Despretensioso peônia herbácea A variedade Sorbet atrai pelo seu aspecto lacônico e aroma brilhante. Representantes da variedade dão um aspecto acabado ao projeto paisagístico mais austero. Botões graciosos chamam a atenção e não deixam ninguém indiferente. A tecnologia agrícola é simples e consiste em medidas regulares de afrouxamento, irrigação, fertilização e proteção.
- Descrição e recursos
- História da seleção
- Pousar
- Selecionando um local
- Iluminação
- Proteção contra rascunhos
- Águas subterrâneas profundas
- Requisitos do solo
- Prazos
- Esquema de plantio
- Cuidado
- Rega
- Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
- Cobertura
- Aparar
- Cobertura morta
- Abrigo para o inverno
- Prevenção de doenças e pragas
- Podridão cinzenta
- Oídio
- Medvedka
- Pulgão
- Reprodução
- Uso em paisagismo
- Corpos de água artificiais
- Paisagismo da entrada central de uma casa ou gazebo
- Separação de zonas ajardinadas
- Criando um arranjo de flores
Descrição e recursos
A variedade Sorbet de floração média cresce até 1 metro de altura. O arbusto fascina pelos seus caules fortes, sobre os quais são colocados grandes botões em forma de taça com pétalas suaves de rosa pastel. As flores atingem um diâmetro de até 19 centímetros e tornam-se pálidas no final da floração.
Folhas abertas, exuberantes e dissecadas permanecem nos galhos até o final do outono. Ao mesmo tempo, a cor verde escura muda para um tom carmesim. A planta é resistente à geada e à seca.
História da seleção
A Holanda é um país conhecido pelas suas flores de qualidade. É a Holanda que cria padrões e o melhor melhoramento de plantas. As variedades diferem no tamanho das inflorescências, cor, altura e formato dos arbustos. Os botões de sorvete atraem a atenção de floristas e paisagistas, pois ficam lindos em buquês e canteiros de flores.
Pousar
Uma abordagem responsável no plantio garante uma floração abundante e uma vida longa para a planta.
Selecionando um local
Importante para o crescimento de uma cultura é a escolha do local onde ela irá crescer.
Iluminação
A variedade é confortável em áreas bem iluminadas. No entanto, as plantas não são resistentes à seca; gostam de sombra leve do sol.
Proteção contra rascunhos
A cultura não gosta de correntes de ar, por isso é recomendável plantar em áreas protegidas do vento.
Águas subterrâneas profundas
A área selecionada para o plantio da planta deve ter lençol freático profundo para evitar o apodrecimento das raízes.
Requisitos do solo
Para que a colheita agrade todos os anos com floração abundante, o solo do local deve ser ligeiramente ácido e ter estrutura solta.
Importante: o solo, se necessário, pode ser aromatizado com turfa ou areia.
No caso de o solo ser altamente ácido, adiciona-se cal.
Prazos
Uma época favorável para o plantio é final de agosto. Se a muda for plantada na primavera, o período é escolhido mais cedo - até o início do aquecimento constante. Recomenda-se plantar em abril-maio, antes que os brotos comecem a crescer.
Esquema de plantio
A cultura é plantada em covas preparadas 1 semana antes do plantio, medindo 50 por 50 centímetros. O seguinte é colocado na parte inferior do buraco:
- drenagem;
- areia;
- turfa;
- fertilizante orgânico ou mineral;
- solo do jardim.
Após o plantio, a planta é regada abundantemente.
Cuidado
Os cuidados básicos consistem em regar, capinar, podar e adubar a lavoura.
Rega
A planta é regada abundantemente na primavera, durante a formação dos botões, floração e no outono, quando os botões se formam.
Um arbusto requer 2 baldes de água para umedecer o sistema radicular.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
As ervas daninhas devem ser removidas, pois espalham doenças e obstruem o solo. A remoção oportuna de ervas daninhas protege a cultura contra infecções.
O afrouxamento é feito até uma profundidade de 5 centímetros. Isso garantirá a entrada de oxigênio no rizoma e uma melhor penetração de umidade e nutrientes.
Cobertura
Os fertilizantes devem ser aplicados em solo bem regado. Durante a temporada, são realizadas 3 mamadas:
- no início da primavera - uréia, sulfato de potássio;
- quando os botões se formam - com superfosfato;
- após a floração, para o desenvolvimento dos rizomas - fertilizantes com potássio e fósforo.
Você deve começar a alimentar a planta a partir do quarto ano de vida.
Aparar
A colheita é podada pela raiz após a primeira geada. Os galhos cortados são retirados do canteiro.
Cobertura morta
Para proteger a planta do sol e da seca, o arbusto é coberto com casca e composto. Desta forma, o solo é mantido moderadamente úmido e fresco.
Abrigo para o inverno
A variedade não necessita de abrigo para o inverno. Se as plantas forem plantadas em regiões frias e com fortes geadas, é recomendável cobrir os arbustos cortados com ramos de abeto conífero.
Prevenção de doenças e pragas
As técnicas de agricultura biológica ajudam na prevenção de muitas doenças. Os fertilizantes nitrogenados não devem ser usados em demasia e os fertilizantes minerais devem ser aplicados localmente.
Podridão cinzenta
Para evitar a podridão cinzenta, a planta não deve ser regada em excesso e nem plantada em locais onde fluem águas subterrâneas. O mofo é removido com sulfato de cobre.
Oídio
O fungo aparece durante o tempo chuvoso. Pode ser destruído por pulverização com solução fungicida.
Medvedka
Para prevenir pragas, a lavoura é pulverizada com inseticidas. Você pode combatê-los usando métodos tradicionais, usando iscas envenenadas.
Pulgão
Como medida preventiva, é necessário combater as formigas; e remover pulgões com inseticidas, pois essas pragas são portadoras de muitas doenças.
Reprodução
A cultura é propagada pela divisão da raiz. O procedimento é realizado no outono, após a retirada de todos os brotos. Para isso, o rizoma é cortado em várias partes com uma faca afiada e o local do corte é polvilhado com cinzas.
Uso em paisagismo
Os arbustos ficam ótimos em plantações em grupo e em tênias. Eles se dão bem com muitas plantas de jardim.
Corpos de água artificiais
Os representantes da variedade ficam lindos quando plantados à beira da água. Recomenda-se plantar próximos uns dos outros.
Paisagismo da entrada central de uma casa ou gazebo
O clima é criado pelas plantações localizadas na entrada da casa, próximo ao mirante. Um conjunto de arbustos floridos com decoração sazonal fica bem.
Separação de zonas ajardinadas
Os arbustos são usados para dividir uma horta em zonas separadas ou para decorar áreas feias. Isso não só vai decorar o jardim com lindas flores, mas também trará benefícios.
Criando um arranjo de flores
A cultura fica linda perto de uma cerca viva de lilases, jasmim e madressilva. Tulipas plantadas em todo o perímetro podem enfatizar a beleza dos arbustos. Recomenda-se a utilização de no máximo três arbustos na composição para realçar a beleza dos arbustos floridos sem ofuscar as flores vizinhas.
A variedade decorativa encanta pela floração dupla. O cuidado despretensioso é combinado com folhagens e botões altamente decorativos ao longo da temporada. A planta fica ótima em paisagismo e em buquês cortados.