O Tomato Incas F1 é quase uma lenda entre os tomates. O resultado do trabalho árduo dos criadores holandeses. Este híbrido tem pelo menos 20 anos e resistiu orgulhosamente ao teste do tempo. Muitos residentes de verão, bem como empresas agrícolas e técnicas na Rússia, Ucrânia e Moldávia, cultivam tomates Inkas há muitos anos consecutivos. Por que esse híbrido conquistou tanta adoração e devoção?
Breve descrição da variedade
Hybrid Incas possui características padrão.O período de amadurecimento dos tomates é intermediário. Do plantio das sementes à colheita dos frutos - aproximadamente 95 a 100 dias. As folhas são de tamanho médio, verde-escuras, sem pedúnculo articulado. A planta forma um arbusto compacto de 3-4 hastes com cerca de 100 cm de altura, então o crescimento é limitado. É ótimo em estufa ou em abrigos de filme, mas também é adequado para cultivo em terreno aberto e tolera bem baixas temperaturas.
As sementes não precisam ser embebidas antes do plantio, pois os produtores as tratam previamente com tirame.
Características da fruta
A popularidade da variedade Incas se deve principalmente ao excelente sabor de seus frutos, além da excelente transportabilidade e algumas outras propriedades.
Gosto
Os tomates totalmente maduros no mato têm sabor rico, doçura moderada e leve acidez. Os tomates maduros têm casca grossa e elástica e a polpa é macia e suculenta.
Durabilidade
Os tomates da variedade Inca não têm medo de queimaduras solares, não têm tendência a rachar e ficam bem. Devido à sua consistência densa, toleram bem o transporte, mantendo a aparência e sem perder as qualidades comerciais. Os tomates verdes são armazenados por 3 semanas e amadurecem gradualmente.
Métodos de uso
É muito cómodo fazer saladas com tomates desta variedade - o formato alongado facilita o corte do tomate em rodelas. Os incas também apresentaram excelentes resultados na salga. É considerada uma das melhores variedades para preparo e enlatamento de inverno sem casca. Pode ser processado em produtos de tomate.
Outras propriedades
Os frutos são carnudos e pesam, em média, de 80 a 100 gramas. O formato é alongado, em forma de pimenta. A cor na fase de maturação é verde claro, os tomates maduros são vermelhos brilhantes.A superfície é uniforme e brilhante.
Condições de cultivo
O tomate inca não exige cuidados e fazer a colheita não será difícil, basta seguir as práticas agrícolas.
Pousar
É melhor semear entre 20 e 30 de março. Como indicam inúmeras análises, as taxas de germinação são muito altas. A colheita deve ser feita quando as mudas apresentarem 1 a 2 folhas verdadeiras. As mudas devem ser plantadas a partir de 15 de maio - em estufas ou outros abrigos, e a partir de 25 de maio - em campo aberto. A descrição do esquema de semeadura do tomate Inkas F1 é padrão: entre as plantas é necessário deixar de 30 a 40 cm, entre as linhas deve haver pelo menos 50-60 cm, 7-9 plantas podem ser plantadas em 1 metro quadrado .
Para plantar tomates Incas F1, é melhor escolher um local onde antes deles fossem cultivados pepino, couve-flor, salsa, abobrinha ou endro. Os incas crescem bem em solos arenosos e argilosos, generosamente aromatizados com húmus e húmus.
Enteado
É muito importante transformar a planta em um arbusto. Para isso, é necessário realizar o enteado a tempo. É necessário selecionar de 3 a 4 brotos fortes, que mais tarde se transformarão em caules. É melhor retirar os brotos restantes para que os nutrientes da planta não sejam desperdiçados com eles. Nesta fase, é muito importante fornecer suporte e liga a cada arbusto de tomate resultante.
Condições climáticas
A taxa de crescimento do tomate Incas F1 depende diretamente do equilíbrio entre temperatura e umidade relativa. Idealmente para um bom desenvolvimento das plantas, são necessários calor moderado e umidade média de 50 a 60%. Nos primeiros 70 dias, é permitido um ligeiro aumento no teor de água no ar em até 65%.
No caso de taxas elevadas, aliadas à diminuição da temperatura do ar, o processo de polinização piora, o que leva à queda das flores. A planta pode ser afetada por doenças fúngicas e putrefativas, o que invariavelmente afeta a quantidade de colheita. Para evitar que isso aconteça, é preciso cuidar da presença de uma cobertura de filme nos períodos de frio ou chuva, e também tratar previamente os tomates com meios especiais. A rega das plantas deve ser estritamente moderada e feita apenas pela raiz.
Colheita
No pico da floração, o arbusto pode produzir cerca de 10 cachos, com aproximadamente 8 a 10 frutos em cada. Os tomates Incas F1 amadurecem aproximadamente ao mesmo tempo. Tolera facilmente a exposição prolongada à luz solar. Se você seguir as regras de cultivo da cultura, poderá colher os frutos até o dia 10 de julho e desfrutar de uma frutificação abundante e duradoura até o final de agosto. De um metro quadrado você pode colher cerca de 5 kg de tomate. Por 1 hectare, o rendimento é de 120 toneladas.
Proteção contra doenças e pragas
Ao cultivar tomates Incas em condições de alta umidade, podem ocorrer canela preta e requeima. Arrancar 2 a 3 folhas inferiores, melhorar a circulação do ar na estufa, remover folhas e frutos doentes e tratá-los com produtos especiais ajudará a curar as plantas.
Para evitar ataques de pragas ao tomate, em primeiro lugar, a sacha e o amontoamento devem ser realizados em tempo hábil. Os tomates incas são geneticamente resistentes ao fusarium (raças 1;2) e ao verticillium (V F1.2).