Muitos jardineiros gostam de cultivar variedades incomuns de vegetais e de compartilhar suas impressões e experiências uns com os outros. Um tomate superexótico muito raro de seleção amadora na Ucrânia atraiu a atenção dos veranistas pela sua aparência e sabor.
Descrição:
- meia temporada (105–115 dias);
- arbusto indeterminado (1,8–2 m), escassamente frondoso;
- ovário do carpo (6–20 frutos);
- tomates pequenos 40–80 g, raramente até 120 g;
- os frutos são em forma de ameixa, vermelho-escuros ou marrons com listras e estrias verdes escuras;
- A polpa é saborosa, agridoce, parecida com marmelada.
A cada temporada, o tomate encontra cada vez mais novos fãs e muitas vezes pode ser ouvido em discussões sobre variedades de sucesso. Tomates exóticos marrons com listras escuras cativam pela polpa suculenta de marmelada com excelente sabor agridoce de tomate.
Plantinha
Mudas de tomate são semeadas 55–65 dias antes do plantio previsto no solo. A variedade indeterminada requer plantio em vasos grandes de 1,5–2 litros. A mistura de solo é preparada a partir de componentes orgânicos (composto, serragem cozida no vapor, húmus, turfa) e solo do futuro canteiro.
Para evitar que os tomates sejam arrancados, siga as regras básicas:
- manter a temperatura após a germinação das sementes entre 19-21 ⁰C;
- fornecer às plantas iluminação adicional com lâmpadas de espectro fluorescente, prolongando o horário de verão em 3–4 horas;
- rega moderada com água sedimentada 20–22 ⁰С;
- alimentar mudas a cada 14 dias com fertilizantes minerais complexos sem excesso de nitrogênio;
- endurecimento das mudas, se as condições climáticas permitirem (temperatura diurna acima de 16 ⁰C), já a partir de um mês de idade.
O solo
O local para o canteiro de tomate é selecionado de acordo com as regras de rotação de culturas. É proibido o cultivo de tomate no antigo local de hortaliças da família das beladonas. Os tomates ficam bem depois de raízes, pepinos e abobrinhas.
O arbusto indeterminado Superexotic desenvolve um poderoso sistema radicular. A 1m2 Não é permitido plantar mais do que 3–4 plantas. O canteiro é preparado a uma profundidade de 40–50 cm, adicionando composto, húmus e turfa ao solo do jardim em grandes quantidades. Antes de plantar as mudas, regue generosamente o solo com água quente. Os canteiros são cobertos com turfa ou serragem cozida no vapor. Isso eliminará a necessidade de afrouxamento frequente da camada superior do solo.
Formação de arbusto
Os tomates da variedade Super Exotic formam um arbusto alto e indeterminado (1,8–2,0 m), que requer estaqueamento obrigatório em um suporte. A planta é formada em 2–3 hastes, os enteados restantes são removidos. O arbusto de folhas esparsas não requer desbaste das copas. O ovário é formado em grandes cachos, às vezes até 20 frutos.
Do início a meados de agosto, as pontas dos arbustos são pinçadas e as flores subsequentes são arrancadas, evitando a formação de um novo ovário.
Essas frutas não terão tempo de amadurecer antes do final da safra e atrapalharão o amadurecimento do tomate.
Colheita
105–115 dias após a germinação, um tomate de meia estação começa a dar frutos. Segundo avaliações de horticultores, o tomate Super Exótico é produtivo, mas exigente com as condições climáticas. Em um ano bom, cada arbusto pode formar de 5 a 6 grandes cachos. A frutificação continua até o frio. Os últimos tomates verdes “chegam” com sucesso ao parapeito da janela.
Os tomates Super Exóticos têm boa vida útil, a uma temperatura de 8–10 ⁰C, os frutos podem ser armazenados por mais de 3–4 semanas. Esta variedade combina exotismo externo com excelentes características gustativas. Em conservas de frutas inteiras, tomates superexóticos listrados em formato de ameixa vão decorar com sucesso os potes das donas de casa mais exigentes.