A equinácea perene é apreciada pelos jardineiros porque tem muitas propriedades benéficas. Desde os tempos antigos, decocções e tinturas de ervas têm sido usadas na medicina popular para proteger contra infecções e fortalecer o sistema imunológico. Ao mesmo tempo, Echinacea é uma boa planta de mel. Suas flores variam em formato, tonalidade e altura do caule. Uma planta com flores irá decorar qualquer canteiro de flores ou jardim. Uma planta com flores irá decorar qualquer canteiro de flores ou jardim. Plantar e cuidar de equinácea perene é simples e não requer muita experiência. É despretensioso e até um jardineiro novato pode cultivá-lo no local.
- Tipos e variedades populares de Equinácea
- Estranho (Echinacea Britton paradoxa)
- Roxa (Echinacea purpurea)
- Bolinho de Cranberry
- O rei
- Cisne Branco
- Índiaca
- Magno
- Pôr do sol (Equinácea x pôr do sol)
- Excêntrico
- Terry
- Rudbeckia purpurea
- Como plantar uma planta perene
- Preparação de sementes
- Momento e tecnologia de semeadura
- Transplante de mudas para terreno aberto
- Como cuidar da sua planta preferida no jardim
- Frequência de rega
- O que e como alimentar uma flor
- Floração de equinácea
- Como coletar sementes de equinácea
- Poda de Equinácea
- Transferir
- Preparando a planta para o inverno
- Doenças e pragas da Equinácea: prevenção e controle
- Propagação da cultura
- Sementes
- Dividindo o mato
- Propagação por estacas
Tipos e variedades populares de Equinácea
O gênero Echinacea inclui 9 espécies, cada uma com uma variedade de variedades. Todas possuem excelentes qualidades decorativas e florescem com inflorescências grandes e brilhantes que competem entre si em beleza. A equinácea é ativamente utilizada na preparação de composições de jardins, pois se dá bem com qualquer planta com flores.
Os mais comuns são 2 tipos de plantas - Echinacea purpurea (ancestral de muitas variedades modernas) e Echinacea estranha (uma espécie que não possui variedades).
Estranho (Echinacea Britton paradoxa)
Echinacea Strange é uma planta com ricas propriedades decorativas. Somente esta espécie possui flores com pétalas de cores ensolaradas.
Roxa (Echinacea purpurea)
Possui inflorescências grandes, com diâmetro médio de até 15 centímetros, e pétalas alongadas e graciosas. O núcleo eleva-se acima das pétalas e tem a forma de um cone. Muitas vezes cria um contraste com as pétalas, e então a flor fica ainda mais impressionante. O caule é áspero e pode atingir um metro de comprimento.
Numerosas variedades de Echinacea purpurea são expressivas, apresentam uma variedade de formas e cores.
Bolinho de Cranberry
As coneflowers Cranberry Cupcake têm um centro duplo e pétalas rosa ricas. Esta variedade é muito valorizada pelos especialistas na criação de composições de jardins e é frequentemente utilizada por eles.
O rei
A flor da variedade The King tem um caule alto. Uma reminiscência de uma grande camomila com pétalas rosa-avermelhadas. As flores podem atingir 15-16 centímetros de diâmetro.
Cisne Branco
Echinacea White Swan (traduzido como White Swan) floresce com lindas flores brancas como a neve que parecem enormes margaridas.
Índiaca
Planta alta (o caule pode atingir 75 centímetros). As flores têm longas pétalas em tons de rosa e laranja, o miolo é turco e fofo. O período de floração é muito longo e dura todo o verão.
Magno
A planta tem um caule longo e rígido. As flores são grandes, o núcleo e as pétalas podem ter cores diferentes: as pétalas são vermelho-escuras com manchas roxas e o meio é marrom claro. A planta é caracterizada pela floração tardia (termina em outubro, com início do frio).
Pôr do sol (Equinácea x pôr do sol)
Esta variedade inclui diversas variedades obtidas pelo cruzamento de Echinacea purpurea e paradoxal. Os criadores têm tentado combinar as melhores qualidades dessas plantas em híbridos. Suas flores têm grandes cestos em brotos ramificados, pétalas graciosamente curvadas e têm um cheiro agradável.
Excêntrico
Os representantes desta variedade distinguem-se pelo caule baixo (não mais que 60 centímetros). A planta tem flores grandes e espetaculares. Suas pétalas são modestamente caídas e o centro fofo tem formato esférico. Tem uma propriedade interessante: nos botões as inflorescências são alaranjadas e, após a floração, tornam-se escarlates.
Terry
Coneflower duplo é uma espécie que inclui diversas variedades com flores duplas.Todos eles têm um centro fofo emoldurado por delicadas pétalas. Existem tons de branco, roxo, carmesim, laranja e verde.
Rudbeckia purpurea
Rudbeckia e Echinacea são duas plantas pertencentes a gêneros diferentes, embora tenham aparência muito semelhante. Suas flores têm o mesmo formato, embora tenham cores diferentes (rudbeckia é amarela e equinácea é vermelha). Devido a esta semelhança, a Echinacea purpurea foi descrita pelo naturalista Carl Linnaeus. Ele deu-lhe o nome de “rudbeckia purpurea”.
Mais tarde, os botânicos alemães concluíram que a diferença entre as duas plantas é mais significativa. Estas não são apenas as tonalidades das pétalas, mas também a estrutura das brácteas.
Por isso, rudbeckia purpurea é um nome impróprio para Echinacea purpurea. Rudbeckia tem nome próprio dado à planta em sua terra natal, a América do Norte - Black Eyed Susan (Susan de olhos pretos) por causa das inflorescências de cor escura.
Como plantar uma planta perene
A vida útil da Echinacea é de cerca de 5 anos. Para crescer, você precisa escolher áreas abertas e ensolaradas. Solo fértil ligeiramente alcalino é adequado. A planta pode ser propagada por sementes ou mudas.
O plantio é feito no outono ou início da primavera. Na natureza, a Echinacea se reproduz por semeadura própria, lançando sementes no solo no outono para que os brotos apareçam na primavera.
Tendo escolhido um caminho de plantio de sementes para uma planta, você deve fazer o mesmo. Este método não é confiável porque algumas sementes podem ser de má qualidade. Portanto, é muito mais seguro plantar a partir de mudas previamente cultivadas em recipientes com mistura de nutrientes.
As flores aparecem no segundo ano após o plantio e florescem por cerca de 60 dias. É importante se esforçar para garantir que a planta esteja forte e saudável.Então poderá servir como uma boa planta de mel para as abelhas, e suas propriedades medicinais se manifestarão mais claramente.
Preparação de sementes
Para obter mudas fortes, primeiro é necessário preparar as sementes. Os grãos são colocados em algodão ou pano fino e enchidos com água para cobrir completamente o pano. Depois de algum tempo, as sementes germinarão, após o que poderão ser plantadas.
Momento e tecnologia de semeadura
Antes de crescer em terreno aberto, as sementes nascidas devem ser plantadas em recipientes individuais com meio nutriente. Deve-se encher os copos com terra, fazer furos e colocar ali as sementes germinadas. Imediatamente após o plantio, as futuras mudas devem ser regadas abundantemente. O processo de germinação das sementes pode durar muito tempo - até 1,5 meses.
Transplante de mudas para terreno aberto
O transplante de mudas para campo aberto é realizado de maio a junho. No local selecionado, cave buracos de acordo com o número de brotos a uma distância de 25 a 30 centímetros. Antes de plantar, deve-se fertilizar o solo colocando uma mistura de terra de jardim e composto no fundo da cova e, após o plantio, regar bem as mudas.
No futuro, você precisará manter a umidade moderada, remover ervas daninhas constantemente e soltar o solo.
Como cuidar da sua planta preferida no jardim
Cuidar da planta não é difícil, mas a preservação das valiosas qualidades da Equinácea depende de ações corretas. É importante que a flor receba luz solar suficiente e que o solo esteja bem solto, livre de ervas daninhas e regado. Se a planta for utilizada para o preparo de fitoterápicos, deve-se evitar o uso de produtos químicos para fertilização ou tratamento. Neste caso, apenas compostos orgânicos são adequados.
Frequência de rega
Echinacea é uma planta que adora umidade.O solo ao seu redor deve ser constantemente umedecido. Recomenda-se regar com frequência, mas não muito. Nos verões quentes, regue diariamente, mas apenas à noite. Quando o tempo frio chegar, monitore as condições do solo e da água conforme necessário. As plantas se beneficiam da rega das raízes.
O que e como alimentar uma flor
A planta só precisa ser alimentada se o solo não for suficientemente fértil. É melhor usar fertilizante orgânico misturando composto e cinza de madeira. Você também pode usar um fertilizante complexo contendo nitrogênio ou fosfato de potássio. A primavera deve ser usada para aplicar fertilizantes.
A fertilização é realizada para obter uma floração brilhante e exuberante. Se você planeja usar a equinácea como planta medicinal, é melhor não alimentá-la.
Floração de equinácea
A equinácea floresce apenas no segundo ano após o plantio. A planta jovem tem folhagem densa e os pedúnculos ainda pouco desenvolvidos. Você pode admirar a floração abundante de meados de julho ao início de outubro.
Como coletar sementes de equinácea
As sementes para futuros plantios são colhidas no final da temporada - estes são os últimos dias de outubro. Neste momento, as vagens das sementes parecem bolas enegrecidas e espinhosas. São cortados com caules curtos e colocados em local escuro e seco para que sequem durante o inverno. Você pode embrulhar as caixas em um saco plástico e pendurá-las pela haste. Depois, à medida que secam, as sementes vão cair no polietileno. Eles são recolhidos, secos por algum tempo e colocados na geladeira. Este método de armazenamento é confiável e garante altas taxas de germinação das sementes.
Poda de Equinácea
Para preservar por mais tempo a beleza das plantas, é necessário cortar as inflorescências secas. Novos botões aparecerão em seu lugar. Eles também fazem podas pré-inverno.A folhagem e todos os caules são cortados a uma distância de 5 centímetros da superfície do solo. As raízes cobertas para o inverno sobreviverão mais facilmente ao frio do inverno.
Transferir
Recomenda-se replantar a planta no final da primavera ou início do outono. Isso deve ser feito com um pedaço de terra. Após o replantio, é importante que o solo seja constantemente umedecido - isso facilitará o enraizamento da planta em seu novo local. Também é importante aparar as inflorescências antes do transplante.
Preparando a planta para o inverno
Echinacea é uma planta resistente ao inverno. Mas nas condições climáticas das regiões norte e da Sibéria, é necessário preparar adequadamente as plantas para o inverno. Deixados sem abrigo em geadas severas, eles podem morrer congelados. Após a poda pré-inverno e cobertura morta com composto, você deve cobrir os colares de raízes restantes com folhas caídas. A neve caída irá protegê-los de forma confiável contra geadas severas. Isto é especialmente necessário para plantas jovens com um ano de idade.
Doenças e pragas da Equinácea: prevenção e controle
A planta possui alta resistência a doenças. Mas existem várias patologias infecciosas e parasitas que são perigosas para a flor. Os métodos de controle incluem a remoção de plantas doentes e o tratamento com preparações modernas - inseticidas.
As seguintes doenças são comuns:
- Fusarium é uma doença fúngica que causa apodrecimento das raízes. Para o combate, utiliza-se o medicamento Fundazol.
- O oídio é uma camada branca causada por um fungo que vive em solo úmido. O método de tratamento é o tratamento com calda bordalesa.
- A ferrugem de Cercospora é uma patologia fúngica que se manifesta como manchas brancas nas folhas. Nos estágios iniciais, basta arrancar as folhas doentes. Em caso de infestação grave, os inseticidas não podem ser evitados.
Os seguintes parasitas são perigosos para a Equinácea:
- A mosca-branca é uma borboleta praga que come folhas de plantas.Os inseticidas Aktara e Konfidor são utilizados para controle.
- As lesmas também destroem as folhas e vivem em solos encharcados. Recomenda-se reduzir a rega e polvilhar o solo com superfosfatos.
- Sapo babando - danifica folhas e caules de plantas. Para combater, borrife infusões de pó de tabaco, alho e sabão em pó.
Propagação da cultura
A Echinacea é propagada de três maneiras:
- Sementes. São utilizados em dois casos - obtenção de mudas em casa e semeadura direta no solo. Este método não é conveniente. Algumas sementes não germinam porque não são viáveis.
- Dividindo o mato. Método comum, mas aplicável apenas a plantas adultas (4-5 anos). Usado na primavera.
- Por estacas. O método é complicado, por isso às vezes termina em fracasso.
Sementes
A decisão de propagar a equinácea por sementes é tomada caso se pretenda cultivar novas variedades de plantas que ainda não existem no local. É aconselhável germinar as sementes em estufas para posterior plantio, mas pode-se semear diretamente em terreno aberto. As plantações são regadas regularmente, o solo é solto e a temperatura é mantida confortável – cerca de +15 graus Celsius. As fotos aparecerão em cerca de um mês.
Semeie em campo aberto em outubro-novembro, deixando para o inverno. Na primavera, as mudas produzirão sementes viáveis.
Dividindo o mato
O procedimento é realizado de abril a maio. Desenterre com cuidado um arbusto com raízes fortes e divida-o. A melhor opção são 2 a 3 fragmentos que tenham boas raízes com pontos de renovação.
Propagação por estacas
Este método é usado no final de maio-junho. As estacas com duas folhas são cortadas de caules saudáveis. Os cortes são tratados com estimulador de crescimento e plantados em solo fertilizado a uma temperatura de 20-25 graus Celsius.
O aparecimento de novas folhas significa que as mudas criaram raízes. Após dois meses, são plantadas em campo aberto em local permanente.
Existem três condições conhecidas para um bom crescimento da Echinacea: muita luz solar, solo com nível de pH superior a 6, mas inferior a 8, e solo bem drenado. Se eles forem concluídos, você poderá começar a cultivar a planta com segurança. Cuidar do seu cultivo renderá generosamente a alegria de se comunicar com flores brilhantes e positivas durante o período quente.