Os produtores de flores cultivam petúnia há mais de 100 anos. O aspecto ampeloso da planta atrai pela sua versatilidade. Variedades de petúnia ampelosa podem ser cultivadas em canteiros de flores, vasos de flores, vasos de flores e em varandas. Graças às vinhas penduradas com flores exuberantes, a planta torna-se uma decoração do jardim ou da sala.
- Características da petúnia ampelosa
- As melhores variedades de petúnia ampelosa
- Onda fácil
- Surfínia
- Avalanche
- Veludo
- Ópera Suprema
- Mashenka
- Explorador
- Veludo preto
- Svetlana
- A rainha da neve
- Catarina
- Características de cultivo e cuidado de petúnia ampelosa
- Cultivo de mudas a partir de sementes
- Plantar flores em terreno aberto
- Regar e fertilizar
- Formação de arbusto
- Coletando sementes
- Como uma flor se reproduz?
- Cultivo de petúnia ampelosa em vasos de flores
- Regras de pouso
- Cuidado
- Iluminação
- Temperatura
- Rega
- Alimentando
- Cuidando dos botões
- Controle de doenças e pragas
Características da petúnia ampelosa
Ao contrário de outros tipos de culturas decorativas, a suspensa distingue-se pelo facto de:
- Os brotos pendem em vez de crescer.
- O comprimento das hastes varia de 30 centímetros a um metro.
- As folhas são verdes claras, ligeiramente pubescentes.
- Pétalas de várias cores não são totalmente cortadas, parecem sinos.
- Foram desenvolvidas variedades de flores pequenas e de flores grandes.
Você pode escolher entre uma variedade de variedades de petúnias ampelosas, tipos com flores simples e flores duplas. Mas o cultivo de uma planta ornamental requer atenção cuidadosa às condições de cultivo e aos cuidados com a colheita.
As melhores variedades de petúnia ampelosa
Os criadores forneceram aos produtores de flores a escolha da variedade de petúnia ampelosa que pode crescer em vasos de flores. Todos eles se distinguem pela duração da floração e pelas exigentes condições de cultivo.
Onda fácil
A variedade de criadores americanos pode ser cultivada em vasos e canteiros de flores. O arbusto compacto floresce com sucesso em vasos de 7 litros. Neste caso, as flores formam uma nuvem exuberante, atrás da qual a folhagem não é visível. No início, os caules da planta atingem 25-30 centímetros, crescendo gradativamente até 1 metro. No canteiro de flores, a petúnia forma um tapete contínuo e brilhante.
Dentre as variedades da variedade, podemos distinguir aquelas cujas pétalas são de cor amarela. Uma petúnia interessante tem flores vermelho-escuras e centro preto, pétalas carmesim ou roxas com uma faixa branca no meio. O comprimento dos botões híbridos chega a 7 centímetros. As flores grandes têm um aroma sutil de violeta.
Surfínia
A peculiaridade do híbrido é:
- floração precoce;
- poder do caule;
- variedade de cores;
- formação de uma luxuosa tampa de pequenas flores.
Comemorado por variedades de petúnia a ternura das pétalas, sua sofisticação. Eles são usados na decoração de varandas, gazebos e casas.
Avalanche
A variedade se distingue por flores grandes com diâmetro de 10 centímetros, semelhantes em aparência a um gramofone. Pétalas com centro e borda amarelos são atraentes devido ao seu caráter incomum. A planta fica coberta de botões durante todo o período de crescimento. Assemelha-se a uma avalanche brilhante de flores. A ramificação dos caules permite a utilização de petúnias em canteiros de cobertura do solo. A flor serve de decoração para fachadas de casas.
Veludo
Folhagem aveludada e flores grandes são características do híbrido. A petúnia ampelosa pode ser monocromática, do branco ao roxo escuro e rosa. Há também pétalas decoradas com manchas, listras e pontos. A variedade Velvet é uma excelente planta de mel.
Ópera Suprema
A petúnia ampelosa clássica não exige luz, nutrição e é despretensiosa no cuidado. Os rebentos flexíveis da flor crescem rapidamente, espalhando-se e formando tufos exuberantes. Quando pequenas, as flores formam bolas densas nas cores coral, azul-violeta, lilás e rosa. Existem exemplares com pétalas brancas e centro amarelo.
Mashenka
O híbrido possui caules densamente ramificados de até 80 centímetros de comprimento. As flores rosa em forma de funil são decoradas com uma garganta amarela. Petúnia floresce abundantemente durante todo o verão. A flor é usada para cultivo em vasos. A cultura se tornará uma verdadeira decoração da varanda.
Explorador
O híbrido é caracterizado por forte crescimento de brotos. Com o tempo, os cílios chegam a 80-100 centímetros. O diâmetro médio das flores varia de 5 a 7 centímetros. A superfície cerosa brilhante das pétalas pode ser danificada pela chuva, mas é rapidamente restaurada. A série, de cores variadas, é utilizada como cobertura de solo e para pendurar cestos.
Veludo preto
O híbrido apareceu por polinização livre. Os botões são roxos escuros, quase pretos, tão bonitos que são escolhidos para decorar jardins. Além disso, o aspecto ampeloso se combina com outras flores do canteiro. E em vasos pode ser diversificado com variedades de cores contrastantes.
Svetlana
A variedade ampelosa distingue-se pelas vinhas longas até 1 metro e flores pequenas com diâmetro inferior a 5 centímetros. Pétalas rosa são decoradas com veios escuros. A cultura prefere áreas iluminadas do jardim. Ela floresce mais abundantemente em climas quentes.
A rainha da neve
O híbrido com hastes suspensas de 80 centímetros de comprimento parece arejado e festivo. As flores da planta são grandes e brancas como a neve. Petúnia é cultivada em mudas. É resistente à seca e adora luz. Após o início do frio, os vasos com petúnias podem ser levados para dentro de casa. Continuará a florescer.
Catarina
A variedade ampelosa é caracterizada por longos brotos pendentes de 80 centímetros. As flores nos caules são pequenas, de 5 centímetros, de cor salmão com veios escuros. Como planta em cascata é utilizada na concepção de varandas e fachadas de casas.
Características de cultivo e cuidado de petúnia ampelosa
Petúnia geralmente é cultivada em mudas em terreno aberto. Assim consegue criar raízes e florescer durante todo o verão.
Cultivo de mudas a partir de sementes
Já em fevereiro e início de março, começam a ser plantadas sementes de flores. O solo é selecionado entre 2 partes de turfa, húmus e solo de jardim. Para aumentar a frouxidão do solo, é necessária areia grossa.
As sementes coletadas de forma independente são conservadas em solução de permanganato de potássio. Em seguida, são lavados, secos e misturados com areia. Depois de colocar a semente em solo úmido, cubra-a com vidro ou filme. Coloque os recipientes com petúnias em local aquecido.As plantações são ventiladas diariamente e regadas conforme necessário.
Quando aparecem os brotos, as caixas com as mudas são colocadas em parapeitos iluminados. As mudas são regularmente regadas e alimentadas com soluções de fertilizantes orgânicos e minerais.
Plantar flores em terreno aberto
Petúnia deve ser replantada quando a ameaça de geada passar. À noite, as caixas com mudas são levadas para a área preparada. Os furos são espaçados dependendo do tamanho das flores da variedade. Para os pequenos, basta uma folga de 10 centímetros, para os grandes - 25-30.
Os arbustos plantados são regados e cobertos com turfa ou húmus.
Regar e fertilizar
Petúnias precisam de umidade moderada. Portanto, é necessário regar o solo à medida que a camada superior do solo seca. Durante a temporada, 6 a 8 regas são suficientes. É aconselhável que a água não entre nas flores.
Fertilize variedades de flores ampelosas em solo esgotado. Antes da floração é necessário aplicar fertilizantes de fósforo e potássio para melhorar a formação de botões.
Formação de arbusto
Em meados do verão, os brotos da planta se ramificam fortemente, então alguns deles são removidos. Uma petúnia ampelosa é formada encurtando os brotos em 2/3. Para evitar a exposição da parte inferior da bucha, aperte o topo das hastes.
Seguir as regras de cuidado ajudará a deixar o arbusto bem cuidado. Se não houver umidade e microelementos suficientes, as folhas e os botões começarão a cair. Então eles precisam ser aparados e a planta alimentada.
Coletando sementes
Normalmente, as flores desbotadas de petúnia são removidas, por isso não esperam até que as sementes se formem. Para não perder o procedimento, deve-se deixar os botões nas hastes inferiores da planta. Após 2 meses, as sementes amadurecem, são colhidas e secas.Ao propagar por sementes, você precisa saber que as propriedades varietais de uma planta raramente são transmitidas.
Como uma flor se reproduz?
O método de cultivo de petúnias com sementes só é adequado para material de plantio adquirido na loja. Se você mesmo coletar as sementes, é improvável que obtenha as mesmas flores. As sementes da flor são muito pequenas, devem ser plantadas colocando-as na superfície do solo. As caixas com petúnias são guardadas sob um pneu em local aquecido por um mês. Em seguida, os recipientes com os brotos são colocados em locais bem iluminados da casa. É melhor plantar plantas com 3-4 folhas e botões no jardim.
As estacas para propagação são cortadas em fevereiro-março. Isso requer plantas-mãe saudáveis. Os brotos de 10 centímetros de comprimento devem ter de 4 a 6 folhas. As mudas são plantadas em caixas com solo nutritivo, enterradas com um quarto de profundidade. As folhas são arrancadas, restando 2 pedaços. Os rebentos criam raízes no 5-6º dia. Uma característica do método de propagação vegetativa é que a cultura começa a florescer no 25º ao 30º dia.
Cultivo de petúnia ampelosa em vasos de flores
Como preferem cultivar petúnias ampelosas em vasos fechados, é preciso conhecer as regras para esse cultivo de plantas. Muitas pessoas preferem plantar flores imediatamente em vasos e depois levá-las ao ar livre.
Regras de pouso
Para plantar em cestos suspensos e vasos de flores, prepare recipientes com volume de 7 a 10 litros com furos para escoar o excesso de líquido. Encha os potes com solo nutritivo e com boa permeabilidade à água e ao ar.
Você pode semear 2-3 sementes em 1 vaso. Isso geralmente é feito em março. Certifique-se de cobrir os recipientes com filme e colocá-los em local aquecido e com temperatura do ar acima de 23 graus. As plantações devem ser ventiladas e regadas.
Assim que as mudas aparecem, os vasos são pendurados ou colocados em parapeitos ensolarados. Quando não há sol suficiente, é fornecida iluminação artificial. Petúnias precisam de 12 horas de luz solar. Após o aparecimento de 1 a 2 folhas verdadeiras, é necessário transplantar as mudas para outro recipiente, deixando 1 a 2 plantas no vaso. Eles vão crescer, ocupando todo o espaço dos vasos.
Cuidado
Você precisa cuidar das plantações em vasos da mesma forma que em terreno aberto. Mas aqui todos os procedimentos são feitos com cuidado, tentando não danificar as hastes pendentes da petúnia ampelosa.
Iluminação
Petúnia é uma planta que adora luz. Floresce bem em áreas abertas. Na sombra, as flores serão menores e a cor ficará mais pálida. Mas a luz solar direta pode causar o ressecamento das folhas e botões. É por isso que escolhem locais do jardim onde a luz será moderada.
Temperatura
A temperatura ideal para petúnias será entre 20 e 25 graus. Se o verão for quente, é preciso proteger as flores dos raios escaldantes do sol ou colocá-las em vasos dentro de casa, na varanda. Mas o frio não permitirá que a planta floresça abundantemente. Quando começa o frio, em agosto-setembro, eles trazem vasos de flores para dentro de casa ou varanda.
Rega
A falta de umidade é perigosa para as culturas ornamentais. As flores começam a murchar e uma camada pegajosa se forma nas folhas devido aos óleos essenciais evaporados. E isso atrai insetos nocivos. Portanto, é necessário evitar que o torrão de terra no vaso seque. Quanto mais desenvolvida a planta, mais umidade ela necessita. Regue de manhã ou à noite com água macia à temperatura ambiente.
Alimentando
Petúnias precisam de mais nutrição antes de florescer. Eles precisam de compostos de fósforo e potássio. Portanto, regue o solo dos vasos com uma solução de superfosfato e sal de potássio. Para fazer isso, dissolva os complexos minerais em um balde com água.Você pode substituí-los por cinza de madeira tomando 50 gramas de cinza em pó para cada 10 litros de água.
Cuidando dos botões
A abundância de inflorescências depende da remoção oportuna de botões desbotados. Eles são cortados junto com os pedicelos. Então a cabeça das variedades ampelosas da cultura ficará perfeita, sem inflorescências secas. E a planta usará sua força para renovação e rejuvenescimento.
Controle de doenças e pragas
As principais causas de infecções fúngicas em uma flor são muita umidade e calor. É assim que os organismos patogênicos infectam as plantas em canteiros de flores e cestos suspensos. As folhas começam a ficar manchadas, ressecam e os botões começam a cair sem abrir. É necessário regar menos as culturas durante as estações chuvosas. As doenças podem ser evitadas pulverizando-se com calda bordalesa 2 a 3 vezes durante a estação de crescimento.
Os pulgões nas folhas são controlados tratando os arbustos com agentes inseticidas. Uma infusão de tabaco também ajudará. O ácaro adora atacar a flor. Ele começará a sugar o suco da planta e secará. É necessário infundir um punhado de cascas de cebola por 12 horas em água quente na quantidade de 0,5 litro. Em seguida, dilua a infusão com água e regue a petúnia.
O cumprimento das regras da tecnologia agrícola de flores é um dos métodos eficazes de prevenção de doenças e ataques de pragas.