Chistets ou - Stachys lanoso, é uma planta herbácea da família Lamiaceae. O arbusto cresce em florestas de coníferas e mistas, estepes florestais. É amplamente criado em áreas privadas para uso posterior para fins medicinais. As pessoas chamam de chistets - orelhas de lebre ou de ovelha. Foi assim que a cultura ficou conhecida pela borda esbranquiçada nas folhas. Para cultivar arbustos com sucesso, você precisa se familiarizar com todas as suas características.
- Descrição e recursos
- Variedades populares
- Orelhas grandes
- Tapete Prateado
- Fantasma Listrado
- Bola de algodão
- Sheila Macqueen
- Maravilha
- Garça Prímula
- Velo sedoso
- bizantino
- Prazos
- Preparação do solo
- Plantando chistetas para mudas
- Mergulho
- Transplante para terreno aberto
- Plantas companheiras
- Cuidado
- Rega
- Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
- Cobertura
- Poda de inflorescências
- Inverno
- Insetos e doenças prejudiciais
- Reprodução do chist.
- Dividindo arbustos
- Estacas
- Sementes
- Uso
- Propriedades medicinais
- Decoração de jardim
- Avaliações
Descrição e recursos
O arbusto é constituído por folhas cobertas por densa pubescência em todo o dorso. As orelhas das ovelhas crescem até 100 cm de altura. As lâminas das folhas estão dispostas de forma oposta e podem ser sólidas ou serrilhadas. As flores fazem parte de falsos verticilos que formam inflorescências em forma de espinhos. Sua cor pode ser roxa, amarela, lilás, rosada ou branca.
O fruto é uma noz triangular, de formato ovóide ou oblongo. O representante da flora é despretensioso e aguenta até dias quentes e secos. A temperatura ideal para a planta é de 20 a 25 graus Celsius. O chist não tem medo do frio, sob uma espessa camada de neve ele suporta o inverno com segurança. O arbusto anual é valorizado pelos apicultores como uma boa planta de mel.
Variedades populares
Existem muitas variedades de chistets, nove das quais são descritas a seguir. Cada espécie difere em tamanho, cor das flores e folhagem.
Orelhas grandes
A variedade é uma planta de baixo crescimento, com brotos ramificados de até 25 cm de altura e folhas felpudas, macias e de cor verde suave.
Tapete Prateado
A variedade chistets cresce até 15 cm de altura. O arbusto lembra um tapete sólido cinza prateado. A planta não forma flores.
Fantasma Listrado
A variedade cresce com folhas longitudinais esbranquiçadas. As flores são de um amarelo profundo. O arbusto cresce até 20 cm de altura.
Bola de algodão
Distingue-se pela presença de faixas longitudinais brancas ao longo de todo o comprimento das folhas. Esta é uma das melhores variedades de erva-de-bico variegada.
Sheila Macqueen
Os arbustos são compactos, podendo atingir 15 cm de altura. A variedade não floresce, quando plantada densamente cria um efeito de cobertura do solo. As folhas são cobertas por uma pubescência azulada.
Maravilha
A planta atinge 50 cm de altura. Existem muitos pelos pequenos na folhagem, o arbusto em si é denso.
Garça Prímula
A variedade é famosa pela cor atípica das folhas. Eles são amarelos na primavera, mas com o tempo tornam-se verdes prateados. As flores ficam levemente rosadas. A altura do arbusto é em média 20 cm.
Velo sedoso
Os arbustos Chistets crescem até 25 cm de altura e suas flores são roxas. As folhas são densamente pubescentes, de cor esbranquiçada devido a numerosas fibras.
bizantino
Chistets Byzantine se distingue por caules eretos e altamente ramificados. O arbusto cresce até 60 cm de altura. Floresce com lavanda suave, pequenas inflorescências localizadas no botão.
Prazos
Você pode preparar material de plantio a partir de sementes no final de fevereiro ou início de março, usando uma mistura de solo para mudas.
É importante que o solo aqueça até 10 cm de profundidade, a temperatura do ar esteja acima de 0. A variedade arbustiva é resistente à geada, portanto, não é necessário esperar um aquecimento significativo. As mudas aparecem após 1 mês.
As mudas são plantadas em local permanente em meados de abril e até início de maio. No Sul, você pode adiar o plantio para o outono. É importante que a temperatura do ar aqueça pelo menos +10 graus.
Preparação do solo
As orelhas de ovelha são despretensiosas ao solo e adaptam-se bem a diferentes tipos de solo. É aconselhável plantar chistets em solos leves, argilosos ou rochosos com grau moderado de fertilidade. A reação alcalina deve ser neutra. O excesso de componentes minerais afeta negativamente a aparência. A planta perde a tonalidade prateada e torna-se um verde intenso. Antes do plantio, o solo é solto com 2 pás.Se necessário, reduza a acidez, acrescente mais cal ou carvão.
É melhor plantar chistets em um local bem iluminado, sem correntes de ar e sem água subterrânea estagnada. O arbusto pode crescer em áreas iluminadas ou com sombra parcial.
Plantando chistetas para mudas
Para regiões com invernos rigorosos, o método de plantio de chistetes como mudas é adequado. As sementes são semeadas em caixas com solo úmido turfoso e arenoso e polvilhadas com um pouco de terra. Após 5 a 10 dias, formam-se os primeiros rebentos.
Mergulho
Não é necessário colher mudas de chistets. As mudas podem ser guardadas no mesmo recipiente onde as sementes eclodiram antes do plantio em solo aberto. Se desejar, o procedimento deve ser realizado após o aparecimento do primeiro par de folhas. As mudas são transplantadas para novos recipientes e endurecidas 2 a 3 dias após serem “realocadas” para fora. Mantenha as mudas ao ar livre por até 2 horas. A cada dia o tempo de permanência aumenta.
Transplante para terreno aberto
No local selecionado da parcela, 2 semanas antes do plantio, faça covas. Seu diâmetro deve ser maior que o rizoma das mudas. Coloque os furos a uma distância de 15 cm um do outro para que os arbustos fiquem livres.
- No fundo dos buracos, coloque uma camada de drenagem composta por pequenos seixos e cascalho.
- Em seguida, despeje uma camada de mistura de solo de areia, húmus e turfa.
- Retire as mudas dos vasos, regue abundantemente antes de fazer isso e transfira-as com um torrão de terra para os buracos.
- Coloque a muda em um monte e cubra-a cuidadosamente com terra.
Após o plantio, regue generosamente os arbustos jovens de chistets.
Plantas companheiras
Chistets raramente são plantados sozinhos; geralmente a planta serve como parte do projeto do jardim. Os arbustos são amplamente colocados em cercas, em canteiros de flores, em colinas ou em hortas.Entre os vizinhos desejados estão o absinto prateado, pulmão de açúcar, ageratum, aveia, heuchera, cinquefoil, cinquefoil, hosta e calêndula. Você pode plantar rosas rosadas nas proximidades.
Cuidado
O chist não requer cuidados especiais. A planta é despretensiosa, mas deve ser regada, fertilizada, capinada, podada regularmente e tratada contra insetos ou doenças prejudiciais. As folhas não devem ser irrigadas, apenas o rizoma é umedecido.
Rega
Durante os períodos de seca, regue a plantação moderadamente, 2 a 3 vezes por mês. A falta de água pode causar a queda das folhas. Entre cada irrigação, o solo ao redor dos arbustos deve secar. A estagnação da água não deve ser permitida, pois é perigoso devido ao apodrecimento da planta.
Afrouxamento e remoção de ervas daninhas
Capinar e soltar o solo é necessário para se livrar das ervas daninhas e garantir sua saturação com oxigênio. A manipulação é realizada aproximadamente 2 vezes ao mês, com auxílio de enxada. Are o solo até uma profundidade de 5 cm.
Cobertura
O fertilizante é aplicado uma vez por temporada com esterco de codorna. Para aumentar o crescimento dos chistets, você pode adicionar nitrato de amônio com excrementos de frango. Fertilizar uma vez a cada 3 meses, em dosagens não concentradas. A proporção ideal é de 1:1 para 10 litros de água.
Poda de inflorescências
Depois que os caules das flores murcham, eles são descartados. Apare-os o máximo possível. Você também deve remover as folhas inferiores danificadas para que a planta desenvolva uma aparência nova e exuberante.
Antes do inverno, os brotos dos chistetes são encurtados em 2/3.
Inverno
Chistets suportam invernos frios com segurança sob um casaco de neve. Se as geadas na região forem superiores a -30, cubra adicionalmente os arbustos com ramos de abeto e folhas caídas.
Insetos e doenças prejudiciais
Os chistets raramente são atacados por doenças e pragas.Com rega excessiva, é possível o ataque de fungos, que pode levar ao apodrecimento. Remova as amostras gravemente afetadas e trate o solo com fungicida.
Reprodução do chist.
A planta é propagada por estacas, dividindo o arbusto e as sementes. O método mais popular é o primeiro. Quando uma cultura é propagada por sementes, os arbustos se formam posteriormente.
Dividindo arbustos
Após 2-3 anos, o chist está sujeito a divisão. Na primavera, o arbusto deve ser desenterrado com um torrão de terra, dividido manualmente em algumas partes e plantado em covas separadas a uma distância de 20 cm uma da outra.
Estacas
Plante brotos com 3-4 folhas em uma mistura úmida de areia e turfa. Regue com moderação para evitar o apodrecimento. Quando aparecerem os primeiros sinais de crescimento, podem ser plantadas separadamente.
Sementes
As sementes de Chistets germinam sem problemas, rapidamente, mas este método é o mais longo. Despeje uma combinação de turfa e areia em um recipiente largo, distribua as sementes por cima, polvilhe com uma fina camada de areia e pulverize com um borrifador. Não é necessário cobrir os recipientes, mas sim irrigar o solo todos os dias. A temperatura no local deve ficar em torno de 25 graus Celsius. É necessária iluminação adequada. Se necessário, desbaste os brotos densos. Após o desenvolvimento do material da muda, ela é plantada em local permanente no jardim.
Uso
Chistets é amplamente utilizado para fins de medicina alternativa e para decoração de jardins. Este incrível arbusto cresce com segurança, não requer muitos cuidados, mas traz muitos benefícios.
Propriedades medicinais
Chistets tem efeito hipotensor, analgésico e cardiotônico no corpo humano. A planta estimula as contrações da musculatura uterina e é muito utilizada no trabalho de parto. Também para de sangrar.Para baixar a pressão arterial ou reduzir a taquicardia, recorra ao extrato seco, decocção ou tintura de chistets. As decocções ajudam no tratamento de cólicas, cólicas estomacais, resfriados e tuberculose.
As infusões de álcool são eficazes em casos de distúrbios e patologias do sistema nervoso.
Loções feitas com decocção de chistets são eficazes em casos de eczema, mastopatia e escrófula. Às vezes, infusões medicinais são usadas para epilepsia e histeria.
Decoração de jardim
Chistets é amplamente utilizado para decorar chalés de verão. As plantas são colocadas em uma colina alpina, em jardins ornamentais e canteiros de flores. A colheita fica harmoniosa nas bordas, nas interseções dos caminhos do jardim e perto das pedras. Em um jardim ornamental ou colina alpina, as lacunas são preenchidas com a erva-de-bico lanosa. Combina bem com outras flores de cores diferentes. Os chistets também são usados na floricultura para criar a base para buquês de inverno.
Avaliações
O feedback dos jardineiros sobre a erva-de-bico lanosa é fornecido abaixo. Eles ajudarão a garantir a viabilidade de seu cultivo.
Natalya Krapivina, 69 anos, Rivne
Saudações a todos! Tenho cultivado Primrose Heron em meu jardim há 4 anos. A floração sempre cria uma atmosfera energética no jardim. A manutenção é fácil, rego os arbustos uma vez por semana. Recomendo a todos!
Rostislav Lapin, 54 anos, Moscou
Olá! A opinião sobre os chistets é positiva: venho cultivando na minha dacha há mais de 10 anos. Eu cultivo variedades Bizantinas e Silky Fleece.
Lyubov Nesterova, 60 anos, Kyiv
Olá a todos! Um vizinho compartilhou mudas de chistets, agora essa é uma das minhas plantas favoritas no jardim. Cultivo sem problemas, cuidado padrão.