O tomate rosa há muito conquistou seu lugar no mercado de hortaliças e agora é quase impossível encontrar uma horta onde esse tipo de tomate seja cultivado. Atraem pelo seu alto sabor, frutos grandes e de estrutura carnuda. Este é o novo híbrido da empresa Sedek - o tomate Gift for a Woman (F1).
Sobre o híbrido
A descrição do híbrido, de acordo com o registro de hortaliças da Federação Russa, indica a possibilidade de seu cultivo em estufas de primavera em toda a parte européia da Rússia, sendo também adequado para cultivo em campo aberto. O período de amadurecimento é precoce.O arbusto é de tipo determinado, com 70 cm de altura, após 2-3 inflorescências seu crescimento é contido de forma independente e forma-se uma planta compacta. Os frutos são coletados em cachos de 5 a 6 peças. A produtividade é alta, durante o verão um arbusto produz no mínimo 10, no máximo 30 tomates excelentes.
Características dos frutos: muito grandes, rosa intenso, redondos, pesando de 200 a 250 g, em sua maioria iguais em peso. A polpa é de densidade moderada. Em geral, os tomates são muito suculentos, têm poucas sementes, a casca é fina e comestível. Variedades como o híbrido Gift to a Woman (F1) são muito procuradas pelos consumidores para preparo de saladas, consumo in natura e papinhas para bebês.
A polpa do tomate rosa é muito macia, o suco e a pasta de tomate desses tomates caracterizam-se por um sabor e propriedades tecnológicas inigualáveis.
Recomendações para cultivo
O feedback daqueles que plantaram variedades rosadas de tomate sugere que eles devem ser plantados um pouco mais largos do que os normais. Então os frutos ficam maiores e mais doces, e arbustos mais espalhados produzem mais frutos. O melhor esquema de plantio é 50 x 50 cm, não há necessidade de plantar muitos pés de tomate rosa na sua dacha, é melhor cuidar melhor de um número menor de arbustos. Os arbustos precisam ser amarrados a um suporte baixo durante o período de crescimento dos frutos, pois os frutos pesados muitas vezes quebram todo o galho.
Tomates Presente para Mulher (F1) precisam ser cultivados em mudas. As sementes devem ser preparadas com antecedência. O tratamento de sementes pré-semeadura inclui:
- Calibração de sementes e determinação de sua viabilidade. Para isso, as sementes são mergulhadas em água - as insignificantes e fracas flutuam e são removidas. Os afogados são levados para posterior processamento;
- Desinfecção de sementes. Esta operação é mais fácil de realizar com permanganato de potássio.Por 15-20 minutos você precisa mergulhar as sementes em uma solução rosa de permanganato de potássio.
As empresas comerciais costumam oferecer sementes em cascas de cores diferentes - verde ou azul. Essas sementes são de alta qualidade. Já estão preparados, não há necessidade de molhá-los.
A semeadura das mudas é realizada nos primeiros dez dias de março. A profundidade de semeadura é de no mínimo 1,5 cm, caso contrário as folhas dos cotilédones não conseguirão se libertar do tegumento e deixarão de se desenvolver. As caixas com as sementes semeadas são cobertas com vidro ou filme e colocadas em local aquecido, não precisando de iluminação agora. O solo para mudas é uma mistura de solo de jardim e húmus em partes iguais.
Após a emergência, as mudas precisam receber iluminação, rega e adubação. A colheita das mudas é realizada quando se forma a primeira folha verdadeira.
As mudas são transplantadas para local permanente com 60-65 dias de idade. Boas mudas nesse período já podem apresentar botões florais. Para que as plantas se adaptem o mais facilmente possível, elas precisam ser endurecidas. Cerca de uma semana antes do plantio no solo, as caixas com as mudas são levadas para fora, acostumando-as gradativamente aos efeitos do sol e do vento. Na hora do plantio é bom mergulhar as raízes em um purê de argila misturado com verbasco.
Muitos daqueles que plantaram variedades como Gift to a Woman recomendam não montar estufas altas para esses tomates. Pelo contrário, crescem melhor na primeira metade do período vegetativo numa estufa baixa e depois, a altas temperaturas do ar, a estufa é retirada. As plantas mais fortes são menos afectadas por doenças, utilizam a humidade e a luz de forma mais eficiente e têm rendimentos mais elevados.
Após a frutificação, as plantas precisam de alimentação. Para o tomate rosa é bom preparar uma infusão de verbasco, pode-se fertilizar com excremento de frango.Esses fertilizantes são muito concentrados, por isso precisam ser diluídos de 8 a 10 vezes. A indústria produz novos fertilizantes húmicos que são bons para alimentar o tomate pelas folhas ou pela raiz. É necessário realizar pelo menos duas mamadas, e de preferência três, para poder alternar a alimentação na raiz e na folha.
Comentários sobre o híbrido
Testamos o cultivo do híbrido Gift for a Woman F1 semeando sementes no solo sob um material de cobertura. Recebemos a colheita em agosto e estamos muito satisfeitos com os resultados. O material de cobertura foi removido em junho. Os últimos frutos podem ser colhidos antes da geada e amadurecidos dentro de casa. Esses tomates armazenam bem. Plantamos apenas variedades determinadas, plantaremos Presente para Mulher todos os anos por causa de sua despretensão, os frutos são muito grandes e o rendimento é alto.
O híbrido é muito flexível, pode ser cultivado precocemente, por exemplo, em estufa aquecida, semeando as mudas em fevereiro, ou pode-se semear mais tarde, diretamente no solo sob o filme. Em ambos os casos obteve-se uma boa colheita. Tentamos muitas variedades rosa, mas Gift to a Woman é a mais resistente à requeima e ao calor.
Como pode ser visto nas avaliações, Gift for a Woman F1 conquistou o reconhecimento de horticultores e consumidores. Experimente cultivá-lo no seu terreno e ele irá deliciar-se com grandes e saborosos tomates rosados.