Nas casas de verão, muitas vezes você pode encontrar estufas ou canteiros bem cuidados com tomates. Eles preferem cultivar variedades de maturação precoce e com uma colheita rica, como o tomate “Energo” F1. Os frutos desta variedade são redondos e de cor vermelha intensa, não sendo grandes.
A boa produtividade do tomate depende diretamente da variedade ou híbrido escolhido corretamente. Portanto, antes da semeadura, recomenda-se estudar cuidadosamente as características e descrição da variedade de tomate “Energo”.
Recursos do híbrido
Um híbrido de tipo semideterminado, de maturação precoce e alto rendimento.O tomate "Energo" é resistente às variações de temperatura, pelo que é adequado para cultivo tanto em estufas como em terreno aberto. O amadurecimento dos frutos ocorre já no 110º dia após a germinação.
Vantagens da variedade
- Formação intensiva de arbustos e frutos.
- As escovas são colocadas a uma distância menor - 12-18 cm, após uma ou duas folhas. Isso permite que a planta produza mais cachos.
- Bom conjunto de frutas.
- Resistência das plantas a vírus e doenças.
- Aumento da plasticidade das plantas.
- O único híbrido recomendado para todas as zonas climáticas da Federação Russa.
Características fetais
- A forma externa é redonda.
- Cor vermelha rica.
- A pele é densa e lisa.
- No interior, o fruto é dividido em quatro ou cinco segmentos.
- Pesa, em média, 100-150 gramas.
- Excelente sabor.
No início da maturação observa-se no pedúnculo uma mancha escura, que desaparece quando totalmente madura, e o fruto adquire uma cor uniforme. O tamanho do tomate é ideal para a decapagem e, pelo seu sabor, os frutos podem ser consumidos tanto na sua forma natural como na forma processada.
Tecnologia agrícola
Para cultivar tomate e obter o resultado desejado, é necessário conhecer e seguir as práticas agrícolas corretas, levando em consideração as características de uma determinada variedade.
Semeadura e cultivo
- Os tomates desta variedade devem ser semeados na segunda quinzena de março em solo preparado e úmido. A profundidade de semeadura não deve ultrapassar 2 cm.
- A temperatura ideal para a germinação das sementes é de 20 a 22 graus.
- Durante a fase de aparecimento das primeiras folhas verdadeiras, as mudas devem ser colhidas.
- Após a colheita é necessário fertilizar, para isso recomenda-se o uso de humato de sódio.
- Para evitar que as plantas sofram estresse após o plantio, elas precisam ser endurecidas. Depois que os brotos ficarem mais fortes, devem ser levados para o ar livre ou abrir uma janela, evitando correntes de ar.
Especificações dos cuidados após o desembarque
- Você pode plantar mudas em uma estufa em meados de abril, sob filme no início de maio e em campo aberto não antes de 50 dias após a germinação. Se as mudas forem mantidas por muito tempo e não forem plantadas antes da floração, é melhor retirar o pincel com flores, isso ajudará a evitar o término prematuro. Os frutos desse cacho, mesmo que endureçam, serão pequenos e subdesenvolvidos.
- Esquema de plantio de tomate “Energo” 40 x 70 cm ou dois arbustos e meio por 1 metro quadrado. m.
- Antes do plantio é aconselhável derramar o solo com uma solução humato de potássio: 25 ml de humato de potássio 3% por 10 litros de água.
- Imediatamente após o plantio das mudas, é necessário evitar a requeima dos brotos. O feedback de horticultores experientes convence da necessidade de alternar agentes de tratamento, uma vez que o fungo é tenaz e se adapta rapidamente se o mesmo medicamento preventivo for usado todos os anos.
- A planta precisa de rega rara, mas abundante. O solo é umedecido cuidadosamente na raiz, evitando a erosão ao redor do arbusto.
- E, claro, você precisa afrouxar regularmente ervas daninhas e colinas.
- O tomate "Energo" é do tipo médio. Embora o crescimento da planta seja limitado, a altura do arbusto pode atingir de um metro e meio a dois metros, por isso requer suporte adicional, o arbusto deve ser amarrado sob o primeiro pincel.
- Recomenda-se fertilizar o solo 4-6 vezes por temporada com misturas minerais complexas. Os tomates adoram alimentar-se e “Energo” não é exceção. Além disso, os semideterminantes são tomates de crescimento generativo, tendem a sacrificar o desenvolvimento do arbusto e das raízes em favor da formação dos frutos.Para evitar que isso aconteça, eles devem ser alimentados com diligência. Primeiro alimentando tomates deve ser feito depois que os primeiros ovários atingirem o tamanho de uma noz.
- Formar um arbusto com duas ou três hastes e remover impiedosamente os enteados ajudará a obter um maior rendimento. Mas em caso de encerramento antecipado da planta, vale a pena deixar um, por assim dizer, enteado reserva. Esta técnica permitirá obter uma colheita maior de tomate.
Assim que os tomates ficarem vermelhos, devem ser retirados do arbusto. A colheita prematura inibe o crescimento da planta e o amadurecimento dos frutos restantes.