A variedade de tomate de aniversário Tarasenko foi criada por F. Tarasenko em 1987 através do cruzamento de híbridos, incluindo a variedade San Morzano. Tarasenko batizou a variedade dessa forma em homenagem ao seu 75º aniversário. A variedade não está incluída no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Rússia. A variedade Legend Tarasenko também foi cultivada, ao contrário da variedade Tarasenko Anniversary, possui tomates alongados e oblongos que possuem um bico na extremidade. A variedade é alta, no meio da temporada. O híbrido Tarasenko 6 também foi desenvolvido.
Características e descrição da variedade: indeterminada, meia estação, decorrem 120 - 180 dias desde o aparecimento dos primeiros rebentos até à colheita. Os arbustos têm até 2 m de altura e, se não apertar o topo do caule principal, chegam a 3 m. Refere-se a tomates em formato de cipó.
Descrição dos arbustos
O caule principal é grosso e poderoso, mas à medida que cresce torna-se instável. A folhagem é média. As folhas são grandes, verde-escuras, enrugadas, sem penugem. A folhagem lembra a de uma batata. A raiz é poderosa, mas não cresce em profundidade, mas em largura. Pode haver até 30 tomates em um pincel.
A primeira inflorescência aparece acima da 3ª - 4ª folha, então as inflorescências são formadas a cada 2 folhas. De um arbusto eles colhem 8 kg ou mais. As mudas são plantadas em terreno aberto nas regiões sul e central da Rússia. Na Sibéria são plantadas em estufas.
Descrição das frutas
Descrição dos tomates da variedade Yubileiny Tarasenko: os frutos são redondos, com cerca de 7 cm de diâmetro e possuem um pequeno bico na ponta. Quando tecnicamente maduros, os tomates apresentam tonalidade laranja; os frutos verdes apresentam tonalidade verde clara. Quando totalmente maduros, os tomates ficam escarlates.
Nos primeiros cachos formam-se frutos com peso de 100 a 150 g e depois frutos com peso de até 80 g, que não crescem ao mesmo tempo: alguns tomates já estão maduros, outros estão começando a endurecer. O fruto possui 8 câmaras seminais. O sabor da polpa é agradável, doce e azedo. A pele é densa. Os tomates são armazenados a uma temperatura de +16 – 20 °C.
Normalmente, os tomates são colhidos ainda verdes; eles amadurecem durante o armazenamento. De um arbusto são retirados até 8 kg de frutos e de 1 m² até 15 kg.
As frutas são consumidas in natura, colocadas em saladas, purês, pastas, molhos e enlatadas. Sua pele não rompe durante o tratamento térmico. Mas não espremem o suco, pois a polpa é muito densa.
Vantagens e desvantagens
Dentre as principais vantagens da variedade, vale destacar as seguintes:
- as frutas são saborosas e têm boa apresentação;
- transportável;
- a variedade é resistente à seca e às geadas;
- tem imunidade à mancha parda e à requeima e é bastante resistente a outras doenças;
- tem alta produtividade;
- os tomates são armazenados por muito tempo e mantêm suas propriedades de consumo.
Desvantagens:
- Ao cultivar tomates, é necessário prendê-los e amarrá-los;
- Você não pode espremer o suco deles.
Semeando sementes
As sementes de tomate da variedade Tarasenko Jubilee são semeadas no final de março e as mudas são plantadas em local definitivo após 60 dias. Se você quiser plantar mudas em estufa, pode semear 14 dias antes.
Você pode fazer seu próprio solo misturando 3 partes de solo de grama, 2 partes de húmus e 1 parte de cinza de madeira. Aqueça a terra no forno por 1 hora a 200 graus.
Coloque as sementes em um saco e deixe por 15 minutos. em uma solução fraca de permanganato de potássio. A seguir, você pode tratar as sementes com o estimulador de crescimento Immunocytophyte.
Na hora de semear, faça um espaço de 2 cm entre as sementes da caixa, afunde 2 cm, polvilhando com terra. Em seguida, despeje água limpa morna e bem sedimentada de um borrifador, cubra com filme ou vidro e deixe pequenos orifícios para ventilação. Coloque a caixa em uma sala quente com temperatura ambiente de +25 – 30 °C.
Quando aparecerem os primeiros brotos, retire a tampa e coloque a caixa em um parapeito bem iluminado. Quando aparecerem 2 folhas verdadeiras, plante as mudas em um recipiente de 300 ml. Em dias sem sol, ilumine os arbustos com lâmpadas.
14 dias antes de transplantar as mudas para o local, endureça-as retirando-as primeiro por 1 – 2 horas na varanda e depois 3 – 4 horas.
Plantar arbustos em local permanente
No outono, espalhe estrume e fertilizantes minerais complexos no solo, cave o solo até a profundidade de uma pá. Na primavera, regue o solo com uma solução de permanganato de potássio e cave novamente.
Depois de 50-60 dias desde o plantio das sementes, plante as mudas no solo. Faça furos em forma de tabuleiro de xadrez com 30 cm de profundidade e 15 cm de largura, faça um espaço entre os furos de 70 cm, depois despeje água quente nos furos e espere até que o líquido esfrie. Plante colocando-o em 1 sq. m 3 arbustos. Se a muda estiver muito esticada, coloque-a em um buraco em ângulo para que fique apoiada. Em seguida, regue bem cada arbusto.
Cuidado
Na primeira semana após o plantio das mudas no local, não as regue. Em seguida, amarre os tomates. Crave as estacas, mantendo uma distância de 3 m entre as estacas, e coloque os cabos de sustentação no topo. Estique várias fileiras de arame entre as estacas e amarre os arbustos. No dia seguinte, após regar ou chover, afrouxe o solo. Deixe 1 - 2 hastes e arranque o resto. Arranque enteados de até 4 cm a cada 10 dias. Retire 2–3 folhas inferiores a cada 10 dias.
Regue depois que a camada superior do solo secar, despeje água morna e bem sedimentada sob as raízes à noite, tomando cuidado para não entrar em contato com as folhas. Regue uma vez a cada 10-14 dias. Após regar e chover, afrouxe o solo. Regue as plantações para remover ervas daninhas 3–4 vezes por temporada.
Para prevenir doenças fúngicas, trate os tomates 3 vezes por temporada com preparações que contenham cobre. De vez em quando, inspecione os arbustos e arranque as ervas daninhas.
Alimente as mudas com nitrogênio apenas até meados do verão. Passados 14 dias do plantio das mudas, fertilize com fósforo para que cresçam boas raízes e ela comece a crescer. Quando os tomates florescerem, alimente-os com potássio.
Para formar bem os arbustos, quando eles tiverem 1,5 - 1,7 m de altura, aperte o topo. Além disso, retire os cachos que não dão frutos. Os primeiros cachos podem pesar até 3 kg, por isso amarre-os.
Como os tomates amadurecem de forma irregular e em momentos diferentes, eles são colhidos verdes: os frutos amadurecem durante o armazenamento.
As críticas mais interessantes sobre a variedade:
Andrey, Ufa:
“Plantei sementes de tomate da variedade Tarasenko Jubilee da empresa Sedek. As mudas foram cultivadas em campo aberto. Eu formo os arbustos em uma haste e arranco o resto. Cubro as mudas com filme até 25 de junho e depois retiro. Os tomates são muito saborosos - têm uma casca fina que não racha quando em conserva e a polpa é carnuda.”
Natália, Kursk:
“No ano passado plantei tomates da variedade Tarasenko Jubilee. Coloquei estacas entre os arbustos, enrosquei ganchos neles e amarrei escovas nos ganchos, já que a colheita foi simplesmente enorme.”
O tomate exige cuidados cuidadosos, mas ao plantar essa variedade você terá uma colheita muito grande de tomates lindos e saborosos.