As pintadas são parentes de galinhas e perus. Ainda não são muito comuns nas granjas avícolas, mas o excelente sabor da produção de carne e ovos das aves, bem como a criação de novas raças produtivas, sugerem a alta rentabilidade da sua criação. Como distinguir uma pintada fêmea de um macho é uma pergunta feita por aqueles que criaram uma ave pela primeira vez em sua própria fazenda.
Por que saber a diferença?
As pintadas são aves calmas e tímidas, com excelente produção de ovos. Um adulto põe 120 ovos por ano, seu peso chega a 50 gramas.A carne de aves é macia, dietética, de preparo rápido e possui excelentes características gustativas. As aves são grandes, as fêmeas adultas pesam cerca de 2 quilos, os machos - até 1,8 quilos.
Como essas aves são polígamas, o número de machos na população de pintadas é significativamente menor do que o de fêmeas. Existem 5-6 mulheres por homem. Esta proporção de aves permite obter o maior número de ovos fertilizados e rentabilizar a atividade. A taxa de fertilização excede 75%; as pintadas sobrevivem bem durante a incubação.
Ao escolher os pintinhos, eles preferem bebês fortes, ativos e com olhos brilhantes. Você pode comprar indivíduos adultos e esperar a postura dos ovos, mas deve-se ter em mente que essas aves são tímidas; se um pássaro sai do ninho por medo, não pode ser forçado a sentar, então os ovos são levados debaixo da galinha e os pintinhos nascem em uma incubadora. Comprar um rebanho adulto custará muito mais para um avicultor novato.
É possível distinguir as aves por características externas, hábitos, voz e diferenças fisiológicas (genitais). Como os pintinhos de um dia são do mesmo tamanho e cor, só é possível determinar o sexo do bebê após o exame da cloaca. Isso deve ser feito com cuidado para não assustar ou machucar o pintinho. Assustado, o filhote aperta a cloaca, então o exame lhe causará dor.
Diferenças na estrutura fisiológica
Os pintinhos nascidos não pesam mais do que 30 gramas e são cobertos com penugem marrom. Eles não têm diferenças externas de gênero. Pintinhos saudáveis têm penugem limpa, pernas fortes e olhos curiosos e brilhantes.
Para formar um gado corretamente, você deve aprender a distinguir um galo de uma galinha no momento da compra. Para fazer isso você deve:
- Pegue o pintinho com firmeza e cuidado e vire-o de costas, colocando-o na palma da mão;
- acalme o bebê acariciando as costas e, em seguida, pressione levemente a parte inferior do abdômen para que a cloaca fique saliente;
- examine cuidadosamente a cloaca, o tubérculo que aparece indica que o filhote é macho;
- a cloaca lisa sem tubérculo pertence à fêmea.
Para ver claramente as diferenças na ausência de experiência, você deve comparar pintinhos de sexos diferentes. As manipulações com aves devem ser realizadas com as mãos e luvas estéreis para evitar a introdução de infecção na cloaca. Se falta conhecimento, é melhor confiar a especialistas ou a uma pessoa com vasta experiência. É mais conveniente observar os pintinhos na hora de comprar junto com um assistente.
Se os pintinhos forem adquiridos de um criador que valoriza sua reputação, não há necessidade de se preocupar: os iniciantes serão ajudados na escolha dos pintinhos e receberão conselhos completos sobre sua criação, nutrição e manutenção, além de receberem documentos.
Você deve ter um cuidado especial ao comprar pintinhos no mercado. É preciso escolher com cuidado para que não haja mais machos que fêmeas. Quanto mais velha a pintada, mais fácil será determinar seu sexo usando esse método.
A diferença entre uma mulher e um homem na aparência
Os pássaros adultos podem ser facilmente distinguidos uns dos outros pelas diferenças na aparência. A fêmea da pintada é sempre maior que o macho. Uma pintada aos 5 meses pesa 1 quilograma, o comprimento do corpo é de cerca de 45 centímetros e a altura chega a 50 centímetros. César pesa 0,8-0,85 kg, comprimento - até 40 centímetros. Quando o rebanho de animais jovens é misturado, fica fácil distinguir o sexo pelo tamanho.Após os 8 meses de idade, a ave é considerada sexualmente madura, as fêmeas começam a botar ovos. Os pássaros adultos não se distinguem apenas pelo tamanho.
A cabeça da pintada é significativamente menor que a da pintada, apesar do grande tamanho do corpo. As meninas têm pescoços mais curtos e mantêm a cabeça reta ao caminhar; os homens, que têm pescoços mais longos, inclinam a cabeça para frente.
O sexo da pintada pode ser determinado observando atentamente o formato do bico. O César é grande, largo, com a base coberta por uma pele vermelha brilhante, narinas fortemente salientes e grandes protuberâncias ao redor. A cera nos machos é vermelha brilhante e se projeta fortemente, formando um tubérculo perceptível.
A pintada tem um “nariz” mais elegante. É menor, mais fino e comprido, com coloração menos intensa (rosa, avermelhado ou laranja). As narinas são limpas, imperceptíveis, as protuberâncias ao redor do bico são insignificantes, a cera é menor.
O pente dos meninos é maior que o das pintadas e curva-se ligeiramente para trás. A pintada tem a crista menor, sem curvas. Os brincos estão localizados sob o bico da pintada. Pela sua localização é fácil distinguir um homem de uma mulher na maturidade sexual. O César é dono de brincos grandes e brilhantes, como se estivessem ligeiramente virados para fora. Eles são vermelhos brilhantes. O tamanho e a cor dos brincos são um sinal do status do homem entre seus parentes; quanto mais brilhantes e maiores eles são, mais atraente o César é para as mulheres.
A pintada tem brincos menores, ficam paralelos às bochechas sem se projetar e são rosados, laranja ou avermelhados. Com a idade, os brincos dos pássaros ficam mais grossos, perdem a intensidade da cor e fica difícil distinguir os pássaros por essa característica. A menina cresce penas mais rápido, a fêmea tem uma cor mais escura que o macho.
Como distinguir o sexo das aves pelas características comportamentais
Guesars são pássaros agressivos. Se houver 3-4 machos em um rebanho, eles certamente iniciarão uma briga, portanto famílias de 1 macho e 5-6 fêmeas devem ser divididas e mantidas em recintos separados.
Importante: as pintadas se dão facilmente com outras aves (galinhas, patos).
Os guesars adoram abrir o rabo, é assim que atraem as fêmeas. Isto é especialmente perceptível durante a época de acasalamento. A cabeça e o rabo das fêmeas estão sempre abaixados, não demonstram agressividade, são pacíficos e tímidos. A fêmea parece calma; os machos, com a cabeça erguida e projetando-se para a frente, estão sempre prontos para defender seu lugar na matilha.
Diferenças nos sons produzidos
As diferenças sexuais nas pintadas são perceptíveis na voz dos pássaros. As pintadas são aves barulhentas; adoram “conversar” umas com as outras. Sua voz é alta, o macho emite sons prolongados com estalos periódicos. As fêmeas têm uma voz mais melodiosa, emitem o som “uh-ah” em nota alta sem estalar.
Não é difícil criar pintadas, elas se dão bem em casa e são grandes. A manutenção não exige custos significativos, mas o custo da carne é elevado, devido à raridade das aves nas granjas. Cafés e restaurantes compram aves exóticas, garantindo rentabilidade ao negócio. Todos os investimentos compensam rapidamente, as fazendas conquistam novos clientes regulares e deliciosos pratos nutritivos aparecem nas mesas.