É difícil encontrar jardineiros que não gostem de chamar a atenção para seus canteiros com flores brilhantes e exuberantes. Muitas pessoas procuram flores raras e exóticas, cujo cultivo é uma façanha por si só e exige muito esforço e atenção. No entanto, os malmequeres mais comuns da variedade Antigua, criados a partir de malmequeres africanos, podem lidar com essa tarefa com extrema facilidade.
Informações gerais sobre a variedade Antigua
Esta variedade pertence à espécie malmequeres erecta, também conhecido como africano.A própria espécie distingue-se pelo seu sistema radicular fibroso e também pelo facto de os arbustos desta planta poderem ter de quarenta a cento e vinte centímetros de altura. Ao mesmo tempo, os arbustos podem ser compactos e extensos - não há uma gradação clara aqui e tudo depende da planta específica.
A variedade Antigua compara-se favoravelmente com sua espécie pelo seu nanismo - as flores raramente ultrapassam trinta centímetros de altura. Isso o torna semelhante ao Bonanza Deep Orange, que é uma espécie diferente. O diâmetro das inflorescências varia de sete a doze centímetros. Os próprios arbustos são compactos e produzem vários caules de flores.
Foram observadas as seguintes subespécies desta variedade, que tendem mais para uma das tonalidades características de Antígua:
- Laranja Cor rica e laranja.
- Amarelo. Cor ensolarada e amarela das inflorescências.
- Prímula. Linda cor amarelo limão.
Vantagens e desvantagens da cultura
Como cada espécie tem seus prós e contras, os malmequeres também têm seus lados positivos e negativos. Se falarmos exclusivamente da variedade Antígua, a lista de prós e contras é significativamente reduzida.
As vantagens desta variedade geralmente incluem:
- Compacidade do arbusto. Devido à densidade e ao tamanho diminuto da planta, é ideal para decorar meios-fios.
- Uma excelente combinação do tamanho dos caules e das inflorescências, que deixa o arbusto mais exuberante.
As desvantagens incluem:
- Preço. O custo das sementes desta variedade pode ser exorbitante e isso está diretamente relacionado à seguinte desvantagem.
- Sem sementes. Por ser uma variedade híbrida, Antígua ou não produz sementes ou não frutifica.
Quando e como plantar?
Para que os malmequeres floresçam cedo, é melhor plantá-los em caixas de sementes no início de março. As sementes são plantadas em sulcos, a uma distância de um centímetro e meio a dois centímetros uma da outra. Essa distância deve ser entre os sulcos.Ou você pode plantá-los imediatamente no jardim em maio. O solo deve ser bem drenado e ligeiramente ácido. É melhor pré-fertilizá-lo com turfa e fertilizante mineral.
As sementes são borrifadas com um centímetro de terra e cobertas com uma película escura, depois resta esperar. As mudas aparecerão do quinto ao sétimo dia, depois poderão ser transplantadas separadamente ou, se o tempo permitir, transferidas para um canteiro. Esta variedade vertical específica é plantada em quadrados de vinte por vinte centímetros, mas seus parentes maiores só podem viver em quadrados de quarenta por quarenta centímetros.
É importante ressaltar que os malmequeres toleram bem o transplante, independente da idade. Mesmo que o transplante seja feito na época da floração, tudo ficará bem para eles.
Como cuidar de uma planta?
Para que a planta cresça saudável e bonita, ela precisa de cuidados adequados. Para isso, vale a pena retirar as inflorescências desbotadas, além de afrouxar periodicamente o solo da raiz. Isso é necessário porque o sistema radicular precisa de oxigênio.
Rega
Embora os malmequeres de Antígua sejam tolerantes a curtos períodos de seca, devem ser regados regularmente, especialmente durante os meses mais quentes. Uma boa rega nos estágios iniciais de crescimento ajudará a produzir flores exuberantes e caules fortes e bonitos. O principal é não exagerar e ser moderado - o excesso de umidade e a estagnação da água podem causar o aparecimento de podridão cinzenta.
Cobertura
Para a alimentação, utilizam-se fertilizantes minerais complexos, que são aplicados duas a três vezes por temporada - isso é suficiente. Durante a floração, pode-se adicionar um pouco de fósforo ao solo, mas não é necessário.
Doenças e pragas
Os malmequeres são prejudicados pelas mesmas doenças e pragas que muitas outras flores. As exceções a esta regra são raras e apenas confirmam a regra. Dentre as pragas e doenças que podem destruir uma flor, destacam-se os seguintes representantes:
- Podridão cinzenta. Este fungo ocorre devido ao excesso de água e/ou às plantas estarem muito próximas umas das outras. A podridão cinzenta pode ser distinguida por manchas escuras que aparecem nas folhas, bem como por danos nas raízes, que começam a apodrecer. Recomenda-se desenterrar imediatamente todos os arbustos afetados e destruí-los. No entanto, você pode tentar salvá-los replantando-os em vasos separados e removendo as partes afetadas das plantas.
- Caracóis e lesmas. Eles estão ocupados comendo plantas. Eles devem ser coletados manualmente e, em seguida, potes de água sanitária são colocados perto das flores - isso repele as pragas.
- Ácaro aranha. Aparece em clima quente e seco. Alimenta-se ativamente da seiva das plantas, o que gradualmente leva à sua morte. Como os malmequeres não toleram bem os produtos químicos, eles são pulverizados com uma infusão de plantas picantes. Isso inclui pimenta, cebola, alho e mil-folhas.
Qual a melhor forma de propagar
Acredita-se que a melhor forma de propagação desse tipo de flor seja por meio de sementes. Mas este método não é adequado para quem deseja criar uma variedade. Isso se deve à já mencionada “esterilidade” dos híbridos, resta apenas adquirir sementes dos criadores. Como plantar sementes corretamente foi descrito acima.
Porém, também há jardineiros que preferem usar mudas. Este método ajuda a propagar flores rapidamente cortando parcialmente uma das plantas.
Para isso, pegue cerca de meio quilo de terra e regue bem.Depois disso, vários topos são cortados da planta e plantados no solo. Um vaso com terra deve ser amarrado em um saco transparente para criar condições semelhantes às de uma estufa com alta umidade e temperatura. A embalagem fica exposta ao sol e após sete dias a muda germinará.
Neste caso, a planta “mãe” não sofrerá muito e até adquirirá um aspecto mais estético. Se você remover apenas uma copa da planta, logo começará o crescimento dos botões laterais e o arbusto ficará mais volumoso. E quando a floração começar, a abundância de flores dificultará a localização das folhas.
Os jardineiros sugerem tratar a área de corte da planta-mãe, mas isso não faz muito sentido se a planta ainda não estiver afetada por nenhuma praga.
Aplicações de malmequeres
Além do valor puramente estético, os malmequeres desta variedade possuem outras propriedades extremamente úteis. Esses incluem:
- Repelente de pragas. Devido ao cheiro específico de Antígua, repelem quase todos os insetos que costumam atacar as plantas. Portanto, se os malmequeres forem plantados ao lado de outras flores, você pode esquecer as moscas-brancas, os grilos-toupeira e os pulgões. Mas você não deve plantar essas plantas ao lado de ervilhas e rabanetes - elas não se dão bem.
- Medicamento. Infusões de malmequeres secos e frescos ajudam a eliminar os parasitas e também têm efeito diurético e diaforético. Eles também são usados para dores nas articulações.
- Culinária. Pétalas secas são usadas como corante natural e tempero.
- Ecologia. Os malmequeres extraem e acumulam metais pesados do solo, o que ajuda a limpá-lo.
Resumindo, vemos uma variedade cujo custo é bastante elevado, mas não é tão delicada e difícil de cuidar como as flores mais caras.Esta é praticamente a melhor combinação de custo e resistência que você não vê com frequência..