As rosas há muito são consideradas uma das flores mais atraentes. Agora os criadores desenvolveram milhares de variedades diferentes de tons diferentes. No entanto, as variedades de rosas roxas e lilases são consideradas as mais espetaculares e atraentes. Eles parecem bastante incomuns. Não é de surpreender que muitos jardineiros se esforcem para cultivar tal planta em seu terreno.
Rosas roxas
Essas rosas às vezes também são chamadas de lilás ou azuis - depende da severidade da cor. Esta é uma categoria condicional que inclui plantas de cores incomuns.Esta cor não ocorre em condições naturais e todas as variedades são consideradas resultado de seleção. Essa tonalidade pode ser obtida através do uso do gene do amor-perfeito. Ao mesmo tempo, os criadores ainda não conseguiram atingir uma cor roxa pura. As variedades existentes distinguem-se pela sua característica cor lilás. Além disso, muitas vezes mudam de tonalidade dependendo do estágio de floração e iluminação.
As variedades populares de rosas roxas incluem o seguinte:
- Blue for You é uma planta pequena e densa com copa regular que pode atingir 1 metro de altura. É caracterizada por brotos retos e folhas escuras. Em média, 4 botões são formados em um ramo. As flores são pequenas, mas devido à floração abundante criam a sensação de um bouquet natural. Esta variedade é caracterizada por grandes pétalas semiduplas de cor lilás claro. Além disso, as flores têm um cheiro intenso.
- Cardinal de Richelieu é a variedade mais antiga. As plantas atingem 2 metros de altura e possuem tronco reto e sem espinhos. As flores são grandes e de cor escura. Eles são caracterizados por pétalas duplas de cor roxa escura. A rica tonalidade das flores é enfatizada pelo centro branco. A floração ocorre apenas uma vez, mas dura bastante tempo. A cultura é caracterizada por forte imunidade e resistência a baixas temperaturas.
- Rapsódia em Azul – difere na cor quase azul. Apesar de inicialmente as pétalas serem de cor muito escura, elas gradualmente se abrem, desbotam e ficam mais claras. Os estames amarelos são claramente visíveis no meio. Ao mesmo tempo, as flores são pequenas e possuem pétalas semiduplas.Durante o período de floração, aparecem nos arbustos inflorescências exuberantes, que emitem um aroma delicado. O arbusto é reto e atinge 1,5 metros de altura. É caracterizada pela resistência a doenças e suporta facilmente baixas temperaturas e chuvas prolongadas.
- Moje Hammarberg - esta variedade é caracterizada por arbustos ramificados poderosos que não ultrapassam 1,2 metros de altura. No entanto, muito mais frequentemente a sua altura é de 80 centímetros. Esta cultura é caracterizada por folhas longas e leves e rebentos grossos cobertos de espinhos. As flores são de tamanho médio e de cor vermelho-violeta. Possuem estames amarelos e aroma intenso. A cultura floresce várias vezes durante a temporada. Antes do tempo frio, a planta pode produzir muitas flores. Esta variedade é caracterizada pela resistência a baixas temperaturas, deficiência de umidade e doenças.
- Florence Delattre é uma cultura alta de até 1,5 metros de tamanho. É um arbusto extenso com folhas grandes e longas. Durante o período de floração, aparecem na planta grandes inflorescências de tamanho enorme. São densamente duplicados, têm formato arredondado e apresentam cor lilás claro e centro amarelo. A planta floresce em ondas várias vezes durante a temporada. Caracteriza-se por um aroma agradável de média intensidade. A cultura é altamente resistente a doenças. No entanto, não tolera precipitações frequentes e baixas temperaturas.
- Perennial Blue é uma planta trepadeira ideal para mandris e outras estruturas de jardim. A planta atinge 3 metros de altura e precisa de apoio. É praticamente desprovido de espinhos e possui flores pequenas de até 3 centímetros.Distinguem-se pelas pétalas semi-duplas e apresentam uma cor púrpura clara com centro branco. A cultura forma grandes inflorescências. Além disso, a sua floração dura toda a estação. Esta rosa é caracterizada por um intenso aroma doce e forte imunidade.
- Rio Azul - esta cultura não ultrapassa 1 metro de altura e ramifica bem. É caracterizada por brotos poderosos e flores únicas de até 11 centímetros. Eles são bem preenchidos e têm bordas felpudas. Uma característica distintiva da cultura é sua bela cor. No centro as flores têm tonalidade lilás claro e nas bordas são lilás-framboesa. As rosas têm um aroma intenso e agradável. A sua floração continua ao longo da temporada.
Rosas de chá híbridas lilás
Este grupo inclui plantas cultivadas à base de chá e culturas remanescentes. Dos pais, as flores herdam um aroma pronunciado e botões grandes que permanecem por muito tempo no pedúnculo.
Variedades de chá híbridas podem ser cultivadas para corte. Esses arbustos são bastante compactos. Sua altura raramente ultrapassa 1 metro. As variedades roxas e lilases são caracterizadas por forte imunidade e resistência a diversas pragas.
As variedades mais interessantes deste grupo incluem as seguintes:
- Avangard - o arbusto praticamente não ultrapassa 80 centímetros. A planta é compacta e não possui espinhos. As flores são caracterizadas por um formato simétrico e muitas pétalas. Seu número pode chegar a 64. Em média, um botão abre em 2 semanas.
- Claude Brasseur - este arbusto possui flores de tamanho médio e densas. Seu diâmetro é de aproximadamente 10 centímetros. As pétalas têm formato ondulado e cor lilás ou roxa.Esta variedade é recomendada para cultivo na Rússia central.
Vale considerar que a cor específica dos botões depende diretamente dos parâmetros de iluminação, temperatura e umidade. Algumas variedades desaparecem ao sol.
Parque
Este grupo é derivado de roseira brava. As rosas do parque distinguem-se pela sua cor lilás e são adequadas para cultivo em jardins, parques e vielas. Essas plantas são caracterizadas por rápido desenvolvimento e alta densidade. Isso faz com que o arbusto pareça poderoso. A floração começa perto do verão. Algumas variedades florescem apenas com a chegada do outono.
As pétalas das rosas do parque apresentam uma cor roxa intensa. O esquema de cores das folhas pode ser claro ou escuro. Além disso, cada flor inclui mais de 160 pétalas. O representante mais famoso deste grupo é a variedade Cardinal de Richelieu. Distingue-se pela sua rica cor e resistência a muitas patologias fúngicas. Esta cultura combina bem com plantas coníferas escuras.
Cobertura do solo
Este grupo inclui dezenas de variedades de rosas duplas, que diferem nas cores roxa e rosa. Os criadores criaram culturas de cobertura do solo para paisagismo de praças e parques. Além disso, muitas espécies são encontradas em fazendas privadas.
Representantes desta categoria rastejam pelo chão. Por isso, vale a pena utilizá-los para esconder as carecas do jardim e dar-lhe um aspecto decorativo. Estas rosas são caracterizadas por uma floração longa.
Os representantes comuns deste grupo incluem as seguintes variedades:
- Weg der Sinne - é permitido plantar em qualquer região da Rússia. Esta cultura é caracterizada por rebentos retos com folhagem verde escura brilhante. Os arbustos são decorados com um número médio de flores. Seu diâmetro é de 7 a 9 centímetros.
- Rouxinol - a cultura atinge a altura de 1 metro. Além disso, sua largura é de 65 a 70 centímetros. Esta rosa cresce bem em solo fértil - argiloso ou arenoso. Para obter uma planta ornamental, é importante fornecer iluminação suficiente. 1-3 botões aparecem em cada pedúnculo.
- Ocean Song é uma planta grande que atinge 120 centímetros de altura. Os arbustos desta variedade são considerados bastante estreitos. Sua largura não ultrapassa 50 centímetros. As flores distinguem-se por um arranjo único, mas são bastante fortes.
Padrão
Este grupo de plantas é considerado o menos estudado. Não é amplamente utilizado no contexto de culturas de chá híbridas, que se distinguem por um grande número de folhas. As variedades padrão são mais adequadas para cultivo como tênias. As plantas têm muito em comum com as árvores anãs, mas parecem mais espetaculares.
É importante considerar que a vida útil desses arbustos não ultrapassa 5 anos. A planta é obtida por enxertia em roseira brava. Heidi Klum é considerada a variedade mais popular deste grupo.
Holandês
Muitos tipos de rosas foram criados neste país, alguns dos quais se distinguem pela sua cor roxa. Caracterizam-se por flores de tamanho médio e um agradável aroma frutado. As rosas holandesas são usadas principalmente para fazer buquês, por isso as plantas são frequentemente cultivadas para corte. Essas flores duram mais de 15 dias na água.
Uma variedade bem conhecida nesta categoria é Charles De Gaulle. Essa cultura se tornou um verdadeiro achado para os designers. Distingue-se pela cor clara e pétalas densas, que se caracterizam pela resistência às intempéries.
Classificação por tamanho
As rosas roxas variam em tamanho.Os criadores conseguiram desenvolver muitas variedades grandes e em miniatura.
Grande
Este grupo inclui rosas cujas flores ultrapassam 12 centímetros de diâmetro. Esses arbustos distinguem-se por grandes rebentos de até 2 metros de tamanho. 1-8 botões são formados em cada um deles. Um conhecido representante deste grupo é a variedade Paul Neuron.
Miniatura
Essas rosas são frequentemente chamadas de rosas fronteiriças. Geralmente não ultrapassam 20 centímetros, mas também são encontradas variedades maiores. Mas mesmo neste caso, sua altura é pequena - não passa de 45 centímetros. Variedades populares deste grupo incluem Amulett e Lavender Ice.
Inglês
Estas rosas são famosas pelo seu perfume. Distinguem-se pela cor uniforme dos brotos e flores. Variedades populares incluem The Prince. No início, seus botões apresentam uma tonalidade vermelha, mas gradualmente tornam-se roxos.
Rosas roxas e lilases parecem incrivelmente impressionantes. É por isso que muitos jardineiros os cultivam. Os criadores conseguiram desenvolver muitas variedades atraentes, para que cada jardineiro possa escolher a opção certa para si.