Rosas de chá híbridas e floribunda têm diferenças. Eles estão na aparência das culturas. As rosas-chá híbridas são caracterizadas por um tom avermelhado de folhas e formato de flor regular. Floribunda é caracterizada por uma floração exuberante, o que permite sua utilização em projetos paisagísticos. As plantas também diferem em seus requisitos de cuidados. Definitivamente, isso deve ser levado em consideração antes de escolher uma variedade específica.
Características das rosas-chá híbridas
As colheitas de chá híbrido são muito populares entre os jardineiros. Eles surgiram do chá e das rosas remanescentes.Esta categoria é frequentemente usada para criar buquês. As inflorescências caracterizam-se pelo formato regular e pelo aroma delicado.
Na hora de decorar um jardim, os arbustos podem ser usados individualmente ou em grupos. Uma característica dessas culturas é a sombra das folhas. Distinguem-se pela cor verde com tonalidade avermelhada. Esses arbustos têm 1 flor por galho. Eles são grandes e atingem de 10 a 12 centímetros de altura.
As plantas precisam de cuidados adequados. Graças a isso, doenças comuns podem ser evitadas. Os arbustos são caracterizados pela resistência ao gelo até -18 graus.
Em regiões com clima mais rigoroso, as plantas devem ser cobertas durante o inverno.
Especificidades das rosas floribunda
Esta planta foi obtida pela combinação de diferentes variedades - almíscar, polyanthus e chá híbrido. A principal vantagem da floribunda é a sua floração exuberante. Os botões não são muito grandes e incluem 3-8 inflorescências.
Os arbustos são caracterizados por uma floração longa, que vai do início do verão ao final do outono. As culturas diferem em forma, cor e grau de terry. Caracterizam-se pela floração abundante e pela baixa necessidade de manutenção. Porém, não é recomendado podar as plantas no outono.
Como a rosa floribunda difere do chá híbrido?
Essas categorias têm uma série de diferenças. A diferença está na aparência dos arbustos e nas características do cuidado.
Diferenças externas
Uma característica distintiva das rosas híbridas é a cor vermelho-bordô da folhagem e dos caules. Isso torna os arbustos mais decorativos. As flores têm um aspecto mais elegante em relação à floribunda. No entanto, a última categoria possui inflorescências mais brilhantes. Floribunda floresce de forma mais exuberante e por muito tempo.
As variedades de chá híbrido são caracterizadas por 1 flor em um galho, floribunda tem mais de 10. A cultura cresce ativamente, produzindo ramos laterais. As flores Floribunda praticamente não têm aroma, enquanto as culturas híbridas de chá emitem um perfume por todo o jardim.
Semelhanças e diferenças no cuidado
Ambas as categorias requerem rega com água morna. Recomenda-se derramar o líquido pela raiz. É imprescindível a aplicação de fertilizantes nitrogenados e produtos à base de fósforo e potássio. Após o término da floração, recomenda-se podar os arbustos. As plantas devem ser isoladas para o inverno.
Ao mesmo tempo, a principal diferença entre a floribunda é a proibição da poda de outono. Esta planta é fácil de cuidar, pois se caracteriza por maior resistência a doenças.
Vale a pena considerar que as culturas de chá híbrido dificilmente toleram geadas severas. Eles são capazes de suportar temperaturas não superiores a -18 graus.
Representantes populares
As variedades híbridas comuns incluem o seguinte:
- Nostalgia. As flores desta variedade têm um centro cremoso, enquanto as pétalas são caracterizadas por uma rica cor cereja. As plantas atingem 120 centímetros de altura.
- Osíria. Estas rosas são caracterizadas por uma cor bicolor. As pétalas são bordô por dentro e prateadas por fora. Uma característica é o aroma intenso.
- Lolita Lempika. Esta flor tem um rico tom rosa em suas pétalas. Os arbustos são de tamanho médio.
- Doris Tisterman. A intensidade da cor desta planta depende da composição do solo. As rosas podem ser rosa claro ou uma rica cor pêssego.
- Alta Magia. A cultura é caracterizada por grandes botões em formato de cone regular. A cor muda do centro para as bordas das pétalas, do laranja ao vermelho.
Aos mais brilhantes representantes da categoria floribunda inclui essas variedades de rosas:
- Niccolò Paganini. Esta é uma das variedades mais populares para canteiros de flores. Os arbustos são compactos e chegam a 80 centímetros. As pétalas distinguem-se por uma tonalidade vermelho escuro, que não se altera durante a floração. Os pincéis formam de 5 a 12 inflorescências.
- Diadema. Esta é uma planta baixa que possui flores duplas e botões em forma de taça. As pétalas distinguem-se por uma cor rosa suave. Gradualmente eles desaparecem, tornando-se quase brancos.
- Carta branca. A variedade é caracterizada por botões brancos. Eles se distinguem pelo formato de taça. Os arbustos atingem 1 metro e caracterizam-se pela folhagem verde escura.
- Galáxia. É um arbusto reto e ramificado que pode atingir 1,5 metros. A cor das flores muda. Começa amarelo cremoso, depois fica branco e rosa no outono.
- Lilly Marlene. Essa variedade se caracteriza pelo tamanho compacto e chega a atingir 50 centímetros. É caracterizada por botões vermelhos aveludados.
Rosas de chá híbridas e floribunda têm certas semelhanças e diferenças. Para escolher a variedade ideal, você deve se familiarizar previamente com as principais características de cada cultura.