Dentre todas as aves, destaca-se a pintada da raça Zagorsk de peito branco. Os representantes da “galinha real (César)” são conhecidos pela humanidade há muito tempo, eram populares ainda nos tempos da Grécia e Roma Antigas e foram domesticados na África muito antes do advento da nossa era. A raça Zagorsk de peito branco foi criada na Rússia e está perfeitamente adaptada às suas condições climáticas.
Origem da raça
Como os progenitores do peito branco de Zagorsk representantes de pintadas do salpicado de cinza e pintada branca.Espécimes com peito branco como a neve, caracterizados por boa saúde, estabilidade, maturidade precoce e excelente produção de ovos, foram selecionados propositalmente. Como resultado, a raça acabou sendo procurada e prolífica.
O trabalho de seleção continua até hoje, graças ao qual existem três variedades da raça, diferindo em características e propriedades.
Descrição e produtividade da pintada de peito branco de Zagorsk
As galinhas d'angola estão relacionadas com galinhas, codornizes e perus domésticos comuns. A ave de peito branco Zagorsk possui as seguintes características:
- Corpo oval.
- Uma pequena cabeça “seca” com detalhes característicos que indicam sua relação com os perus - uma “protuberância” na nuca, falta de penas, bico forte com ponta curva. Os machos possuem “brincos” vermelhos em ambos os lados do bico e uma saliência azulada na área do rastejamento. As fêmeas têm “decorações” menos pronunciadas e de cores fracas.
- Pescoço fino.
- Pernas longas com dedos desenvolvidos, armados com garras, que as pintadas usam para varrer o solo em busca de alimento.
- A plumagem é de cores mistas - salpicada de cinza com tonalidade azulada no corpo e branca como a neve no peito e em partes das asas.
- A cauda é curta, pontiaguda e, devido aos contornos específicos do corpo, é imperceptível.
- A peculiaridade da ave é a cor da pele diferente, dependendo da cor da plumagem: clara sob a pena branca, cinza escuro sob a pena manchada.
- As asas são fortes e desenvolvidas, permitindo que as pintadas voem. Para evitar isso, é recomendável aparar levemente as penas de voo.
Ao contrário dos adultos, as pintadas são cobertas por uma delicada penugem de tom dourado-acastanhado com um padrão de listras e manchas.
Uma pintada adulta pesa até 2 quilos, uma pintada pode pesar meio quilo a mais. Aos 70 dias, os jovens pesam até um quilo.
A maturidade sexual ocorre aos 7-7,5 meses; a fêmea põe ovos na estação quente e produz um ovo por dia. Ela pode botar até 150 ovos por ano. O peso dos ovos varia de 38 a 50 gramas, e a eclodibilidade das pintadas deles é de 80-90%.
Vantagens e desvantagens
Este tipo de ave tem muitos aspectos positivos, mas também há uma série de pequenas desvantagens que você precisa conhecer antes de comprar pintadas para reprodução.
As qualidades positivas da pintada de peito branco de Zagorsk tornam-na perfeitamente adequada para criação e criação, mesmo para iniciantes na avicultura.
Características de manter e cuidar de pássaros
Para que as pintadas vivam de forma pacífica e amigável, elas são mantidas em um curral de 20 a 25 indivíduos. Deve haver 4-5 mulheres por homem. As pintadas podem ser soltas para pastar no quintal. Eles rapidamente se acostumam com a rotina diária e voltam sozinhos para o galinheiro. Mas esse método é um tanto inquieto, pois o César faz barulho ao menor som agudo, chama as fêmeas para o saboroso petisco e pode incomodar pessoas e outros animais com seus guinchos.
As pintadas têm uma peculiaridade pela qual às vezes são mantidas como animais de estimação. Eles adoram bicar carrapatos ixodídeos, os agentes causadores de doenças humanas mortais. Os pássaros bebem muito, então deve haver de 3 a 5 bebedouros por grupo.
O que alimentar a raça
A alimentação não é diferente da dieta do frango. A alimentação é dada três vezes ao dia. Pela manhã é preferível fazer purê úmido, e a porção deve ser calculada levando em consideração o peso corporal.
Se as pintadas da raça Zagorsk de peito branco forem criadas para carne, a ração deve conter proteínas na forma de resíduos de leite, bolo, queijo cottage e grãos. Para a direção dos ovos, os alimentos suculentos devem predominar na dieta. A sua presença estimula a postura de ovos.
A ração verde custa 300 gramas por indivíduo, a mesma quantidade de grama fresca é adicionada e as misturas de grãos custam 90 gramas por cabeça.
Sutilezas da criação
Apesar de as pintadas adorarem beber água, elas não toleram a umidade. Quando fica frio, as pintadas podem se amontoar e atropelar parentes mais fracos, portanto, no tempo frio, vale a pena proporcionar uma pernoite quente. Na hora de criar os pintinhos, é melhor fazer uma malha no chão, para que os resíduos se espalhem e as aves não sofram com a umidade e não sejam afetadas por doenças infecciosas.
Os césares adultos levam as mulheres a sério, observam-nas e podem ter ciúmes do “harém” de estranhos, mas rapidamente se habituam ao pessoal permanente. As fêmeas são mães pobres, por isso os ovos são recolhidos, limpos e incubados. Nas propriedades rurais, você pode colocá-lo em uma galinha - frango ou peru.
Ao cultivar em recintos ou aviários especiais, é necessário fazer pisos de madeira ligeiramente acima do nível do solo, colocar enchimento solto e instalar telhados permeáveis ao sol. Eles fornecerão um nível de luz suficiente e protegerão da umidade prejudicial às pintadas.
Possíveis doenças
Embora se acredite que As galinhas d'angola são resistentes a doenças, eles podem sofrer das seguintes doenças:
- Pasteurelose. Aparece em duas formas. Nos casos agudos, as aves morrem; nos casos crônicos, ficam infectadas. Os doentes têm que ser destruídos.
- Pullorose. Quando doente, a ave fica imóvel e sofre de indigestão, que pode ser complicada por peritonite. Os doentes são massacrados, os restantes recebem antibióticos.
- Neurolinfomatose (doença de Marek). Afeta os membros e células do corpo, causado pelo herpes B. Mortal.
- Tricomonose. O patógeno entra com alimentos ou água suja e é mais comum em animais jovens.
Tuberculose, micoplasmose, salmonelose e outras doenças perigosas também podem ocorrer em pintadas. As aves também sofrem de doenças não contagiosas: gota, onfalite, dispepsia e lesões também são comuns, já que as fêmeas podem lutar.
Se você suspeitar de alguma doença, deve chamar imediatamente o veterinário, pois o tratamento só salva no início.