As misturas ampelosas de tomate são uma excelente alternativa para quem não tem oportunidade de cultivar hortaliças no campo ou não gosta de trabalhar a longo prazo no cuidado de plantas de jardim. Essas variedades permitem obter tomates sem produtos químicos, o que irá deliciar-se não só com a aparência, mas também com o sabor.
O mercado hortícola oferece hoje uma grande variedade de espécies que podem ser cultivadas em vasos ou caixas. As minivariedades podem ser cultivadas não apenas ao ar livre, mas também dentro de casa.
Vantagens das variedades
As variedades de tomates pendurados apresentam uma série de vantagens inegáveis em relação às variedades tradicionais de tomate. As principais vantagens de plantar essas culturas hortícolas incluem o seguinte:
- os tomates podem crescer em sombra intensa;
- não têm medo de rascunhos;
- não tem tendência a se alongar;
- pelo fato da planta não entrar em contato com o solo, o risco de doenças e pragas é minimizado;
- uma grande variedade de variedades.
Avaliações de jardineiros indicam que, apesar do pequeno tamanho dos frutos das variedades ampelosas, eles costumam ter sabor superior às variedades de culturas tradicionais. Hoje, o mercado hortícola oferece uma grande variedade de minitomates, que diferem em formato, cor, sabor e formação de brotos.
Quais variedades são populares?
Entre a grande variedade de variedades suspensas, os jardineiros selecionam anualmente as mais impressionantes e compilam uma classificação. Tradicionalmente, as seguintes culturas estão entre os líderes:
- Pérola de jardim.
- Morador da cidade F1.
- Cascata.
- Tigrado.
A ampelosa Garden Pearl atinge uma altura não superior a 40 cm e é uma planta de maturação precoce. Os primeiros frutos são colhidos 93 dias após o aparecimento dos primeiros rebentos. A cultura produz tomates pequenos e rosados, cujo peso varia de 15 a 20 gramas. O cultivo desses minitomates não é difícil, pois a vantagem da variedade é que ela é pouco exigente para as condições de cultivo e não há necessidade de pinçamento. O único requisito é que o recipiente de cultivo tenha no mínimo 3 litros de volume.
A vantagem da variedade suspensa Gorozhanin F1 é o seu amadurecimento precoce e alto rendimento.A altura média dos arbustos chega a 80 cm e a planta produz frutos vermelhos brilhantes com peso médio de 30 a 50 gramas. Ao contrário da maioria dos tomates pendurados, a variedade requer pinçamento e o recipiente de cultivo deve ter volume de pelo menos 4 litros.
A variedade Cascade apresenta-se em duas variedades: Amarelo f1 e Vermelho f1. Os primeiros frutos são obtidos após 100-110 dias. Uma característica especial desta variedade é a capacidade de formar longos brotos de até 1 a 1,5 metros de tamanho. A planta produz vegetais amarelos ou vermelhos com peso médio de 40 a 60 gramas. O volume dos vasos para este tipo deve ser de no mínimo 5 litros. Não é recomendável retirar o caule da planta, caso contrário o rendimento diminuirá. Apenas as folhas amarelas ou secas são removidas.
A variedade Tiger é considerada uma das mais populares e procuradas pelos jardineiros. O nome se deve ao aspecto incomum da fruta, que apresenta listras escuras características. O esquema de cores do tomate lembra a coloração do tigre. Os primeiros frutos são colhidos em até 55 dias a partir do plantio do material de plantio. Os arbustos distinguem-se pelo esplendor dos seus rebentos, que podem atingir 45 cm de diâmetro.
A altura média dos rebentos é de 15 cm e a vegetação abundante protege perfeitamente o solo da evaporação excessiva, pelo que a planta não necessita de regas frequentes.
Nuances do cultivo
Sementes tomates pendurados imediatamente antes da semeadura, coloque em uma solução fraca de permanganato de potássio por 60 minutos e depois lave com água corrente. A semeadura é feita em pequenas depressões, que não devem ultrapassar 2 cm, a época de semeadura recomendada é o início de março, a semeadura neste período permitirá uma colheita antecipada.
Se você fizer seu próprio solo, ele deverá consistir de húmus, turfa e grama.Um volume de recipiente para plantio de 5 litros é considerado o mais adequado. Os tomates ampelosos têm medo da umidade estagnada, por isso forma-se uma camada de drenagem de 2 cm no fundo da panela.
O mergulho é realizado após o aparecimento de 2 folhas. As plantas são levadas para fora em maio, se não houver ameaça de geada. No momento do transplante, a planta é enterrada 3 cm abaixo do nível de crescimento anterior. Jardineiros experientes falam sobre duas regras de ouro para o cultivo de variedades suspensas. A primeira é a necessidade de sacudir periodicamente a planta ao crescer dentro de casa. A segunda está relacionada à alimentação a cada 14 dias. O fertilizante complexo é aplicado ao solo na quantidade de 5 gramas para cada 1 kg de solo.