Para plantar uma planta exótica de Brugmansia e prestar os cuidados adequados, você precisa conhecer algumas regras simples. Apesar de o hóspede sul-americano estar acostumado a um clima quente e úmido, mesmo nas condições da Rússia central você pode desfrutar de suas lindas flores. As variedades de interior farão as delícias dos proprietários e surpreenderão os hóspedes durante todo o ano.
- Descrição
- Variedades populares
- Perfumado
- Dourado
- Branca de Neve
- Multicolorido
- Sangue vermelho
- Variegado
- Semelhante a uma árvore
- Características de cultivo em terreno aberto
- Selecionando um local
- Preparação do solo
- Rega
- Cobertura
- Aparar
- Quando realizar
- Esquema
- Com que frequência
- Reprodução
- Estacas
- Camadas
- Sementes
- Sutilezas dos cuidados de inverno
- Doenças e pragas
- Ácaro aranha
- Pulgão
- Doenças virais
- Fome de nitrogênio
- Como crescer em casa
- Seleção de solo
- Transferir
- Prevenção
- Respostas sobre perguntas
- Avaliações
Descrição
Brugmansia é conhecida principalmente por suas lindas flores, que lembram gramofones gigantes pendurados nos galhos. Suas cores são muito diversas: dependendo da variedade, você pode encontrar branco, amarelo, vermelho, todos os tons de rosa e até multicoloridos. Os criadores que criaram novas variedades de jardim desenvolveram plantas com flores duplas e de várias camadas que parecem vestidos de baile elegantes.
Variedades populares
Na natureza, Brugmansia é um arbusto ou árvore que cresce até cinco metros. No entanto, variedades não tão altas foram cultivadas para reprodução doméstica, diferindo na forma e tonalidade das flores e folhas. Mais de uma centena de variedades cultivadas são cultivadas em todo o mundo; na Rússia, as seguintes estão entre as mais populares.
Perfumado
Brugmansia perfumada (perfumada) agrada aos olhos com flores brancas ou verdes claras de até 30 cm de comprimento e 15 cm de diâmetro.Os botões são rosados.
Dourado
Graças às flores amarelo-laranja, a variedade recebeu o nome de “dourada”. As folhas grandes crescem até 50 cm de comprimento e são macias ao toque.
Branca de Neve
Inicialmente as flores eram brancas, o que deu o nome à variedade, mas a partir dela foram cultivadas variedades com cores amarelas e damasco. É uma árvore baixa, para a qual tem um segundo nome - arbórea. As folhas são aveludadas ao toque e de formato oval.
Multicolorido
Esta variedade Brugmansia é chamada de multicolorida pela cor incomum de suas flores, que com a idade pode mudar do branco para o pêssego ou damasco. Os gramofones crescem mais de 50 cm, o que os torna os maiores entre as plantas do gênero.
Sangue vermelho
A Brugmansia vermelho-sangue vem do Brasil. A árvore cresce até um metro e meio. Durante a floração, é coberto por flores de até 30 cm de comprimento, coloridas com listras vermelhas e brancas no tubo e tons verde-amarelados na base.
Variegado
A variedade difere das demais pela cor das folhas: são verdes, cobertas de manchas prateadas e possuem uma borda branco-amarelada ao longo da borda. As flores são grandes, brancas ou creme.
Semelhante a uma árvore
A árvore Brugmansia veio do Brasil e se tornou o ancestral de muitas variedades com uma grande variedade de cores de flores. Os sinos das flores, em comparação com outras plantas do gênero, são relativamente pequenos, chegando a atingir 12 cm de comprimento.
Características de cultivo em terreno aberto
A origem subtropical da Brugmansia torna inaceitável para ela o inverno em um terreno particular em um clima gelado. Temperaturas abaixo de +5 destruirão a árvore. Na Rússia, a planta é cultivada em terreno aberto apenas no sul, por exemplo, na Crimeia.
Se as condições climáticas forem desfavoráveis, a planta em vaso é retirada para o inverno dentro de casa e, na estação quente, o vaso de Brugmansia é levado para o jardim. Se a temperatura permitir, a planta perene é enterrada em terreno aberto durante o verão e, mais perto das geadas do outono, é novamente transplantada para uma banheira e levada para o quarto durante o inverno. Para facilitar o processo de replantio, a planta é cultivada em um recipiente com furos e junto com ela é replantada.
Selecionando um local
Para que a Brugmansia se sinta bem e se delicie com uma floração abundante, é necessário proporcionar-lhe condições o mais próximas possível dos subtrópicos e dos trópicos, de onde provém a planta. Isso significa que serão necessárias iluminação e umidade adequadas. A árvore não gosta de vento, pois as correntes de ar criam vento devido ao tamanho das flores e folhas.
Preparação do solo
O solo ideal para Brugmansia é fértil, solto e neutro. No local da futura colocação, é preparada para a planta uma mistura de argila, húmus e turfa. Os componentes são bem misturados, soltos e desinfetados com uma solução fraca de permanganato de potássio.
Rega
A árvore cresce naturalmente nos trópicos úmidos, por isso é importante fornecer-lhe água suficiente. Durante o verão, a planta necessita de rega diária, e em dias quentes pode ser necessário umedecer o solo duas vezes ao dia, tudo depende do estado do solo. Mas a estagnação da água também não deve ser permitida; não é menos perigosa que a seca.
Além de regar, é necessária pulverização frequente. Durante o período de floração, é necessário garantir cuidadosamente que a umidade não entre nas flores. É melhor pulverizar tarde da noite.
Cobertura
A árvore é alimentada regularmente: começando na primavera e durante a estação quente, fertilizantes complexos são aplicados uma vez a cada 7 a 10 dias, regando a Brugmansia com água com adição de fertilizante. Você pode alimentar a planta com matéria orgânica, por exemplo, uma solução de verbasco e água na proporção de 1:10. Blooming Brugmansia é deficiente em fósforo e potássio.
Aparar
Para que a Brugmansia se delicie com uma floração luxuosa, é necessário aparar regularmente os rebentos, formando uma copa.
Quando realizar
A poda sanitária da Brugmansia é realizada antes do início da fase de crescimento ativo, via de regra, desta vez cai no final de fevereiro - início de março. A poda de outono é feita para preparar a planta para o inverno.
Esquema
Em primeiro lugar, é necessário determinar em quais ramos as flores aparecerão, para não cortá-las acidentalmente.
- Em primeiro lugar, a parte com flor da planta difere da parte sem flor nas folhas. Na zona de floração existe uma saliência na base da lâmina foliar, na zona sem flores crescem folhas inteiras simétricas.
- Em segundo lugar, os botões crescem em rebentos com a forma da letra Y. Esses ramos não são cortados, apenas os topos dos que não florescem são encurtados em não mais do que três botões.
- Além disso, a poda padrão de arbustos é realizada em brotos secos, danificados, muito longos, espessos e sem floração.
Com que frequência
A poda é realizada anualmente no início da primavera, se necessário, para preparar a planta para o inverno - no outono. No verão, não é necessário desbastar e aparar a copa, a menos que o jardineiro queira dar-lhe um formato interessante.
Reprodução
A Brugmansia é propagada por estacas, camadas e sementes. O mais popular são os cortes, o material pode ser preparado você mesmo ou adquirido na loja.
Estacas
A maioria dos jardineiros prefere tirar mudas de arbustos porque esse é o método mais fácil e confiável. As estacas são colhidas em setembro ou março, para as quais são cortados os brotos do topo da planta, com aproximadamente 20 cm de comprimento, as folhas inferiores são arrancadas e as superiores cortadas ao meio.
Você pode enraizar as mudas na água ou diretamente no substrato. Após a formação de um número suficiente de raízes, as mudas são transplantadas para um local permanente, seja um vaso ou um terreno aberto.
Camadas
Para propagar Brugmansia por alporquia, você precisa selecionar o broto do ano passado na parte superior do arbusto. Nele é feito um corte transversal em forma de cunha, aplicado musgo esfagno e enrolado um filme por cima. Após a formação das raízes, após um mês e meio, o broto é cortado e plantado em vaso, colocado em local sombreado e pulverizado diariamente.
Sementes
Quando a Brugmansia é propagada por sementes, a hereditariedade não é preservada, podendo surgir um broto de uma variedade completamente diferente.As sementes da planta são semeadas no final do inverno até uma profundidade de 2 cm, cobertas com filme e mantidas quentes e úmidas sob luz forte. Após 2 semanas, podem-se esperar brotos e, após o aparecimento da quinta folha, a planta é transplantada para um vaso temporário. Depois que o sistema radicular da flor cresce para cobrir todo o substrato, a muda é movida para um local permanente.
Sutilezas dos cuidados de inverno
Nas regiões sul, a planta hiberna em campo aberto. Nas latitudes mais ao norte, a flor hiberna dentro de casa, em um vaso, e no verão a planta é plantada em terreno aberto ou levada para o jardim diretamente em uma banheira. A hibernação da Brugmansia dentro de casa é possível de várias maneiras:
- Floração no inverno. Para que a planta floresça o ano todo, o vaso é colocado em uma sala aquecida e as longas horas do dia são mantidas com iluminação artificial.
- Semi-descanso. A banheira com Brugmansia é colocada em uma sala iluminada com temperatura de até +15, regada periodicamente.
- Paz. Invernando a flor em um quarto escuro e fresco. Mantêm a temperatura até +5, ao regar apenas mantêm a humidade do solo.
- Invernada com mudas. Se não for possível dar condições para o inverno de uma planta perene inteira, pode-se preparar uma muda de um arbusto florido no verão. Para isso, corta-se parte do rebento com botão apical, enraíza-se e, na próxima primavera, obtém-se uma planta jovem com flor.
Doenças e pragas
Tanto quando cultivada em campo aberto quanto quando plantada em vaso em casa, a Brugmansia não fica imune a doenças e pragas. Ao ar livre, a flor é frequentemente atacada por parasitas que comem a folhagem; dentro de casa, podem desenvolver-se doenças fúngicas. O tratamento oportuno com preparações especiais ajudará a manter a planta saudável.
Ácaro aranha
Se pontos claros aparecerem nas folhas de uma planta perene em clima quente e seco, evoluindo para grandes áreas incolores, e teias de aranha na parte inferior, isso é uma lesão de Brugmansia por ácaros. “Fitoverm”, “Aktara” e o aumento da umidade lidam bem com isso.
Pulgão
Uma colônia de insetos pode ser identificada visualmente: os primeiros sinais de seu aparecimento na planta são pontas retorcidas dos brotos e uma camada pegajosa nas folhas. Eles combatem a praga lavando as verduras com água e sabão e borrifando pó de tabaco.
Doenças virais
A infecção viral leva à cessação do crescimento da Brugmansia. Aos primeiros sinais, que podem ser expressos no aparecimento de áreas de cor estranha na vegetação, deformações, torções, a planta é isolada e destruída para evitar infecção das vizinhas.
Fome de nitrogênio
Os sinais de falta de nitrogênio são o amarelecimento e a queda da vegetação. Para combater a doença, é necessário alimentar a planta com fertilizante contendo nitrogênio.
Como crescer em casa
Para cultivar Brugmansia em casa, é necessário fornecer calor e umidade suficiente. Deve-se ter cuidado na escolha do local para a planta, pois o aroma forte pode causar dores de cabeça.
Seleção de solo
O solo para a planta precisa ser fértil e úmido, mas ao mesmo tempo leve. Uma mistura de húmus, vermicomposto, solo argiloso, 1 parte de cada e 2 partes de turfa, funciona bem. A mistura é bem solta, umedecida e desinfetada de qualquer forma antes do plantio.
Transferir
A Brugmansia é replantada todos os anos, aumentando o tamanho do vaso à medida que o sistema radicular da planta cresce. A perene deve ser desenterrada com cuidado para não danificar as raízes, a bola de terra deve ser colocada inteiramente em um vaso plástico com furos de drenagem.
Prevenção
Para manter a planta saudável, é necessário realizar medidas preventivas simples:
- Ao regar, evite molhar as folhas e flores.
- A ventilação regular ou mover o vaso da planta para o ar fresco ajudará contra os ácaros, que adoram o ar estagnado.
- Adicionar carvão triturado ao solo evitará o aparecimento de infecções fúngicas e bactérias putrefativas.
- Para prevenir doenças fúngicas, você pode tratar a flor com preparações fungicidas.
- Tratamento com inseticidas para prevenir danos causados por pragas.
Respostas sobre perguntas
A pergunta mais comum que os jardineiros novatos fazem é por que a planta não floresce. O motivo pode ser falta de luz ou outras violações das regras de cuidado e manutenção de plantas perenes. Se for um atraso no início da floração após um período de dormência de inverno ou semidormência com o início da primavera, então pode ter ocorrido como resultado de violações das condições de inverno. Se você guardar a planta respeitando as condições de temperatura e luminosidade, mesmo no inverno em apartamento, no verão ela irá deliciar-se com flores lindas e brilhantes.
Avaliações
Os jardineiros que tentaram cultivar Brugmansia ficam cativados pela beleza da planta e pela variedade de espécies. Grupos estão sendo criados nas redes sociais, floricultores de diferentes cidades trocam dicas de cultivo e mudas.
Alina, 34 anos: “Encontrei uma infestação de ácaros. Que bom que percebi isso a tempo. Tratei duas vezes com Actellik e os insetos desapareceram.”
As avaliações são em sua maioria positivas, apesar de algumas dificuldades no cultivo da planta perene, os floricultores recomendam plantá-la em sua propriedade ou em casa.
Embora a origem da Brugmansia seja exótica, a planta enraíza-se bem nas nossas latitudes.Você pode apreciar as lindas flores desta planta perene plantando-a em uma banheira em casa ou colocando-a no jardim. Se você cuidar da árvore com os cuidados necessários, ela proporcionará um verdadeiro prazer estético.