A variedade de rosa Lavinia é uma excelente cultura ornamental, muito utilizada em projetos de jardins. É por isso que a planta é muito popular entre os jardineiros. Para ter sucesso no cultivo de uma safra, você precisa cuidar bem dela. Para isso, é necessário umedecer adequadamente o solo e realizar podas. A aplicação oportuna de fertilizantes não é de pouca importância.
- História de origem
- Descrição e características varietais da graciosa rosa Lavinia
- Diferenças de outras variedades
- Florescer
- Características de cultivo
- Preparação do site
- Especificações da escolha de mudas
- Processo de plantio
- Regras para cuidar de flores
- Regar e fertilizar
- Aparar
- Inverno
- Controle de doenças e pragas
- Reprodução
- Caminhos de primavera
- Caminho de outono
- Uso em paisagismo
História de origem
A planta foi criada em 1980. Isso foi feito por um jardineiro alemão. Gradualmente, a cultura tornou-se cada vez mais popular entre os amantes das rosas trepadeiras. Em 1999, ela foi premiada com o Syracuse Rose Society Show.
Descrição e características varietais da graciosa rosa Lavinia
A rosa trepadeira Lavinia tem rebentos longos e finos que se ramificam fortemente. O arbusto pode atingir 3 metros de altura. Sua largura é de 1,5 metros. Os brotos floridos são decorados com cachos de inflorescências, que incluem de 3 a 7 rosas. Quando os botões se abrem, as flores ficam em forma de taça. As pétalas reúnem-se em torno da corola e distinguem-se por uma rica cor rosa.
As rosas são caracterizadas por folhas alternadas. Existem 5 lâminas de folhas em 1 pecíolo. Eles se distinguem por sua rica cor verde escura e bordas irregulares. As folhas são grandes e de textura densa.
A planta é caracterizada por um sistema radicular desenvolvido. Ele penetra 2 metros de profundidade no solo. As raízes não gostam de umidade estagnada. Portanto, na hora de plantar, não deve colocá-los muito altos.
Diferenças de outras variedades
É uma cultura despretensiosa que tolera diversas influências climáticas. Os arbustos resistem a geadas leves e chuvas. Caracterizam-se pela floração abundante até à geada. A cultura é caracterizada por forte imunidade à maioria das doenças.
Graças aos seus rebentos poderosos, a rosa consegue crescer sem apoio.
Florescer
Nos pincéis formam-se 7 flores, cujo diâmetro é de 9 centímetros. Em grandes arbustos aparecem até 50 flores perfumadas, com pétalas grandes e suculentas. A planta floresce de maio a setembro. Em climas quentes, um pequeno número de inflorescências persiste até outubro.
Recomenda-se colher os primeiros botões, pois a planta jovem gasta muita energia no seu desenvolvimento. Imediatamente após o término da floração, os botões antigos não devem ser removidos. Alguns podem ser deixados até a geada.
Durante o período de floração, você não deve aplicar fertilizantes nitrogenados. Eles afetam negativamente a qualidade e a quantidade das flores. Após a formação dos botões, a rosa é regada em intervalos de 10 dias.
Características de cultivo
Para que a rosa se desenvolva normalmente, vale atentar para o trabalho de plantio.
Preparação do site
Ao escolher um site, você deve se concentrar nos seguintes critérios:
- O local deve estar ensolarado. Alguma sombra parcial é possível à tarde.
- Não deve haver correntes de ar ou fortes rajadas de vento.
- A água subterrânea deve ser suficientemente profunda - abaixo de 2 metros.
- Na hora de escolher o solo, deve-se dar preferência a margas férteis e de reação neutra.
Quando as condições ideais forem criadas, a rosa crescerá e se desenvolverá normalmente. Antes do plantio, vale a pena adicionar 40-60 gramas de superfosfato e 20-25 gramas de sal de potássio por 1 metro quadrado ao solo.
Especificações da escolha de mudas
Ao escolher o material de plantio, você deve se concentrar nos seguintes recursos:
- Mudas de alta qualidade devem conter 2 ou mais brotos lenhosos. O melhor é escolher arbustos com 4 brotos direcionados em direções diferentes.
- Os caules não devem ter partes enrugadas da casca ou galhos secos.
- Não deve haver manchas na planta. Eles indicam a presença de uma doença.
- Não deve haver casca descascada na área do enxerto.
- Uma muda saudável e fresca deve ter botões inchados. Se estiverem ausentes, pode-se suspeitar que a cultura secou.
- As raízes devem ter uma tonalidade marrom escura.É importante que sejam fortes e elásticos.
Processo de plantio
Primeiramente, recomenda-se fazer um recesso de 60 centímetros. No fundo deve ser colocada uma composição de turfa e húmus. Também é recomendado adicionar um pouco de areia. Depois disso, encurte os galhos para 20 centímetros e corte as raízes para 30 centímetros.
Em seguida, mergulhe a muda no buraco e polvilhe com solo fértil. Regue generosamente e adicione terra. O aprofundamento do colo da raiz garantirá o aparecimento de raízes adicionais. Após 20 dias, o solo deve ser cuidadosamente removido da planta.
Regras para cuidar de flores
Para que a planta se desenvolva normalmente e floresça abundantemente, é recomendável cuidar bem dela.
Regar e fertilizar
O solo deve ser umedecido uma vez a cada 7 a 10 dias, colocando um balde de água embaixo dele. Rose não aceita bem água estagnada. Neste caso, o sistema radicular começa a apodrecer. Em clima quente e seco, as regas são realizadas em intervalos de 5 dias.
Quando aparecem as primeiras folhas, a rosa é alimentada com fertilizantes nitrogenados. No segundo ano vale a pena aplicar misturas orgânicas ou fertilizantes minerais combinados. Solo pobre é alimentado em intervalos de 10 dias.
Aparar
Para que a planta se desenvolva normalmente, recomenda-se podá-la. O procedimento sanitário consiste na retirada dos brotos doentes e secos. Eles são cortados em um leve ângulo com uma faca afiada ou uma tesoura de poda.
Para melhorar o aspecto das plantas, são realizadas podas decorativas. A rosa floresce exclusivamente nos brotos do ano passado, portanto é proibido cortá-los. A poda tardia fornece à cultura nutrientes suficientes para o inverno.
Inverno
A rosa deve ser devidamente preparada para o inverno, pois alguns dos rebentos congelam.Com a chegada de geadas de -5 graus, vale retirar os galhos dos suportes e colocar o arbusto no chão. Vale a pena colocar palha ou turfa por baixo. Para evitar que a planta suba, ela é fixada com arame. O topo da rosa deve ser coberto com ramos de abeto. A agrofibra também é adequada.
Controle de doenças e pragas
Das pragas, as rosas encontram com mais frequência pulgões, tripes, rolos de folhas e ácaros. A planta também é suscetível a ataques de moscas-serras rosadas. Os inseticidas ajudam a controlar os insetos.
As doenças às quais as rosas são suscetíveis incluem rosa pulverulenta, podridão cinzenta e queimadura na casca. Também existe o risco de desenvolver câncer bacteriano. Os fungicidas ajudam a controlar os fungos. Em casos avançados, a planta deve ser destruída.
Reprodução
Todos os métodos de propagação são divididos em 2 grandes categorias - primavera e outono. Isso permite ao jardineiro escolher a opção apropriada.
Caminhos de primavera
Para propagar uma planta usando o método de corte preguiçoso, você precisa fazer o seguinte:
- escolha um cílio saudável e faça vários pequenos cortes perto dos rins;
- Faça um sulco com a mão e coloque nele a videira cortada sem cortá-la do arbusto;
- pressione a videira no chão e polvilhe;
- Regue periodicamente.
Nesse caso, várias mudas estarão prontas para propagação no outono. Para plantar uma planta em terreno aberto, faça o seguinte:
- corte o meio de um broto saudável com 3 botões saudáveis;
- deixe 5 folhas;
- mergulhe a muda em Kornevin e coloque-a em solo úmido;
- despeje generosamente e cubra com uma jarra de vidro;
- Quando aparecerem raízes, o frasco pode ser removido.
Você também pode ser vacinado:
- Faça um corte em forma de T na raiz da rosa mosqueta, abra a casca e coloque um broto de rosa saudável no bolso;
- pressione bem e embrulhe com filme;
- polvilhe com terra 5 centímetros acima do local da enxertia;
- Após 2 semanas, afrouxe o filme.
Caminho de outono
Neste caso, é necessário preparar uma muda de uma videira sã. Seu tamanho deve ser de 10 a 15 centímetros. Os rebentos anuais lignificados são adequados para o enraizamento no outono.
Coloque argila expandida, uma camada de turfa, areia e terra de jardim no fundo de uma garrafa plástica. Cole o corte e cubra com uma garrafa de plástico por cima. As raízes aparecerão em 3-6 semanas.
Uso em paisagismo
Rose Lavinia combina bem com outras plantas. Jardineiros experientes aconselham combiná-lo com culturas baixas. Lavanda, sálvia e não-me-esqueças são considerados vizinhos ideais. Cereais e campânulas também são ótimos.
Ao decorar uma sebe, você deve usar uma combinação de rosas e thuja. Neste caso, a distância entre as plantas deve ser de 1 a 1,48 metros.
Rose Lavinia é considerada uma cultura de jardim popular, usada ativamente em projetos paisagísticos. A planta combina bem com outras flores e pode ser usada para criar sebes espetaculares. Para obter uma floração exuberante, é necessário cuidar integralmente da colheita.