Calistegia pode se tornar um verdadeiro orgulho para todo jardineiro. Com a sua ajuda, você poderá implementar muitas soluções interessantes na hora de criar o projeto paisagístico do seu terreno pessoal e desfrutar do belo florescimento da cultura durante todo o verão. Para isso, é importante saber plantar calistegia e conhecer todas as nuances do cuidado com a planta.
- Características da planta calistegia
- Uso em paisagismo
- Recursos benéficos
- Variedades populares para cultivo no jardim
- Fofinho
- Flora Plena
- Multiplexação
- Cerca
- Hera ou Japonesa
- Peludo
- Condições para crescimento e floração
- Iluminação
- Temperatura
- Composição necessária do solo
- Como plantar uma cultura em terreno aberto
- Prazos
- Tecnologia
- Organizamos o cuidado adequado das flores
- Regar e fertilizar
- Apoiar
- Moldar e aparar
- Transferir
- Inverno
- Pragas e doenças: prevenção e tratamento
- Métodos de reprodução
- Brotos de raiz
- Ao dividir o rizoma
- Estacas
- Problemas crescentes
Características da planta calistegia
Calistegia pertence ao gênero de plantas da família Convolvulaceae. Apresenta-se sob a forma de uma planta herbácea perene, semelhante a uma liana, com rizoma rastejante ramificado e caules trepadeiras que atingem até 4 m de comprimento. As folhas em forma de triângulo, pontiagudas na extremidade, prendem-se alternadamente nos caules com o auxílio de longos pecíolos.
As flores são solitárias, pintadas de branco ou rosa, com 2 a 9 cm de comprimento. Deliciam-se com a floração de junho ou julho até o clima mais frio. Após o que o fruto se forma em forma de cápsula seca, composta por 4 válvulas.
Uso em paisagismo
Calistegia é adequada para jardinagem vertical de arcos, gazebos, bancos. Harmoniza-se com culturas trepadeiras como clematis e kampsis. Você pode decorar o fundo dos canteiros de flores com um cipó, colocando-o em uma cerca ou parede. Bons companheiros são as plantas perenes de verão de baixo crescimento: rosas, coníferas, petúnias, malmequeres. As trepadeiras podem decorar qualquer edifício ou cerca feia, dando originalidade ao local.
Recursos benéficos
Representantes do gênero Calistegia são usados ativamente por curandeiros tradicionais da China para a fabricação de poções medicinais. Na opinião deles, a folhagem e os caules da planta têm propriedades benéficas, e as tinturas e decocções baseadas nelas ajudam:
- normalizar a temperatura corporal;
- livrar-se da constipação prolongada;
- curar rapidamente feridas na pele;
- restaurar a qualidade e o sono saudável;
- remova rapidamente o excesso de líquido do corpo.
Calistegia é uma planta venenosa e utilizada apenas para fins decorativos, sendo sua ingestão estritamente contra-indicada. Não é utilizado na medicina oficial, assim como em outros setores industriais.
Variedades populares para cultivo no jardim
Esta cultura conta com 25 variedades, algumas das quais há muito enraizadas nas zonas, deliciando os jardineiros com a beleza da sua floração.
Fofinho
A planta perene atinge uma altura de até 4 m e os caules são cobertos por folhagem alongada, de superfície coriácea, de cor verde brilhante. Flores de 4 a 9 cm de diâmetro, que podem ser simples ou duplas, chamam a atenção. Suas pétalas são de cor rosa com base escura.
Calistegia floresce no final de junho, início de julho.
Flora Plena
Flores rosa, com 9 cm de diâmetro, ficam lindas no fundo de folhas verdes cobertas de penugem.
A floração vai de julho a setembro.
Multiplexação
Arbusto ornamental perene com caule superior a 3 m de comprimento, esta encantadora sedutora ganhou popularidade graças às suas grandes flores duplas rosa.
A floração agrada de julho até a geada.
Cerca
Uma bela planta perene com ramos que chegam a atingir 3 m de comprimento. É considerada uma erva daninha maliciosa devido ao seu rizoma altamente ramificado, que se estende por mais de 1 metro de profundidade no solo. O tipo de calistegia é popular por suas folhas triangulares de ponta pontiaguda, flores únicas e simples, pintadas de branco e rosa claro.
Fascina pela beleza de sua floração no início do verão.
Hera ou Japonesa
A principal característica desta planta perene são as folhas trilobadas, graças às quais a variedade recebeu o nome de hera.As flores de Calistegia têm cor rosa pálido e diâmetro de até 9 cm.
Peludo
A espécie calistegia é uma planta perene peluda que possui rizoma longo em forma de cordão e caules de até 80 cm de comprimento, cobertos por folhas oblongas, amplamente lanceoladas, pontiagudas e flores simples rosadas de até 5 cm de diâmetro.
Floresce em junho-julho.
Condições para crescimento e floração
Calistegia não é uma planta caprichosa que cresce em quaisquer condições. Mas para um crescimento e floração bem-sucedidos, é recomendável cuidar da iluminação suficiente, das condições ideais de temperatura e da fertilidade do solo.
Iluminação
É melhor cultivar Calistegia em áreas iluminadas. A cultura prospera em sombra parcial, mas em áreas abertas a floração ocorre 2 a 3 semanas antes e é abundante.
Calistegia cresce bem e floresce abundantemente em áreas iluminadas pelo sol pela manhã e sombreadas à tarde.
Temperatura
Temperaturas que variam de 22 a 25 graus são consideradas favoráveis ao desenvolvimento e floração.
Se a temperatura subir acima de 30, as folhas da planta podem murchar, por isso na hora do plantio é importante escolher o local certo, proporcionando às flores não só uma iluminação difusa e brilhante, mas também condições ideais de temperatura.
Composição necessária do solo
Calistegia é despretensiosa para a composição do solo. Solo turfoso, decíduo e argiloso é adequado para isso. A proximidade de lençóis freáticos pode ser perigosa para a planta, por isso é necessário organizar uma drenagem de boa qualidade.
Como plantar uma cultura em terreno aberto
Antes de plantar uma planta em campo aberto, é necessário preparar o local escolhido para esses fins, de preferência no outono, soltando e adicionando nutrientes como fertilizantes minerais, composto e cinzas.
Prazos
Recomenda-se plantar em solo aberto na primavera, início de maio.
Tecnologia
Para plantar calistegia corretamente, você precisa seguir o seguinte procedimento:
- Faça furos rasos na área preparada e umedeça-os.
- Plante as mudas, mantendo uma distância de 5 a 30 cm entre elas.Se precisar disfarçar uma parede ou prédio feio, a calistegia deve ser colocada de forma mais densa.
- Água.
- Cuide bem da cerca, pois o rizoma pode crescer muito.
- Instale um suporte confiável em torno do qual a planta possa enrolar-se livremente.
Cuidados adicionais promoverão o crescimento e desenvolvimento normais da calistegia, bem como a floração abundante.
Organizamos o cuidado adequado das flores
Para o pleno desenvolvimento da calistegia e a correta formação do arbusto é preciso cuidar dele, e então, sentindo a atenção, ele responderá com uma floração magnífica e se tornará uma luxuosa decoração verde no jardim.
Regar e fertilizar
O cipó requer rega regular e moderada. A planta pode tolerar secas de curto prazo.
Calistegia precisa de nutrientes, então de maio a setembro precisa ser alimentada 2 vezes ao mês, com fertilizantes minerais, gastando 1 colher de sopa por 1 m2 desembarques. A cultura também reage bem à matéria orgânica e às cinzas.
Apoiar
A planta precisa de suporte, que pode ser fornecido por materiais disponíveis como arame, treliça, postes. O principal é que o diâmetro dos suportes não ultrapasse 10 cm, caso contrário os caules terão dificuldade em enrolar-se ao longo desta estrutura. Você pode plantar calistegia perto de um mirante ou cerca, que servirá como suporte confiável para ela.
Moldar e aparar
Uma das medidas importantes para cuidar da calistegia é a modelagem e a poda.Para aumentar a decoratividade e estimular a formação de novos botões, as flores desbotadas devem ser retiradas. No outono, antes do início da geada, corte toda a parte aérea da planta.
Transferir
Calistegia pode crescer em um local por 10 anos. Recomenda-se o replantio da planta no outono, pois no verão ela se desenvolve intensamente e pode morrer durante o replantio.
Segundo os jardineiros, a cultura não reage bem ao transplante, por isso é aconselhável não mexer novamente.
Inverno
Todos os tipos de culturas, exceto Calistegia fofa, passam o inverno com sucesso sem abrigo adicional. Em invernos rigorosos e sem neve, recomenda-se cobrir esta espécie antes do início das geadas com turfa e folhas caídas.
Pragas e doenças: prevenção e tratamento
Solo constantemente alagado provoca o desenvolvimento de diversas doenças fúngicas. Em clima frio e chuvoso, a cultura pode sofrer de oídio. Nesse caso, é necessário tratar a calistegia com medicamentos fungicidas. E para fins preventivos, colete e destrua folhas caídas, ervas daninhas, ventile as plantas, regue pela manhã e desinfete ferramentas de jardim.
Além disso, essas condições climáticas levam à proliferação massiva de pragas, como lesmas e caracóis, que se alimentam da folhagem da planta e roem os botões. Para combatê-los é necessário usar inseticidas.
Métodos de reprodução
Calistegia se reproduz apenas vegetativamente e generativamente.
A propagação por sementes é ineficaz, pois as sementes das variedades híbridas não herdam todas as características da planta-mãe.
Brotos de raiz
Durante o período de crescimento, Calistegia produz um grande número de brotos de raízes, que podem ser cuidadosamente desenterrados e plantados no local certo a uma distância de 20 cm e profundidade de até 5 cm, tendo previamente tratado os rizomas com fungicidas e o corte áreas com carvão. Depois regue generosamente.
Ao dividir o rizoma
A propagação por divisão do rizoma deve ser realizada na primavera. Em março, retire as raízes da planta mãe do solo e divida. Plante os cortes de 5 a 7 cm horizontalmente em vasos de turfa cheios de terra até uma profundidade de 3 a 5 cm.É importante tratar os cortes antes do plantio com carvão triturado ou cinza. Ao final do plantio, umedeça o solo dos vasos. Quando a altura das mudas é de 5 cm, elas precisam ser pinçadas para aumentar o arbusto. Em maio, plante as mudas em canteiro, previamente endurecidas.
Estacas
Você também pode propagar a calistegia usando estacas. Para isso, na primavera, corte os caules com vários botões, retire todas as folhas, deixando 2 a 3 de cima e coloque-as em uma solução com estimulador de crescimento radicular. Em seguida, enraíze as mudas a uma temperatura de 20 a 24 graus e, em seguida, o aparecimento de raízes pode ser esperado dentro de 5 a 7 semanas.
Problemas crescentes
O principal problema no processo de cultivo da calistegia é que ela tende a crescer, formando caules jovens muito distantes da planta mãe. Para evitar a propagação descontrolada da flor, é necessário construir uma barreira. Para isso, plante a planta em um recipiente que não tenha fundo, cavado no solo. Você também pode pegar folhas de ardósia ou plástico e enterrá-las verticalmente no solo, aprofundando-as em pelo menos 40 cm.
Outro problema sério no cultivo da calistegia é a invasão de caracóis e lesmas, por isso é necessário inspecionar regularmente as plantas e tratar prontamente os arbustos com agrotóxicos ao primeiro sinal.
Calistegia é um cipó perene que tem cativado muitos jardineiros pela facilidade de cuidado e floração exuberante. E seu crescimento intensivo pode concretizar rapidamente qualquer ideia de design para paisagismo de um local.