Leonardo da Vinci é uma variedade popular de rosa com aparência nobre. As flores demoram algumas semanas para florescer. No futuro, é necessário um cuidado constante e adequado com a flor, pois disso depende o crescimento e o estado geral da planta. Para aumentar as chances de alcançar o resultado desejado, é necessário escolher mudas saudáveis e levar em consideração os princípios básicos do cuidado, pois somente neste caso a rosa Leonardo da Vinci revelará sua verdadeira beleza.
- Descrição e características das rosas Leonardo da Vinci
- Vantagens e desvantagens
- Rosas crescentes
- Datas e local de pouso
- Seleção e preparação de material de plantio
- Plantando um arbusto
- Dicas para cuidar de rosas de Leonardo Da Vinci
- Regras para regar e fertilizar
- Prevenção de doença
- Proteção contra pragas
- Poda de arbusto
- Protegendo rosas para o inverno
- Reprodução da variedade
- Uso em paisagismo
Descrição e características das rosas Leonardo da Vinci
Leonardo da Vinci é uma variedade floribunda. Principais diferenças:
- a altura da planta é de 70 a 110 centímetros;
- cor rosa escuro dos botões;
- formato de taça;
- cobertura densa;
- uma flor contém 75-80 pétalas;
- o diâmetro de cada flor é de 8 a 10 centímetros;
- As folhas têm acabamento brilhante, estrutura densa e cor verde.
Durante o período de floração ativa, 4-6 flores florescem simultaneamente em um pedúnculo.
Vantagens e desvantagens
As principais vantagens das rosas:
- dimensões compactas;
- altura média dos arbustos;
- Demora até 2 semanas para as flores desabrocharem;
- os botões deliciam-se com uma bela sombra de forma contínua, independentemente das condições meteorológicas;
- o cuidado é fácil;
- as flores são despretensiosas em termos de cuidado;
- é observada resistência às principais doenças e pragas;
- alta resistência ao gelo.
Não há grandes desvantagens. O arbusto cresce rápido, então no outono é feito poda de rosa Leonardo Da Vinci para evitar o espessamento do arbusto.
Rosas crescentes
É aconselhável plantar rosas na estação quente para que as mudas de rosas se desenvolvam adequadamente. É importante escolher o local certo e cuidar para melhorar a composição do solo.
Datas e local de pouso
Você pode plantar a flor Leonardo Da Vinci em uma área com boa luz solar. É necessária proteção contra fortes rajadas de vento. A água derretida é inaceitável, caso contrário o sistema radicular apodrecerá. O plantio está previsto para a segunda quinzena da primavera. Às vezes, o trabalho de plantio é realizado de setembro a outubro.
Seleção e preparação de material de plantio
Use mudas saudáveis e vigorosas.
Requisitos primários:
- vários brotos fortes e saudáveis;
- cor verde brilhante;
- raízes desenvolvidas.
É aconselhável comprar mudas de rosa Leonardo Da Vinci em viveiros ou lojas especializadas.
Plantando um arbusto
O crescimento das plantas requer nutrientes. O substrato é preparado especificamente para as atividades de plantio. Para o plantio será necessária uma cova, cuja profundidade deve ser de até 50 centímetros.
É preenchido com uma mistura de nutrientes:
- 2 partes de solo fértil;
- 1 parte de areia, turfa, húmus;
- 300 gramas de fertilizantes minerais;
- 200 gramas de madeira hall.
Antes de plantar uma rosa, a muda é tratada com permanganato de potássio. Com a ajuda de um estimulador especial você pode acelerar o crescimento. Somente as partes da planta que possuem raízes saudáveis e intactas são utilizadas.
A muda é colocada em um buraco em um pequeno monte. O sistema raiz está se expandindo. A planta está coberta de terra. A superfície é compactada e depois regada com água à temperatura ambiente. Turfa e húmus são usados para cobertura morta. No futuro, são necessários cuidados adequados.
Dicas para cuidar de rosas de Leonardo Da Vinci
O cuidado regular e adequado é importante para as rosas. Inclui regar, fertilizar, podar o arbusto para formar um crescimento adequado, proteção contra doenças e pragas.
Regras para regar e fertilizar
Solo muito seco e duro é prejudicial para a planta. No verão, a rosa é regada todas as semanas. Para um evento, é necessário utilizar até 10 litros de água morna, que já vem pré-decantada. No outono, a planta pode ser menos regada. O final da floração serve como um sinal para reduzir a umidade, pois o arbusto está se preparando para o inverno e o excesso de umidade pode prejudicá-lo.
No outono seco e quente, é necessário regar ocasionalmente a planta para que o sistema radicular não seque.
É proibido regar a planta durante o dia.O horário ideal para regar é pela manhã. A água é despejada mais perto das raízes e da base. Não jogue água nas flores e folhas. Os fertilizantes começam a ser utilizados a partir do segundo ano. Inicialmente, os componentes nutricionais da cova de plantio são suficientes.
Os fertilizantes são usados várias vezes na estação quente:
- início da primavera: fertilizantes com nitrogênio (duas vezes);
- 3-4 vezes desde o início do aparecimento de botões e flores;
- sulfato de potássio (uma vez, no início do outono).
A rega adequada e a fertilização regular têm um efeito positivo na planta.
Prevenção de doença
Rose Leonardo Da Vinci é resistente a doenças. Se houver distúrbios graves no crescimento das plantas, existe o risco de desenvolver doenças fúngicas, por isso, no início da primavera, o tratamento é realizado com vitríolo.
O risco de desenvolver doenças aumenta nas seguintes situações:
- crescimento ativo de ervas daninhas;
- aumento da umidade do solo;
- falta de ar no sistema radicular.
Por esse motivo, é importante cuidar adequadamente e regularmente da planta. Uma queimadura infecciosa é possível se a rosa não for devidamente coberta durante a estação fria. A doença se manifestará com ventilação inadequada e alta umidade sob o abrigo utilizado. A maioria das filmagens revela-se inviável. Se houver manchas vermelhas nos brotos, é aconselhável cortá-las com cuidado. Pequenas áreas danificadas são limpas e cobertas com verniz de jardim.
A falta de componentes nutricionais ameaça a clorose. As folhas ficam amarelas e secas. No início da doença, os fertilizantes são utilizados na forma de preparações especiais (por exemplo, Kemira-Universal-2).
Proteção contra pragas
Rose Leonardo Da Vinci é resistente a pragas, mas às vezes insetos, ácaros e pulgões podem ser vistos nas folhas e no caule.As folhas danificadas enrolam-se, ficam amarelas e secas e depois caem. Quando aparecem pequenas teias de aranha, um ácaro pode ser identificado. Os inseticidas são usados para controlar parasitas. Antes de usar preparações especiais, as roseiras são lavadas. Este tratamento permite salvar a flor.
Poda de arbusto
Aconselha-se realizar podas moderadas, com 5 olhos. O procedimento prolonga a floração e ativa o desenvolvimento dos brotos. No outono, cortam-se os rebentos fracos e, na primavera, cortam-se os rebentos secos e danificados. Certifique-se de deixar alguns brotos principais para que a roseira cresça e floresça.
No verão, eles monitoram cuidadosamente o estado do arbusto quando ele floresce. Recomenda-se a remoção de brotos murchados e danificados.
Protegendo rosas para o inverno
No final do outono, quando ocorrem as primeiras geadas, os rebentos são encurtados e as folhas são completamente cortadas. Em seguida, a base é polvilhada com terra seca, à qual se adiciona primeiro turfa ou húmus.
Ramos de abeto são usados como abrigo. Neste caso, a temperatura do ar deve cair abaixo de 10 graus negativos. Uma moldura com revestimento não tecido é instalada acima da parte principal. Na primavera, o abrigo não pode ser removido imediatamente. Às vezes, o material de cobertura é jogado novamente sobre a planta. É necessário acostumar gradativamente a flor à temperatura ambiente e ao sol, sendo a cobertura retirada inicialmente no final da tarde.
Reprodução da variedade
A melhor opção de propagação são as estacas. As estacas são colhidas 2 semanas após o aparecimento dos primeiros botões. Para isso, utiliza-se um caule grosso, que se divide em várias partes (cada estaca deve ter cerca de 10 centímetros de comprimento).
A parte inferior da estaca é tratada com fitohormônios para ativar o crescimento e promover o bom desenvolvimento da planta.
As mudas são plantadas em covas cavadas com profundidade de 15 centímetros. A distância entre eles deve ser de até 20 centímetros. Certifique-se de ventilar, regar as mudas e soltar o solo para um enraizamento eficaz. O topo do plantio é coberto por uma película durável. No inverno, as mudas são cobertas com ramos de abeto e outros materiais de cobertura. As rosas crescem apenas no 3º ano.
Uso em paisagismo
A rosa é utilizada em plantios em grupo e individuais. Pode ser plantada na frente de um canteiro ou usada como bordadura. A beleza da variedade de rosas Leonardo da Vinci certamente será apreciada pelos floricultores.