Samambaias e musgos pertencem ao grupo de plantas com esporos superiores. Ao mesmo tempo, eles capturaram completamente a Terra. Um pouco mais tarde, essas culturas deram lugar às posições de liderança das angiospermas e gimnospermas. Ao mesmo tempo, nem todo mundo sabe exatamente como as samambaias diferem dos musgos. Esses tipos de culturas são caracterizados por diferenças que dizem respeito a muitas nuances.
Que tipo de plantas são essas
Os musgos pertencem às culturas mais altas. Este departamento inclui mais de cem famílias. Inclui 700 gêneros e cerca de 10 mil variedades. Esta espécie é considerada uma das mais antigas. Seu surgimento remonta ao período Carbonífero.Neste caso, distinguem-se várias classes de musgos. Esses incluem caducifólia, antocerotáceas. Além disso, existem hepático variedades. Os mais comuns são os musgos folhosos, também chamados de musgos verdadeiros. Hoje são chamados de “linho cuco” e “esfagno”.
As culturas semelhantes a samambaias são consideradas as plantas mais antigas que sobreviveram na Terra. Seu aparecimento remonta ao período Devoniano. Existia há cerca de 400 milhões de anos. Essas plantas têm diferentes formas, dimensões e expectativa de vida. Embora as culturas sejam caracterizadas por uma série de características visuais, elas contam com mais de 10 mil variedades.
Principais diferenças
As diferenças entre culturas dizem respeito a uma série de características. Isso inclui tamanho, estrutura e reprodução.
Em tamanhos
A principal diferença entre as variedades em consideração são as suas dimensões. Os musgos são plantas pequenas. São desprovidos de tecidos mecânicos, que se caracterizam por um bom desenvolvimento. Portanto, tais espécies não conseguem manter a estrutura. Grandes dimensões provocariam uma queda.
As samambaias podem atingir tamanhos impressionantes. Isso se deve ao fato de apresentarem bom desenvolvimento radicular. Tais culturas são caracterizadas por uma diferenciação tecidual óbvia. Isso possibilita o desenvolvimento de uma poderosa estrutura mecânica que interage com outros elementos da planta. Devido a isso, as samambaias podem atingir tamanhos gigantescos.
O que torna suas estruturas especiais?
As samambaias são culturas que podem ser herbáceas ou lenhosas. Eles são caracterizados por brotos modificados. As folhas, consideradas pseudofolhas, são fixadas a elas por meio de pecíolos.Este é o estágio inicial de evolução para a formação de folhas verdadeiras nas lavouras. As folhas têm duas funções importantes. Participam da fotossíntese e são responsáveis pela formação de esporos.
Os musgos também são caracterizados pela presença de caule e folhas. Mas eles diferem nas características visuais. As folhas são pequenas e contêm clorofila. Muitos representantes desta categoria são caracterizados por folhas inferiores marrom-amareladas. Isto é devido a danos ao pigmento devido à falta de luz. No entanto, essas plantas não têm raízes. Eles estão presos ao solo por rizóides, que são brotos multicelulares semelhantes a cabelos.
Por reprodução
As plantas semelhantes a samambaias se espalham de diferentes maneiras - por meios vegetativos ou por meio de esporos. No primeiro caso, estão envolvidos botões e raízes. A reprodução dos musgos ocorre por esporos, cuja maturação ocorre no esporângio do esporófito. Ela, por sua vez, é uma perna que possui uma caixa.
O esporófito é caracterizado por uma vida útil curta e seca rapidamente. Depois disso, a caixa se abre e os esporos saem dela. Deles surge uma cultura, caracterizada por um conjunto haplóide de cromossomos.
Outras diferenças
Outras diferenças culturais incluem o seguinte:
- As samambaias são culturas antigas. Eles ocuparam uma posição de liderança durante o Mesozóico.
- As samambaias são culturas dióicas e os musgos são monóicos.
- Gás, petróleo e carvão foram formados a partir de culturas semelhantes a samambaias. Os musgos foram a base para a formação de acumulações de turfa.
- As folhas do musgo produzem exclusivamente clorofila. A folhagem da samambaia participa da fotossíntese e da produção de esporos.
- Os musgos são equipados com rizóides e as samambaias são equipadas com rizomas.
O que poderia acontecer após a extinção de samambaias e musgos?
Após a extinção das samambaias, acumulações significativas de minerais valiosos se formaram no solo. Entre eles vale destacar petróleo, gás e carvão. Os musgos formaram a base para a formação da turfa extraída das turfeiras. É utilizado como fertilizante orgânico e matéria-prima base para a produção de tintas, plásticos, álcool e outros materiais.
As plantas briófitas e semelhantes a samambaias são caracterizadas por uma série de nuances. A diferença diz respeito à estrutura, aos sinais visuais, à expectativa de vida e outras características.