Os tomates orelhas de boi são uma variedade de salada. Essa variedade tem vantagens e desvantagens. Vale a pena considerar que quase todos os indicadores - crescimento, formação de arbustos, duração do amadurecimento dos frutos - são inferiores ao sabor. Porém, é justamente pelo seu excelente sabor que a popularidade do tomate Orelha de Boi para cultivo em chalés de verão não diminui. Aliás, essa variedade tem sabor muito parecido com o Bull's Forehead.
Características e recursos
As características e descrição da variedade de tomate Orelhas de Boi afirmam que seus primeiros frutos amadurecem no final do verão. Os tomates têm um longo período de crescimento: aproximadamente 110-115 dias se passam desde a germinação até o amadurecimento dos frutos. É por isso que alguns residentes de verão consideram que o cultivo de orelhas de boi não é um assunto relevante. Isso se deve ao fato de que, no final do verão, quase todo mundo já havia colhido os primeiros tomates e feito a partir deles os preparativos para o inverno.
Apesar do amadurecimento tardio dos tomates, qualquer residente de verão que pelo menos uma vez experimente o sabor destes tomates dará preferência ao cultivo desta variedade específica de salada.
Esta escolha é determinada não só pelo excelente sabor, mas também pelas seguintes vantagens:
- o fruto é de densidade média, sua polpa possui estrutura delicada;
- os frutos são de formato cilíndrico, com superfície lisa e cor vermelha rica e uniforme;
- a gama de sabores do tomate é revelada ao máximo em absolutamente todas as regiões, pois sua polpa possui um teor equilibrado de ácidos orgânicos e açúcares;
- a planta é determinada, sua altura pode chegar a 60-80 centímetros;
- rico rendimento da variedade - em média, 1 metro quadrado pode produzir 6,3 quilos de tomate;
- o peso médio de 1 fruta é de 100 gramas.
Muitos residentes de verão acrescentam algumas desvantagens à descrição dos tomates:
- no meio do fruto existe uma leve veia, que fica bem perceptível ao ser cortada;
- as câmaras de sementes ficam apenas parcialmente preenchidas, resultando em uma sensação de vazio;
- a falta de suportes para os galhos pode causar danos e perda de parte da colheita.
Jardineiros experientes afirmam que, ao garantir o plantio e o cuidado adequados da planta, as desvantagens são minimizadas.
Crescente
Essa variedade deve ser cultivada em mudas. Prepare as mudas de acordo com as seguintes instruções:
- As sementes são tratadas com solução de permanganato de potássio, depois bem lavadas, secas e embebidas por 12 horas em qualquer estimulante de crescimento.
- Neste momento o solo está sendo preparado. Solo adequado pode ser obtido misturando solo de jardim com turfa ou húmus. Para tornar o solo mais nutritivo, você pode adicionar uma pequena quantidade de cinza de madeira.
- As sementes são semeadas em covas rasas, borrifadas com terra e umedecidas.
Para que os primeiros brotos apareçam mais rapidamente na superfície do solo, é necessário garantir temperaturas ambientais ideais.
A planta se desenvolve ativamente em temperaturas acima de 25 graus. Após o surgimento das mudas na superfície da terra, a temperatura deve ser reduzida e os recipientes colocados em local iluminado.
As mudas devem ser colhidas somente depois que várias folhas inteiras aparecerem acima da superfície do solo. A planta deve ser alimentada com fertilizantes complexos. Precisa ser replantado na segunda quinzena de maio, quando a planta já tiver formado pelo menos 1 cacho de flores e 6 folhas.
Cuidado
As orelhas de boi requerem os seguintes cuidados:
- Nos primeiros dias após o plantio da planta em campo aberto, ela deve ser coberta com filme.
- Devem ser formados 1 ou 2 caules removendo os enteados acima do 3º cacho.
- Para sustentar plantas altas é necessária a construção de uma estrutura de suporte.
- Durante a época de plantio, a planta deve ser alimentada três vezes com fertilizante complexo.
Uma das vantagens do tomate Orelha de Boi é que o tomate é resistente a patógenos. Porém, os jardineiros ainda recomendam a realização de tratamentos preventivos nas plantações. Esta medida ajudará a eliminar completamente o risco de danos ao arbusto por requeima, raiz, cinza e podridão das pontas das flores.
Com os devidos cuidados, a Orelha de Boi produz frutos grandes e suculentos que vão enfeitar qualquer mesa e é um excelente ingrediente para preparar não só saladas, mas também bebidas e molhos.