A flor decorativa coleus cresce lindamente tanto em casa como no jardim. Os jardineiros adoram a planta por sua aparência elegante, crescimento rápido e despretensão nas condições de cultivo. Não é à toa que chamam isso de urtiga. Mais de 150 espécies de coleus são conhecidas. Eles se distinguem por uma variedade de cores, formatos de folhas, alturas de plantas, mas todos pertencem à família Lamiaceae.
Descrição geral da flor
Na natureza, o coleus é residente na Ásia, mas também é encontrado nas florestas do continente africano, em ilhas de clima tropical. As variedades Blume são geralmente cultivadas em casa. Em condições naturais, a planta herbácea é anual, mas também pode ser um arbusto perene:
- Arbusto sempre verde, alto (até 85 cm).
- O caule quadrangular é vítreo e lenhoso na base.
- Grandes folhas ovais estão localizadas frente a frente. São macios com superfície aveludada. Embora a flor seja chamada de urtiga, ao contrário dela, as folhas do coleus não queimam. A folhagem da planta é variada, com padrões variados.
- As flores pouco atraentes da planta, semelhantes a uma espiga ou panícula, florescem no topo da cabeça.
Algumas espécies, em particular variedades híbridas, permanecem caducifólias. Os coleus de interior são baixos (de 15 a 35 cm), muito bonitos e coloridos. E no jardim, flores penduradas tornaram-se a decoração de canteiros, vasos e canteiros de flores.
Que cores existem?
A paleta de cores do coleus é variada. A cor pode ser monocromática, duas cores ou várias ao mesmo tempo. Há folhagens com centenas de padrões diferentes de aberturas e desenhos coloridos.
Existem todos os tipos de cores e tons do arco-íris nas folhas da planta. Eles podem ser:
- Branco puro;
- verde esmeralda;
- vermelho;
- Borgonha com veias rosa pálido;
- verde claro com renda azul;
- amarelo brilhante.
Graças à riqueza da sua gama de cores, os coleus tornaram-se favoritos na decoração de jardins; orgulhosamente exibido nos peitoris das janelas.
Variedades Coleus
Várias centenas de espécies de plantas são conhecidas pelos produtores de flores. Algumas variedades são adequadas para reprodução doméstica. Porém, com o início do calor, são levados para a varanda ou terraço, onde também vão se exibir e decorar.
Mariposa
Coleus Mariposa é nativo de um clima tropical. Portanto, a planta adora o calor e não sobreviverá às geadas. Cresce ao ar livre desde que as temperaturas noturnas não sejam inferiores a 17 °C. A planta é perene, mas nas condições climáticas da região centro costuma ser cultivada anualmente.
As folhas são largas, roxas escuras e rosadas nas bordas. Adora a luz solar, tolera facilmente sombras leves. Antes do plantio em local definitivo, as mudas devem ser protegidas da luz solar direta, que pode queimar as folhas da flor.
Borboleta
Planta perene despretensiosa de até 50 cm de altura, floresce em julho e a floração continua até outubro. Linda folhagem de várias cores. O formato das folhas lembra asas de borboletas. Daí o nome da espécie Borboleta, que significa “borboleta”. A beleza da folhagem não é chamativa, mas emocionante e terna. A cor muda dependendo da iluminação.
A planta adora luz, mas tem medo da luz solar direta. No verão necessita de rega abundante com água macia à temperatura ambiente.
Babados Carmesim
Espécies híbridas, bastante grandes. Caracterizado por rápido crescimento. Depois de podar a parte superior, ela cresce abundantemente. A planta tem lindas folhas cor de vinho com bordas rosadas ao longo de bordas irregulares. Crimson Raffles adora a luz. Quando não há luz suficiente, aparecem mais listras verdes. Ela cresce tanto em casa, em vaso, quanto em campo aberto, se a temperatura permitir. Floresce de julho a outubro.
Candidato
A planta é perene. A variedade não é grande. As folhas são de tamanho médio. A folha é branca no meio e verde claro nas bordas. A flor é discreta, delicada e parece poética.
A planta adora luz, embora não tolere luz solar direta. Coleus candidum crescendo em terreno aberto, se a temperatura do ar não for inferior a +18 °C. O local deve ser bem iluminado e sombreado.
Cama Dourada
Espécie perene de até 60 cm de altura, cultivada em casa e em campo aberto. A variedade possui lindas folhas serrilhadas, monocromáticas, amarelas. Ela floresce no meio do verão, mas as flores são imperceptíveis e arrancadas. A beleza de uma planta está na sua folhagem.
O local de crescimento e desenvolvimento do arbusto deve ser iluminado, mas levemente sombreado. Regue abundantemente, principalmente no verão.
Pássaro de fogo
A tradução literal do nome é “pássaro de fogo”. O criador da variedade é Ivan Kruglyak, criador russo da Crimeia. A superfície das folhas é ondulada. Existem manchas vermelhas brilhantes e borradas no verde escuro da folhagem esculpida. A flor é caracterizada por um crescimento muito rápido. O arbusto é frequentemente beliscado para parecer mais exuberante. Variedade de tamanho médio, perene. Em terreno aberto é cultivada como planta anual.
Glória do Luxemburgo
Perene exuberante, sempre verde, não mais que 60 cm de altura e caule lenhoso. O diâmetro da copa do arbusto chega a meio metro. Cultivada por suas folhas duplas serrilhadas, em vez de pequenas flores tubulares azuis claras. A folhagem oval é incrivelmente bela, marrom chocolate, com bordas verde-amareladas. A planta prefere solo úmido, mas bem drenado.
Rosa Blush
Arbusto perene bastante grande, de meio metro. Aparência muito exuberante e ramificada. As folhas são grandes e onduladas. A cor predominante da folhagem é o rosa, com uma borda verde claro brilhante nas bordas. A variedade cresce tanto em casa, em vaso, quanto em campo aberto.
Sabre
A variedade é anã, não ultrapassa os 22 cm, adequada para cultivo em terreno aberto e criação de composições paisagísticas. Little Saber é como um tapete de folhas vivas de cerejeira com uma borda verde-amarelada. A variedade é despretensiosa.
Renda Salmão
O arbusto é exuberante, de tamanho médio. As folhas são grandes, com bordas verdes brilhantes e recortadas. O meio da folha é rosa-alaranjado, de cor plumosa. A cor das folhas muda dependendo da iluminação. Ao sol, o coleus é brilhante e brilhante, à sombra a folhagem escurece e desbota.
A planta não hiberna em campo aberto, no outono é colocada em um vaso e levada para dentro de casa.
Botão de ouro
Arbusto perene e exuberante de tamanho médio (até 50 cm). As folhas são pequenas, recortadas e douradas. A cor da folhagem provavelmente dá o nome da flor, que significa “botão de ouro”. A variedade é perfeita para decorar a paisagem criando um fundo ou efeito de cores e tons.
Qual variedade escolher
Todos os tipos de coleus são bons à sua maneira. Delicioso, pouco exigente para as condições de cultivo. Para escolher uma variedade, primeiro você precisa entender por que e onde o coleus crescerá. Vai decorar o jardim ou apenas ficar exposto no parapeito da janela e agradar aos olhos? Ambas as variedades de baixo crescimento e altas são adequadas para projetos de jardins. Ao escolher uma variedade, você precisa confiar no seu gosto. Qual coleus você mais gosta, esses devem ser cultivados.
As condições de cultivo e requisitos de cuidados para todas as variedades são os mesmos:
- Em qualquer caso, quer a planta viva em casa ou no jardim, se decidir adquirir uma flor, é aconselhável adquiri-la no início da primavera.
- A planta deve parecer saudável, com muitos brotos.
- Você não deve comprar coleus que está se preparando para florescer. Isso significa que ele era frequentemente alimentado com minerais devido à exaustão.
O uso de coleus em paisagismo
O estilo francês regular de plantar coleus no jardim é usado há muito tempo.Visto que foi possível regular a altura dos arbustos e evitar a sua floração pouco atraente; folhagem colorida e brilhante - todas essas são condições maravilhosas para criar canteiros de flores ou tapetes de arabescos. Nem uma única composição paisagística está completa sem coleus. O coleus vermelho parece muito digno entre a cinerária prateada e o alyssum branco como a neve com aroma de mel. Canteiros de flores de uma “urtiga” multicolorida no gramado também ficam ótimos.
A riqueza das variedades de coleus e a variedade de cores permitem criar padrões interessantes e incorporar as ideias mais ousadas dos paisagistas. Ao mesmo tempo, a planta é despretensiosa e cresce rapidamente.
Lírios brancos como a neve são combinados com coleus brilhantes, Cannes com tintos folhas. Outras plantas ficam bem ao lado delas, já que a “urtiga” com suas folhas grandes protege o solo e suas vizinhas dos raios escaldantes do sol.
Folhas penduradas de coleus alertam para a necessidade de rega.
As combinações de cores em vasos e vasos suspensos também parecem elegantes, sem as quais não se pode prescindir ao criar um projeto de jardim. As rosas ficam lindas contra o fundo do coleus baixo. Variedades de flores de baixo crescimento são usadas para decorar bordas e caminhos. Urtigas multicoloridas cobrem áreas indefinidas e espaços vazios. O luxuoso coleus não só agrada aos olhos, mas também levanta o ânimo.