Tomato Strega f1 é considerado um dos primeiros variedades indeterminadas de tomate. As qualidades positivas desta hortaliça são a razão de sua popularidade bastante elevada entre os horticultores de diversas regiões do nosso país. O que há de tão interessante nesta variedade híbrida de maturação precoce e como ela se destaca entre outros tipos semelhantes de tomate?
[toc]
Descrição e principais características da variedade
Os tomates Strega f1 são precoces, então o período desde a germinação até a colheita dos frutos maduros é de cerca de 3 meses. Aqueles que plantaram este híbrido por mais de uma temporada deixaram seus comentários no fórum do tomate. Segundo eles, os frutos ficam nos arbustos em qualquer condição climática - na estação quente ou no verão chuvoso e nublado.
Esta variedade foi cultivada para cultivo no curto verão e destina-se ao cultivo em terreno fechado, mas em regiões quentes também pode ser plantada em terreno aberto. As sementes deste híbrido são comercializadas pela conhecida empresa produtora de sementes Semco Junior.
A descrição da variedade deve começar com uma história sobre os arbustos desses tomates. Os arbustos são altos, poderosos e com entrenós curtos. Os rebentos são potentes, fortes, atingem geralmente 1,4-1,5 m de altura e têm folhagem média. A folhagem é maior que a média, tipicamente tomate, e a cor é esmeralda brilhante. Como os caules são muito altos e a massa de frutos maduros bastante grande, os arbustos necessitam de ligas (para que os rebentos não se quebrem com o peso da colheita). Para que os tomates cresçam o suficiente e amadureçam no arbusto, o arbusto deve ser formado com no máximo três brotos.
Os primeiros ovários são geralmente formados acima de 8-9 folhas. As inflorescências são simples, agrupadas em cachos de 5 a 6 peças cada. Cada haste produz 5-6 cachos. Os caules são articulados. Os tomates maduros são redondos, ligeiramente achatados e de rica cor escarlate. O peso de um tomate pode chegar a 270-300 G. A qualidade comercial dos tomates é excelente, não há manchas ou listras de cor diferente na casca, a cor dos tomates maduros é uniforme. O amadurecimento da colheita é amigável.
A produtividade do tomate Strega é alta, geralmente até 23-25 kg por 1 m2 em estufa, em campo aberto esses números diminuem ligeiramente - para 20-22 kg. Mas para obter uma colheita alta, os residentes de verão terão que trabalhar muito.
A espessura da pele é média, sem tendência a fissuras. A polpa é carnuda, suculenta e de bom gosto. Pelas suas características, o tomate Strega ocupa um dos primeiros lugares entre os híbridos para salada.
A transportabilidade da colheita é elevada, durante o transporte o tomate não perde a apresentação nem o sabor. Quando colhidos na fase de maturação técnica, os tomates podem amadurecer dentro de casa.
A resistência às principais doenças às quais as hortaliças de erva-moura são suscetíveis é inerente a este híbrido a nível genético. Foi observada resistência particular às seguintes doenças:
- fusarium;
- murchando;
- verticílio;
- requeima;
- vírus do mosaico do tabaco.
Quem plantou este híbrido pela primeira vez nesta temporada já conseguiu apreciar todas as vantagens deste tomate. Além disso, alguns correspondentes de diferentes regiões da Rússia escrevem sobre o tomate Strega aproximadamente da mesma maneira: “Estou cultivando esses tomates pela primeira vez. Plantei por recomendação dos meus vizinhos da cooperativa da dacha e não me arrependo nem um pouco. Uma grande colheita de saborosos tomates grandes foi colhida. Vou continuar a plantar.”