Plantando e cuidando da saxifrage de interior em casa

Saxifraga é uma planta comum de cobertura do solo usada para paisagismo, criação de jardins ornamentais e escorregadores alpinos. Possuindo uma elevada qualidade decorativa, é apreciado tanto pelos veranistas comuns como pelos eminentes paisagistas. Mas a saxifrage pode não apenas decorar um jardim, mas também ser uma planta de interior espetacular e favorita.


Descrição da planta

Saxifraga é uma herbácea perene pertencente à família Saxifraga, que inclui mais de 400 espécies. Na natureza, a saxifrage cresce em climas temperados em todo o Hemisfério Norte. Saxifraga é capaz de crescer com sucesso em condições em que a maioria das plantas não consegue sobreviver.


Recebeu este nome devido à sua capacidade de crescer em solos rochosos, no sopé de montanhas e em rochas. Saxifraga agarra-se com as raízes a pequenas fissuras nas pedras e destrói-as gradualmente. O nome popular da cultura é “gap-grass”. Amplamente utilizada por jardineiros e paisagistas de todo o mundo como planta de cobertura do solo.

Saxifraga é uma flor rizomatosa com rebentos longos e rastejantes. Atinge alturas de 5 a 70 centímetros. A planta se alimenta de numerosas raízes finas e ramificadas. Estão presentes tanto na base do arbusto quanto crescem nos entrenós dos brotos que tocam o solo.

As folhas são pecioladas, reunidas em roseta basal, e variam muito entre as diferentes espécies. Eles são em forma de diamante, ovais, em forma de coração ou em forma de penas. Eles podem ser lisos ou pubescentes. A cor da folhagem também varia, mas sempre se forma nela uma camada branca calcária. As folhas são verdes escuras, prateadas, cinza e azuladas.

flor interior

Variedades e variedades de saxifrage para cultivo doméstico

Algumas espécies e variedades de saxifrage são cultivadas não apenas em canteiros de flores, jardins de pedras e colinas alpinas, mas também em casa. É especialmente eficaz usá-lo como planta suspensa.

Saxifraga

Esta é uma elegante planta suspensa pertencente à família Saxifraga. Cresce naturalmente na região Ásia-Pacífico, em fendas rochosas e em falésias rochosas.Na maioria das vezes, esta espécie é cultivada em casa. Saxifraga é uma planta herbácea perene bonita e vistosa. É altamente decorativo e cuidar da flor não é particularmente difícil.

saxifraga

As folhas da Saxifraga são redondas, retas e de formato côncavo, verdes na parte superior com veios prateados e avermelhadas na parte inferior. Eles são coletados em cavidades densas e planas. Todas as partes da planta são densamente pubescentes. Das axilas das folhas da saxifrage crescem em massa bigodes finos, pintados de vermelho. Nas pontas do bigode formam-se pequenas rosetas, semelhantes a pequenas aranhas.

Floresce de maio a setembro, as flores são discretas e pequenas. Os pedúnculos crescem a partir do centro da roseta de folhas. Flores de formato irregular, rosadas ou brancas, são coletadas em panículas soltas. Uma excelente opção seria cultivar em vasos suspensos. As plantas maduras tornam-se especialmente decorativas. Eles estão literalmente pendurados com muitos bigodes entrelaçados de vários comprimentos, pontilhados com rosetas de diferentes tamanhos.

penico doméstico

Cotilédone Saxifraga

O segundo nome é folha maçante. Frequentemente encontrado nas montanhas do norte da Europa, nos Alpes e nos Pirenéus. Na Noruega e na Islândia, cresce frequentemente em lava vulcânica congelada. Possui elevadas qualidades decorativas e é semelhante em aparência às plantas suculentas, em particular à echeveria.

As folhas são densas, carnudas, de cor verde, com bordas cobertas por pequenos dentes. São ovais ou em forma de junco, reunidos em uma roseta basal. As folhas apresentam brilho intenso e brilhante, as bordas são cobertas por uma camada calcária branca.

Numerosas flores brancas são coletadas em inflorescências paniculadas (até 40 centímetros de largura), localizadas em pedúnculos altos (de 20 a 60 centímetros). Eles são alinhados, em forma de estrela, de cor rosa esbranquiçada.Curiosamente, o tamanho das inflorescências é muitas vezes maior que o tamanho da própria planta. Floresce durante todo o mês de junho.

Cotilédone Saxifraga

Saxifraga Arends

Uma planta perene original de cobertura do solo que forma um tapete verde espesso e brilhante. Esta é uma planta atraente e fácil de cuidar. Amplamente utilizado por designers na criação de jardins ornamentais e slides alpinos. O primeiro a cultivar plantas que crescem na natureza foi o criador alemão Georg Arends.

Saxifraga Arends algo semelhante a um matagal de musgo. As folhas inferiores morrem todos os anos e uma nova folhagem cresce na área do topo. Portanto, os brotos da saxifrage são marrons na base e verdes no topo. Durante a floração, a aparência da planta muda muito.

No início, numerosos caules de flores de 15 a 20 centímetros crescem acima das plantas. E então as folhas verdes exuberantes são cobertas por um espesso tapete de flores brancas, rosadas e vermelhas em forma de estrela. Curiosamente, as flores vermelhas aparecem com muito menos frequência do que as brancas e rosa. Hoje, a saxifrage Arends é representada por muitas variedades diferentes, e plantá-las irá adicionar originalidade a qualquer canteiro de flores:

  • Blutenteppih;
  • Highlander;
  • Schneeteppich;
  • Flamingo;
  • Mantela Roxa.

Flores de Arends

Ações após a compra

Após a compra, o vaso com saxifrage deve ser colocado à sombra parcial. Se o substrato estiver seco, deve ser bem umedecido. A planta pode ser transplantada para um novo vaso não antes de uma semana. Além disso, não se faz o transbordo, mas sim o plantio, com limpeza prévia do sistema radicular do substrato antigo.

Um ponto importante é que antes do plantio, para proteção contra doenças e pragas do solo, os rizomas são embebidos em solução de fungicida e inseticida.

Regras para cuidar de flores de interior

Saxifraga é uma planta despretensiosa.Mas só vai mostrar toda a sua beleza, a cor rica e variada das folhas com os devidos cuidados.

cuidados com as plantas

Condições de iluminação e temperatura

Saxifraga pode ser cultivada em sombra parcial. Os vasos serão colocados em janelas localizadas no lado oeste ou leste. Evite a exposição à luz solar direta. Isso fará com que as folhas percam a suculência; elas ficarão desbotadas, moles e enrugadas. Saxifraga adquire maior efeito decorativo, profundidade de cor e clareza de padrão em iluminação difusa.

Durante a estação de crescimento, a planta precisa manter uma faixa de temperatura de +20 C a +25 C graus. Com um maior aumento da temperatura, é necessária ventilação frequente ou transferência das plantas para o ar fresco (no exterior ou na varanda).

Saxifraga tolera bem o inverno. Mas uma condição deve ser atendida - uma temperatura confortável para a planta durante este período não seja superior a +12 C, +15 C graus.

Como regar

No inverno, a rega deve ser feita com cuidado, tomando cuidado para não deixar cair água na folhagem densamente pubescente. Caso contrário, as doenças fúngicas desenvolver-se-ão rapidamente e a planta simplesmente apodrecerá. No verão, a rega moderada, mas regular, é realizada à medida que a camada superior do solo seca. Use água macia e estabilizada em temperatura ambiente. Ao regar, é extremamente indesejável “inundar” a planta ou deixar a água estagnar.

rega incomum

Hidratação

Saxifraga caracteriza-se por uma excelente tolerância ao ar seco. Durante os invernos frios, você pode dispensar a pulverização com um borrifador. Mas nos meses quentes de verão, é necessária uma pulverização sistemática, mas leve, com uma frequência de 2 a 3 vezes por semana.

mistura de solo

Na natureza, a saxifraga cresce em condições adversas, por isso, quando cultivada como planta de casa, não exige muito da mistura do solo. Mas para o seu bom desenvolvimento, o solo deve ser permeável ao ar e à umidade. É fácil preparar você mesmo o substrato ou comprá-lo pronto no centro de jardinagem. A mistura correta de solo deve consistir em:

  • 2 partes de solo foliar;
  • 1 parte de grama;
  • 1 parte de turfa não ácida;
  • 1 parte de areia grossa;
  • e pedras finamente detalhadas.

composição da mistura de solo

Fertilizante

Fertilize saxifrage apenas durante o período de crescimento ativo. Além disso, é melhor subalimentar do que superalimentar. Os fertilizantes nitrogenados praticamente não são usados, mas o uso de fertilizantes de fósforo e potássio várias vezes por temporada só será benéfico.

Características do transplante

O replantio dos arbustos é realizado quando as raízes da planta aparecem em massa pelos orifícios de drenagem. Isso significa que não há mais espaço suficiente para o sistema radicular no vaso antigo. A flor é replantada a qualquer momento enquanto a planta está em estado de crescimento ativo.

transplantando para recipiente

Doenças e pragas

Por mais despretensiosa que seja a saxifrage, ela ainda é afetada por algumas doenças e pragas. São ácaros, cochonilhas (pragas de raízes) e pulgões verdes.

Derramar terra ou embeber a raiz em uma solução do inseticida Aktara ajudará contra cochonilhas, e borrifar com inseticida Actellik ajudará contra o resto.

As principais doenças às quais a saxifrage é suscetível são o oídio, a ferrugem e as manchas. As preparações contendo cobre, em particular o oxicloreto de cobre, ajudam na luta contra eles.

Métodos de criação

A reprodução da saxifrage não é particularmente difícil. Pode ser cultivada dividindo o arbusto, enraizando rosetas ou semeando sementes.

bigode de flor

Sementes

As sementes de Saxifraga apresentam alta taxa de germinação.Após a semeadura, germinam em uma semana, mas antes devem passar por estratificação. Na hora da semeadura, as sementes são espalhadas pela superfície do solo e levemente pressionadas. Após pulverização cuidadosa, o recipiente com as sementes é coberto com filme e colocado em local aquecido. Para a germinação é necessário manter uma temperatura de +18 C a +20 C graus.

Por tiros

Quando a planta terminar a floração, a propagação pode ser feita dividindo o arbusto. As rosetas são cuidadosamente separadas da planta-mãe à mão. Então eles estão enraizados na sombra como mudas independentes. É necessário proteger as mudas jovens da luz solar direta.

Rosetas

O método mais eficaz de propagação é o enraizamento de rosetas. Perto do vaso com saxifrage colocamos pequenos vasos com substrato ou pequenos cassetes - até 10 células. Colocamos as rosetas no centro dos vasos e fixamos no chão. Em seguida, o solo é eliminado generosamente e pulverizado regularmente até o enraizamento. Depois que as raízes crescem, as gavinhas provenientes da planta-mãe são cortadas.

crescer na varanda

Problemas durante o cultivo

Os principais problemas no cultivo são o transbordamento ou, inversamente, a estagnação da água, a violação do regime de temperatura durante o inverno, a queima das folhas ao sol, os danos causados ​​​​por certas doenças e pragas.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim