A dália é a flor favorita de muitos jardineiros. A planta é classificada como planta herbácea perene. A hibernação em terreno aberto tem um efeito negativo na planta. Existem plantas de baixo crescimento (altura 20 cm) e altas (2,5 metros). Possui lindas flores exuberantes com folhas verdes claras. A planta começa a florescer em agosto e termina a floração no final do outono. Mas acontece que há muito tempo não há flores ou não há flores. Por que as dálias não florescem e o que fazer neste caso interessa a muitos jardineiros. Podem existir várias razões.
Possíveis razões para as dálias não florescerem
Plantas perenes com botões extraordinariamente bonitos decoram o jardim do final de julho ao final do outono. Às vezes, a floração pode demorar duas semanas. A ausência de botões abertos em meados de agosto indica a presença de alguns problemas com a flor. Ou vice-versa, existem botões, mas florescem mal. Isto também sinaliza certas deficiências no processo de cuidado.
Má iluminação
As contrapartes selvagens da planta cultivada preferem crescer em áreas bem iluminadas. As dálias requerem bastante luz solar para crescer e florescer. A falta de iluminação é acompanhada por diminuição das flores, diminuição da saturação da cor ou ausência total de flores.
Portanto, antes de plantar, é recomendável selecionar cuidadosamente um local para a dália.
Se não houver flores, nada poderá ser mudado nesta temporada. Nenhuma medida adicional tomada ajudará. Vale a pena transplantar a planta para um local mais adequado no outono ou início da primavera.
Falta de umidade
Juntamente com uma boa iluminação, é necessária rega abundante e regular. O solo deve estar constantemente úmido. É especialmente recomendado monitorar a umidade durante a primeira semana após o plantio em terreno aberto. Você precisa colocar pelo menos 6 litros de água em um arbusto. A impregnação do solo é necessária até uma profundidade de 40 cm.
Portanto, o motivo da falta de flores pode ser a falta de água. A falta de umidade também pode causar floração deficiente com pétalas de cores discretas. Para evitar isso, é preciso regar a planta de manhã e à noite, assim não haverá problemas com o arbusto.
Tempo seco
O verão com temperaturas anormalmente altas e falta de chuva afeta negativamente as dálias. A planta para de crescer e começa a secar. A planta simplesmente não possui força natural e nutrientes suficientes para formar um botão e subsequente floração.
Neste caso, recomenda-se prever tal desenvolvimento de eventos e preveni-lo. Você pode cobrir o solo com grama recém-cortada e regar os arbustos regularmente. Isso evitará o superaquecimento e a falta de umidade da flor.
Excesso de fertilizantes nitrogenados
O uso excessivo de fertilizantes com alto teor de nitrogênio durante todo o período de crescimento não é recomendado. Isso leva à formação ativa de massa verde e a maturação dos botões florais é inibida. A fertilização com nitrogênio é necessária apenas na fase inicial da estação de crescimento. Para isso, pode-se usar excrementos de pássaros diluídos em água 1:20, infusão de verbasco (1:10) ou superfosfato com nitrato de amônio (20 g da substância para cada 10 litros de água). Alimente não mais do que 2-3 semanas. Durante todo o período será de até 4 vezes.
Na época da floração não é necessário nitrogênio. Fósforo e potássio são adequados aqui - superfosfato com nitrato de potássio, cinza de madeira ou monofosfato de potássio. Todos os fertilizantes devem ser diluídos em água. Você não pode derramar no arbusto - faça ranhuras especiais nas proximidades.
Falta de formação de arbusto
Recomenda-se a formação sistemática de dálias, que envolve a arrancada do excesso de brotos. Isso ajudará a planta a distribuir os nutrientes uniformemente por todo o caule. Na ausência de pinçamento, a água com microelementos benéficos é redirecionada para brotos fortes e grandes.
Ignorar este procedimento é acompanhado pela completa ausência de flores.
Arbustos em miniatura e de baixo crescimento não requerem pinçamento. Aqui a formação do arbusto ocorre naturalmente.
Embarque tardio
Plantar brotos despreparados e bastante tarde leva a uma floração inadequada. Isso será expresso na escassez de flores e na cor pálida. Um botão maduro requer muita força e nutrientes. Uma planta despreparada não consegue fornecer essas condições.
Para evitar isso, é recomendável preparar previamente a dália. Você pode levá-lo para uma estufa ou estufa antes de plantar em terreno aberto e colocá-lo em um local bem iluminado. Ao mesmo tempo, a planta vai se acostumando gradativamente ao ar puro.
Divisão incorreta de tubérculos
Se os tubérculos não foram divididos em tubérculos separados no outono, no verão seguinte a planta não poderá agradar com floração abundante. Esses arbustos distinguem-se pela presença de massa verde, mas pela ausência de botões. Este é um erro que os jardineiros iniciantes cometem. Recomenda-se separar cuidadosamente os tubérculos. Um tubérculo plantado no solo produz um arbusto exuberante com abundância de flores.
Eles precisam ser divididos no outono, imediatamente após a escavação, quando ainda não estão endurecidos. Na hora de dividir é necessário deixar um botão no tubérculo. Se você olhar para este momento, não haverá broto.
O que fazer para que as dálias floresçam o mais rápido possível?
Muitos jardineiros se esforçam para garantir que o processo de admiração das mais belas flores comece o mais cedo possível. Isso não requer conhecimentos especiais ou técnicas especiais. Para que o arbusto floresça antes do previsto e fique rico em cores, é recomendável realizar uma série de manipulações simples:
- antes do plantio em campo aberto, os tubérculos precisam ser levemente cultivados e preparados;
- o solo misturado com turfa ou serragem retém a umidade por mais tempo, o que terá um efeito benéfico na umidade do solo;
- um local devidamente selecionado e com bastante luz solar estimulará o arbusto a amadurecer precocemente;
- além disso, a formação regular de um arbusto é acompanhada por uma distribuição uniforme de nutrientes e água;
- alguns jardineiros recorrem a estimulantes adicionais.
Se seguir estas regras simples, a dália irá certamente deliciá-lo com a floração precoce e a abundância de belos e grandes botões.
Como prolongar a floração da dália?
As dálias têm flores especiais que você deseja admirar até o último dia de outono. Para prolongar o período de floração, não deixe cabeças caídas no caule. Você precisa colhê-los, então o arbusto terá um incentivo para formar novos botões. Durante o período de geada, você pode cobrir a dália com celofane. A proteção pode ser removida ou deixada durante o dia (dependendo da temperatura).
O solo devidamente formado antes do plantio permitirá que a planta receba nutrientes durante todo o período de crescimento. A distribuição uniforme da massa verde e dos botões prolongará o período de apreciação das mais belas flores.