Entre a grande variedade de deliciosas e belas variedades de tomates, existe uma variedade comum que tem recebido inúmeras críticas positivas, com um nome muito interessante - o Tomate Precioso. Mas ele é comum apenas à primeira vista. Tem muitas qualidades positivas que os jardineiros gostam.
Características positivas da variedade
A variedade tem muitas características positivas, incluindo:
- alto rendimento - de 4 a 9 quilos por metro quadrado;
- excelente comercialização e transportabilidade - a variedade fica armazenada por muito tempo e não perde sua comercialização quando transportada por longas distâncias;
- pouco exigente no cuidado, embora seja necessário amarrar e retirar o excesso de folhas;
- recomendado para cultivo em terreno aberto e fechado;
- variedade de maturação intermediária precoce.
Descrição do arbusto e frutas
As características do arbusto são indeterminadas, podendo atingir 150 centímetros de altura. No meio do início, decorrem 115–125 dias desde o plantio das sementes no solo até o recebimento da primeira colheita. É muito frondoso, por isso durante o crescimento é necessário desbastar as folhas para que não sombreiem os frutos e retardem o amadurecimento. A variedade foi desenvolvida por uma família de Kostroma em 1960. A primeira inflorescência forma-se acima da sexta folha, as seguintes - após duas folhas.
Frutas de tamanho médio. Frutos grandes, cujo peso chega a 200–250 gramas, apresentam superfície levemente nervurada. Alguns vegetais chegam a atingir 300 gramas. Quando verdes são verdes claros, quando maduros são vermelho escuro. Quando cortado, o tomate tem de 6 a 9 ninhos. A polpa é valiosa - densa, suculenta, de cor rosa.
Agrotécnica de cultivo
A variedade é destinada ao cultivo em áreas abertas. Mas os jardineiros também o usam para cultivar em estufas. A descrição da variedade diz que as plantas podem ser propagadas pelo cultivo de mudas: 4–5 mudas são colocadas em um metro quadrado.
Quando cultivada em casa de vegetação, a variedade pode ser cultivada em duas ou três hastes, em áreas abertas - em uma, no máximo duas.
As sementes das mudas são semeadas em meados de março, quando 2 a 3 folhas permanentes são formadas, as plantas são plantadas em recipientes separados. Plantado em estufa em meados de maio, em campo aberto no início de junho. Os arbustos são amarrados a um suporte e cuidados.
Cuidando dos tomateiros
Para cultivar uma ótima safra de tomate, você precisa cuidar deles constantemente. A tecnologia agrícola inclui:
- Rega.
- Capina.
- Liga.
- Enteado.
- Afrouxando o solo.
- Alimentando.
- Inspeção de plantas.
- Colheita.
Aqui está uma lista de atividades que os jardineiros realizam durante a estação de cultivo. Para garantir que os tomates amadureçam a tempo e cresçam bem, eles são regados constantemente. Em climas quentes, o procedimento é realizado todos os dias. Durante os verões chuvosos, a rega é feita à medida que o solo seca.
Após cada rega, o solo sob os tomates é solto. Esse procedimento ajuda a eliminar o fungo, que se multiplica rapidamente em solo úmido e sem ar, além de preservar líquido no solo.
Eles amarram os arbustos da estufa na barra transversal do teto. Em áreas abertas - para suporte. A poda é necessária para que todos os frutos tenham tempo de amadurecer antes do início das geadas. Se este procedimento não for realizado, o arbusto se transformará em uma massa verde e os tomates ficarão pequenos e verdes. Também é necessário arrancar as folhas inferiores, pois elas não devem tocar o solo. Normalmente sobra uma ou meia folha sob o primeiro pincel e o resto da folhagem é quebrado.
A fertilização do solo e das plantas é realizada pelo menos três vezes por safra. Neste caso, são utilizados fertilizantes minerais e orgânicos. Mas você precisa seguir as regras de alimentação geralmente aceitas, caso contrário, as verduras queimarão.
Os tomates preciosos provaram-se bem na Rússia e nos países vizinhos, por isso são constantemente utilizados para o cultivo em terrenos particulares.