Os tomates cereja amarelos são conhecidos com sucesso entre os jardineiros há muitos anos. Para obter uma ótima colheita de tomates deliciosos, você pode plantar três ou quatro arbustos desses tomates cereja.
Como a variedade foi criada
Em 1973 surgiram os primeiros tomates cereja. Esses pequenos tomates, inventados por cientistas israelenses, rapidamente ganharam popularidade devido ao seu sabor e facilidade de tratamento. Mesmo assim, os tomates não amadureceram um de cada vez, como acontece com outras variedades de tomate, mas em cachos ao mesmo tempo.
Os cientistas planejaram criar uma variedade de tomate que amadurecesse lentamente em climas quentes.Entre as variedades de cereja encontram-se variedades de tomate rosa, laranja, preto, amarelo, marrom, verde e até marrom.
Vale ressaltar que nem sempre as frutas se parecem com cerejas. Os tomates podem ser alongados, em forma de lágrima, redondos ou achatados. Os tomates variam em formato: abóbora, pêra, frutas vermelhas, abobrinha. Diferentes tipos desses tomates têm sabores variados, mas nem todas as frutas são doces.
Na Europa, as variedades de cereja são cultivadas em varandas e jardins para decoração. As críticas de muitos jardineiros estão repletas de emoções sobre a beleza dessas variedades de tomate. A principal vantagem dos tomates pequenos é que mesmo quando totalmente maduros, os tomates continuam no mato.
informações gerais
Variedades de tomates pequenos pertencem à família de amadurecimento precoce, porque após o plantio das sementes, devem se passar aproximadamente 92 a 96 dias antes que os frutos amadureçam. Arbustos indeterminados e semi-espalhados crescem até 1,5 metros de altura.
Eles diferem de outras variedades de tomate por apresentarem ramificação e folhagem médias. Seu cultivo deve ser acompanhado de estaqueamento e pinçamento oportunos dos arbustos.
Os resultados mais excelentes são obtidos quando a planta é cultivada em duas ou três hastes. O tomate cereja amarelo forma inflorescências soltas de tipo intermediário. A primeira inflorescência aparece, via de regra, já acima da oitava ou nona folha, e todas as demais - a cada três folhas. Vale ressaltar que esta variedade não é híbrida, não possui híbridos F1 de mesmo nome.
Características da fruta
Os tomates desta variedade são lisos e redondos. Os tomates pesam de 15 a 20 gramas e, na fase madura, os frutos são cerejas amarelas.Em média, um arbusto pode produzir cerca de um quilo de fruta.
Se você ler os comentários, é muito raro, mas acontece que a colheita de um arbusto é de três quilos de tomate ou mais. Os frutos da variedade são ideais para enlatados de frutas inteiras, decoração de mesa e consumo in natura.
As características do tomate são feitas de forma positiva, porque o tomate é realmente lindo e apetitoso, o que é plenamente comprovado pela descrição e comentários de muitos veranistas.
O sabor de cada tomate depende de onde ele cresce - se os tomates crescerem na sombra, pode aparecer um leve azedume em vez de doçura. Em geral, os tomates cereja são projetados para cultivo em terreno aberto, mas você também pode plantar tomates em uma estufa.
As cerejas amarelas têm a única e mais importante desvantagem - alta suscetibilidade a certos tipos de patógenos:
- requeima;
- mosaico de tabaco;
- fusarium;
- cladosporiose.
A cereja dourada tem uma série de vantagens importantes:
- alta produtividade;
- possibilidade de enlatar com pincéis;
- frutos de maturação precoce;
- excelente sabor.
Doenças do tomate
A cladosporiose é mais frequentemente encontrada em estufas. É caracterizada pelo aparecimento de manchas amarelas na parte externa da folha e uma camada fúngica na parte interna.
Esta doença é eliminada quando o nível ideal de umidade do ar é atingido - 60% a uma temperatura de 25 a 30 graus. O cultivo do tomate nessas condições resultará na morte das folhas infectadas, que devem ser removidas cuidadosamente com um saco plástico.
O Fusarium é caracterizado pelo fato de o tomate cereja adquirir folhagem verde clara ou amarela, as veias começam a clarear e as raízes das folhas ficam deformadas, após o que se enrolam e morrem.
É quase impossível curar a doença, por isso é melhor desenterrar e queimar todos os arbustos infectados para que outras plantas saudáveis não sejam infectadas.
O vírus do mosaico do tabaco do tomate se manifesta pela formação de manchas amarelas nas folhas, que posteriormente se transformam em um mosaico verde escuro ou verde claro. Esta doença afeta o cultivo do tomate - as folhas ficam deformadas, os tomates ficam menores e amadurecem de forma irregular. A doença deve ser combatida com a desinfecção de caixas com mudas e utensílios de jardinagem com o habitual permanganato de potássio a 5%.
Se aparecerem manchas marrons nas folhas inferiores, trate todos os pés de tomate infectados com mistura bordalesa ou solução de sulfato de cobre. A requeima não desaparece sem deixar vestígios - é melhor, para se livrar definitivamente do problema, tratar todos os pés de tomate novamente após cerca de duas semanas.
Condições para plantar e cuidar do tomate
Para o plantio são necessárias mudas com 70 a 80 dias. O cultivo deve ser feito em local ensolarado. Mesmo que você planeje plantar tomate em estufa, ela deve ser instalada em local ensolarado. No plantio dessas variedades de tomate, elas devem ser processadas da seguinte forma: sobram na planta o caule principal e principal e apenas um enteado. Quando o arbusto atingir a altura da estaca à qual foi amarrado no momento do plantio, será necessário beliscar o topo para que a planta não cresça mais.
Depois de recolhidos todos os tomates, o melhor é recolher com cuidado as cerejas restantes e não levá-las, como de costume, para a fossa de compostagem, mas queimá-las. Desta forma, pode-se evitar o desenvolvimento e a transmissão de possíveis pragas e doenças.