Petúnias são comuns na Rússia. Eles são cultivados em chalés de verão, varandas e em vasos nos parapeitos das janelas dos apartamentos. Uma das questões mais significativas sobre o cultivo da petúnia continua sendo a questão de preservá-la para o inverno, para isso são utilizados métodos de replantio ou estacas.
- Vantagens de crescer a partir de mudas
- Qual é a melhor época para propagar petúnia?
- Estacas de verão
- É possível cortar petúnia no outono?
- Estacas de inverno
- Quais variedades são adequadas para isso?
- Como propagar adequadamente a petúnia a partir de mudas
- Na água
- No chão
- O que fazer em caso de erros
- O que fazer após o procedimento
Vantagens de crescer a partir de mudas
As estacas são um método de propagação vegetativa da petúnia, em que uma estaca é separada dos arbustos-mãe e enraizada na água ou no solo. A vantagem deste método simples reside na preservação total das propriedades de uma planta adulta.
Além das estacas, as petúnias são propagadas por sementes. Este método não é muito eficaz devido à incapacidade de prever antecipadamente o resultado do pouso. No plantio de sementes é impossível influenciar as fases de desenvolvimento das mudas.
Algumas petúnias se reproduzem apenas vegetativamente; esses tipos incluem numerosas variedades duplas. Essas variedades constituem uma parte significativa das coleções de petúnias coletadas por jardineiros amadores em todo o mundo.
As vantagens das estacas são geralmente chamadas de vários parâmetros:
- preservação das características do genótipo da planta mãe por meio de estacas dela;
- tempo de enraizamento curto em comparação ao plantio de sementes;
- aumento da robustez da planta obtida a partir de estacas da planta mãe;
- economia monetária em sementes ou mudas.
Qual é a melhor época para propagar petúnia?
Os especialistas no cultivo de flores consideram uma das principais vantagens das características agrotécnicas da petúnia a possibilidade de realizar cortes em qualquer época do ano. Isso permite propagar uma planta doente ou danificada sem esperar o momento ideal.
Caso não haja necessidade urgente de realização de mudas, escolhe-se para isso o período de fevereiro a maio.
Estacas de verão
O cultivo de petúnias no verão tem várias vantagens:
- disponibilidade de luz natural devido ao aumento do horário de verão;
- condições ideais de temperatura.
No verão, as mudas são usadas para produzir plantas que podem florescer dentro de casa em meados do outono.
É possível cortar petúnia no outono?
A poda outonal da petúnia é realizada com o objetivo de preservar a planta para o inverno e posterior cultivo da variedade em casa.
Petúnias desbotadas são podadas em setembro e início de outubro:
- para formas arbustivas, não restam mais de 15 centímetros do caule;
- nos tipos suspensos, aproximadamente metade da haste é cortada.
As estacas resultantes são utilizadas para posterior enraizamento.
Estacas de inverno
As mudas de inverno começam com antecedência:
- Petúnias são trazidas para dentro de casa durante o inverno.
- São podadas: são retiradas as folhas velhas e danificadas. Se necessário, prepare-se para o transplante.
- A cela da rainha é colocada em um vaso espaçoso ou vaso no parapeito da janela.
- Em fevereiro, a planta-mãe começa a ficar coberta de brotos frescos, que são cortados para enraizar.
- As estacas são colocadas em água ou solo até o aparecimento das raízes.
Para mudas de petúnia, leve em consideração que o período desde o corte até o plantio de uma planta independente no solo deve ser de aproximadamente 1,5 a 2 meses.
O resultado do cumprimento de todas as regras na criação de petúnias é o aparecimento de raízes com o método de enraizamento na água ou o surgimento de filhos com o método do solo.
Quais variedades são adequadas para isso?
A propagação vegetativa é adequada para todas as variedades duplas e a maioria das híbridas. Os criadores japoneses desenvolveram variedades especiais de suspensão. Eles se reproduzem apenas por estacas. Isso ajuda a preservar e aumentar os resultados de seleção obtidos.
Como propagar adequadamente a petúnia a partir de mudas
Adequadas para mudas são as plantas cultivadas para mudas, bem como as células-rainha dos canteiros de flores do ano passado, transferidas para a casa para o inverno. As estacas são adequadas para enraizar em água, solo ou pastilhas de turfa.
Para um enraizamento bem-sucedido, várias regras devem ser seguidas:
- conformidade com as condições de temperatura;
- garantir iluminação suficiente;
- mantendo a umidade do ar ao redor dos cortes.
Na água
O método de propagação da água tem várias vantagens:
- o enraizamento pode ser controlado observando as etapas na escolha de um recipiente transparente;
- a possibilidade de lavar o corte caso haja apodrecimento e reaproveitá-lo.
Para evitar infecção, adicione um comprimido de carvão ativado. O nível da água não deve ultrapassar 2,5 centímetros, volume esse que é mantido durante todo o período. Água é adicionada toda vez que evapora.
A posição da alça é ajustada por meio de um encaixe de papel com fenda ou tampa.
Conselho! Se houver vários cortes, eles são cobertos com uma película comum ou colocados em um saco.
No chão
Este método envolve a escolha do solo. O solo para os brotos de petúnia é uma fonte de nutrientes. O solo para enraizamento é adquirido em lojas especializadas ou preparado em casa. No fundo do recipiente de plantio é colocada uma camada de drenagem, que pode ser constituída por pequenas pedras de rio ou argila expandida. O vaso é colocado sobre uma bandeja especial, que permitirá a rega pelo método de bandeja.
O material cortado e seco é plantado em solo úmido em ângulo agudo. A profundidade de plantio não deve ultrapassar 2 centímetros.
A terra ao redor da estaca é compactada e o recipiente é coberto com filme plástico para garantir o efeito estufa. O plantio é colocado longe da luz solar direta.
O que fazer em caso de erros
Apesar de a petúnia ser considerada a flor mais adequada para estacas, os floricultores muitas vezes cometem erros que dificultam o crescimento e o desenvolvimento do rebento. O primeiro sinal de problema é que a muda não cria raízes.Para entender a causa é necessário avaliar o estado geral do plantio.
Característica | Sinal de um erro | Medidas de prevenção e eliminação |
Temperatura | O aparecimento de condensação nas paredes do vidro, acúmulo de umidade nas folhas do broto | Ventile as plantações por 10-15 minutos diariamente, mantendo o regime ideal: não deve ultrapassar +22 ° |
Umidade do ar | A condensação se acumula ou deixa ondulações. O aparecimento de manchas nas folhas | Ventilação regular, adicionando água durante a evaporação |
O solo | Solo duro e seco | Rega cuidadosa, afrouxamento sistemático do solo ao redor das mudas |
Condições de rega | Solo seco ou solo muito úmido | Regar pela raiz ou reabastecer regularmente a água durante a evaporação |
Localização dos processos | O broto está no chão e tem uma aparência atrofiada e doente | Possível transbordamento, início do apodrecimento das raízes |
Se o broto não criar raízes na água e aparecer podridão na superfície do corte, o procedimento deve ser repetido. Para isso, o broto é retirado, o corte é lavado e tratado com carvão ativado. A água é drenada e, em seguida, uma nova porção é despejada com adição de uma solução de manganês para desinfecção.
Se o apodrecimento começar em uma muda plantada no solo, esse broto não poderá ser salvo. Para a propagação, são utilizadas estacas frescas com processamento adicional dos cortes e adição de estimulador de crescimento.
O que fazer após o procedimento
As variedades híbridas de petúnias são especialmente exigentes na manutenção de condições ideais de enraizamento. A temperatura de germinação das estacas não deve ser inferior a +16.
Informação! Durante as primeiras semanas, ocorre o crescimento ativo do sistema radicular, de modo que as mudanças no desenvolvimento das partes aéreas das plantas são invisíveis.
Cobrir os brotos com filme plástico para criar efeito estufa torna-se desnecessário por 5 a 7 dias.
O horário de verão para petúnia deve ser de 11 a 12 horas, portanto, se faltar luz natural, ela é adicionada artificialmente. Para isso, são utilizadas lâmpadas fotográficas: são instaladas a uma distância de 20 centímetros das mudas.
As horas da manhã ou da noite são adequadas para regar. Água decantada à temperatura ambiente é misturada com algumas gotas de suco de limão.
Para o cultivo de mudas, é fornecido um sistema de alimentação, o que torna o procedimento de corte mais eficaz:
- Nas primeiras 2 semanas, os brotos são borrifados com água com adição de uma solução de potássio manganês.
- Quando as folhas aparecem, os fertilizantes do solo começam a ser aplicados no solo.
- Para o enraizamento na água, utiliza-se a pulverização com estimulador de crescimento.
O cumprimento das normas e a oferta de condições de desenvolvimento contribuem para a criação rápida e eficaz de petúnias.