O preparo adequado das peônias para o início do inverno é de grande importância. Esta cultura é vulnerável a baixas temperaturas. Portanto, deve ser coberto. Antes disso, são feitas podas de boa qualidade, o que ajudará a evitar o apodrecimento dos caules e das folhas. A aplicação oportuna de fertilizantes também é importante. Para que a planta resista facilmente até às geadas mais severas, é necessário seguir as recomendações de jardineiros experientes.
- Aparar
- Prazos
- Como aparar
- Regular
- Semelhante a uma árvore
- Formativo
- Para rejuvenescer o arbusto
- Alimentação de outono
- Tempo
- Metas
- Composto
- Métodos
- Seco
- Líquido
- Como cobrir
- Características da peônia da árvore de inverno
- Diferenças regionais
- Sibéria
- Urais
- Região do Volga
- Pista do meio
- Erros típicos de cuidados com o outono
- Poda muito cedo
- Não remova as folhas murchas no outono
- Falta de alimentação
- Capa errada
- Algumas palavras sobre cavar
Aparar
Este procedimento é importante ao preparar peônias para geadas. Possui características que definitivamente devem ser levadas em consideração.
Prazos
Após a floração, recomenda-se cortar apenas os botões murchados. Ao mesmo tempo, as folhas continuam a desempenhar funções decorativas. Até o tempo mais frio, o desenvolvimento das raízes da cultura continua. Graças à fotossíntese, que ocorre ativamente nas folhas, esse processo é ativado.
Portanto, recomenda-se cortar as verduras somente após a cessação natural do desenvolvimento do sistema radicular. É melhor fazer isso após as primeiras geadas, que levam à queda das folhas.
Caso haja necessidade de poda mais precoce, recomenda-se deixar algumas folhas no caule. Isso garantirá a absorção completa dos elementos úteis e a continuação do processo de fotossíntese. Dependendo das condições climáticas, a poda é realizada de setembro a outubro.
Como aparar
Para cortar adequadamente o excesso, é recomendável levar em consideração o tipo de peônia e os objetivos do procedimento.
Regular
A poda dos caules caídos é feita “a zero”. Deixe 2-3 centímetros acima da superfície do solo. Os fragmentos cortados são retirados do canteiro e queimados. Isso ajudará a lidar com microorganismos fúngicos, doenças e insetos nocivos.
Semelhante a uma árvore
Os caules deste tipo de peônias não morrem. Suas folhas estão simplesmente caindo. Em regiões quentes, esta variedade de planta tolera bem o inverno sem abrigo. No entanto, as culturas jovens precisam de ser cobertas com película ou esteiras. A poda dessas peônias tem características características.
Formativo
Neste caso, os botões florais são colocados em ramos esqueléticos.Portanto, é recomendável encurtá-los para o comprimento desejado. Porém, é recomendável podar a peônia da árvore na primavera.
Para rejuvenescer o arbusto
Este procedimento é realizado a cada 10 anos. Ajuda a renovar os brotos. Não é recomendado deixar tocos maiores que 5 centímetros. Eles não o ajudarão a sobreviver melhor ao inverno. Com esse corte existe o risco de retardar o desenvolvimento da peônia.
Alimentação de outono
Para que a peônia sobreviva bem ao inverno e se desenvolva melhor na primavera, os fertilizantes devem ser aplicados no outono.
Tempo
As peônias respondem bem à fertilização. Portanto, a alimentação no outono é importante. Recomenda-se realizar o procedimento em setembro ou na primeira quinzena de outubro.
O sistema radicular das peônias possui traços característicos. Em alguns lugares existem espessamentos nos quais se acumulam elementos úteis. As raízes da planta continuam a se desenvolver na primeira metade do outono. É por isso que a alimentação adicional é tão importante durante este período.
Metas
A aplicação oportuna de fertilizantes permite resolver os seguintes problemas:
- obtenha botões fortes e grandes nas hastes;
- tornar a floração dos arbustos mais ativa;
- aumentar o tamanho das flores e tornar a tonalidade mais saturada;
- fortalecer o sistema radicular e aumentar sua resistência à geada;
- tornar os arbustos mais fortes e poderosos.
Composto
Para obter uma planta forte, você deve usar fertilizantes minerais. As preparações contendo fósforo e potássio são especialmente úteis para peônias. No entanto, não é recomendado o uso de produtos à base de nitrogênio.
Métodos
Existem vários métodos de fertilização. O fertilizante pode ser usado na forma de pó ou solução.
Seco
Os fertilizantes granulados devem ser usados em tempo chuvoso. Eles se decompõem gradualmente no solo e penetram no sistema radicular.Recomenda-se espalhar fertilizantes secos no círculo da plantação e incorporá-los um pouco no solo.
Para peônias, recomenda-se usar 15 a 20 gramas de fósforo e 10 a 15 gramas de potássio. Antes de aplicar a fertilização, a planta deve ser bem regada. Ao espalhar fertilizantes, é importante garantir que eles não toquem no colo da cultura.
Líquido
Em tempo seco, recomenda-se misturar fertilizantes com água. A solução resultante é regada nas raízes da planta. Para cada arbusto basta 1 litro do produto. Para obter fertilizante útil, coloque um comprimido fertilizante em um balde de água.
Como cobrir
Para evitar o congelamento das peônias no inverno, elas definitivamente devem ser cobertas. Isto é especialmente verdadeiro para regiões geladas e com pouca neve. Os botões de crescimento da peônia estão localizados a uma profundidade de 5 a 6 centímetros. Portanto, os arbustos aparados precisam ser amontoados.
A cobertura morta é colocada por cima. Sua camada deve ter no mínimo 15 centímetros. Você pode cobrir a planta com folhas secas, composto e turfa. Ramos de abeto e composto também são ótimos. Além disso, você pode cobrir as peônias com uma camada de neve. Protegerá a planta do frio em geadas severas.
É estritamente proibido o uso de folhas cortadas de peônia para cobertura. Eles atraem pragas e microorganismos bacterianos.
Características da peônia da árvore de inverno
No território europeu da Federação Russa, as peônias das árvores não precisam ser cobertas. Eles lidam bem com o inverno sem ele. Porém, negligenciar este procedimento só é permitido em locais tranquilos e onde não haja vento forte.
As plantas jovens devem ser cobertas. Para isso, utiliza-se uma camada de turfa de até 20 centímetros. Após o processamento, um balde invertido deve ser colocado no topo da cultura.
Diferenças regionais
As características invernantes da cultura dependem diretamente das características climáticas de uma determinada região.
Sibéria
Esta região é caracterizada por um clima acentuadamente continental com invernos longos e geadas severas. Portanto, as peônias devem ser cobertas. Caixas ou engradados devem ser colocados em cima da cobertura morta. Você também pode fazer uma espécie de cabana com galhos de abeto.
Urais
Os Urais também são caracterizados por fortes geadas e mudanças bruscas de temperatura. Portanto, as peônias precisam do mesmo abrigo que na Sibéria.
Região do Volga
Esta região é caracterizada por um clima continental temperado. Portanto, para peônias, é recomendável fazer um monte com qualquer material de cobertura morta. Esta medida ajudará a proteger a planta da exposição a baixas temperaturas.
Pista do meio
Na região de Moscou e na região de Leningrado, as geadas começam depois de 20 de outubro. Neste ponto, certifique-se de cortar as partes aéreas das plantas. As flutuações de temperatura características desta região exigem abrigo para a cultura. Para fazer isso, você pode usar turfa seca, ramos de abeto e sacos de juta.
Erros típicos de cuidados com o outono
Um erro comum cometido por jardineiros novatos é negligenciar a poda de outono. Como resultado, a planta fica muito enfraquecida e é mais frequentemente infectada com doenças infecciosas.
Poda muito cedo
Se os caules e as folhas forem cortados precocemente, isso levará a um enfraquecimento significativo da colheita. Como resultado, o sistema radicular não consegue se desenvolver totalmente.
Não remova as folhas murchas no outono
Após a poda das peônias, é proibido usar suas folhas para cobrir a lavoura. Como resultado, as pragas e bactérias sobreviverão ao inverno e se tornarão mais fortes, o que causará danos à colheita.
Falta de alimentação
Se os fertilizantes minerais não forem aplicados a tempo, a cultura não será capaz de se desenvolver totalmente.Um erro comum também é o uso de fertilizantes líquidos durante as chuvas. Eles não podem ser totalmente absorvidos pelas plantas.
Capa errada
Se a planta não for coberta corretamente, ela pode não sobreviver à geada. Como resultado, a cultura simplesmente morrerá.
Algumas palavras sobre cavar
Vale a pena desenterrar as raízes da planta levando em consideração as condições climáticas. Em alguns casos, isto pode ser feito com sucesso no início de outubro. Porém, é melhor concluir a obra até meados de setembro. Antes de iniciar o procedimento, é recomendável cortar as folhas da colheita. Depois disso, a planta é cavada a uma distância de 25 centímetros.
Para extrair as raízes com segurança, você precisa mergulhar a pá o mais profundamente possível no solo e, em seguida, levantar a planta com cuidado. Em seguida, a peônia deve ser limpa de torrões de terra, as raízes devem ser lavadas com uma mangueira e o processo de divisão deve começar..
Para começar, é recomendável examinar cuidadosamente o estado das raízes. Os fragmentos afetados devem ser removidos. Os elementos restantes podem ser salvos. Recomenda-se separar a raiz jovem do rizoma principal. Para fazer isso, você pode usar uma pequena machadinha ou uma tesoura de poda. A área cortada deve ser esfregada com carvão. Isso ajudará a prevenir o desenvolvimento de doenças fúngicas.
Durante o armazenamento das raízes, é importante manter a temperatura ideal. Deve estar entre 2 e 4 graus. Você pode guardar as raízes em caixas de madeira. Eles são colocados no porão ou na prateleira inferior da geladeira. O material de plantio deve ser coberto com cinza e serragem.
Em alguns casos, os botões começam a inchar no inverno. Ao mesmo tempo, pequenas raízes de sucção aparecem abaixo. Não é recomendado armazená-los posteriormente. A peônia deve ser colocada em um vaso com terra úmida e guardada em local fresco. Na primavera, a planta pode ser transplantada para o local.
Preparar as colheitas para o inverno é um processo responsável. A prontidão da planta para a próxima safra depende da correção dos procedimentos. Portanto, os especialistas aconselham estudar cuidadosamente as recomendações e cumpri-las rigorosamente.