O tomate Spetsnaz recebeu esse nome sonoro porque é o resultado de uma seleção direcionada. Variedades antigas de frutos grandes nem sempre são produtivas, especialmente nas duras condições da Sibéria. O novo tomate “para fins especiais” combina peso recorde de frutos e excelente rendimento. Pode ser cultivado com sucesso não apenas na Sibéria, mas também em outras regiões da Federação Russa (Noroeste, região de Moscou, região do Volga, Urais, Extremo Oriente).
Novidade siberiana
Os tomates Spetsnaz foram criados pelo famoso cientista do tomate de Novosibirsk, Vladimir Nikolaevich Dederko. Esses vegetais foram submetidos a testes obrigatórios em terrenos abertos e estufas de fazendas próximas a Novosibirsk e Altai.Depois foram cultivados em outras áreas do país. A pesquisa durou vários anos.
Excelentes resultados de testes possibilitaram a emissão de uma patente estadual para a variedade Spetsnaz em 2016. Foi oficialmente reconhecido como uma conquista notável da seleção russa. Em 2017, esse novo produto foi registrado no Cadastro de Sementes. O tomate é recomendado para todas as regiões da Rússia onde é possível cultivar tomate.
O criador V. N. Dederko exerce o controle do autor sobre a produção de sementes. O único vendedor oficial de tomates Spetsnaz é a empresa agrícola de Novosibirsk Siberian Garden. Spetsnaz não é um híbrido, então cada jardineiro pode obter dele suas próprias sementes varietais. Eles são retirados de tomates típicos de segunda escova, retirados dos arbustos mais produtivos.
Frutas da variedade gigante
A principal vantagem do Spetsnaz são seus enormes tomates carnudos. Arbustos poderosos são abundantemente carregados de colheita. Uma descrição detalhada da variedade revela suas outras vantagens.
O peso dos tomates varia muito. Em julho, frutas verdadeiramente gigantescas crescem nos primeiros cachos - cada uma de meio quilo a um quilo. Para atingir um peso recorde, restam 1–2 ovários nas mãos inferiores. A horticultora de Altai, Lyubov Petrovna Dronova, cultivou um tomate Spetsnaz pesando 1.200 gramas em sua minifazenda.
Em agosto, a Spetsnaz produz uma segunda onda de colheita. Durante este período, o peso médio do feto é de 220 a 230 gramas. Outras características da variedade:
- Os cachos são simples, não ramificados, produzindo de 3 a 5 frutos.
- O formato do tomate é clássico redondo, achatado na parte superior e inferior. As nervuras são fracamente expressas.
- A cor da fruta é vermelho-carmesim.
- A pele é lisa, forte e não racha.
- As características gustativas são excelentes. Existe um excelente equilíbrio de açúcares e ácidos orgânicos.A polpa é bastante densa, mas não áspera. Existem poucas sementes nos frutos.
- O objetivo é principalmente salada. No entanto, os tomates maduros não são muito estáveis, por isso são processados em sucos, ketchups, lecho e outras preparações.
Duas ondas de frutificação são uma conquista especial de reprodução incorporada na moderna variedade Spetsnaz.
Tipo arbusto
O autor da variedade, VN Dederko, observa que Spetsnaz funciona melhor não em condições de estufa, mas em canteiros de rua. O tomate revelou-se despretensioso e forte, como um soldado das forças especiais.
A altura das plantas indeterminadas em terreno aberto é de um metro e meio. A liga requer a instalação de estacas ou treliças fortes. O aparato foliar é de comprimento e densidade moderados. Os enteados crescem ativamente e requerem remoção regular.
Mesmo assim, se a variedade Spetsnaz for colocada em estufa, é necessário organizar bem por meio de ventilação e proteção contra infecções. Não deixe aquecer muito, senão os tomates não endurecem.
Colheita
Uma variedade de frutos grandes não pode ser precoce, mas Spetsnaz também não é considerada tardia. O período de maturação do tomate é médio. A primeira onda de frutas cresce rapidamente. Eles devem ser removidos no início de agosto para garantir o desenvolvimento da segunda onda de ovários. O rendimento por metro quadrado é de 5–10 kg, dependendo da tecnologia agrícola.
A produtividade é estável ao longo dos anos e depende pouco dos caprichos do mau tempo. A variedade é resistente ao frio, mas não muito resistente a doenças fúngicas. Precisa de proteção contra a requeima de Alternaria, cladosporiose e requeima.
Experiência de jardineiros amadores
As avaliações dos produtores de vegetais sobre a nova variedade Spetsnaz ainda são poucas. Testes massivos ainda estão por vir. Aqueles que plantaram este tomate na temporada de 2017 são, em sua maioria, siberianos.Os horticultores notam o excelente sabor do tomate, apesar do verão chuvoso.
Savchenko Roman Antonovich (região de Omsk): “No verão de 2017, plantamos vários novos produtos do Jardim Siberiano. Gostei mais dos tomates Spetsnaz. A embalagem dizia que você pode conseguir uma colheita dupla. E assim aconteceu. No início de agosto, removemos todos os frutos grandes e, em setembro, muitos outros tomates haviam crescido, só que de tamanho menor. Nem todos amadureceram na videira, mas depois ficaram bem vermelhos.
Anna Kupriyanova (Território de Altai): “Nossa família adora tomates grandes, então plantei diversas variedades que prometiam um peso recorde. Os primeiros pincéis cresceram mais no Spetsnaz. Ele só tinha dois tomates por quilo. Comemos saladas em tigelas. “Tudo isso cresceu sem estufa; apenas alimentávamos generosamente os arbustos – com estrume e fertilizantes minerais.”
Características da tecnologia agrícola
A variedade de tomate Spetsnaz não é para jardineiros preguiçosos. É preciso trabalhar muito para conseguir a colheita “dupla” prometida pelos criadores:
- A idade das mudas quando plantadas em local permanente deve ser de 2 meses.
- São 3 plantas por metro quadrado de canteiro. Você não pode engrossar.
- Arbustos e cachos de frutas estão amarrados a suportes fortes.
- Os tomates Spetsnaz levam a um caule, removendo todos os enteados precocemente.
- No final da temporada, o topo é arrancado.
- A variedade necessita de tratamentos preventivos contra doenças.
- É necessária rega regular.
- A fertilização é realizada semanalmente, alternando fertilizantes orgânicos e minerais. A variedade necessita de doses maiores de potássio, magnésio e boro. Em solos ácidos, a frutificação é fraca.
Os tomates da seleção siberiana são apreciados pelos jardineiros de todo o país. O novo tomate Spetsnaz, pelas suas características, promete tornar-se uma das melhores variedades de frutos grandes.Requer atenção especial, que compensa com uma excelente colheita.