A clematite com folhas de uva possui pequenas inflorescências dispostas em exuberantes cachos, criando uma aparência atraente. O cuidado adequado não só aumenta a floração do arbusto, mas também permite criar composições com outros tipos de plantas para decorar o canteiro do jardim.
Descrição e recursos
Clematis é uma planta trepadeira. Essa variedade pode atingir até 25 metros de comprimento.As videiras podem subir ao longo de sebes ou árvores próximas. Os arbustos florescem em meados de julho até as primeiras geadas. A planta pode ser herbácea ou arbustiva. A diferença é que a planta herbácea morre no outono, apenas a raiz hiberna. Clematis recebe esse nome porque as vinhas podem se enroscar como videiras. As folhas são redondas e pontiagudas. As inflorescências não têm mais de 2 cm de diâmetro.
Peculiaridades:
- a clematite de flores pequenas é resistente a doenças;
- a cor da inflorescência é branca;
- pode atingir tamanhos grandes em uma temporada;
- as flores são assexuadas;
- os botões se formam apenas nos brotos jovens.
Durante a floração, as flores são colhidas em racemo e exalam um leve aroma de amêndoa.
Pousar
A cultura tende a crescer em qualquer tipo de solo. Porém, a intensidade da floração e o desenvolvimento da cultura dependem do local de plantio corretamente selecionado.
Selecionando um local
O arbusto prefere muita luz solar. Portanto, é plantada em locais onde os raios solares atingem o mato por pelo menos 6 a 7 horas por dia. Além disso, o local de pouso deve ser protegido de correntes de ar e vento.
Importante. O local de plantio não deve ser quente, caso contrário podem ocorrer queimaduras nas folhas..
Requisitos do solo
A planta cresce em solos arejados que contêm fertilizantes orgânicos. O solo deve estar úmido, mas com moderação, caso contrário, processos de putrefação podem se formar nas raízes e a planta morrerá.
Prazos
A clematite deve ser plantada em meados de setembro, antes das primeiras geadas a planta terá tempo de ficar mais forte e sobreviver às baixas temperaturas. Se necessário, as mudas de clematis podem ser plantadas cobertas em meados de abril.
Esquema de plantio
Antes do plantio é necessário preparar uma mistura de nutrientes para o plantio da muda em campo aberto.Para fazer isso, misture 2 partes de húmus, parte de terra e parte de areia. Também é necessário adicionar uma pitada de limão à composição para diminuir a acidez.
O plantio de clematis é feito de acordo com o seguinte método:
- cavar um buraco de 40 cm;
- a drenagem é colocada no fundo do buraco;
- o solo é colocado em um buraco em forma de morro;
- a muda é colocada em um buraco e cavada até 15 cm de profundidade;
- a muda é regada e coberta com uma camada de serragem.
Se houver queda na temperatura do ar à noite, a muda deve ser coberta.
Cuidado
Para que a muda comece a se desenvolver rapidamente, é necessário observar cuidados regulares e aplicação oportuna de fertilizantes.
Rega
A rega deve ser feita a cada três dias. Um arbusto deve exigir pelo menos 1 balde de água. Para reter a umidade, é necessário usar uma camada de cobertura morta.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
O solo é solto para melhorar a penetração do oxigênio no solo, procedimento que deve ser realizado regularmente antes da rega. A remoção de ervas daninhas é realizada conforme necessário.
Cobertura
A aplicação de fertilizantes deve ser realizada de acordo com o seguinte esquema:
- primavera - são aplicados fertilizantes nitrogenados e esterco de galinha;
- antes da formação dos botões, é necessário aplicar fertilizantes fosfatados e potássicos para aumentar a formação de inflorescências;
- Os fertilizantes complexos são usados duas vezes durante o verão;
- No outono, são adicionados verbasco e húmus.
Diferentes tipos de fertilizantes devem ser utilizados com intervalo de pelo menos 10 dias entre as fertilizações.
Grupo de corte
Clematis pertence ao 3º grupo de poda. As lianas são podadas duas vezes por ano, no outono e no início da primavera, antes do aparecimento dos botões. A poda de verão também pode ser usada para criar a forma desejada.
Proteção contra doenças e pragas
A planta é resistente a doenças, mas podem ocorrer os seguintes problemas:
- Ferrugem - aparece na forma de manchas nas folhas. A infecção se espalha rapidamente e pode afetar o arbusto em pouco tempo. Sulfato de cobre ou preparações especiais em spray são usados para tratamento. As áreas danificadas devem ser removidas.
- Podridão radicular - ocorre como resultado de níveis excessivos de umidade no solo. Para eliminar o problema, é necessário afrouxar regularmente o solo e seguir as regras de rega.
- Oídio - manifesta-se na forma de uma camada cinza nas folhas. Para o tratamento, utiliza-se mistura bordalesa ou solução de sabão.
Além de doenças, a planta pode ser atacada por pragas:
- Pulgões - atacam brotos e folhas jovens. O inseto se alimenta de seiva e secreta um líquido pegajoso específico que provoca o desenvolvimento de fungos. Para a remoção, as vinhas são borrifadas com água e sabão.
- Ácaro-aranha - aparece na forma de pontos pretos nas folhas. O inseto danifica o arbusto e emaranha folhas e brotos com teias de aranha. Para eliminar o carrapato, utiliza-se o medicamento “Fitoverm” ou “Actellik”.
O tratamento oportuno das doenças evita a morte do arbusto.
Reprodução
Clematis com folhas de uva é propagada por vários métodos. Cada técnica possui características próprias que devem ser observadas para se obter uma colheita com boas características.
Sementes
As sementes são embebidas em água morna e depois plantadas em uma caixa com uma mistura de nutrientes. Após o surgimento das mudas, é necessário realizar um mergulho e plantar as mudas em recipientes separados. Para posterior cultivo, as mudas são colocadas em estufa ou no parapeito de uma janela. A muda deve ser plantada em campo aberto somente após um ano.
Estacas
São selecionados os brotos, dos quais são feitas estacas de 10 a 15 cm de comprimento.As mudas são colocadas em um recipiente com “Kornevin” por um dia, após o qual são plantadas em uma caixa com uma mistura de nutrientes. As mudas devem ser regadas regularmente e plantadas em campo aberto no ano seguinte.
Em camadas
O rebento curva-se em direção ao solo e fica coberto de terra. O broto deve ser fixado e deixado germinar. Este procedimento pode ser realizado no início da primavera, no outono você pode usar material de plantio pronto.
Dividindo o mato
É utilizado um arbusto adulto com pelo menos 5 anos. Uma pá afiada é usada para dividir o arbusto-mãe. Partes do arbusto são plantadas no solo e regadas com água morna. As áreas danificadas da raiz devem ser polvilhadas com cinza ou tratadas com solução de manganês. Ao dividir o arbusto, é necessário separar as partes com terra. Isso é feito para preservar a integridade das raízes.
Variedades populares
A clematite com folhas de uva inclui variedades que apresentam características distintas.
Vitalba
A variedade Vitalba pode atingir altura de até 20 metros, os brotos são nervurados. As folhas são ovais e podem atingir 10 cm.As inflorescências são agrupadas em pequenas panículas e caídas. As flores são brancas, não ultrapassando 2 cm de diâmetro. O meio das flores é amarelo. As inflorescências têm um leve odor adocicado. A planta é resistente a doenças e se adapta a um novo local de plantio.
neve branca
Cresce em um grande arbusto com um cheiro agradável que se espalha por longas distâncias. As inflorescências são brancas, reunidas em panículas fofas. Floresce abundantemente durante todo o verão. As lianas podem atingir até 4 metros de comprimento, a planta possui um grande número de flores pequenas, cujo diâmetro é de 3 cm.
Clematis é usado para decorar jardins. Há um grande número de inflorescências brancas, o que cria uma sensação de leveza que atrai a atenção de outras pessoas.Clematis pode ser usada para decorar o jardim e pode ser combinada com outras trepadeiras.