A variedade de rosa floribunda Blue Fo You é apreciada pelos jardineiros pela coloração incomum das inflorescências e pelo esplendor do arbusto florido. A cor roxa original das pétalas é combinada com o centro branco da flor e estames amarelos brilhantes proeminentes. Blue Fo You é um brilhante representante das rosas-chá híbridas de seleção inglesa, que encherão o jardim com um aroma frutado único e darão flores até a primeira neve.
- Breve descrição, características
- Prós e contras da rosa Azul para você
- As nuances do cultivo de uma variedade
- De que forma é feito o plantio?
- A que horas ocorre o embarque?
- Selecionando um local
- Preparando o solo e as mudas
- Processo de plantio
- Recomendações para cuidar de flores
- Regras de rega e umidade
- Fertilização e qualidade do solo
- Podando e modelando o arbusto
- Especificações do inverno de uma flor
- Protegendo as plantas de doenças e pragas
- Flor de rosa
- Métodos de propagação de flores
- Aplicação em design de jardins
Breve descrição, características
A fim de rosa floribunda se encaixa perfeitamente no design do jardim e ao mesmo tempo se sente confortável, você precisa se familiarizar com as principais características da variedade Blue Fo Yu.
Pequena descrição:
- Arbusto compacto com diâmetro de até 1 metro (requer poda e modelagem do arbusto, controle de crescimento).
- A altura de um arbusto adulto chega a 80 centímetros.
- As inflorescências consistem em 6-7 botões.
- A cor das pétalas é lilás, com tonalidade azul.
- As folhas são verde-escuras, brilhantes, os espinhos dos galhos são direcionados para cima.
Uma característica distintiva da variedade é o seu aroma frutado rico e brilhante. Esta variedade de rosa pode ser cultivada em vasos. A cor requintada das inflorescências chiques vai conquistar o coração de todo jardineiro. É impossível tirar os olhos dos exuberantes arbustos floridos.
Prós e contras da rosa Azul para você
A cor requintada das pétalas, o aroma único, a duração e abundância da floração são as vantagens inegáveis da casta inglesa. As desvantagens de uma beleza europeia incluem:
- A flor não tolera chuvas fortes, na época das chuvas deixa cair botões e flores, e as pétalas voam para o solo.
- A cor requintada das pétalas pode desbotar se as condições de cultivo não forem atendidas.
- Requer abrigo para o inverno.
- Necessita de suplementos minerais adicionais.
Em geral, não é difícil cultivar Blue Fox em um terreno, é importante escolher o local certo para o mato inglês e fazer o tratamento preventivo das plantas contra insetos-praga.
As nuances do cultivo de uma variedade
Ao cultivar rosas Blue Fo You, é importante criar a umidade ideal para o futuro jardim de flores e plantar corretamente.O solo é preparado com antecedência, completamente solto, as ervas daninhas são removidas e os fertilizantes são aplicados.
De que forma é feito o plantio?
Ao comprar mudas em loja especializada preste atenção ao tipo de sistema radicular, pois as rosas podem ter sistema radicular fechado ou aberto.
Em uma nota! Um truque para quem planta uma rosa com sistema radicular aberto - trate o rizoma com hidrogel, para que as raízes não sequem, a planta se adapte rapidamente à nova mistura de solo e se recupere rapidamente do estresse do replantio.
Recomenda-se aos iniciantes a compra de rosas com sistema radicular fechado, pois essas mudas adoecem menos após o transplante e não requerem cuidados adicionais.
A que horas ocorre o embarque?
Recomenda-se plantar arbustos jovens na primavera, em meados de maio, quando já passou a ameaça de geada. O solo deve aquecer até +12 0C. Se o risco de retorno do resfriado ainda persistir, cubra as rosas plantadas à noite com abrigos adicionais.
O plantio de rosas no outono também é praticado. É importante entender aqui que após o transplante o arbusto deve ter tempo para criar raízes antes que a geada chegue.
O mês ideal para o plantio é setembro.
O plantio das mudas é realizado à noite ou em dias nublados, evitando-se a exposição solar direta nas primeiras 24 horas após o plantio.
Selecionando um local
Recomenda-se colocar plantações de floribunda no local à sombra ou sombra parcial. Ao mesmo tempo, não deve haver correntes de ar na área e as plantações devem ser protegidas da exposição prolongada ao sol. A estagnação da umidade nas raízes é inaceitável e as áreas úmidas são evitadas.
Preparando o solo e as mudas
O solo para rosas deve estar solto. A terra é desenterrada, solta, o mato é removido, os buracos são marcados.É necessário preparar a água para irrigação com antecedência, não deve ser fria, pode-se adicionar fertilizantes líquidos especializados.
Para amenizar o processo de adaptação e enraizamento da planta, o rizoma é tratado com “Kornevin” imediatamente antes do plantio. Após o plantio, a rosa é coberta com areia e folhas.
Processo de plantio
A profundidade da cova de plantio é de 50-60 centímetros, uma mistura de grama com areia e cinza de madeira, um punhado de uréia é colocada no fundo e misturada. A muda é colocada na cova, endireitando cuidadosamente as raízes, borrifada com terra, compactada e regada.
A distância entre os arbustos é de 50-60 centímetros, as rosas requerem poda modeladora durante o cultivo.
Recomendações para cuidar de flores
A rosa é uma planta cultivada que requer cuidados regulares, rega, poda e fertilização. Blue pho yu é uma flor que adora o calor e deve ser protegida da geada durante o inverno. Ao cultivar floribundas, é dada especial atenção à manutenção de um nível ideal de umidade.
Regras de rega e umidade
Em locais com alta umidade constante, as rosas crescem mal, mas a exposição prolongada à luz solar direta é um momento desfavorável para o desenvolvimento das flores. É necessário encontrar um equilíbrio entre esses fatores.
É necessário regar as rosas no máximo uma vez por semana, com água morna, à noite, evitando que gotas de líquido caiam nos botões abertos.
A irrigação por gotejamento é o tipo ideal de irrigação automatizada de canteiros de flores, quando utilizada é possível irrigar e aplicar fertilizantes minerais simultaneamente.
Fertilização e qualidade do solo
No primeiro ano após o plantio, não é necessário alimentar os arbustos jovens.O fornecimento de nutrientes para elas está no solo e nos fertilizantes aplicados no dia do plantio.
A partir do segundo ano de crescimento, adiciona-se matéria orgânica às roseiras na forma de húmus ou esterco podre, sendo necessária a aplicação de fertilizantes minerais, principalmente potássio e fósforo.
Em solos pobres e argilosos, as rosas florescem mais fracas, o Blue Fo You perde seu requintado tom azul e as pétalas parecem desbotadas.
Podando e modelando o arbusto
Para deixar as rosas bonitas, elas precisam ser podadas. Na primavera é realizada poda sanitária, retirando os brotos danificados pelas geadas de inverno. No verão, após a primeira floração, os arbustos são formados por poda de brotos crescidos.
No outono, antes das geadas, é realizada novamente a poda sanitária. Para evitar que o arbusto congele, a altura dos brotos restantes não deve ultrapassar 30 centímetros.
Especificações do inverno de uma flor
Os jardineiros usam ramos de abeto, folhagem do ano passado ou fibra agrícola especial como abrigo para o inverno. Se após a poda sobrarem cortes grosseiros, recomenda-se cobri-los com piche ou argila.
Protegendo as plantas de doenças e pragas
Pulgões e lagartas são os principais inimigos dos canteiros de flores. Não só as folhas das plantas, mas também os botões sofrem com a invasão dessas pragas. As flores futuras ficam deformadas, caem e o crescimento do arbusto diminui.
Os modernos medicamentos antifúngicos e inseticidas ajudam a proteger as rosas de doenças e pragas. Os canteiros de flores são pulverizados no início da primavera, durante o primeiro conjunto de botões da estação e imediatamente após o término da floração. Entre os produtos químicos utilizados, Iskra, mistura bordalesa. Dos remédios populares - decocção de cebola.
Recomenda-se plantar ervas aromáticas próximas a roseiras que possam repelir insetos-praga com seu odor pungente.
Flor de rosa
O foyu azul floresce no início de junho e floresce até o frio. A floração consiste em duas ondas, no resto do tempo a flor inglesa está em repouso.
As flores azuis Foyu são grandes, duplas, com centro branco e estames amarelos pronunciados. O pincel da inflorescência contém até 7 botões.
Métodos de propagação de flores
Floribundas pode ser propagada de duas maneiras:
- estacas;
- dividindo o mato.
Para a propagação por estacas, os brotos lignificados são cortados do arbusto e cortados em caules de 10 centímetros de comprimento, de modo que três botões vivos permaneçam no galho. O fundo da estaca é aparado, embebido em Kornevin e depois colocado em um vaso com terra e coberto com uma jarra. Em cerca de um mês, ramos jovens aparecerão nas mudas.
O mato é dividido na primavera, no final de maio, ou no outono - em setembro. A idade do arbusto para divisão deve ser superior a 3-4 anos.
Aplicação em design de jardins
No projeto paisagístico, as rosas Blue Fo You são plantadas junto com outras variedades de chá híbrido de rosas. A floribunda inglesa também é usada para paisagismo de áreas fronteiriças ou como ilhas floridas no gramado.
O foo azul pode ser cultivado em vasos de flores e caixas de terraço. Flores brilhantes e requintadas, de cores incomuns, não deixarão indiferente nenhum jardineiro ou convidado do seu jardim.