Aquilegia é um arbusto com flores perenes pertencente à família Buttercup e com mais de cem variedades. A planta, além de diferentes espécies, tem muitos nomes - columbina, águia, flor mágica do elfo e outros, que foram dados por seu formato incomum e fabuloso. É por isso que muitos jardineiros se esforçam para cultivar aquilegia em suas roças, e a despretensão da planta permite que não façam esforços especiais para isso.
- Descrição da planta
- Onde prefere crescer?
- Variedades de Barlow
- Rosa Barlow
- Barlow Winky
- Krista
- Branco
- Nora Barlow
- Especificidades do cultivo de flores
- Seleção e preparação do local
- Preparação de material de plantio
- Esquema de plantio
- Cuidados com as plantas
- Capinando e soltando o solo
- Rega
- O solo
- Cobertura
- Como cuidar da aquilegia após a floração?
- Cuidados de inverno
- Aparar
- Controle de doenças e pragas da aquilegia
- Reprodução
- Sementes
- Dividindo o mato
- Tiramos mudas na primavera
- Uso em paisagismo
- Possíveis problemas ao cultivar aquilegia turca
Descrição da planta
Aquilegia é um arbusto extenso que atinge 1 metro de altura. O sistema radicular é forte, espesso e bem desenvolvido, geralmente não ultrapassando meio metro. As folhas são redondas, rendadas, lembrando o trevo. Os verdes basais crescem em pecíolos longos e dissecados; nos caules são sésseis.
As flores caem até o chão, são duplas e grandes, podendo crescer até 10 centímetros. A maioria tem protuberâncias alongadas - esporas, que são usadas para coletar néctar. O esquema de cores é diferente e pode combinar vários tons.
Onde prefere crescer?
O Elven Slipper prefere florestas sombreadas, encostas de montanhas ou prados. Na natureza, a aquilegia pode ser encontrada no Cáucaso, Altai, na Crimeia e no Extremo Oriente. Fora da Rússia, a bacia hidrográfica floresce em prados alpinos, na América e também na Europa.
Variedades de Barlow
Aquilegia Barlow é um híbrido da águia comum e outros híbridos, raramente encontrados na natureza.
Rosa Barlow
Flores: vermelho brilhante. Altura: 80 centímetros. Período de floração: 2 meses. Preferências: áreas sombreadas e alta umidade.
Barlow Winky
Flores: duplas, não caídas, de várias cores. Altura: 50 centímetros. Período de floração: maio-agosto. Características: resistência ao gelo e resistência ao vento.
Krista
Flores: roxas, caindo no final do dia. Preferências: sombra parcial.
Branco
Semelhante à variedade Krista. A única diferença: a cor das flores é branca.
Nora Barlow
Flores: branco-rosadas, às vezes branco-avermelhadas, com núcleo escuro, grandes, duplas.Altura: 70 centímetros. Forma: espalhando.
Especificidades do cultivo de flores
Aquilegia é muito despretensiosa, mas ainda apresenta algumas peculiaridades no cultivo.
Seleção e preparação do local
O local ideal para a aquilegia é a sombra parcial, pois a ausência total de sol reduzirá o número de flores, e a luz direta constante não só afetará o brilho, mas pode ser destrutiva para a planta. Se não houver sombra no local, o assento deverá ser sombreado. É melhor escolher solo argiloso e úmido. Você deve primeiro desenterrar a cama e se livrar das ervas daninhas.
Preparação de material de plantio
O material de plantação, nomeadamente sementes de aquilegia, recolhido imediatamente após a queda, é embrulhado num pano húmido e deixado a amadurecer em local frio e seco, eventualmente no frigorífico, sendo posteriormente plantado. Se o plantio ocorrer com a ajuda de mudas, as sementes também poderão amadurecer por resfriamento e, em seguida, serão realizadas as seguintes etapas preliminares:
- abaixe a semente 3 centímetros em recipientes pré-preparados com terra;
- polvilhe um pouco de turfa por cima;
- despeje cuidadosamente água morna e cubra com filme para criar um efeito de “estufa”;
- depois regue com uma pequena quantidade de água a cada 2-3 dias;
- após três semanas, percebendo o surgimento das mudas, o filme deve ser retirado;
- Após o aparecimento de 4 folhas, as mudas estão prontas para serem plantadas no jardim.
Esquema de plantio
Como já mencionado, existem duas opções de plantio de aquilegia: sementes e mudas. Regras para plantio de sementes:
- Final de agosto - início de setembro:
- prepare o assento;
- coloque sementes;
- polvilhe com terra - cerca de 1,5 centímetros;
- regue um pouco;
- cobertura morta com húmus ou turfa.
- Na primavera, após o derretimento da neve: após o resfriamento, semeie as sementes em local preparado, controlando o equilíbrio de umidade.
Transplante de mudas:
- em junho: as mudas são plantadas em solo preparado a uma distância de 20 centímetros uma da outra, tentando não danificar as raízes.
Cuidados com as plantas
Para que a aquilegia cresça forte e saudável, devem-se seguir regras básicas de cuidado.
Capinando e soltando o solo
O afrouxamento do solo em no máximo 20 centímetros é realizado após cada rega ou chuva para evitar a estagnação do oxigênio. Você também deve se lembrar de remover ervas daninhas quando as ervas daninhas aparecerem.
Rega
Aquilegia adora umidade, mas a planta não deve ser inundada. Basta regar assim que o solo secar. É aconselhável utilizar produtos de irrigação para simular a chuva, pois as folhas da planta adoram absorver as gotas de chuva. Em verões chuvosos, não é necessária umidade adicional.
O solo
As raízes da Aquilegia muitas vezes rompem o solo, por isso a planta precisa ser reabastecida com solo anualmente, enquanto se remove uma camada de 8 centímetros da antiga.
Cobertura
A melhor época para aplicar fertilizantes orgânicos ou minerais é em tempo nublado ou chuvoso. Se o verão estiver ensolarado, você deve alimentar a aquilegia em combinação com a rega à noite e depois sombrear bem por um dia. Os fertilizantes são aplicados em maio, junho e após a floração.
Como cuidar da aquilegia após a floração?
Após a floração da aquilegia, é necessário podar os brotos que perderam o vigor até formar uma roseta de folhas. As estacas saudáveis darão um excelente composto; as infectadas e fracas devem ser queimadas. Além disso, o período após a floração é o melhor momento para dividir a planta e coletar as sementes.
Cuidados de inverno
Aquilegia é resistente à geada, porém, ao atingir os 5 anos de idade, as raízes da planta vêm à tona e precisam de abrigo no inverno.Para fazer isso, o arbusto deve ser coberto com húmus e composto de turfa e polvilhado com terra fresca. As medidas preparatórias para o frio devem começar no outono.
Aparar
Como já mencionado, a poda da aquilegia é realizada após a floração para evitar a auto-semeadura aleatória e rejuvenescer o arbusto.
Controle de doenças e pragas da aquilegia
O chinelo élfico é suscetível às seguintes doenças:
- oídio - surge com falta de luz solar e alta umidade. Prevenção - tratar a vegetação com solução de enxofre. Tratamento – meios populares e químicos;
- o mosaico é a doença mais perigosa e incurável. Se forem detectados sintomas, o arbusto deve ser desenterrado e queimado;
- podridão cinzenta - na fase inicial é possível tratar com Fundazol, se estiver avançado - desenterrar a planta e depois queimá-la.
Dentre as pragas, a aquilegia pode ser atacada por pulgões, lagartas e ácaros. Remédios populares ou produtos químicos devem ser usados contra eles. Se não for tratada, a planta pode morrer em alguns dias.
Reprodução
O arbusto pode ser propagado de várias maneiras.
Sementes
As sementes de Aquilegia são coletadas após a floração. Para isso, os futuros “pais” devem usar um saco de gaze para coletar as sementes, para não recolhê-las do solo. Porém, a chance de se obter uma flor idêntica à mãe é muito baixa, pois a planta interpoliniza.
Dividindo o mato
Dividir a aquilegia não é o melhor método de propagação, pois pode causar danos à planta. Um arbusto adulto que atingiu 5 anos de idade é adequado para este método:
- Divida a raiz escavada em partes com uma faca, deixando 3 botões em cada;
- plante a raiz dividida nos buracos e regue imediatamente;
- A alimentação deve ser realizada somente após a enxertia.
Tiramos mudas na primavera
A maneira mais segura de obter a aparência original de uma flor. Para fazer isso, use brotos jovens de primavera, cortados antes que a vegetação floresça:
- corte as estacas rente ao solo;
- trate o corte com um agente estimulador do crescimento radicular;
- fertilizar o local de plantio com areia e turfa e umedecer;
- Plante as mudas com um centímetro de profundidade;
- a cama deve estar à sombra;
- o pouso em local permanente ocorre em agosto.
Uso em paisagismo
Variedades altas de aquilegia combinam bem com íris, sinos, hostas, papoulas e outras flores, enquanto variedades baixas decoram vantajosamente escorregadores alpinos, jardins ornamentais e também complementam cravos. Além disso, harmoniza-se com abetos e abetos, sendo também uma excelente decoração para um lago. Outra composição interessante seria plantar orlik de diversas cores e tipos.
Possíveis problemas ao cultivar aquilegia turca
O problema mais importante e perigoso são as doenças, devido a cuidados inadequados ou invasão de pragas, das quais a flor pode morrer. No entanto, a prevenção e o tratamento oportuno ajudarão a preservar a planta..