. É necessário replantar os arbustos seguindo os prazos indicados.
Antes de transferir as mudas para terreno aberto, será necessário preparar o local. Para fazer isso, em uma área pré-selecionada, você precisa cavar um buraco cujo tamanho seja um pouco maior que o sistema radicular. A profundidade do furo deve ser de 70 centímetros, já que a camada de drenagem terá 20 centímetros. Depois disso, você precisa fazer o seguinte:
- Despeje um monte de terra no buraco.
- Coloque o arbusto no centro do morro, endireitando as raízes.
- Cubra a estaca com terra para que o colo da raiz fique nivelado com o solo.
- Encha o solo ao redor da muda com 2 a 3 baldes de água.
Após a conclusão das ações descritas, será necessário cobrir o solo próximo ao arbusto, preenchendo-o com uma camada de turfa de 7 centímetros de espessura. Ao desenvolver um esquema de plantio (se o jardineiro planeja cultivar vários arbustos de spirea), você deve levar em consideração o tamanho da futura planta e cavar buracos a uma distância de 1 a 2,5 metros. Devido à localização próxima, a cultura não se desenvolverá, por isso será necessário plantar arbustos no futuro.
Cuidados adicionais com a planta
Cuidar da spirea é bastante simples. A planta é despretensiosa e requer umedecimento e fertilização periódica (mas não frequente) do solo.
Esquema de energia
Os jardineiros usam vários esquemas de fertilização. Tradicionalmente, a planta é fertilizada três vezes por temporada:
- Na primavera. São aplicados fertilizantes minerais ou orgânicos. As variedades de floração precoce também requerem fertilizantes complexos contendo micronutrientes.
- No final de julho. Fertilizantes minerais complexos são aplicados sob o arbusto.
- No final do verão. O arbusto é alimentado com fertilizantes contendo fósforo e potássio. Esses microelementos prepararão a planta para um longo inverno.
No final do verão ou início do outono, é proibido fertilizar arbustos com fertilizantes que contenham nitrogênio. Este elemento estimula o crescimento de novos rebentos, em cujo desenvolvimento a planta gasta muita energia, pelo que não tem tempo de se preparar para o inverno em 2 meses.
Recomenda-se aplicar a fertilização junto com a rega. Após a fertilização, o solo ao redor do arbusto deve ser solto, garantindo assim o fluxo de oxigênio para as raízes.
Modo de irrigação
A frequência da rega depende das condições climáticas em que o arbusto cresce. Spiraea tolera bem a seca. Mas nos verões quentes requer rega periódica. Uma planta jovem precisa ser umedecida com mais frequência. Com o tempo, a frequência da rega pode ser reduzida. O volume de água utilizado para umedecer o solo é determinado em função da variedade da planta. Não mais do que 1,5 baldes devem ser despejados sob um arbusto alto e até 10 litros sob uma spirea anã.
Capina e afrouxamento
É necessário remover ervas daninhas do solo ao redor dos arbustos jovens. As espireas grandes impedem o crescimento de ervas daninhas devido à sua copa densa. O solo deve ser solto após cada rega.
Cobertura morta
Como cobertura morta para spirea, utiliza-se turfa, serragem ou cascas de sementes ou pimenta. Esses componentes devem ser despejados em um círculo sob a copa do arbusto com uma camada de 6 a 8 centímetros. A cobertura morta evita a rápida evaporação da umidade do solo.
Poda de arbusto
É necessário podar a spirea várias vezes por temporada. Além disso, em cada caso, são perseguidos objetivos diferentes. Os jardineiros não podam a spirea no outono, exceto nas situações em que seja necessária a retirada dos brotos afetados. Um procedimento semelhante é realizado com o início do cio. Nesta época do ano, os rebentos danificados pela geada precisam ser removidos.
A poda formativa é realizada no início da primavera ou após a floração. O momento deste procedimento depende da variedade do arbusto plantado. Mais frequentemente, para dar uma certa forma à spirea, os ramos são podados após a floração.
Nos arbustos anões, para isso é necessário encurtar os ramos em 2 botões, nos altos - em um terço do tamanho original.
Após 7 anos, para prevenir a morte prematura, a spirea precisa ser rejuvenescida. Para fazer isso, você precisará cortar os brotos antigos, deixando de 5 a 7 galhos novos.
Abrigo para o inverno
A maioria das variedades de arbustos requer a aplicação de fertilizantes de potássio e fósforo em agosto e, após a queda das folhas, irrigação com recarga de água e cobertura morta do solo com húmus. As variedades não resistentes à geada precisam ser cobertas antes do início do frio. Para fazer isso, você precisa amarrar os galhos, dobrar o feixe resultante no chão e cobri-lo com folhas caídas.
Doenças e pragas de plantas
Spiraea adoece principalmente devido à alta umidade. Nesses casos, a planta é afetada por mofo cinzento ou oídio. Para prevenir a infecção, recomenda-se o uso de fungicidas com cobre, solução de enxofre coloidal ou Fitosporina.
As pragas mais comuns em arbustos são pulgões, moscas brancas, ácaros ou moscas azuis. Fitoverm, Metaphos e Actellik ajudam a eliminar esses insetos.
Métodos de reprodução
Spiraea pode ser propagada por sementes, camadas ou estacas. A primeira opção é a mais trabalhosa e com menor probabilidade de produzir resultados. Para propagar a planta, é necessário semear as sementes em recipientes cheios de uma mistura de terra frondosa e turfa. Em seguida, o solo deve ser tratado com Fitosporina ou solução de permanganato de potássio. 60-90 dias após o aparecimento dos primeiros brotos, a planta é transplantada para o local.
A reprodução por estratificação é realizada na primavera. Neste momento, é necessário pressionar um dos galhos inferiores contra o solo, retirando-o e cobrindo a ponta com terra. No outono, o broto deve estar coberto de folhas. Na próxima primavera, quando o galho criar raízes, você poderá começar a replantar o arbusto em um novo local.
Dividir o arbusto é o método de propagação mais eficaz. Para conseguir uma nova planta, é necessário cortá-la no verão ou no outono (dependendo da variedade) e colocar a muda em uma mistura de areia e turfa. Na próxima primavera, um novo arbusto será plantado no local.
As nuances do cultivo na Sibéria, nos Urais e na região de Moscou
Na região de Moscou e na parte sul dos Urais, a maioria das variedades de spirea pode ser cultivada. Nas regiões Norte do país, recomenda-se o plantio de arbustos anões, não esquecendo de criar abrigo.
Aplicação em paisagismo
Devido à variedade de variedades, a spirea é frequentemente escolhida para projetos paisagísticos. O arbusto é plantado como planta única e nas proximidades de outras culturas. Anão variedades de spirea plantado ao longo de caminhos ou em colinas alpinas. Arbustos altos são usados para criar sebes.