Em seus jardins, os jardineiros costumam plantar não apenas vegetais e frutas, árvores e arbustos, mas também plantas ornamentais. Plantar e cuidar de uma cultura como a dedaleira em terreno aberto não causa muitos problemas, e é por isso que a flor é popular. Uma planta ornamental despretensiosa pertence à família Podorozhnikov e é utilizada tanto na decoração do local quanto no tratamento de diversas doenças.
- Descrição e recursos
- Cultivo de mudas
- Prazos
- Preparação de sementes
- Como plantar
- Condições de temperatura e luz
- Escolhendo
- Rega
- Afrouxamento
- Endurecimento
- Plantar em terreno aberto
- Quando plantar
- Seleção do local
- Preparação do solo
- Esquema de plantio
- Cuidado
- Rega
- Capina e afrouxamento
- Cobertura
- Proteção contra doenças e pragas
- Aparar
- Transferir
- Depois da floração
- Reprodução
- Sementes
- Por tiros
- Tipos
- Roxo
- Flor grande
- Oxidado
- Lanoso
- Amarelo
- Escuro (não claro)
- Tapsi
- Merton
- Nevada
- Ciliado
- Propriedades medicinais e contra-indicações
- Uso em paisagismo
Descrição e recursos
Cientificamente, a dedaleira é chamada digital, a palavra é traduzida do latim como dedal. A área de distribuição da cultura vai do Mediterrâneo ao Norte da África. Clareiras na floresta e quaisquer áreas abertas são locais onde esta planta despretensiosa, mas atraente, é encontrada com mais frequência. A dedaleira é cultivada como planta bienal ou perene. A altura dos rebentos duros não ramificados da digital varia de 30 a 150 cm.As lâminas foliares têm tonalidade esverdeada, são inteiras e caracterizam-se por uma forma oblonga lanceolada.
As inflorescências da dedaleira são racemosas, nelas se formam grandes botões, caracterizados por uma tonalidade amarela, vermelha clara ou roxa. O momento da floração dos digitálicos depende das condições climáticas da área de cultivo - em média, vai de meados de julho aos primeiros dias de setembro. No lugar das flores aparecem caixas contendo sementes marrons.
É importante lembrar que todos os tipos de dedaleira são extremamente venenosos e, portanto, não são adequados para plantio em canteiros de creches e escolas e em chalés de verão onde as crianças costumam brincar.
Cultivo de mudas
Em primeiro lugar, os residentes de verão experientes recomendam o cultivo de mudas em casa. O processo não é complicado, mas ajuda a obter rapidamente colheitas lindas e saudáveis.
Prazos
O material da semente da planta é coletado no outono, e as sementes localizadas nas cápsulas inferiores apresentam a maior taxa de germinação.Eles são cuidadosamente retirados e colocados sobre uma folha de papel para secar. Em seguida, guarde em sacos de papel ou de linho em local seco e fresco. Na primavera, nos primeiros dez dias de março, começam a semear material para mudas.
Preparação de sementes
Para que as sementes germinem rapidamente e se formem mudas fortes e saudáveis, é recomendável prepará-las adequadamente. Para fazer isso, pegue água em temperatura ambiente e despeje em um recipiente de vidro. As sementes são colocadas nele e guardadas por uma semana, trocando a água por doce a cada 6 horas. Na última vez você pode adicionar um dos estimulantes de crescimento, diluído de acordo com as instruções de uso.
Como plantar
A semeadura do material é realizada de acordo com o seguinte algoritmo:
- Para plantar sementes de dedaleira, compre terra em uma loja de jardinagem ou faça você mesmo.
- As sementes são secas um pouco no papel e colocadas na superfície do solo sem enterrá-las.
- Por cima do material é polvilhada com uma camada de areia de rio, previamente cozida no forno.
- Cubra o recipiente com sementes com filme plástico e coloque em local aquecido e com iluminação difusa.
- Após aproximadamente 2 semanas, aparecem os primeiros brotos.
Condições de temperatura e luz
Depois que os primeiros brotos aparecem acima da superfície, a planta recebe os devidos cuidados. As mudas desta cultura desenvolvem-se de forma bastante lenta, mas é um processo natural. Manter as mudas sob raios solares difusos, retirando periodicamente a película para ventilação. A temperatura não deve cair abaixo de 18 graus e subir acima de 28, caso contrário os rebentos morrerão.
Escolhendo
Para garantir que as plantas jovens tenham componentes nutricionais suficientes e espaço para o desenvolvimento das raízes, é realizada a colheita.O procedimento é realizado quando um par de folhas verdadeiras se forma na dedaleira. Algoritmo de ações:
- Prepare copos descartáveis com a mesma composição de solo.
- O recipiente geral é levemente umedecido para facilitar a retirada das mudas.
- Use uma colher de chá para separar cuidadosamente as mudas e transferi-las para vasos individuais.
- A princípio, proteja das correntes de ar e dos raios solares diretos.
Rega
A irrigação é feita de acordo com as condições do solo - não deve estar seco, mas também é impossível regar demais a dedaleira, pois isso destruirá as mudas jovens.
Afrouxamento
O afrouxamento do solo é feito quando necessário, agindo com cautela para não prejudicar as plantas frágeis.
Endurecimento
Antes de transferir as mudas de dedaleira para fora, é realizado um procedimento de endurecimento. Primeiro, leve os recipientes com as mudas para a varanda ou jardim por alguns minutos, aumentando cada vez o tempo de permanência ao ar livre em 20-30 minutos. Depois de duas semanas, eles começam a plantar em terreno aberto.
Plantar em terreno aberto
Na transferência das plantas para os canteiros, certas regras são seguidas para que a dedaleira crie raízes rapidamente e agrade com uma floração abundante.
Quando plantar
O momento do plantio depende das condições climáticas da região de cultivo. Na maioria das vezes, estes são os últimos dias de maio ou os primeiros dez dias de junho, quando a terra já aqueceu o suficiente e o retorno das geadas já é improvável.
Seleção do local
A área onde a dedaleira será cultivada deve ficar aberta à luz solar durante a maior parte do dia. Porém, a sombra parcial também é adequada para a colocação de plantas.
Não escolha um local sob as árvores para as dedaleiras - a alta umidade, que permanece no tronco da árvore, prejudica a flor, e a queda das folhas no outono prejudica a decoratividade da colheita.
Preparação do solo
Antes de plantar, cave o solo no local selecionado e remova as raízes das ervas daninhas. Se o solo for pobre, são adicionados nutrientes adicionais - esterco podre ou fertilizante mineral completo.
Esquema de plantio
Ao plantar dedaleiras, siga as seguintes instruções:
- Cave buracos com dimensões um pouco maiores que o volume do sistema radicular da planta, a uma distância de 30 cm um do outro.
- Usando o método de transbordo, mova cuidadosamente as mudas junto com a raiz para os buracos.
- Compacte o solo e regue as mudas.
É preciso lembrar que no primeiro ciclo vegetativo a dedaleira forma apenas uma roseta de folhas, a floração ocorre no segundo ano após o plantio.
Cuidado
Depois de transferir as mudas para local permanente na horta, proporcionam-lhes cuidados agrotécnicos competentes e realizam medidas preventivas para prevenir a ocorrência de doenças e pragas.
Rega
A dedaleira não precisa de muita umidade e tolera secas de curta duração. Se chover regularmente durante o verão, você pode ficar sem regar. A irrigação é realizada somente se houver precipitação natural insuficiente.
Capina e afrouxamento
Após cada rega ou chuva, eles soltam o solo, combinando esse procedimento com a capina. Como o sistema radicular da dedaleira é horizontal, solte o solo até uma profundidade rasa e faça isso com muito cuidado.
Cobertura
Como todas as culturas ornamentais, a digital requer a introdução de componentes nutricionais.Durante a estação de crescimento, eles não fazem isso mais do que 2 vezes. O fertilizante é aplicado na forma líquida, dissolvendo a composição mineral em água.
Proteção contra doenças e pragas
As doenças mais comuns que afetam a dedaleira na ausência de prevenção e descumprimento das regras de cuidado são o mosaico viral e o oídio. Para não expor outras plantas ao risco de infecção, as culturas afetadas são desenterradas e destruídas fora da horta.
Dos insetos, os pulgões geralmente se instalam nos digitálicos. Esse inseto transmite doenças virais, portanto, quando é detectado nas plantas, inicia-se imediatamente a pulverização com produtos químicos. Iskra ou Biotlin servirão.
Aparar
O procedimento sanitário é realizado durante toda a safra, retirando ramos quebrados ou doentes dos digitálicos. Os botões desbotados também são removidos em tempo hábil.
Transferir
Este processo não é particularmente difícil, uma vez que o sistema radicular dos digitálicos é raso. Prepare um buraco um pouco maior que os anteriores e transfira cuidadosamente a planta para dentro dele. Após o transplante, é realizada a rega.
Depois da floração
Quando a digitalis terminar o processo de floração, prepare-a para o inverno. Adicione mais terra às raízes da planta para que a geada não as danifique. Apesar de a variedade perene de dedaleira ser caracterizada por maior resistência à geada, na ausência de cobertura de neve a planta pode congelar. Os caules das flores digitálicas murchas são cortados e a roseta é coberta com ramos de abeto ou serragem.
Reprodução
A digitalis se propaga facilmente, cada jardineiro escolhe a melhor opção para si.
Sementes
A dedaleira pode ser propagada não apenas pelo cultivo de mudas, mas também pelo plantio direto do material em terreno aberto.Eles fazem isso no início de maio. As sementes de digitálicos são embebidas em água por uma semana da mesma forma e depois semeadas no solo sem aprofundá-las. Polvilhe uma fina camada de terra por cima e, se ainda estiver frio lá fora, cubra as plantações com lutrasil. Ao semear, mantenha uma distância de 20 cm.
Se o jardineiro quiser obter rosetas digitais maiores, as plantações serão desbastadas no futuro.
Por tiros
Outra maneira rápida e acessível de cultivar dedaleiras em seu jardim é usar mudas da planta. Os pincéis murchas são cortados e após 20 dias aparecem pequenos brotos na base dos pedúnculos. Após a formação de cerca de 8 folhas, separe-as cuidadosamente da planta principal e plante-as em local permanente.
Tipos
São conhecidas cerca de 50 espécies de dedaleira, as seguintes são populares entre os jardineiros.
Roxo
Breves características da variedade:
- Na maioria das vezes é cultivada como uma planta bienal, não como uma planta perene.
- Atinge uma altura de 150 cm.
- A cor da flor é rosa, creme ou roxo.
- Algumas variedades apresentam pequenas manchas na superfície das pétalas, por isso são chamadas de dálmatas.
- A inflorescência não ultrapassa 80 cm de comprimento.
Flor grande
Descrição das espécies de flores grandes:
- A altura das dedaleiras desta espécie não ultrapassa 120 cm.
- As flores são de cor amarela.
- Existem veias marrons dentro da corola.
Oxidado
Características:
- A altura da planta varia de 70 a 120 cm.
- É considerada uma das espécies mais bonitas e populares entre os veranistas.
- A cor das flores da dedaleira varia do amarelo claro ao marrom dourado.
Lanoso
Pequena descrição:
- A tonalidade das pequenas flores digitálicas é amarelo acastanhado.
- Esta variedade é medicinal e não decorativa.
Amarelo
Você pode reconhecer uma cultura pelos seguintes recursos:
- A altura desta dedaleira não ultrapassa 100 cm.
- As flores são amarelas brilhantes.
- Seu comprimento é de cerca de 2,5 cm.
Escuro (não claro)
A descrição detalhada é a seguinte:
- Uma planta perene rara, apenas colecionadores podem se orgulhar de tal espécime.
- As flores tubulares com ligeira pubescência são de cor amarelo cremoso ou amarelo-laranja.
- Na natureza, a digitalis é encontrada nas montanhas da Espanha e não ultrapassa os 50 cm de altura.
Tapsi
Características da variedade:
- Também um tipo de digital que veio da Espanha.
- Os botões rosa-carmesim da digital têm cerca de 5 cm de comprimento.
- O diâmetro não ultrapassa 2,5 cm.
- A época de floração da dedaleira ocorre no primeiro mês do verão.
Merton
Breve descrição da digital de Merton:
- É um híbrido das variedades roxa e de flores grandes.
- A digital não excede 80 cm de altura.
- A cor das pétalas das flores lembra purê de morango.
Nevada
Caracterizado por:
- Botões grandes amarelo-avermelhados.
- A altura é de cerca de 130 cm.
Ciliado
Descrição:
- Pertence à categoria de plantas de baixo crescimento, não ultrapassando 60 centímetros de altura.
- As flores da dedaleira, pertencente à espécie ciliada, apresentam coloração branco-amarelada.
Propriedades medicinais e contra-indicações
Além dos tipos decorativos de digital, existem também variedades medicinais de digital que são utilizadas com sucesso na prática médica. Eles ajudam com as seguintes doenças:
- fibrilação atrial;
- fornecimento insuficiente de sangue aos músculos e tecidos;
- cardiosclerose;
- distrofia miocárdica, ataques de hipertensão e taquicardia;
É preciso lembrar que a cultura da digitálicos é extremamente tóxica e, sem consulta prévia ao especialista responsável pelo tratamento, a planta pode fazer mal à saúde humana.
A dedaleira é usada desde o século XVIII e as folhas da planta são utilizadas para fazer remédios. As contraindicações da planta incluem diagnósticos como infarto do miocárdio e pericardite, e não se utiliza digitálicos para angina de peito e doenças pulmonares crônicas.
Uso em paisagismo
Variedades altas de dedaleira são consideradas um excelente fundo para canteiros lineares e mixborders, enquanto as baixas são usadas para decoração e criação de caminhos e bordas. Culturas como roseira brava e rododendro, gerânios e prímulas, aquilegia e peônias são selecionadas para companhia de digitálicos.