Existem muitas lendas sobre edelweiss que falam sobre amor, fidelidade e devoção. É precisamente o símbolo desses sentimentos que ele é, suportando com firmeza fortes geadas, vento e calor. Existem cerca de 30 tipos de culturas na natureza, sendo o edelweiss da montanha alpina um de seus belos representantes. Mais informações sobre as condições necessárias de cultivo, cuidados, métodos de propagação, bem como a utilização da planta em projetos paisagísticos.
- A Lenda de Edelweiss
- Características da planta
- Aplicação em paisagismo
- Variedades e variedades
- Alpino
- Duas cores
- Curila
- Condições necessárias para cultivo
- Qual solo é adequado
- Local e iluminação
- O que plantar a seguir
- Métodos de propagação de flores
- Sementes
- Dividindo o mato
- Por estacas
- Como plantar e cuidar das plantações na horta
- Tecnologia e momento de plantio de sementes e mudas
- Regar e fertilizar
- Transplante de flores
- Capina
- Preparando-se para o inverno
A Lenda de Edelweiss
Existem muitas lendas sobre esta flor. Um deles fala sobre uma bela orgulhosa que decidiu se casar com um temerário que colheu edelweiss crescendo no alto das montanhas. Muitos jovens caíram dos penhascos e morreram.
Finalmente apareceu um jovem que conquistou as montanhas e escolheu a edelweiss. A princesa ficou encantada, mas a essa altura sua beleza já havia desaparecido e o jovem deu a flor para uma garota completamente diferente. Seguindo a lenda, muitos rapazes se esforçam para dar esta flor às suas futuras esposas.
Observação! Em muitos países é proibido colher edelweiss, por isso uma decoração em forma desta flor é apresentada como presente.
Características da planta
Edelweiss é uma planta herbácea que atinge uma altura de 15 a 25 centímetros. Possui folhas estreitas que, graças à sua pubescência felpuda, conseguem reter a umidade por muito tempo. A inflorescência é uma cesta de flores brancas ou amarelas. É cercado por folhas espalhadas em forma de estrela.
Graças ao seu rizoma rasteiro, a edelweiss é capaz de crescer de forma independente. Devido a essa qualidade, a flor é utilizada como plantio de cobertura do solo. Mas para cultivá-la em seu próprio terreno, o jardineiro deve dotar a planta de condições próximas às naturais.
Aplicação em paisagismo
Edelweiss é plantada em jardins rochosos, colinas alpinas e canteiros de flores expostos ao sol. Pode enquadrar a parte inferior dos troncos de hortênsias, rosas sírias, ciprestes e outros arbustos baixos. A flor ficará linda no fundo do gramado, bem como ao lado de plantas herbáceas de textura contrastante.
Variedades e variedades
O gênero edelweiss inclui mais de 30 espécies desta planta. Eles são muito parecidos entre si. Os tipos mais comuns são:
Alpino
Este é o tipo mais comum de edelweiss. Sua altura nas hortas varia de 10 a 20 centímetros. As inflorescências dos edelweiss da montanha consistem em corimbos coletados em cestos. As folhas ao seu redor parecem pintadas de branco devido à espessa pubescência do feltro. Para preservar as características da espécie, ela deve ser propagada vegetativamente.
Duas cores
Os arbustos de edelweiss bicolores consistem em brotos eretos. Atingem uma altura de 35 centímetros. Flores brancas e amarelas, emolduradas por lanças frondosas de comprimentos variados, florescem em julho.
Curila
Este é um tipo de edelweiss de baixo crescimento. Seu comprimento mal chega a 20 centímetros. As folhas basais são oblongas, com cerca de 7 centímetros de comprimento. As placas das folhas do caule são menores, semelhantes a feltro e de cor cinza. As brácteas formando uma estrela são pubescentes com feltro branco ou amarelo. Flores amarelas em forma de funil florescem no final de julho - início de agosto.
Informações adicionais. Edelweiss é considerada o símbolo da Suíça. Os habitantes deste país a chamam de Rainha dos Alpes.
Condições necessárias para cultivo
Ao dar ao edelweiss alpino as condições necessárias, o jardineiro poderá admirar esta planta por muito tempo.
Qual solo é adequado
A peculiaridade do cultivo da edelweiss é que ela não necessita de solo fértil, pois perde o efeito decorativo da flor. Pelo contrário, é ótimo em solos pobres, mas ao mesmo tempo leves e soltos. Pedra britada, areia grossa e cal são adicionadas ao substrato.
Local e iluminação
Na natureza, a cultura cresce no alto das montanhas, onde é fortemente iluminada pelo sol.No jardim, ele precisa ter a mesma área iluminada, de preferência localizada em uma colina. Não tem lugar em baixadas e depressões, pois não tolera a estagnação da umidade.
O que plantar a seguir
A edelweiss alpina é uma flor modesta, por isso não é plantada ao lado de plantas de aparência espetacular. No contexto deles, ele se perderá. É combinado com as mesmas plantas de baixo crescimento: áster alpino, juvenis, heuchera, cravo, viola, sedum, sálvia do prado.
Métodos de propagação de flores
O edelweiss alpino pode ser propagado por sementes, divisão do arbusto ou estacas. A vantagem da propagação vegetativa é que as características de sua espécie são preservadas.
Sementes
Você pode começar a semear as mudas no final de fevereiro. As sementes são pré-envelhecidas por 2 a 2,5 meses na geladeira. Em seguida, são separados, os secos e inviáveis são descartados e desinfetados em solução fraca de permanganato de potássio por 15 a 20 minutos. O plantio de sementes é feito da seguinte forma:
- a drenagem de pequenas pedras ou argila expandida é despejada no fundo da caixa de plantio;
- é derramado um substrato composto de solo frondoso e areia;
- são feitos sulcos rasos nos quais as sementes são plantadas e cobertas com terra;
- as plantações são borrifadas com água de um borrifador;
- A caixa é coberta com vidro ou filme plástico.
Em cerca de 2 semanas, os brotos aparecerão. Todos os dias é necessário ventilar o recipiente e limpar a condensação do material de cobertura. No início de junho, as mudas são plantadas em local permanente. A edelweiss alpina florescerá em 2 anos.
Dividindo o mato
Os arbustos crescidos são propagados desta forma. Para isso, desenterre o arbusto com cuidado, tentando ferir o mínimo possível as raízes.Usando uma faca afiada, divida a edelweiss em 2-3 partes. Cada divisão deve ter vários pontos de crescimento.
O procedimento é realizado na primavera ou no outono. Os arbustos são plantados a uma distância de 15 a 20 centímetros um do outro. As plantas divididas florescem no ano seguinte.
Por estacas
O edelweiss alpino é propagado por estacas em junho. Para fazer isso, use os topos das fotos do ano passado. O substrato para mudas é selecionado a partir de areia, solo foliar com adição de cal.
As mudas são plantadas da seguinte forma:
- partes cortadas dos brotos são polvilhadas com um preparado que estimula a formação de raízes;
- a uma distância de 10-15 centímetros, as mudas são plantadas em solo úmido;
- Cubra as plantações com potes para reter a umidade.
As mudas são regadas conforme necessário. Quando começam a crescer, os potes são retirados. A floração ocorrerá na próxima temporada.
Importante! A propagação vegetativa permite preservar as características externas da espécie.
Como plantar e cuidar das plantações na horta
A cultura pode ser plantada na parcela pelo método de mudas ou diretamente no solo. A desvantagem da última opção é que a floração não ocorrerá este ano.
Tecnologia e momento de plantio de sementes e mudas
Na primavera, com o início do calor, as sementes de edelweiss podem ser plantadas diretamente no solo. Para fazer isso, um local é marcado em uma colina alpina ou jardim de pedras e o material da semente é colocado lá. Não há necessidade de plantar profundamente, porque na natureza as sementes são carregadas pelo vento e criam raízes facilmente nas fendas sem serem cobertas com terra.
A profundidade ideal de incorporação é de 1 centímetro a uma distância de 7 a 8 centímetros. Futuramente, se necessário, o plantio poderá ser desbastado, deixando uma distância de 15 a 20 centímetros entre os arbustos.Para preservar a umidade do solo e melhorar a germinação, a área com edelweiss semeada é coberta com filme.
Os arbustos cultivados em casa pelo método de mudas são plantados em terreno aberto em maio ou início de junho. Buracos são cavados, regados e plantas são plantadas neles junto com um pedaço de terra. A floração ocorrerá no próximo ano.
Regar e fertilizar
O edelweiss alpino não requer rega abundante. Em estações com chuvas moderadas, não é necessário. O excesso de umidade pode causar o apodrecimento das raízes da planta. Quando chove muito, as plantações devem ser cobertas com filme.
O edelweiss alpino não gosta de alimentação, principalmente de matéria orgânica. Desenvolve-se melhor em solos inférteis e rochosos. Você pode alimentar um pouco no outono para que a planta sobreviva ao inverno gelado.
Transplante de flores
Quando os arbustos crescem muito, eles precisam ser replantados. Para isso, cavam-se buracos, regam-se, endireitam-se cuidadosamente as raízes das flores transplantadas e borrifam-se com terra seca. Um indicador de que as plantas criaram raízes é o aparecimento de rebentos laterais nos caules.
Capina
Para evitar que os arbustos jovens fiquem cobertos de ervas daninhas, a área precisa ser capinada. Como as plantas estão próximas umas das outras, é melhor fazer isso manualmente. O uso do mormo pode danificar os caules e rizomas da cultura.
Preparando-se para o inverno
Se uma quantidade suficiente de neve caiu antes do início da geada, o edelweiss não precisa de abrigo adicional. Apenas arbustos jovens plantados no outono podem ser cobertos. Para isso, são cobertos com turfa e com a chegada do calor abrem. Edelweiss não tem medo do retorno das geadas da primavera.