O cultivo de clematis Jacquemman tem vários recursos. Esta bela cultura ornamental é muito popular entre os jardineiros. Para ter sucesso no cultivo de arbustos e obter uma floração abundante, é necessário cuidar adequadamente da planta. Recomenda-se regá-lo, alimentá-lo e apará-lo em tempo hábil. A proteção contra doenças e pragas não é de pouca importância.
- Descrição geral do grupo
- Vantagens e desvantagens
- Variedades de Clematis do grupo Jacquemman
- Superba
- Cardeal Vermelho
- Melodia Cósmica
- Lutero Burbank
- Ana Alemã
- Rainha Cigana
- Nellie Moser
- Luar
- Texas
- Ernest Markham
- Recomendações para cultivo
- Seleção e preparação de um local de pouso
- Preparação de material de plantio
- Processo de plantio
- Dicas de cuidados
- Alimentação e rega
- Cobertura morta e afrouxamento
- Aparar
- Doenças e pragas
- Reprodução
- Sementes
- Por estacas
- Dividindo o mato
- Em camadas
- Aplicação em paisagismo
Descrição geral do grupo
É uma trepadeira que atinge uma altura de 4 a 5 metros. É caracterizada por um caule estriado marrom-acinzentado coberto de penugem. As folhas atingem 10 centímetros e são de cor verde escura. As flores únicas podem ter diferentes tons - rosa, vermelho, branco, azul, roxo.
Em climas temperados, os botões incham no final de abril e as folhas aparecem na primeira quinzena de maio. A cultura é caracterizada pela floração abundante e longa, que ocorre de junho a agosto.
Vantagens e desvantagens
As vantagens da cultura incluem o seguinte:
- excelentes propriedades decorativas;
- variedade de variedades;
- facilidade de atendimento;
- Possibilidade de aplicação em paisagismo.
A única desvantagem da cultura é a sua suscetibilidade a certas doenças. Ela freqüentemente sofre de infecções fúngicas.
Variedades de Clematis do grupo Jacquemman
Hoje existem muitas variedades de clematis chamadas Jackmanii. Eles diferem em aparência e recursos de cuidado.
Superba
Esta videira pode atingir 3 metros. É caracterizada por inflorescências roxas aveludadas. Na parte central existe uma faixa roxa que desbota com o envelhecimento da flor. A variedade é caracterizada por uma resistência média ao gelo.
Cardeal Vermelho
Este híbrido se distingue por grandes flores aveludadas de rico tom roxo com estames claros. Os galhos chegam a 2 metros. As lâminas das folhas são de tamanho médio e de cor verde escura.
Melodia Cósmica
Esta videira arbustiva pode atingir os 3 metros. Os arbustos incluem 15-30 brotos. Cada um deles tem de 10 a 30 flores.Eles se distinguem pelo formato em forma de diamante e pela cor violeta-cereja.
Lutero Burbank
Esta variedade é caracterizada por grandes inflorescências que atingem 20 centímetros de diâmetro. O cipó pode crescer até 2,5-4 metros. As flores são de cor violeta-púrpura e possuem pétalas onduladas.
Ana Alemã
Esta planta atinge 2,5 metros e é altamente resistente às geadas. Os arbustos são capazes de suportar temperaturas de até -40 graus. As flores são grandes e de cor púrpura pálida.
Rainha Cigana
Esta trepadeira arbustiva atinge 3,5 metros de altura. É caracterizada por botões ligeiramente elevados. As flores são de cor púrpura escura e atingem 15 centímetros.
Nellie Moser
É uma trepadeira caducifólia, podendo atingir 2,5 metros de altura. As flores são de cor rosa-púrpura. Há uma faixa rosa brilhante no centro das flores. A planta pode resistir a geadas de até -35 graus.
Luar
É uma planta vigorosa que chega a atingir 3 metros. É caracterizada por folhas compostas e lindas flores lilases. A cultura deve ser cultivada em qualquer zona climática da Rússia.
Texas
Esta não é uma planta muito alta, o que permite que seja plantada em recipientes e cultivada na varanda. As flores apresentam tonalidade azulada e bordas onduladas.
Ernest Markham
Esta planta se distingue por lindas flores vermelhas. Esta videira perene atinge 3,5 metros e é caracterizada pela resistência às geadas até -35 graus. A planta se distingue por flores grandes de até 15 centímetros.
Recomendações para cultivo
Para ter sucesso no cultivo de uma cultura, vale a pena cuidar dela com qualidade e integralidade.
Seleção e preparação de um local de pouso
A clematite de Jacquemin cresce bem perto de arcos e mandris.Variedades de baixo crescimento podem ser plantadas em recipientes e cultivadas na varanda.
Para o plantio no solo, recomenda-se escolher um local ensolarado. Mas a zona raiz deve ser um pouco sombreada. É melhor plantar em uma colina para evitar a morte de raízes longas.
Recomenda-se escolher o solo certo para a planta. Deve incluir os seguintes componentes:
- turfa;
- húmus;
- areia;
- farinha de dolomita;
- superfosfato.
Preparação de material de plantio
Na hora de comprar clematis, vale considerar o clima da região. O local de pouso planejado não é de pouca importância. Recomenda-se plantar plantas altas perto de gazebos e suportes, enquanto as baixas podem ser cultivadas em varandas.
As mudas não devem apresentar manchas, áreas de podridão ou sinais de murcha. Para plantas com raízes fechadas, o solo deve estar limpo e úmido.
Antes do plantio, é recomendável fazer o seguinte:
- Retire com cuidado as mudas dos recipientes. Para fazer isso, primeiro o solo deve ser regado.
- Mergulhe as mudas com raízes nuas em água morna por várias horas.
Processo de plantio
O tamanho das reentrâncias de plantio depende do volume do torrão de terra. Em média, são feitos de 60x60x60 centímetros.
Para plantar uma planta, faça o seguinte:
- Coloque uma camada de drenagem no fundo. Deve incluir pequenas pedras e tijolos triturados.
- Fixe um suporte com altura de pelo menos 2,5 metros.
- Despeje um pouco de terra sobre a drenagem para criar um monte.
- Coloque a planta no buraco e endireite cuidadosamente as raízes.
- Polvilhe o arbusto com terra e enterre o colo da raiz e um pouco do tronco no subsolo.
- Compacte e regue o solo.
Dicas de cuidados
Para que a planta se desenvolva normalmente, é recomendável prestar-lhe um cuidado completo e de qualidade.
Alimentação e rega
Clematis desta variedade é considerada uma cultura que adora umidade. Recomenda-se regar abundantemente. O procedimento deve ser realizado uma vez por semana. 1 arbusto requer 30-40 litros de água. O melhor é realizar o procedimento à noite.
Nenhum fertilizante é necessário no primeiro ano. A partir do segundo ano vale a pena começar a alimentar. Durante o período de desenvolvimento ativo são utilizados agentes nitrogenados e durante a formação dos botões são utilizadas composições à base de potássio. Após o término da floração, são utilizados agentes de fósforo.
Cobertura morta e afrouxamento
O solo ao redor da clematite deve ser sistematicamente solto. Remover ervas daninhas é importante. Graças ao afrouxamento, é possível melhorar o fornecimento de oxigênio ao sistema radicular. Após a rega, recomenda-se cobrir o solo com cobertura morta. Recomenda-se usar turfa para isso.
Aparar
Os arbustos devem ser podados pela primeira vez no verão. Durante este período, os rebentos fracos são removidos. Graças a isso, a floração em rebentos poderosos torna-se mais abundante. No final de junho vale a pena retirar um quarto dos brotos. Deve haver 3-4 nós restantes neles. Isso fará com que a floração dure mais.
No outono, nas primeiras geadas, todos os brotos são cortados. Não deve haver mais de 20 a 30 centímetros acima do solo. Caso contrário, existe o risco de desenvolvimento de infecções fúngicas, falta de floração ou morte do arbusto.
Doenças e pragas
Clematis pode sofrer de infecções fúngicas, patologias bacterianas ou distúrbios fisiológicos. Na maioria das vezes, a planta encontra oídio, septoria e ferrugem.
Para evitar tais problemas, a cultura é pulverizada com sulfato de cobre ou ferro. Também é permitido usar uma suspensão de oxicloreto de cobre.
Reprodução
Existem diferentes maneiras de propagar a clematite.Para isso, utilize sementes, estacas, divisão do arbusto ou estratificação.
Sementes
As sementes desta cultura só podem aparecer através de polinização artificial. Portanto, o método de propagação de sementes é utilizado exclusivamente pelos criadores.
Por estacas
O procedimento é realizado em junho ou julho. Isso deve ser feito em estufas e manter uma temperatura de +20-23 graus. As estacas devem ser de comprimento médio e conter 2 nós. São plantadas a uma distância de 2 centímetros uma da outra.
Dividindo o mato
Este método de criação é usado na primavera. O arbusto deve ser desenterrado junto com o solo e dividido em partes. Cada um deles deve ter botões e raízes.
Em camadas
Para implementar este método, recomenda-se fazer um recesso de 5 centímetros. Vale a pena colocar o broto no buraco. Neste caso, é recomendável retirar a parte superior e cavar. Depois de um ano, transplante para um local permanente.
Aplicação em paisagismo
Plantas altas devem ser usadas para decorar edifícios, escadas e gazebos. Variedades baixas são adequadas para decorar treliças e treliças. Os retos são usados para decorar gramados.
Clematis Jacquemand tem excelentes propriedades decorativas e pode ser usado para decorar um jardim. Para obter bons resultados no cultivo de uma cultura, ela deve receber cuidados de qualidade.